O que é e como funciona um webinar?
Quais as vantagens de um webinar?
Como fazer um webinar de sucesso em 7 passos?

Saiba o que é um webinar e quais são as suas principais vantagens

Aprenda neste artigo o que é um webinar e como ele pode ajudar a sua empresa a conseguir mais leads e aumentar o número de vendas.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Saiba o que é um webinar e quais são as suas principais vantagens

A tecnologia nos deu a oportunidade de realizar várias coisas que já realizamos, mas agora podem ser feitos de forma diferente. Hoje, é possível realizar palestras e seminários de modo online por meio de um webinar.

Esta maneira de realizar o evento, traz inúmeras vantagens em relação ao formato de conteúdo tradicional, oferencenco a possibilidade do palestrante se conectar com a plateia mesmo a quilômetros de distância.

Deseja aprender mais sobre o webinar? Continue lendo este artigo! Separamos alguns tópicos para auxiliar no seu aprendizado, sendo eles:

  • O que é e como funciona um webinar?
  • Quais as vantagens de um webinar?
  • Como fazer um webinar em 7 passos?

Vamos à leitura?

O que é e como funciona um webinar?

Webinar é uma abreviação que significa web based seminar ou seminário feito na internet em portugues. Ou seja, um webinário, nada mais é do que um seminário online.

O objetivo de um webinar é criar espaços online que permitam que as pessoas (palestrantes) apresentem suas ideias, sendo uma forma inovadora para realizar apresentações e palestras.

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Ter uma ideia pode parecer algo impossível, ou no mínimo muito difícil. Isso acontece pelo fato de que a representação de ter uma “Ideia” parece ser algo abstrato e que “vem do nada”.

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Como funciona um webinar na prática?

Em geral, o webinar é realizado de forma ao vivo através de uma videoconferência ou por meio de uma transmissão ao vivo, desta maneira, todos os espectadores poderão acompanhar o seminário em tempo real e também poderão participar, através de sugestões, dúvidas e colocações.

É possível que o webinar seja feito com mais de um apresentador transmitindo seu conteúdo para o público. Existem várias ferramentas que podem ser usadas para realizar um webinar, dentre elas, podemos citar:

  • Zoom;
  • Google Meet;
  • Youtube;
  • Instagram.

Vale ressaltar que, os webinar podem não necessariamente ser ao vivo. O que geralmente acontece é fazer uma gravação do seminário ao vivo e depois deixar disponível em alguma plataforma para as pessoas assistirem, como no Youtube ou Vimeo.

Desta maneira, o conteúdo irá durar mais tempo, pois a palestra estará disponível para qualquer momento uma outra pessoa assistir. Porém, nesses casos, ela não conseguirá participar junto ao apresentador. É possível até mesmo que o webinar se torne viral.

Depois de realizado o evento, você pode editar e otimizar o conteúdo visual de modo a ficar mais dinâmico e pular tempos de espera com o uso do ClipChamp.

Sem dúvidas a tecnologia nos trouxe diferentes formas de fazer uma coisa que já existia antes, o webinar é uma delas, é exatamente por usar a tecnologia é que este modelo de palestra possui várias vantagens, vamos conferir algumas delas?

Quais as vantagens de um webinar?

Sem dúvidas, a facilidade em se realizar um evento online é muito maior em relação a um evento presencial. Vamos conferir suas quatro melhores vantagens?

1. Custo-benefício

Realizar um evento de maneira online irá te fazer poupar vários gastos que teria em um evento presencial.

Agora não é necessário gastar com equipe de limpeza, aluguel, segurança, locomoção do palestrante, etc.

Os equipamentos que serão utilizados também serão mais baratos, sendo necessário apenas equipamentos para captar o som e filmar com qualidade.

2. Alcance mais pessoas

Também há uma diminuição dos custos para o público, pois agora, não é preciso gastar com passagens, hotel, alimentação, etc.

Basta apenas um dispositivo conectado com a internet para poder participar! Incrível, não é mesmo?

Desta maneira, o evento irá atingir mais pessoas e em qualquer lugar do mundo. Talvez você consiga até mesmo descobrir novos nichos de mercado.

3. Leads

As empresas que desejam vender produtos e serviços, podem usar o webinar como uma excelente ferramenta do marketing de conteúdo.

Se o evento for de qualidade, prático e dinâmico, sem dúvidas as pessoas passarão a admirar mais a sua marca, até que o webinar ajude a vender, gerando leads para a sua empresa.

