O que é Estação Espacial Internacional?
Porque instalar novos painéis solares?
Como está sendo o processo para a instalação dos painéis solares?

Astronautas se preparam para operação na Estação Espacial Internacional

Saiba agora mesmo como está sendo o processo de instalação de painéis solares pela estação espacial internacional e entenda o motivo dessa decisão.

Camila Rocha
Por: Camila Rocha
Astronautas se preparam para operação na Estação Espacial Internacional

A cooperação internacional é essencial para o avanço da humanidade, uma das provas disso é a união de diversos países na Estação Espacial Internacional (ISS), que segue tripulada e em órbita da Terra há mais de 20 anos.

Essa estrutura que existe desde 1998, precisa de diversas manutenções e atualizações que geralmente são feitas pelos astronautas com a realização de uma caminhada espacial.

Nessa caminhada espacial marcada para sexta-feira, os astronautas irão continuar a instalação dos novos painéis solares.

Quer entender como isso é feito? Confira nos seguintes tópicos:

  • O que é Estação Espacial Internacional?
  • Por que instalar novos painéis solares?
  • Como está sendo o processo para a instalação dos painéis solares?

O que é Estação Espacial Internacional?

A  Estação Espacial Internacional, ou International Space Station (ISS), é um laboratório espacial que orbita a terra desde 1998 e recebe tripulações internacionais desde 2000.

Medindo 109 metros de ponta a ponta, é a maior estação espacial construída e também a maior estrutura criada pelo homem fora da terra. Vale ressaltar que ela foi construída já em órbita.

Essa estação envolve os Estados Unidos (NASA), Rússia (Roscosmos), Canadá (CSA), Japão (JAXA) e diversos países membros da Europa (ESA), e já foi visitada por astronautas de 19 países.

Já pensou quanta energia pode gastar uma estrutura desse tamanho? Por isso leia no próximo tópico a importância dos painéis solares utilizados.

Porque instalar novos painéis solares?

Uma estrutura tão grande como a Estação Espacial Internacional que opera continuamente enviando materiais de pesquisa para diversos laboratórios em terra, precisa de uma fonte de energia para se manter.

A fonte de energia mais viável para a estação é a energia solar, pois além de ser renovável, transforma a radiação solar em energia elétrica. Devido ao fato da ISS estar orbitando a terra, ela recebe grande quantidade de radiação solar.

Os primeiros painéis a serem instalados em 2000, pesavam cerca de 1100 quilogramas e possuíam 34m de comprimento e 12m de largura. Por medirem todo esse tamanho, foram transportados dobrados como uma sanfona.

Esses painéis estão funcionando bem, porém já degradados, visto que os primeiros foram instalados em 2000, sendo projetados para durarem cerca de 15 anos.

Para a renovação dos painéis solares, foram necessários projetos para diminuir o peso e tamanho deles, para que o transporte seja mais viável, ocupando menos espaço e menos combustível.

Sob esse viés, foi construído o ISS Roll Out Solar Array (iROSA) que é um uma fonte de energia mais leve e flexível, além de fornecer muito mais energia que painéis convencionais.

Esses novos painéis possuem massa e volume significativamente menores, pois podem ser enrolados formando cilindros compactos, facilitando o transporte.

O projeto estima aumentar a potência total da estação de 150 quilowatts para um máximo de 215 quilowatts.

Mas já pensou como funciona o processo para instalar esses painéis solares?

A Estação Espacial Internacional está passando por isso e vamos te mostrar como está sendo as caminhadas espaciais dos astronautas para renovar o sistema de fornecimento de energia dela.

Como está sendo o processo para a instalação dos painéis solares?

Você provavelmente já viu imagens de astronautas em espaço aberto, apenas com o traje espacial. Essas atividades extraveiculares são conhecidas como caminhadas espaciais, em que o astronauta realiza alguma operação em espaço aberto.

É assim que os tripulantes da Estação Espacial Internacional estão operando para a instalação dos novos painéis solares.

No dia 20 de junho de 2021, os astronautas Thomas Pesquet da ESA (Agência Espacial Europeia) e Shane Kimbrough da NASA, realizaram esse passeio espacial para a instalação dos iROSA.

Eles contaram com o apoio de dentro da estação dos astronautas da NASA Megan McArthur e Mark Vande Hei que comandaram o braço robótico para manobrar Pesquet e a matriz o mais próximo possível do local de instalação.

Eles realizaram com sucesso essa caminhada espacial que durou 6 horas e 28 minutos. Concluindo as tarefas previstas de desdobrarem os painéis e fixarem os mesmos, além de removerem e guardarem o hardware em preparação para a instalação do segundo iROSA.

Desde 1998, já foram realizadas 240 caminhadas espaciais pela Estação Espacial Internacional e mais uma já está marcada para acontecer nesta sexta-feira (23).

Nesta caminhada os astronautas planejam realizar a segunda atualização dos painéis solares, e é possível você acompanhar tudo ao vivo a partir de 07h30, no horário de Brasília, no site e canal da NASA.

A caminhada espacial está programada para começar às 9h00, com uma previsão de duração de 6 horas e meia. Os responsáveis pelo passeio serão novamente Pesquet e Kimbrough, recebendo o apoio de dentro da estação dos astronautas Megan McArthur e Mark Vande Hei.


Você teria coragem de dar uma passeio no espaço?

Camila Rocha

Camila Rocha

Grad. em Engenharia Elétrica com ênfase em Robótica e Automação Industrial pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Possui curso técnico em Meio Ambiente pelo Instituto Federal de Minas Gerais - campus Governador Valadares (IFMG). Membra estudantil do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE). Presidente do IEEE Women in Engineering UFJF (IEEE WIE UFJF), onde já atuou como Webmaster. Possui certificação em Produção de conteúdo, Marketing de conteúdo, Copywriting e Revisão de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto. Tem como objetivo pessoal levar conhecimento científico a pessoas que foram privadas de recebê-lo.

Clique aqui e inscreva-se!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Treinamento Em Planejamento E Controle Da Produção

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.