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O que é o GA4?
Por que migrar para o GA4?
Quais são as principais mudanças da nova versão?
Vantagens do GA4
Dicas para migrar para o GA4
Como segmentar as campanhas para o público-alvo certo?

Google Analytics 4: entenda as melhorias da versão mais recente de análise de dados

O Google Analytics 4 é a nova versão de análise de dados do Google. Essa ferramenta é constituída por uma base que permite maior segurança aos usuários.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Google Analytics 4: entenda as melhorias da versão mais recente de análise de dados

Após quinze anos de operação do Google Analytics, o Google optou por substituir essa versão antiga por uma mais recente, a qual se enquadra às novas exigências do mercado.

A nova versão padrão, ou melhor, o Google Analytics 4 apresenta algumas mudanças, como maior segurança e privacidade aos usuários e uma nova maneira de coletar dados e analisar relatórios.

E você? Conhece as funcionalidades do Google Analytics 4? Continue lendo para descobrir um pouco mais sobre essa nova ferramenta, a partir dos seguintes tópicos:

  • O que é o GA4?
  • Por que migrar para o GA4?
  • Quais são as principais mudanças da nova versão?
  • Quais as novas métricas do GA4? 
  •  Vantagens do GA4
  • Dicas para migrar para o GA4

Vamos a leitura?!

O que é o GA4?

O GA4, sigla para Google Analytics 4, refere-se à nova versão da plataforma de monitoramento de dados do Google. Nesse viés, essa ferramenta recém desenvolvida substitui o Universal Analytics, isto é, o padrão de propriedades utilizado anteriormente.

O Google Analytics 4 concentra sua atuação na privacidade dos dados, o que segue o padrão dos anos anteriores de proteção às informações dos usuários e de encerramento dos cookies nos navegadores.

Nesse sentido, a ferramenta do GA4, por não ser dependente de cookies, utiliza uma configuração de dados com base em eventos para gerenciar o comportamento dos usuários.

Além disso, o Google Analytics 4 disponibiliza tecnologias de aprendizado de máquina, a qual pode ser amplamente utilizada para melhorar a qualidade dos relatórios e para fazer previsões mais completas sobre as ações dos usuários.

Por fim, o GA4 possibilita que um estudo de multiplataforma seja realizado. Assim, as empresas são capazes de visualizar toda a jornada dos usuários nos aplicativos e nos sites, permitindo o gerenciamento de diversos dados.

Por que migrar para o GA4?

O deslocamento do Google Analytics para o Google Analytics 4, além de ser um processo obrigatório, é muito importante para que as corporações consigam atender às exigências de segurança e de privacidade de seus usuários.

O GA4 consegue suprir as demandas por segurança, pois apresenta uma rede tecnológica e de controle mais estruturada de proteção das informações.

Além disso, essa ferramenta fornece informações e relatórios mais complexos, os quais permitem analisar de forma mais profunda o comportamento dos clientes.

Assim, com um entendimento amplo de todo o processo, torna-se possível buscar as melhores estratégias e produzir previsões sobre o futuro dos negócios.

Quais são as principais mudanças da nova versão?

O GA4 configura-se como uma nova versão do Google Analytics, representando um modelo mais integrado, mais eficiente e mais focado nos usuários.

Logo em seguida, você irá compreender as principais mudanças dessa nova ferramenta.

Privacidade dos dados

Apesar da ferramenta Universal Analytics apresentar uma eficiente proteção dos dados dos clientes, o GA4 permite o aperfeiçoamento da segurança dos sistemas, oferecendo um maior controle da privacidade.

A coleta de dados do Google Analytics 4 é realizada, por meio da modelagem de dados, não necessitando da utilização de cookies. Além disso, essa ferramenta, por  não necessitar da armazenagem de endereços de IP, garante maior privacidade aos seus usuários.

Por fim, esse recurso também apresenta recursos que permitem o cumprimento das regras do LGPD pelas empresas.

Assim, as corporações conseguem adquirir a permissão dos usuários para obter as informações individuais presentes no banco de dados de cada um deles quando for solicitado.