Muitas companhias realizam um webinar gratuito com o objetivo de ganhar leads através de fichas de cadastros.

Sem dúvidas, o webinar é um conteúdo de valor para a jornada de compras.

4. Cômodo e pontual

Ter a possibilidade de assistir um evento de qualidade no conforto do seu lar é uma grande vantagem.

Além de que, basta apenas saber o horário da transmissão para começar a acompanhar, não precisando se preocupar com trânsito e estacionamento.

Agora que você já conhece o que é e quais são as principais vantagens do webinar, vamos aprender a fazer um?

Como fazer um webinar de sucesso em 7 passos?

O objetivo aqui é que o webinar chegue o mais perto possível de uma palestra presencial, por isso, é necessário pensar em todos os elementos que compõem um seminário tradicional.

Para que a experiência se assemelhe a uma presencial, é necessário também que o público consiga interagir. Vamos aprender passo a passo como fazer um webinar de sucesso?

1. Definir o tema do webinar

É necessário escolher um tema que vá de encontro com o público que você deseja atingir.

Desta forma será mais eficiente a geração de leads e consequentemente você conseguirá vender seus produtos e serviços.

2. Montar a apresentação

É necessário que o webinar seja interativo e dinâmico. tente montar uma apresentação que não ultrapasse os 60 minutos, para não se tornar algo chato e cansativo.

Uma dica é utilizar materiais explicativos na tela. Vale a pena também adicionar algumas fotos e vídeos, tudo para agregar mais valor a sua apresentação.

3. Definir a plataforma

Para que tudo ocorra da melhor forma, é necessário escolher a plataforma correta, hoje, podemos encontrar plataformas gratuitas e pagas.

De antemão saiba que não existe uma melhor, mas sim uma que se adequa melhor ao seu objetivo.

Então se certifique que a ferramenta irá atender ao que você precisa.

Dentre as ferramentas gratuitas, podemos citar:

  • Youtube Live;
  • Twitch Tv;
  • Facebook Live;
  • Instagram.

Dentre as ferramentas pagas:

  • Join.me;
  • Zoom
  • ClickMeeting;
  • Google Meet;
  • GoToWebinar.

4. Definir a data e criar o evento na plataforma

É necessário atenção ao escolher uma data para um webinar, por exemplo, agendar um webinar em véspera de feriado ou em uma sexta-feira não é uma boa ideia.

Além disso, certifique-se de que seu público-alvo não tenha outros eventos para participar no mesmo dia e no mesmo horário (por exemplo alguma feira que seria de interesse do seu nicho).

Você também precisa considerar os interesses do seu público para garantir que eles estejam online quando você transmitir. Quanto menos seu evento competir com outros eventos que podem afetar direta ou indiretamente seu público, melhor.

5. Landing Page

Tendo definido o tema, data e horário e a plataforma, chegou a hora de começar a trabalhar para conseguir os participantes.

A landing page é uma estratégia de marketing que consiste em uma página de internet limpa e sem distrações com o objetivo de ser um convite para seu webinar.

É necessário que ele tenha um formulário para captar algumas informações, como por exemplo: nome, idade e e-mail.

Uma dica é usar o crello para criar o design da sua landing page.

6. Divulgação

Agora é necessário divulgar o evento para seu público alvo, use as mais variadas técnicas de marketing digital possível, dentre elas, podemos citar:

  • E-mail marketing;
  • Publicações nas redes sociais;
  • Pop-up no site;
  • Marketing de conteúdo;
  • Blog.

Além disso, certifique-se que sua internet e os equipamentos estão prontos para serem utilizados na data da apresentação e tenha também equipamentos reserva, caso necessário.

E não esqueça de gerar um certificado para seu público por ter participado do webinar.

7. Conquiste o público com técnicas de oratória 

Quer ser capaz de se comunicar de maneira assertiva e aumentar suas chances de se destacar? Então temos a solução!

Nós da Voitto preparamos um curso especial para você. No nosso curso de Oratória e Técnicas de Apresentação você aprenderá a se comunicar de forma clara, convencer outros a comprarem suas ideias, contar histórias envolventes através do Storytelling, se apresentar para grandes públicos com tranquilidade e assertividade, entonar os gestos de forma adequada, e muito mais, para que você consiga obter excelentes performances em apresentações!

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Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

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