O que é ser uma pessoa workaholic?
5 sinais de uma pessoa workaholic
Quais as consequências de ser um workaholic?
Como evitar o workaholismo? Veja 6 dicas!
Dê o primeiro passo para aperfeiçoar suas Soft Skills!

Saiba o que é uma pessoa workaholic e como não se tornar uma!

Com o aumento da competitividade, se tornar uma pessoa workaholic vem se tornando cada vez mais comum. Saiba mais sobre isso!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Saiba o que é uma pessoa workaholic e como não se tornar uma!

Você conhece alguém que tem preocupação excessiva com o trabalho ou já teve esse sentimento em algum momento? Uma pessoa que apresenta essa característica pode ser chamada de workaholic. 

Tal, se refere ao fato de uma pessoa estar tão conectada ao trabalho que deixa de lado todos os demais aspectos da vida, o que pode trazer consequências negativas tanto para a vida profissional quanto a pessoal desse indivíduo. 

Ficou curioso para saber mais sobre esse assunto? Então, invista na leitura desse artigo para ampliar a sua percepção sobre os seguintes tópicos:

  • O que é ser uma pessoa workaholic?
  • 5 sinais de uma pessoa workaholic 
  • Quais as consequências de ser um workaholic?
  • Como evitar o workaholismo? Veja 6 dicas! 

Vamos à leitura?

O que é ser uma pessoa workaholic?

A tradução e significado de Workaholic é algo que se aproxima de  " viciados em trabalho" , ou seja, é um tipo de compulsão por trabalho em que o indivíduo exagera nos aspectos em relação ao trabalho.

Apesar de ter sido potencializado com a alta competitividade do capitalismo, o workaholismo não é algo recente, visto que no final do século XIX, o psicólogo Wayne Oates já estudava essa compulsão por trabalho.

Vale ressaltar ainda que uma pessoa que trabalha compulsoriamente têm comportamentos característicos, tais como:

  • Levar o trabalho para além do expediente;
  • Sentir orgulho de ser compulsivo no trabalho e querer sempre ser o mais eficiente e rápido; 
  • Ter sentimento de superioridade em relação aos colegas de trabalho; 
  • Se considerar que seu trabalho pode contribuir mais do que os demais, se auto caracterizando como insubstituível e indispensável para a empresa;
  • Ter a agenda sempre lotada e estar constantemente correndo contra o tempo.

Você sente que está sempre “sem tempo”?

Você sabe o que precisa ser feito para ter uma boa Gestão de Tempo? Não? Avalie agora a sua habilidade de gerenciar os horários da sua rotina com o nosso Teste Princípios da gestão do Tempo.

Nele, você encontrará perguntas referentes as suas atividades profissionais e pessoais. Contabilizando a sua pontuação e trazendo seu resultado com dicas de como melhorar a sua Gestão de Tempo. Para aproveitar esse teste, clique na imagem abaixo e tenha acesso gratuito!

Baixe agora nosso teste gratuito Princípios da Gestão do Tempo

É notável que ser uma pessoa workaholic não é algo positivo, pois traz consequências prejudiciais que serão vistas com mais detalhes no decorrer desse artigo. Mas, antes de saber delas, conheça os sinais do workaholismo no próximo tópico!

5 sinais de uma pessoa workaholic 

Como saber se você está se tornando uma pessoa compulsiva por trabalho ou conseguir identificar isso em alguém? Veja os 5 principais sinais disso, a seguir:

1. Trabalho é a principal prioridade 

Algumas das características de uma pessoa que tem o trabalho como principal prioridade são: dormir e acordar pensando no trabalho, ter ele como o principal assunto mesmo estando fora do horário de expediente, ser o primeiro a chegar e o último a sair do ambiente de serviço.

2. Não ter vida social 

O homem é um animal social, por isso, ter vínculos em sociedade é de extrema importância para a manutenção do bem estar. 

De modo contrário a isso, uma pessoa workaholic não tem uma vida social além do trabalho e não faz questão disso, pois toda sua vida estar focada apenas no seu aspecto profissional.

3. Dificuldades de concentração e estresse recorrentes 

O workaholismo faz com que as pessoas fiquem muito exigentes com as tarefas relacionadas ao trabalho, o que gera muito estresse quando as coisas não saem como o planejado.

Além disso, é muito comum que esses indivíduos apresentem dificuldades de se concentrar, pois o foco é dificilmente mantido por muito tempo em razão das inúmeras preocupações.

4. Impaciência com colegas de trabalho 

A intolerância aos erros dos colegas de trabalho é uma característica comum de quem tem problemas com excesso de trabalho, pois, eles acabam demonstrando menos paciência com as falhas e o comportamento alheio.