Análise multiplataforma

A nova versão padrão do Google Analytics apresenta uma visualização mais completa do ciclo de vida do cliente de forma independente dos canais da empresa utilizados pelos usuários. Isso é possível pois essa ferramenta é capaz de integrar os dados de diversos aplicativos e sites.

Nesse sentido, com a utilização de multiplataformas centradas no usuários, é possível realizar análises mais eficaz sobre as atividades dos usuários e a eficiência dos canais utilizados

Integração com Google Ads

A análise mais eficaz sobre o percurso dos usuários requer a integração com sites publicitários.

Nesse sentido, os dados presentes no Google Ads são agregados ao Google Analytics 4, a fim de que os usuários consigam entender e otimizar o desempenho das campanhas pagas.

Essa funcionalidade permite que os usuários consigam acompanhar as campanhas publicitárias. Confira, logo abaixo, algumas informações geradas nesse processo:

  • Tráfego e conversões geradas; 
  • Caminhos percorridos pelos usuários até a compra; 
  • Pontos que o funil de marketing foi abandonado. 

Aprendizado de máquina

O aprendizado de máquina é uma tecnologia com base em inteligência artificial amplamente utilizada para realizar a modelagem de dados.

Nesse sentido, é possível fazer as análises respeitando a segurança das informações e a privacidade dos clientes.

Além do mais, o machine learning é capaz de apresentar insights previamente, uma vez que a plataforma consegue compreender a atuação do público, a partir da interação deles com os aplicativos ou sites.

Esse monitoramento é muito importante para acompanhar o aumento da demanda de determinados produtos de forma antecipada para suprir as exigências dos clientes.

Modelo baseado em eventos 

O modelo de dados baseado em eventos presente no Google Analytics 4 é um substituto do modelo com base em hits da plataforma Universal Analytics.

Os eventos representam as atividades realizadas pelos usuários nos sites, as quais podem ser pesquisas, rolagens, download de arquivos e cliques.

Esses eventos podem ser coletados de forma automática. No entanto, os modelos mais específicos necessitam ser configurados no próprio Google Analytics.

Quais as novas métricas do GA4? 

Logo abaixo, você encontra as novas métricas presentes no Google Analytics.

1. Sessões engajadas

A introdução de sessões engajadas é resultante da necessidade de eliminar os elementos rejeitados da contagem total. Assim, uma sessão é considerada envolvente quando o usuário permanece ativo no site por 10 minutos.

Dessa forma, caso o usuário deixe a plataforma por menos de 10 minutos, a ação será registrada como uma rejeição, ou seja, não será classificada como sessão engajada.

2. Sessões engajadas por usuário

Essa métrica refere-se à quantidade de sessões engajadas por usuários. Nesse caso, um  determinado ID de usuário retornando diversas vezes pode apresentar 3, 4 ou 5 sessões por usuário.

Após isso, é preciso calcular a média total das sessões, as quais devem resultar em uma média superior a 1.

Nesse sentido, o número real depende da quantidade de usuários novos ou recorrentes presentes no conteúdo de cada pessoa.

3. Tempo médio de engajamento 

O tempo médio de engajamento representa um significativo avanço em relação à visão APP+WEB.

Essa métrica, mensura a quantidade de tempo que o aplicativo ou site permaneceu no plano inicial na janela do navegador ou no dispositivo móvel do usuário.

4. Taxa de engajamento 

Por fim, a taxa de engajamento mensura o percentual de sessões com mais de 10 segundos que apresentaram interações.

Vantagens do GA4

O Google Analytics 4 é uma excelente ferramenta para impulsionar o sucesso de uma empresa, haja vista que fornece recursos mais avançados e informações relevantes para os negócios.

Logo abaixo, você encontra as principais vantagens da utilização do Google Analytics 4.

Visão holística do Cliente

O Google Analytics 4 é capaz de fornecer uma visualização mais completa sobre o comportamento dos clientes nos diversos canais e dispositivos.

Ademais, a possibilidade de consolidar as informações dos aplicativos e da web em visualização única permite uma maior compreensão sobre os passos de conversão dos usuários.

Assim, a visão holística torna possível a identificação das tendências, de modelos de comportamento e dos elementos de contato mais relevantes para solicitar as decisões estratégicas mais eficazes para o negócio.

