O que é DNS?
Como funciona o Sistema DNS?
Tipos de serviço DNS
8 etapas de uma pesquisa de DNS
Essa é a trilha para o sucesso!

Conheça o que está por trás da ferramenta Domain Name System (DNS)!

Entenda o que é DNS, como ele funciona e quais são os seus impactos na experiência que um cliente possui ao navegar por uma página da web.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Conheça o que está por trás da ferramenta Domain Name System (DNS)!

DNS (DNS Domain Name System) é uma daquelas ferramentas que não são visíveis para os usuários de sites, mas são importantes para que o funcionamento de qualquer página da web seja assertivo.

Isso acontece porque o DNS funciona como uma lista telefônica. Ou seja, conecta os nomes das empresas (domínios dos sites) aos seus números de celular (endereços de IP). Afinal, já pensou como seria ter que procurar o nome de alguém pelo seu celular e não o contrário?

Por isso, o DNS é uma ferramenta essencial para qualquer negócio que esteja presente na internet. Por isso, leia este conteúdo até o final e descubra como você pode usar esse mecanismo a seu favor através dos seguintes tópicos:

●     O que é DNS?;

●     Como funciona o Sistema DNS?;

●     Tipos de serviço DNS;

●     8 etapas de uma pesquisa de DNS.

O que é DNS?

DNS é a sigla utilizada para designar o termo Domain Name System ou Sistema de Nomes de Domínio, em português.

Essa é a ferramenta responsável pela conversão de nomes de domínio digitados nos navegadores em endereços de IP, ou vice-versa. Por exemplo, ao digitar o nome de domínio "voitto.com.br" servidores de DNS farão a conexão com a sequência "23.20.88.96".

Apenas com essa execução correta, é possível com que os usuários acessem os endereços que buscam e as máquinas sejam capazes de encontrar a correspondência exata.

De maneira geral, é o DNS que conecta a linguagem humana aos códigos da internet para acesso em computadores, tablets, celulares ou qualquer outro dispositivo.

Por isso, esse é um mecanismo que junto com outras funcionalidades, como o SEO, pode ser um diferencial para que o seu negócio tenha sucesso no mundo digital.

Agora que você já entendeu o conceito de DNS e como ele conecta nomes e números e permite com que usuário possa acessar um site, é hora de entender mais a fundo sobre o seu funcionamento. Para isso, confira a seguir!

Como funciona o Sistema DNS?

Se você possui qualquer blog ou site, o sistema DNS será fundamental para que ele seja encontrado pelos seus clientes ou usuários. Afinal, independente da forma de hospedagem, seja WordPress ou não, a interface entre o domínio e o endereço de IP precisa ser executada de maneira correta.

Por isso, o DNS funciona integrando diferentes protocolos e ferramentas, para que seja possível conectar nameservers, domínios url e subdomínios aos seus respectivos códigos IPs.

Dessa forma, o DNS irá identificar a correspondência traduzindo um comando ao seu IP, transportando nas redes de internet o protocolo TCP/IP para que a forma visual e de interface como usuário seja apresentada.

Mas para que isso funcione da maneira correta, é preciso entender quais são os tipos de DNS. Por isso, não deixe de conferir o tópico abaixo.

Tipos de serviço DNS

Existem alguns tipos diferentes de DNS. Essas variações podem estar ligadas ao objetivo de uso, processo de execução e até mesmo a forma de navegação pelos usuários.

Por isso, separamos para você um contexto sobre as três variações do DNS - Domain Name System. Vamos lá?

Autoritativo

O DNS Autoritativo tem as seguintes características:

●     Possui mecanismos de atualização utilizados para gerenciar os DNS públicos;

●     Executada ação por ação de desenvolvimento;

●     Depois da execução, a resposta do sistema é dada no formato de busca utilizado na interface de usuário final;

●     O DNS possui a autoridade final;

●     O DNS comanda as respostas para os servidores recursivos.

