Como surgiu o Dia do Arquiteto e Urbanista?
Qual é a importância da celebração da data?
Como é a formação do Arquiteto Urbanista e quais são as áreas de atuação?
A Arquitetura é um ramo promissor?
Grandes nomes da Arquitetura Brasileira
Torne-se um Black Belt em Lean Seis Sigma!

Dia 15 de dezembro é comemorado o dia do Arquiteto e Urbanista! Conheça mais sobre a data!

Entenda como 15 de dezembro se tornou a data que comemora o Dia do Arquiteto e Urbanista, e aprenda também algumas características sobre essa área!

Nicoly Schermer
Por: Nicoly Schermer
Dia 15 de dezembro é comemorado o dia do Arquiteto e Urbanista! Conheça mais sobre a data!

O Dia do Arquiteto e Urbanista é comemorado no dia 15 de dezembro, após a sanção da Lei 13.627/2018. Essa data foi escolhida por dois motivos: é o aniversário do arquiteto Oscar Niemeyer e também é o dia da fundação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil.

O mercado da arquitetura é muito amplo, com diversas opções para especialização e carreira e as oportunidades de trabalho acompanham esse ritmo.

O arquiteto e urbanista desenvolve um trabalho muito importante no planejamento a fim de oferecer o máximo conforto, bem-estar e qualidade de vida, além disso essa é uma área que apresenta diversas mudanças constantemente.

Quer saber mais sobre a criação do Dia do Arquiteto e Urbanista? Então continue a leitura para entender mais sobre os seguintes tópicos:

  • Como surgiu o Dia do Arquiteto e Urbanista?
  • Qual é a importância da celebração da data?
  • Como é a formação do Arquiteto Urbanista e quais são as áreas de atuação?
  • A Arquitetura é um ramo promissor?
  • Grandes nomes da Arquitetura Brasileira;

Então vamos começar?

Como surgiu o Dia do Arquiteto e Urbanista?

A fim de celebrar e promover a valorização doprofissionalda arquitetura foi sancionada a Lei 13.627/2018 que insere oficialmente no calendário brasileiro a data que celebra o dia nacional do arquiteto e urbanista no dia 15 de Dezembro.

A ação foi iniciada pelo CAU/BR e CAU/UF, que são as entidades do conselho de arquitetura e urbanismo no Brasil, e é comemorada desde 2018.

A data foi escolhida devido a coincidência entre a data de implementação do Conselho, e a data do nascimento do maior arquiteto do Brasil, Oscar Niemeyer.

A data tornou- se um marco histórico, juntando esses três eventos são importantes:  reconhecimento dos arquitetos, Fundação CAU/BR,  e a referência ao Oscar Neymar, se tornando lei efetiva para todo o Brasil.

Qual é a importância da celebração da data?

A data parabeniza os profissionais que constroem as cidades, espaços residenciais e áreas públicas, e tem como objetivo dar visibilidade ao tema perante a sociedade brasileira realçando a importância do trabalho do arquiteto e urbanista.

Segundo a CAU/BR, existem cinco razões para  contratar um arquiteto e são elas:  planejamento, segurança, economia, conforto e valorização, além disso é válido ressaltar também que eles fazem parte do movimento na economia do país.

Os profissionais da arquitetura também desenvolvem um importante papel na formação de ambientes, de espaços adequados, bem como a disposição de itens que promovam aa nossa segurança e impactem o bem estar humano.

Interessante, não é mesmo?  Vamos agora descobrir como é a formação do arquiteto e urbanista?

Como é a formação do Arquiteto Urbanista e quais são as áreas de atuação?

O curso de Arquitetura tem o formato de bacharelado e dura em média 5 anos, reunindo matérias que mesclam a área da Ciências Exatas e Humanas.

Durante a graduação, o aluno tem a oportunidade de aprender a idealizar e projetar diferentes espaços, sejam eles em áreas externas ou internas, além disso são embasados aspectos como estética, funcionalidade e conforto.

A distribuição das horas de formação, ocorre em aulas teóricas e a parte prática, e para finalizar a graduação é preciso realizar um estágio obrigatório e apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

É válido ressaltar que cada instituição estabelece a composição e divisão das matérias que compõem a grade do curso.

O ingresso no curso de Arquitetura e Urbanismo pode ser feito através de vestibulares ou pelo SISU, utilizando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM. Além disso, existem diversas instituições que participam dos programas do governo como ProUNI e FIES.

Vamos agora entender como é o mercado da arquitetura?

A Arquitetura é um ramo promissor?

Além disso, é válido ressaltar que existe uma grande diferença entre o trabalho do engenheiro civil e do arquiteto, embora  eles possam ser desenvolvidos em conjuntas, mas cada um possui a sua importância.

O mercado de trabalho para área encontra-se em expansão. A construção civil  tem desempenhado um crescimento significativo, outro fator que também impacta é o aumento da procura de arquitetos pelo setor público para o planejamento urbano.

Além de existir também muita diversificação e ramificação promovendo especialização em diversas áreas, bem como as arquiteturas moderna, arquitetura contemporânea, clássica, americana e assim por diante.

Nos últimos anos houve um grande crescimento na oferta de cursos de arquitetura pelo país, ocasionando uma alta na concorrência da área e consequentemente intensificando a diversificação do papel e atuação do profissional.