Inteligência Artificial e Machine Learning 

O Google Analytics 4 utiliza artifícios avançados de Inteligência Artificial (IA) e de Aprendizado de Máquina (ML), a fim de oferecer informações sobre o desempenho da empresa.

Nesse sentido, os usuários são capazes de visualizar as possibilidades de crescimento dos negócios, o que permite um direcionamento mais eficiente das estratégias de marketing.

Essa funcionalidade é possível, pois o GA4 apresenta um sistema que consegue antecipar as receitas, agrupar as audiências em segmentos com propriedades semelhantes e verificar os funis de conversão.

Além disso, a utilização da Inteligência Artificial e do Aprendizado de Máquina também é eficiente para a automatização de diversas atividades e processos, o que permite a economia de tempo e uma maior atenção às tarefas mais relevantes do negócio.

Privacidade e consentimento 

O Google Analytics 4 apresenta um sistema avançado em segurança de dados e autorização dos usuários. Nesse sentido, o GA4 permite o alinhamento com as especificações de privacidade, a exemplo do GDPR e do CCPA, o que permite que os usuários estejam cientes das políticas e diretrizes de segurança da plataforma.

Assim, essa ferramenta apresenta um sistema que fornece ao público um aviso de permissão e um maior monitoramento dos dados compartilhados, garantindo um espaço que respeite a privacidade de cada usuário.

Métricas de engajamento 

Com o Google Analytics 4, é possível direcionar maior foco no engajamento dos usuários. Isso possibilita que informações sejam coletadas para verificar o comportamento das pessoas no aplicativo ou no site.

Nesse sentido, o GA4 consegue monitorar os acessos de tela, as interações com vídeos e aplicativos e entre outras funcionalidades.

Assim, as métricas de engajamento são imprescindíveis para verificar não só a eficiência do relacionamento com os usuários, mas também para otimizar as  estratégias de marketing e os conteúdos selecionados, a fim de fomentar a retenção e a união entre as partes envolvidas.

Dicas para migrar para o GA4

A migração para o Google Analytics 4 é um processo que demanda muita atenção. Nesse sentido, é preciso que a migração seja realizada com muita calma, a fim de que a equipe de funcionários consiga se adaptar ao novo modelo e às suas exigências.

Confira, logo abaixo, algumas dicas que você pode adotar para fazer a mudança de forma eficiente:

  • Se possível, é muito eficaz manter a Universal Analytics(UA) e o Google Analytics 4(GA4) ativos de forma simultânea. Nesse sentido, é possível conhecer a nova versão, enquanto utiliza os dados e os documentos do UA.
  • O Universal Analytics parou de registrar hits novos em julho de 2023. Nesse sentido, os dados presentes na UA ficarão disponíveis por seis meses após o encerramento dos registros. 

Assim, é importante realizar a exportação dos dados armazenados no período em questão, a fim de não perder as informações contidas no histórico.

  • As atividades desempenhadas entre o Universal Analytics e outras plataformas, como o Google Ads e o Data Studio, serão eliminadas durante a transição para a nova versão. 

Nesse viés, ao realizar a configuração do GA4, é preciso vincular esses instrumentos ao Google Analytics. Tal recurso permite o fluxo de dados entre as ferramentas.

  • O Google Analytics 4 não apresenta um amparo para as páginas Accelerated Mobile Pages (AMP). Essas páginas, por já estarem em desuso, necessitam de recursos mais eficazes para aumentar a execução nos dispositivos móveis. Assim, é importante utilizar outras ferramentas, como as páginas responsivas. 
  • As empresas que desejam migrar para o GA4 precisam fornecer um treinamento sobre a utilização da nova versão para toda a equipe de funcionários. Esse preparo é muito importante, pois a ferramenta requer uma curva de aprendizado dos colaboradores, a fim de que todo o potencial da equipe seja aproveitado.

Como segmentar as campanhas para o público-alvo certo?

Entender melhor o seu segmento de mercado é um passo essencial para saber onde atuar e como fazer suas ações de marca se tornarem mais eficientes.

Pensando nisso, criamos a planilha de Avaliação de Segmentação do Mercado, para que você consiga identificar onde dedicar seus recursos e conseguir uma boa estratégia de marketing.

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Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

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