Dados da OMS
Por que trabalhar em excesso pode ser prejudicial?
Como ponderar a vida profissional da vida pessoal?

Você trabalha muito? Veja os lados negativos disso, de acordo com a OMS!

A OMS pede para que as corporações mundiais se atentem aos sinais de escassez física e mental de seus funcionários decorrentes da ação de trabalhar muito.

Beatriz Landmann
Por: Beatriz Landmann
Você trabalha muito? Veja os lados negativos disso, de acordo com a OMS!

Trabalhar em excesso, apesar de muitos levarem como paixão, também é uma fonte de renda e sustento de necessidades básicas para a maioria das pessoas. Com a flexibilização da carga horária de trabalho, o problema é que o número de casos de pessoas doentes em decorrência disso também aumentou no último ano.

Na segunda quinzena de maio a OMS (Organização Mundial da Saúde) pediu para que as empresas mundiais tenham o controle da carga horária semanal de seus funcionários com a finalidade de proteger a saúde dos colaboradores que possuem longas horas de jornada de trabalho.

Apesar do trabalho ser uma fonte essencial de sobrevivência, é necessário medir parâmetros de equilíbrio entre vida profissional e pessoal com a finalidade de poupar o excesso de trabalho. Por isso, nesse artigo conversaremos sobre os seguintes tópicos:

  • Dados da OMS
  • Por que trabalhar em excesso pode ser prejudicial?
  • Como ponderar vida pessoal e vida profissional?

Dados da OMS

De acordo com um estudo feito entre a OMS (Organização Mundial da Saúde) e a OIT (Organização Internacional do Trabalho), pesquisadores afirmam que 745 mil pessoas por ano acabam vindo a óbito devido a um trabalho superior a 55 horas semanais.

Na maioria dos casos, o estudo prevê que homens possuem maior vulnerabilidade para estarem tornando-se doentes por conta das horas trabalhadas e aumento de horas extras. Dentre as doenças que ocasionam essas mortes, estão o AVC (Acidente Vascular Cerebral) e doenças no coração.

Representando aproximadamente três quartos da população, esses números representam populações de países desenvolvidos, como por exemplo, a Austrália e o Japão. Sendo assim, isso mostra que as pessoas trabalhando nesses continentes possuem um foco maior em trabalho do que nos demais países.

Por que trabalhar em excesso pode ser prejudicial?

Para a Dra. Maria Neira, responsável pelo Departamento de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas da OMS, muitas horas de trabalho são prejudiciais para as pessoas em uma época de pandemia, pois o estresse desencadeia imunidade baixa.

Mesmo que a carga horária de trabalho seja flexível, a população está procurando por outras fontes de renda, sendo essas, consideradas como uma sobrecarga para o trabalhador. Por esse fator, é necessário saber ponderar o limite pessoal de cada um.

A pressão de "fazer tudo em casa”, como trabalhar, estudar e ter tempo de lazer em frente às telas de computador é uma grande preocupação para a OMS, pois possivelmente, o número de doentes deve ser ainda maior no período de pandemia.

Como ponderar a vida profissional da vida pessoal?

Como diz o Diretor Geral da OMS, Dr. Tedros Adhanom Ghebreyesus: “Nenhum trabalho vale o risco de derrame ou doença cardíaca”. Lembre-se que momentos de lazer com amigos e família é necessário, mesmo em tempos de pandemia, se readaptar é necessário.

Em primeiro lugar, é necessário saber distinguir o seu tempo de trabalho e de vida pessoal, sendo assim, estabeleça períodos para resolver demandas. Ao colocar as necessidades em um papel, priorize as obrigações e no tempo vago, usufrua do lazer. Trabalho é necessário, mas desacelerar também.

Momentos de lazer são importantes, se colocar como prioridade na sua vida é de suma importância, além disso, se você não se cuidar, quem fará isso no seu lugar? Priorize-se! Bem estar é necessário e às vezes, trabalhar menos também.

Beatriz Landmann

Beatriz Landmann

Grad. em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Atuou como Diretora de Marketing na UTPrimers iGem Team e Assessora de Eventos no Projeto Vivenciando Engenharia no Ensino Médio - VEEM. Foi bolsista na DIREC-PG no projeto "Cabine Sanitizante no combate a Covid-19". Atua como Presidente no Centro Acadêmico de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia. Possui certificação em Produção de conteúdo, Marketing de conteúdo, Copywriting e Revisão de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Clique e adquira o curso Produtividade e Gestão do Tempo com 50% off!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Produtividade E Gestão Do Tempo

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.