Grandes nomes da Arquitetura Brasileira

No tópico anterior falamos sobre o ramo da arquitetura e nesse tópico iremos citar arquitetos e urbanistas brasileiros famosos não só no Brasil como em todo o mundo.

Oscar Niemeyer

Nada mais justo do que começar com a pessoa que teve seu aniversário eternizado com o Dia do Arquiteto e Urbanista. Oscar Niemeyer nasceu no dia 15 de dezembro de 1907 no Rio de Janeiro e foi um arquiteto brasileiro que contribuiu enormemente para a arquitetura nacional.

Suas obras são facilmente reconhecidas, sendo até hoje, referência em arquitetura modernista. Algumas de suas obras são:

Conjunto Arquitetônico da Pampulha

Igreja São Francisco de Assis, no Complexo Arquitetônico da Pampulha.

Igreja São Francisco de Assis, no Complexo Arquitetônico da Pampulha na cidade de Belo Horizonte. Fonte: Reprodução/Revista Projeto (Foto: Tuca Vieira).

Brasília

Congresso Nacional.

Congresso Nacional, na cidade de Brasília. Fonte: Reprodução/Jornal de Brasília.

Cidade Administrativa de Minas Gerais

Cidade Administrativa de Minas Gerais.

Cidade Administrativa de Minas Gerais, na cidade de Belo Horizonte. Fonte: Reprodução/Secretaria de Planejamento e Gestão.

Lina Bo Bardi

Achillina Bo, mais conhecida como Lina Bo Bardi, foi uma arquiteta ítalo-brasileira. Lina nasceu em Roma no dia 5 de dezembro de 1914 e foi naturalizada brasileira após o fim da Segunda Guerra Mundial. A arquiteta teve grande influência na arquitetura brasileira. Algumas de suas obras são:

Museu de Arte de São Paulo (MASP)

Museu de Arte de São Paulo, o MASP.

Museu de Arte de São Paulo, o MASP, na cidade de São Paulo. Fonte: Reprodução/Melhores Destinos.

Casa de Vidro Lina Bo Bardi

Casa de Vidro Lina Bo Bardi.

Casa de Vidro Lina Bo Bardi, na cidade de São Paulo. Fonte: Reprodução/ArchDaily.

Márcio Kogan

Márcio Kogan nasceu na cidade de São Paulo no dia 6 de março de 1952. Ele é um arquiteto e urbanista brasileiro e é filho do engenheiro Aron Kogan, conhecido por projetar e construir edifícios famosos. Algumas das principais obras de Kogan são:

Hotel Fasano

Hotel Fasano em São Paulo.

Hotel Fasano, na cidade de São Paulo. Fonte: Reprodução/Studio MK27.

Hotel Maldivas

Hotel nas Maldivas.

Hotel Maldivas, no país Maldivas. Fonte: Reprodução/Studio MK27.

Rosa Kliass

Rosa Kliass nasceu no dia 15 de outubro de 1932, no município de São Roque, interior do estado de São Paulo. Ela é um arquiteta e paisagista brasileira, considerada um dos maiores nomes da história do paisagismo brasileiro. Algumas de suas obras são:

Parque da Juventude

Parque da Juventude em São Paulo.

Parque da Juventude, na cidade de São Paulo. Fonte: Reprodução/Reconheça São Paulo.

Estação das Docas

Estação das Docas em Belém do Pará.

Estação das Docas, na cidade de Belém no estado do Pará. Fonte: Reprodução/Esse Mundo é Nosso.

Torne-se um Black Belt em Lean Seis Sigma!

O profissional de Black Belt hoje é muito requisitado pelo mercado de trabalho. Uma pessoa com essa certificação hoje pode receber até R$29.000,00 por mês, segundo o site Glassdoor.

Se você ainda precisa de motivos para começar a certificação em Black Belt hoje, nós vamos te dar mais três. O profissional Black Belt será capaz de:

  • Identificar melhorias em um nível estratégico;
  • Empregar as ferramentas e técnicas do Lean Manufacturing e assim, reduzir ou eliminar desperdícios;
  • Conduzir e liderar projetos de melhoria simultâneos através do uso da metodologia DMAIC.

E então, o que você está esperando?  Torne-se um Especialista Black Belt em Lean Seis Sigma com a formação da Voitto e mude o rumo da sua carreira! É só clicar na imagem e começar hoje mesmo.

Formação Black Belt em Lean Seis Sigma.

Nicoly Schermer

Nicoly Schermer

Grad. em Engenharia de Produção UFPR. Possui curso Técnico em Administração pela ETEC-SP.

Participei como Bolsista no projeto de extensão NTE-TEIA, Núcleo de Tecnologias Educacionais.

Já atuei como Tesoureira do Centro Acadêmico- CAENPRO, como voluntária no projeto "Mais merenda, menos desperdício", bolsista no projeto "Sabão Solidário em tempos de pandemia".

Possui certificado de White Belt e Agile Scrum, Blog, Copywriting, Produção de Conteúdo e também Marketing de Conteúdo.

Atua no Grupo Voitto na área do Blog, acredita que compartilhar conhecimento é forma mais eficaz de melhor o mundo.

Kit de ferramentas essenciais para um Black Belt, Baixe agora!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Kit] Kit De Ferramentas Essenciais Para Um Black Belt

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.