O que é web 4.0?
Como aconteceu a evolução da Web?
Quais são as características da Web 4.0?
Como a web 4.0 impacta nossos negócios?
O que esperar para o futuro com a Web 4.0?

Você sabe o que é web 4.0 e como ela pode impactar nossas relações e negócios?

Aprenda o que é Web 4.0 e tudo o que engloba o termo! Saiba quais são as expectativas para o futuro e os possíveis impactos para os negócios

Nicoly Schermer
Por: Nicoly Schermer
Você sabe o que é web 4.0 e como ela pode impactar nossas relações e negócios?

Você já parou para analisar o quanto tudo que está em nosso dia a dia tem evoluído? Seja em nosso celular, roupas, formas de nos relacionamos, comunicação, entre outras… E com a web, e com o mundo online não é diferente, não é?

Hoje já existe uma geração que nem sequer sabe como era viver estudando apenas com os livros, sem o auxílio celular, notebook, ou internet por exemplo! E parar para pensar nisso, só nos mostra o quanto a sociedade tem se desenvolvido!

E isso vem acontecendo de maneira rápida e eficiente em alguns aspectos, como a indústria tecnológica. Você conseguiria viver nos dias de hoje com aquele primeiro computador, e com aquele pacote de internet?

Obviamente não, afinal nos acostumamos a viver com o que há de melhor, e estamos sempre buscando essa melhoria, tanto em nossa vida pessoal, como em nossos negócios, a fim de minimizá-los e aproveitar as oportunidades!

Por isso, hoje nosso artigo aborda esse super tema! Web 4.0, a fim de mostrar como toda essa evolução ocorreu, através dos tópicos a seguir:

  • O que é web 4.0?
  • Como aconteceu a evolução da Web?
  • Quais são as características da Web 4.0?
  • Como a web 4.0 impacta nossos negócios?
  • O que esperar para o futuro com a Web 4.0?

Prontos para começar?

O que é web 4.0?

A Web 4.0 alia todo um conjunto de fatores que compõem uma comunicação visual eficiente para a sua empresa, para que dessa maneira seja possível criar e manter um relacionamento entre a empresa e o cliente através da tecnologia.

Com isso, você consegue se posicionar no mercado, se fazendo presente na internet, para que o seu produto ou serviço fique disponível e a mostra aos clientes, seja em sites, blogs, nas mídias sociais, ou canais de comunicação.

Afinal, a internet é um canal muito forte, e construir presença e autoridade dela, é uma estratégia que pode transformar o seu negócio e impactar em diversos aspectos como na experiência do usuário e na transparência.

Mas para conseguirmos compreender tudo isso, é necessário entendermos como aconteceu toda essa evolução, que se deu através da abordagem da web 1.0 até a era que vivemos atualmente: web 4.0.

Antes de conferir mais sobre isso, separamos uma dica para você!

Quer saber como você pode transformar a sua maneira de lidar com pessoas, se tornando um líder de alta performance?
Tem uma coisa que eu posso te afirmar: os principais líderes que você já teve tem algumas características similares. Para você entender quais são elas e como desenvolvê-las, o eBook Guia prático para ser um líder de alta performance será seu aliado.

Conheça nesse material as principais qualidades de um líder e 5 práticas exemplares de liderança. E aprenda de vez que a liderança não é um "traço" e, sim, uma "ação". Aproveite essa oportunidade, clique e baixe agora!

Guia prático para ser um líder de alta performance

Então vamos voltar um pouco no tempo, para construirmos essa linha de raciocínio?

Como aconteceu a evolução da Web?

A primeira fase da Web, foi a Web 1.0, na qual foram criadas as primeiras oportunidades de elaboração e divulgação de conteúdos, e eles eram distribuídos de maneira super natural.

Essa fase, era mais de divulgação e explicação de informações, notícias e fatos, e ela ainda era apenas feita por quem compartilhava algo, os usuários ainda não conseguiam interagir com a publicação.

Depois disso, a Web 2.0 foi uma espécie de evolução, e nela a produção do conteúdo podia ser feito pelos próprios usuários, permitindo uma maior autenticidade nos materiais elaborados e divulgados.

Além disso, o armazenamento dos dados, e coleta de informações sobre como o conteúdo estava performando com os usuários começou a ser difundida e criou-se a possibilidade de ter o acesso delas.

Outro marco foi a criação da comunicação entre usuário e o conteúdo!

Já na fase da Web 3.0 foi o início do período denominado como “web inteligente”,  e esse período foi caracterizado pelo início da big data e das vantagens da utilização da internet, e das redes sociais para os negócios e a vida como um todo.

Nessa fase o algoritmo começou a ser mais inteligente,  além disso foram criadas diversas ferramentas para auxiliar as empresas como automatização,  estratégias de marketing digital, estratégia de produção de conteúdo.

