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O que é o Google Web Stories?
Quais as vantagens do Google Web Stories?
Como criar um Web Stories?
Dica Extra!

Conheça o Google Web Stories, a ferramenta que pode aumentar o tráfego do seu site!

Neste artigo você irá aprender o que é Google Web Stories, quais as vantagens e ainda, como criar o seu próprio conteúdo na ferramenta!

Brendha Romualdo
Por: Brendha Romualdo
Conheça o Google Web Stories, a ferramenta que pode aumentar o tráfego do seu site!

Você já ouviu falar sobre Google Web Stories? Bem, uma das maiores preocupações de quem trabalha com produção de conteúdo para Web é gerar tráfego para o seu site.

Logo, estamos sempre buscando novas formas de conquistar a audiência do público. Já que existem pessoas que preferem ler um artigo, outras preferem ouvir um podcast e ainda, aquelas que preferem assistir um vídeo.

Em consequência disso, diversas plataformas e meios de conquistar essa audiência tão fundamental estão surgindo. Uma delas é o Google Web Stories, um conteúdo dinâmico que pode ser oferecido para pessoas que fazem uso de Smartphones.

Interessante, não é mesmo? Para saber mais sobre essa ferramenta continue a leitura a seguir!

  • O que é o Google Web Stories?
  • Quais as vantagens do Google Web Stories?
  • Como criar um Web Stories?
  • Dica Extra!

O que é o Google Web Stories?

Se você caiu de paraquedas nesse artigo deve estar se perguntando: o que é o Google Web Stories?

Bem, o Google Web Stories é uma forma de produção de conteúdo para Web que fica disponível para as pessoas que fazem uso do aplicativo do Google nos Smartphones.

Seu formato é bem similar ao stories do Instagram. Portanto, o seu intuito é divulgar um conteúdo de fácil e rápida assimilação para o público, o que é muito vantajoso nos dias corridos de atualmente.

Diferentemente dos stories de outras redes sociais (WhatsApp, Instagram, Facebook, etc) o Google Web Stories fica disponível pelo tempo que o produtor de conteúdo decidir. Logo, não desaparece em 24 horas.

Para acessá-lo basta ter instalado no seu celular o aplicativo do Google, e não o Browser do Google Chrome, abri-lo e procurar por “Stories”.

Sendo assim, ao criar um conteúdo para o Google Web Stories, ele fica disponível para os usuários em formato de carrossel, em que os mesmos decidem o que querem consumir e o que não querem, passando o dedo pro lado.

Além disso, é possível afirmar que o Web Stories tem como principal característica o recurso visual. Portanto, se você está pensando em produzir um conteúdo para essa ferramenta, seja criativo, faça uso de imagens, cores e porque não textos curtos?

Lembre-se a ideia desse tipo de recurso é engajamento e geração de tráfego pro site ou blog que fez a publicação, logo quanto mais pessoas assistindo e se interessando pelo resto do conteúdo, melhor!

Quais as vantagens do Google Web Stories?

Agora que você já sabe o que é o Google Web Stories, deve estar se perguntando: Quais as vantagens do Google Web Stories?

Bem, o formato do Web Stories é muito popular atualmente e surgiu em 2011 com o uso do SnapChat. Posteriormente a isso, diversos aplicativos de comunicação começaram a fazer uso desse artifício para engajar seu público e produzir conteúdo de forma leve.

A maioria das pessoas que utilizam a internet consomem stories diariamente, mais especificamente, meio bilhão de usuários. Então porque o Google iria perder essa oportunidade e não iria fazer parte desse grupo?

Os Web Stories são uma forma de produzir conteúdo rápido, sem que necessite de muita concentração, como por exemplo você precisaria para ler um artigo.

Logo, esse formato atinge muitas pessoas, que caso se interessem pelo seu conteúdo, irão clicar no link ou produto que você está divulgando e gerar tráfego para o seu site.

Mas, para que o Web Stories gere toda essa riqueza de acesso, esteja atento a duas coisas: produza um conteúdo de qualidade e faça uso dos recursos de SEOpara configurar a produção do seu conteúdo!

A otimização do seu Web Stories fará com que o Google entregue mais o seu conteúdo para os usuários, o que pode acontecer tanto na seção “Discover” quanto na busca por determinada palavra-chave!

Interessante, não é mesmo? Então continue a leitura a seguir e descubra como criar seu Web Stories!

Mas antes, se liga nessa super dica que preparamos para você!

O termo Storytelling vem do inglês "contando histórias" e, diz respeito a capacidade de falar sobre um assunto, através de uma narrativa envolvente e persuasiva.

Hoje, essa habilidade é uma das mais exigidas no mercado, principalmente no ramos de vendas e marketing.
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Como criar um Web Stories?

Agora que você já sabe que o Web Stories é  um formato de conteúdo disponibilizado no Google Discover para os dispositivos móveis, você deve está se perguntando: como faço para criar um Web Story?

Bem, se você deseja utilizar o Google Web Stories como estratégia de marketing digital, existem alguns caminhos a seguir.

Primeiramente, analise bem qual tipo de conteúdo você deseja produzir. De acordo com as recomendações do Google é importante inserir vídeos ou imagens nas suas publicações e ainda, não inserir texto com mais de 280 caracteres.

Isso porque as pessoas que consomem esse tipo de conteúdo buscam por algo leve e descontraído, que não necessite de muito foco.

Outro ponto importante é, lembre-se de construir o conteúdo na vertical. O Google prioriza sempre a experiência do usuário e ter que virar a tela para consumir um conteúdo não é uma boa experiência.

Além disso, busque construir um Storytelling no seu Web Story. Diferentemente do instagram, esse recurso, é favorável a produção de um conteúdo mais extenso, o que permite abarcar mais conceitos.

Deixe claro qual é a sua pretensão com aquele post, ou seja, explique o conceito que deseja e posteriormente convide o usuário a conhecer seu site ou o seu produto. Quanto melhor tiver descrita sua explicação, mais engajamento seu post irá gerar.

Além disso, existem algumas ferramentas que poderão te auxiliar. Um exemplo disso é o Plugin para produzir Web Stories do Wordpress.

Após instalar o Plugin você perceberá que não existem muitas complicações para produzir seu conteúdo. A ferramenta é bastante intuitiva e facilitadora.

Outro aplicativo que poderá te auxiliar bastante na criação do seu conteúdo é MakeStories, que como o plugin citado anteriormente, é bastante intuitivo.

E aí, vamos começar?

Dica Extra!

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Imagens e frases, se utilizadas no momento correto, podem rapidamente influenciar a decisão de compra de um cliente. Portanto é essencial que um vendedor tenha domínio destas técnicas!

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Brendha Romualdo

Brendha Romualdo

Graduanda em Marketing Digital pela faculdade Estácio de Sá, graduada em Ciências Humanas e graduanda em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Possui Formação de White Belt em Lean Seis Sigma, Inbound Marketing, Copywriting, produção de conteúdo para Web e aprofundamento em Seo. Atuou como estagiária da Câmara Municipal de Juiz de Fora, foi bolsista no Programa de Iniciação à Docência (PIBID) pela UFJF e voluntária no projeto “Café Sociológico”. Pretende impactar pessoas positivamente produzindo conteúdo de qualidade.

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