Seis Sigma: a metodologia que alavanca resultados e impulsiona carreiras!


Em cenário de crise, redução da demanda e aumento de concorrência, investir em inovação e aumento de produtividade são estratégias vitais para o sucesso das organizações.

Nesse contexto, o Lean Seis Sigma vêm se mostrado uma ferramenta importante na condução de negócios, auxiliando empresas a se tornarem mais eficientes, buscando a redução dos custos e otimização dos seus processos.

Seu principal objetivo é proporcionar ganhos financeiros para empresas por meio da melhoria de processos existentes. Para isto usa-se um método estruturado e quantitativo.

Mas afinal de contas, o que significa Seis Sigma?


Muito se fala sobre a metodologia que foca em ser excelente no que se faz, mas poucos conseguem explicar claramente o que significa!
De fato existem várias interpretações e perspectivas, mas vamos ater a duas das quais julgamos serem mais adequadas:

Seis Sigma é uma Filosofia de Gestão.
A maneira de estimular todos colaboradores a melhorar processos e otimizar resultados, criando uma cultura de melhoria contínua.
Uma forma de alinhar as diretrizes estratégicas e traduzi-las em indicadores para monitoramento e otimização de resultados.

Seis Sigma é um Referencial de Qualidade.
Estatisticamente, o sigma (σ) é uma letra do alfabeto grego que representa uma medida de variação: mede o afastamento em relação a um valor central.
O 6 σ é uma referência de performance que representa um nível de precisão que tolera no máximo 3,4 defeitos* por milhão de oportunidades.
Desta forma várias empresas utilizam como referencial comparativo (benchmark) para análise e melhoria dos seus processos internos.
*Um defeito é definido como a não conformidade de um produto ou serviço com suas especificações.



E por que essa metodologia ficou famosa?


Seis Sigma ajuda empresas a cumprir com sua razão de existir: Gerar Lucratividade com Sustentabilidade.

Sua popularização deve-se a sua implantação na GE – General Electric – liderada pelo então CEO Jack Welch (considerado por muitos o maior executivo do século XX). Com aproximadamente 6.000 projetos a GE obteve economias com a implantação do Seis Sigma de US$1,5 bilhão até 1999, melhorando a sua margem operacional de 14,8% em 1996 para 18,9% em 2000.
A partir do sucesso da GE, as maiores empresas globais iniciam processo de implementação do Programa Seis Sigma.

Atualmente observa-se uma grande evolução e dinamização do Seis Sigma em diversas empresas e segmentos, usando a metodologia em serviços como hospitais, empresas de telecomunicações, instituições governamentais, bancos, entre outras. Em alguns casos a marca Seis Sigma é usada para atrair novos negócios e/ou fidelizar clientes. Observa-se progressivamente o uso do Seis Sigma dentro do Sistema de Gestão das Empresas, alinhado à estratégia organizacional.

Mas como isso Funciona na Prática?


1º - O primeiro passo é a capacitação dos colaboradores para se tornem capazes de liderar um projeto de melhoria (Yellow/Green/Black e Master Black Belts).

2º - Posteriormente a empresa deve identificar as principais necessidades e oportunidades de melhoria, sempre alinhados com as diretrizes estratégicas da organização.

3º - Quando se identifica um processo com alta variabilidade, que tenha impacto significativo sobre a satisfação do cliente, com solução desconhecida e que gere um retorno financeiro, pode ser criado o projeto Seis Sigma.
Para este projeto é formalizada a equipe com responsabilidades claramente definidas. Esta equipe irá utilizar a metodologia DMAIC (Artigo - Método DMAIC) em busca da redução de variabilidade e de atingir o nível 6 σ.
Em geral a duração de um projeto é em torno de 4 a 6 meses, dependendo da complexidade de cada projeto.



Interessante, mas o que eu ganho com isso?




E esse processo de Certificação de Especialistas? Como funciona?



A certificação demonstra que o profissional está qualificado para lidar com situações complexas e contribuir para a melhoria do desempenho de sua organização.

O primeiro passo para a certificação é a capacitação acadêmica. Com o treinamento os participantes recebem certificado de participação no Treinamento de Green Belts ou Black Belts em Lean Seis Sigma e podem dar início ao desenvolvimento dos projetos.
Os especialistas são profissionais que realizaram um treinamento e tiveram a oportunidade de liderar a execução de um projeto de melhoria utilizando os princípios Lean Seis Sigma.

Os candidatos podem submeter seu projeto Lean Seis Sigma e de acordo com os requisitos e padrões de certificação receber o título de Especialista Lean Seis Sigma Green Belt ou Especialista Lean Seis Sigma Black Belt.