Por fim chegamos a Web 4.0 que é a fase em esperamos a maior evolução, é considerada muito promissora para os ramos com impacto como:  na interação social, internet das coisas, inteligência artificial, realidade virtual entre outras.

Vamos conhecer um pouco mais sobre a web 4.0? Continue a leitura,  para descobrir!

Quais são as características da Web 4.0?

Web 4.0 possui como principal característica o desenvolvimento dos sistemas e tecnologias que já existem,  para que as ferramentas tenham capacidade de suportar mais interações entre os usuários e a capacidade de agregar quantidade de conteúdo.

Existe uma promessa de que os recursos sejam mais eficientes,  e de que cada vez mais as ferramentas possuem automação, e o auxílio da inteligência artificial! E essa atualização é fundamental para que os usuários continuem utilizando as plataformas.

Além disso, a web 4.0 existe para suprir as necessidades que o mercado e o consumidor estão sentindo,  por isso podem existir recursos que ainda desconhecemos mas que no futuro serão sanadas por ela.

Como a web 4.0 impacta nossos negócios?

A web 4.0 atua auxiliando na ponte entre os clientes e as empresas,  e ela facilita e diversos requisitos,  afinal a tecnologia está avançando cada vez mais,  e a cada dia existem inúmeras ferramentas para auxiliar em todos os processos.

Você já parou para pensar nos processos logísticos, por exemplo?  Se hoje o produto que você compra pela internet chega em 10 dias, por exemplo,  isso só acontece devido o controle de estoque,  e do processo Logístico!

E a web 4.0 acaba influenciando tudo isso, afinal para o processo acontecer existem ferramentas softwares entre outras tecnologias empregadas para facilitar e maximizar todo o processo.

O desenvolvimento da web não impacta apenas na internet,  mas  também no desenvolvimento e na expansão das tecnologias,  que levam em consideração as dores do consumidor,  a fim de tornar o negócio mais atrativo e mais competitivo.

Além disso, é possível realizar a integração dos serviços através de sistemas e de empresas que unem a integração de serviços e pacotes que podem por exemplo controlar suas câmeras e funções das suas residências de onde você estiver!

Conseguimos perceber durante a pandemia que a nossa interação social mudou drasticamente,  e isso só tende a evoluir!  Afinal, desde que a internet foi criada e lançada ela vem sofrendo diversas alterações e evoluções!

A nossa maneira de se relacionar ele se comunicarnunca mais será a mesma, afinal existem diversos aplicativos e programas que são criados anualmente!  e dificilmente não estamos logados nessas plataformas.

O que esperar para o futuro com a Web 4.0?

A web 4.0 gera mudanças de maneira direta na forma de nos relacionarmos e nos posicionarmos perante a sociedade,  Afinal os consumidores e as empresas têm aumentado cada dia mais os seus requisitos de qualidade e necessidade.

A web 4.0 promete aumentar cada vez mais a experiência, e as oportunidades para construir um negócio de sucesso, e aplicação do uso da tecnologia como a inteligência artificial,  promovendo o relacionamento constante entre máquinas e humanos!

Podemos esperar mais agilidade, dinamicidade e rapidez entre os relacionamentos! E você está preparado para viver essa mudança?

Gostou do conteúdo? Não deixe de aprender mais com o blog Voitto!

Dica de ouro!

Você quer desenvolver habilidades e competências necessárias para se tornar um grande líder?

O nosso Programa de Soft Skills te aproximará deste objetivo!

Com mais de 122 horas de duração, o programa tornará você capaz de desenvolver habilidades e competências de um líder de sucesso e te ajudará a ser mais autoconfiante para tomar decisões e guiar um time, além de torná-lo apto a lidar com situações complexas e desafiadoras no ambiente de trabalho.

E lembre-se: soft skills, competências e habilidades de liderança são o fator de diferenciação entre profissionais comuns e aqueles que, de fato, se destacam!

Não perca tempo e comece a alavancar sua carreira já! Garanta sua inscrição!

Programa de formação em Soft Skills

Nicoly Schermer

Nicoly Schermer

Grad. em Engenharia de Produção UFPR. Possui curso Técnico em Administração pela ETEC-SP.

Participei como Bolsista no projeto de extensão NTE-TEIA, Núcleo de Tecnologias Educacionais.

Já atuei como Tesoureira do Centro Acadêmico- CAENPRO, como voluntária no projeto "Mais merenda, menos desperdício", bolsista no projeto "Sabão Solidário em tempos de pandemia".

Possui certificado de White Belt e Agile Scrum, Blog, Copywriting, Produção de Conteúdo e também Marketing de Conteúdo.

Atua no Grupo Voitto na área do Blog, acredita que compartilhar conhecimento é forma mais eficaz de melhor o mundo.

OKR

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Okr's

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.