Recursivo

Falando em DNS recursivos, essa também é uma variação da ferramenta. Ela é considerada a mais utilizada e possui as seguintes características:

●     É caracterizado como intermediário, ou seja, seleciona as informações de acordo com a busca solicitada;

●     Não realiza nenhum registro ao DNS;

●     Caso a busca seja por uma informação armazenada em cache, a resposta será com registros já armazenados no endereço IP de origem;

●     Visto isso, caso a informação não seja encontrada, o DNS autoritativo é acionado;

●     Tem mais agilidade na resposta quando comparado com o serviço de DNS autoritativo.

Inclusive, vale ressaltar que existe o DNS do Google. Ele é responsável por manter instalações de data center com resolvedores recursivos. Ou seja, pode ser considerado como um armazenador de servidores de nome que responde ao que chamamos de internet protocol, ou protocolos da internet.

Reverso

Por fim, o reverso é o DNS menos utilizado. Ele não é essencial para que o funcionamento de uma página da internet esteja em perfeitas condições. No entanto, ele pode auxiliar na visualização do caminho inverso.

Ou seja, através de um banco de dados ele encontrará o sistema de nome quando um endereço de IP é solicitado.

Independentemente da variação de DNS utilizada, é possível resumir o seu processo de busca padrão em oito etapas. Confira em detalhes quais são elas no próximo tópico.

8 etapas de uma pesquisa de DNS

Dentro do DNS existem oito etapas de pesquisa. Elas são essenciais para que a tradução dos nomes dos domínios para os endereços de IP seja feita de maneira correta.

Por isso, essa transação é feita através de processos consecutivos e dependentes. São eles:

  1. Ao digitar o domínio no navegador web envia-se a consulta com o endereço do servidor para um resolvedor recursivo de DNS;
  2. Este por sua vez faz a consulta do nameserver raiz de DNS;
  3. Assim, tem-se como resposta de um servidor DNS que armazena as informações de seus domínios, chamado de Domínio de Nível Superior (TLD). Alguns exemplos são: ".com", ".net" e ".io";
  4. Detectado o tipo de servidor TLD, o mesmo faz a solicitação para a sua correspondência. Por exemplo: quando identifica que é  ".com";
  5. Assim, o servidor de TLD devolve a correspondência com o endereço IP do nameserver do domínio. Como por exemplo: voitto.com;
  6. Concluído isso, a consulta é enviada ao nameserver do domínio pelo resolvedor recursivo;
  7. Em seguida, esse endereço retornar ao ao resolvedor partindo do nameserver;
  8. Por fim, devolve-se ao navegador web o endereço IP correspondente à solicitação inicial. 

Essa é a trilha para o sucesso!

Os Cientistas de Dados têm caminhado para ótimas remunerações. Que tal ser um deles?


Por conseguirem prever tendências e comportamentos de mercado, os Cientistas de Dados têm sido tão valiosos quanto diamantes: com seu trabalho, eles possibilitam o desenvolvimento da melhor estratégia para as empresas.


Com a Formação em Dados da Voitto você tem acesso a 13 cursos + 2 bônus, suporte técnico e de conteúdo, liberdade para aprender de onde quer que você esteja e certificados com validade em todo o território nacional!


Com desconto de 88%, exclusivo para as primeiras turmas, em comparação ao preço dos cursos sendo vendidos separadamente, a Formação tem o Selo de Qualidade Voitto: teste a autêntica metodologia da Voitto e, caso suas expectativas não sejam atendidas no prazo de 30 dias, reembolsamos 100% do valor investido.


É chegada a hora de investir em você e ainda receber alto por isso. Clique na imagem abaixo e saiba mais!

Faça sua inscrição no Programa de Formação em Dados da Voitto!

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Guia Completo do LGPD, baixe agora!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Kit] Guia Completo Do Lgpd Botão De Ação

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.