A Certificação coloca o profissional em um outro patamar no mercado de trabalho, pois comprova a execução de um projeto Seis Sigma e o alcance de resultados, mostrando que o profissional é capacitado numa metodologia reconhecida mundialmente, e que é cada vez mais valorizada no Brasil.

Para entender mais sobre o processo de certificação baixe aqui o Guia para Certificação Seis Sigma.

Seis Sigma é para mim?



Para sua carreira:
Pq se especializar em Seis Sigma pode representar uma promoção e um diferencial no seu curriculo?
No competitivo no mercado de trabalho. Apenas os mais preparados sobreviverão.

Uma pesquisa feita pela ASQ em 2014 afirmou que um profissional seis Sigma ganham 12% + que outros profissionais do mesmo ramo.
Em estudos recentes, pudemos perceber que a candidatos com certificação Black Belt possuem em média salarial entre 15-20% maior do que profissionais não certificados.
Isso é facilmente explicado pela escassez desse tipo de conhecimento entre candidatos a vagas de emprego e pelo retorno que esse profissional é capaz de trazer para a empresa.

Com a falta de vagas de emprego as empresas se tornam mais rigorosas na seleção de profissionais.
Capacidade Analítica, resolução de problemas e geração de resultados. Competências de um profissional de alta performance e desenvolvidas durante a formação seis sigma. O certificado Seis sigma tem sido um pré-requisito para muitos cargos nas principais organizações do Brasil e a busca de profissionais para a certificação de projetos tem se tornado ainda maior em tempos de crise.
A razão é simples: neste momento as empresas buscam profissionais capazes de reduzir custos, aumentar a produtividade e melhorar resultados.

Possuir uma certificação Seis Sigma no currículo representa estar apto a realizar projetos onde se espera resultados financeiros imediatos e sustentáveis.
Demonstra que o profissional está qualificado para lidar com situações complexas e pronto para resolvê-las, contribuindo para a melhoria do desempenho de sua organização.

Estudantes, Gestores da Qualidade do Sistema, Supervisores, Gerentes de Operações, Finanças e Gestores Comerciais... Qualquer um pode se especializar em Seis Sigma?



Não há impedições! desde estudantes interessados em aprimorar seus conhecimentos em técnicas estatísticas avançadas e conquistar uma das certificações mais valorizadas pelo mercado, a profissionais de nível tático e estratégico interessados em se tornar especialistas de projetos transnacionais de melhoria em sua empresa e alavancar resultados dos seus processos.
Sugere-se que o aluno tenha perfil para liderar equipes e sejam motivados pelo desafio de promover mudanças na organização.



E o que eu vou ser capaz de fazer me tornando um Green/Black Belt?


Liderar equipes de melhoria em áreas industriais, setores administrativos e coorporativos;

Conduzir projetos Lean Seis Sigma utilizando método DMAIC.

Ser capaz de usar estatística para analisar dados e extrair informações;

Atuar como Consultor organizacional: de visão estratégica a suporte organizacional de empresas ou como empregado direto.

Ministrar treinamentos de extensão de Yellow Belt e Green Belt* (no caso do Black Belt)


Para sua Empresa:
Pq minha empresa precisa de Seis Sigma?


O Seis Sigma ajuda a melhorar o nível de serviço oferecido para o cliente, trabalha a eficiência dos processos internos, reduz custos de má qualidade e ajuda a identificar e eliminar atividades que não agregam valor aos clientes. Resumindo: Make Money!

E por fim, Qual seu grande segredo da metodologia???


Educação: o seis sigma valoriza o capital humano da empresa e cria o engajamento de colaboradores na busca do que realmente importa: RESULTADOS! Esse é a grande sacada.
A partir do entendimento dos desafios estratégicos. Cada um compreende sua contribuição no processo e é estimulado a gerar resultados diretos na performance da empresa. Os colaboradores são de fato o grande diferencial das empresas. Máquinas não desenvolvem empresas de sucesso!
Apenas pessoas são capazes de inovar, de analisar criticamente e melhorar processos.
Pessoas de sucesso constroem empresas de sucesso.

Por onde devo começar?


O primeiro passo para iniciar sua carreira seis sigma é participar de um treinamento para ganhar conhecimento e habilidade na aplicação das ferramentas.

Depois do curso você estará apto a aplicar o passo-a-passo para a realização de um projeto e conquistar uma das certificações mais valorizadas pelo mercado.

Cadastrar com Facebook

×

×