5. Extensão do horário de expediente

Levar o trabalho pra casa é uma das principais manifestações do workaholismo. Isso pode ser observado em pessoas que não fazem pausas para o almoço, que mandam mensagens em horários inoportunos fora do expediente, etc.

Quais as consequências de ser um workaholic? 

Tudo em excesso faz mal! É provável que você já tenha ouvido essa expressão, e no caso do excesso de trabalho não é diferente.

Por isso, o workaholismo traz consequências negativas para a sua vida, que devem ser evitadas e combatidas quando chegam a se manifestar nos indivíduos.

Uma das principais consequências é o sentimento recorrente de insatisfação que uma pessoa workaholic possui, nunca estando satisfeito com seu desempenho e até mesmo o dos seus colegas, o que cria um ambiente de trabalho desarmônico. 

Cuidado com a Saúde Mental

A ansiedade pode ser apontada como um sentimento consequente do workaholismo, pois a preocupação excessiva com o trabalho alimenta essa sensação recorrente de que algo precisa ser feito em um futuro breve.

Vale ressaltar ainda, que esse processo pode até mesmo evoluir para um quadro depressivo, o que revela a gravidade das consequências do workaholismo.

Agora que você  já sabe mais sobre esse conceito, que tal conferir super dicas para evitar se tornar uma pessoa workaholic? Veja isso e muito mais no tópico a seguir! 

Como evitar o workaholismo? Veja 6 dicas! 

1. Tenha metas realistas 

Qual é o seu principal objetivo dentro da sua atuação profissional? Quais metas são indispensáveis para a sua satisfação como profissional? 

Defina esses objetivos e metas de forma assertiva e realista para que você evite a insatisfação profissional e não tente suprir isso com o excesso de trabalho.

2. Descubra novas paixões e hobbies

Invista em sua vida social, afinal, quando foi a última vez que você fez algo pela primeira vez? 

Começar novos hobbies e descobrir novas paixões são uma ótima forma de dividir o seu foco e conseguir aumentar sua satisfação com os diversos aspectos da vida, não se limitando apenas ao trabalho.

3. Separe o pessoal e o profissional

Ser um bom profissional vai muito além de apenas se dedicar a trabalhar demais, até porque se você não cuidar do seu bem estar pessoal, isso refletirá negativamente no seu ambiente de trabalho e no seu desempenho.

Por isso, uma pessoa que não consegue se desligar do trabalho, não consegue distinguir o pessoal e profissional, o que traz um estilo de vida prejudicial e ainda, pode levar ao desenvolvimento de algum transtorno obsessivo compulsivo.

4. Conviva com boas influências

Você já ouviu falar que é a média das pessoas que mais convive? Essa teoria diz respeito a influência que o seu círculo social tem sobre você e suas decisões.

Por isso, definir com cautela quais são as pessoas que farão parte dos seus relacionamentos mais próximos é muito importante, afinal, se você conviver com um trabalhador compulsivo, acabará se tornando também.

5. Procure ajuda profissional

Se o workaholismo já se manifesta em sua vida, é necessário que você tome providências para combater isso! 

Logo, profissionais capacitados como psicólogos, podem ajudar nessa missão de superação desse problema, proporcionando maior bem estar e qualidade de vida para você! 

6. Tenha uma boa gestão do tempo

O tempo é um elemento essencial para conseguir gerenciar todas as tarefas que se é necessário realizar. Dessa forma, aprender a utilizar bem o tempo disponível é uma habilidade muito importante e fará com que o trabalho seja adequado a limites, evitando o excesso.

Dê o primeiro passo para aperfeiçoar suas Soft Skills!

Está gostando do artigo até aqui? Esperamos que sim! Ficaremos muito felizes em te ajudar nessa jornada de Autoconhecimento e Autogerenciamento emocional. Por esse motivo, gostaríamos de saber, você realmente sabe os impactos de ter sua inteligência emocional desenvolvida? Se não, olha só o que temos para você!

No nosso Ebook sobre A importância da Inteligência Emocional, você será capaz de entender a importância e porque você deve desenvolver a Inteligência Emocional. Ainda, você desenvolverá melhor suas habilidades em se conhecer melhor, em se colocar no lugar do outro, em gerir melhor suas emoções e sentimentos e aprimorar sua capacidade com sociabilidade.

Baixe gratuitamente agora mesmo clicando no botão abaixo e veja como aplicar a IE no dia a dia impacta positivamente no seu comportamento pessoal e profissional!

Entenda a importância da inteligência emocional! Clique e baixe o ebook!

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Como ingressar no mercado em tempos de incerteza

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Vídeo] Como Ingressar No Mercado Em Tempos De Incerteza

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.