Sobre o speaker Clóvis de Barros Filho
Sobre o TEDx A Felicidade é aqui e agora
Ideias principais do TEDx A felicidade é aqui e agora
Insight de destaque

TEDx de Clóvis de Barros Filho: A felicidade é aqui e agora!

Aprenda com Clóvis de Barros Filho como identificar a felicidade desde o início de uma nova semana até o happy hour da sexta-feira.

Beatriz Landmann
Por: Beatriz Landmann
TEDx de Clóvis de Barros Filho: A felicidade é aqui e agora!

Eu tenho certeza que você sempre pensa e procura a felicidade no futuro e não enxerga a felicidade no aqui e agora. No TEDx “Felicidade é aqui e agora”, Clóvis de Barros Filho mostra que a felicidade precisa ser vista no hoje e não no amanhã.

Clóvis de Barros Filho é professor da USP, atua em cooperativas desde 2005 e é speaker de um dos TEDx mais vistos do YouTube, “Felicidade é aqui e agora”.

A felicidade é aqui e agora. Quantas vezes procrastinamos a felicidade para as próximas fases de nossas vidas? Veja que a felicidade está aqui e agora!

Esse artigo tratará os seguintes tópicos:

  • Sobre o speaker Clóvis de Barros Filho;
  • Sobre o TEDx A felicidade é aqui e agora;
  • Ideias principais do TEDx A felicidade é aqui e agora;
  • Insight de destaque.

Sobre o speaker Clóvis de Barros Filho

Clóvis de Barros Filho nasceu em Ribeirão Preto/SP e graduou-se em Jornalismo e Direito, além de ser mestre em Ciências Públicas pela Université Sorbonne Nouvelle de Paris.

Clóvis é jornalista e professor livre-docente na USP. Como escritor, tem como autoria os livros “Ética na Comunicação”, “O Habitus na Comunicação” e “Comunicação na Polis”.

Clóvis, atua também como filósofo e palestrante. Em 2016, atuou como speaker do TEDx A felicidade é aqui e agora, sendo um dos TEDx’s mais vistos no YouTube. Agora, para saber mais sobre esse TEDx, continue sua leitura!

Sobre o TEDx A Felicidade é aqui e agora

Felicidade é um assunto extremamente complexo e que muitas vezes, nos deixa com o sentimento de “e agora?”. Para Clóvis de Barros Filho, a felicidade é aqui e agora.

Para Clóvis, quando conquistamos a felicidade que almejamos, procuramos por outra felicidade para ser conquistada posteriormente. Como se fosse uma analogia com o baú de ouro: o ouro está no caminho e não no final dele.

Apesar da felicidade ser aqui e agora, como seres humanos, Clóvis ressalta que temos necessidade em desejar aquilo que faz falta.

Por isso, para entender um pouco mais sobre o TEDx A felicidade é aqui e agora, continue a leitura desse artigo e compreenda as expectativas colocadas em torno da felicidade.

Ideias principais do TEDx A felicidade é aqui e agora

  • A vida escolar;
  • A felicidade chegou: eu tenho um estágio!;
  • O que são metas?;
  • O melhor ainda está por vir;
  • Happy hour;
  • A felicidade é aqui e agora.

A vida escolar 

O primeiro ciclo da vida é representado pela vida escolar. Clóvis conta que nessa fase, aprendemos a desejar aquilo que nos faz falta.

Durante a vida escolar, a felicidade é intensamente procurada, mas em compensação, sempre é postergada para níveis posteriores do aqui e do agora.

O primário é a preparação para o ginásio. O ginásio prepara para o colegial. O colegial é a preparação para o vestibular. A Universidade é o que sempre sonhamos, mas e o estágio? Continue a leitura para saber sobre ele.

A felicidade chegou: eu tenho um estágio!

Clóvis conta que o segundo ciclo da vida em busca da felicidade é representado pela entrada no mercado de trabalho, ou seja, agora a alegria está no estágio.

A partir disso, surge o questionamento do presidente da empresa: “Isso que eu faço é prazer ou é trabalho? 24 horas para responder!”. O estagiário, ironiza que provavelmente é prazer, se fosse trabalho, seria ele quem faria.

Ao chegar perto da graduação, o novo gatilho em busca da felicidade é a efetivação, pois a sociedade impõe que um estágio sem efetivação, não é validado.

“A felicidade chegou: eu tenho um diploma!”. Mas só até o chefe realizar a primeira efetivação do estagiário.

O que são metas?

“Metas são como cenouras que vão rápido, você entrega a cenoura para mim e eu te entrego outra cenoura para subir”, diz o presidente da empresa. O único questionamento do ex-estagiário é: onde o presidente coloca tanta cenoura?

Conforme as metas são alcançadas, a partir de certo nível, os cargos começam a ser denominados em inglês. Mesmo assim, sempre terá alguém acima do cargo atual.

Clóvis brinca que a felicidade se encerra nesse ciclo quando fazem uma festa na empresa e o brinde é uma plaquinha escrito “Obrigada pelo tempo de dedicação na empresa, perseguidor de cenoura”.

O melhor está por vir

Quando se atinge a terceira idade, a felicidade postergada ainda será procurada. Dizem que a fase da aposentadoria, será melhor.

Clóvis conta que, mesmo na fase dos 80 anos, sempre terá algum familiar falando “o melhor ainda está por vir”. Quando na verdade, a felicidade está no aqui e no agora.

“Ser feliz não é quando nada acontecer, é aqui, é já”

Happy hour

Clóvis cita o seu exemplo que, como palestrante, poderia pensar apenas no pós, como por exemplo, no almoço, no momento em família, mas a felicidade está ali, durante a palestra.

Com isso, Clóvis também questiona:

“Para você, o Happy Hour é na sexta-feira depois das 18h ou na segunda-feira às 08h?”. 

A felicidade não precisa de pedágios no caminho, tudo o que acontece na vida é uma oportunidade inédita, ou seja, todos os dias é uma nova chance de fazer tudo com o melhor da vida e para a vida.

Felicidade é aqui e agora

A busca pela perfeição não acontece nos finais de semana, ela acontece agora. Felicidade é um pequeno instante da vida que dá a sensação de querer um repeteco. A felicidade está em todos os lugares que frequentamos.

A pessoa a qual você pede o número no bar? É felicidade! Quando lembra da sua mãe em determinado lugar? É felicidade! O aluno formado, quando pede para assistir a aula do professor predileto como ouvinte? É felicidade!

Proporcione sensações de repetição para aqueles que te rodeiam, isso é felicidade.

Insight de destaque

Tenho certeza que Clóvis de Barros Filho fará você assistir o TEDx Felicidade é aqui e agora mudará a sua visão da temática sobre felicidade.

A felicidade está em tudo o que fazemos. Por isso, o insight de destaque é

“Viver bem é conviver bem, viver bem com os outros, viver bem é encontrar justiça para si e para os outros [...] essa tarefa é exclusivamente nossa, de buscar uma felicidade através de uma convivência feliz.”

Prepare-se para entrar em uma jornada sabendo que a felicidade está aqui e agora. Assista aqui o TEDx “A felicidade está aqui e agora”, do speaker Clóvis de Barros Filho.

Beatriz Landmann

Beatriz Landmann

Grad. em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Atuou como Diretora de Marketing na UTPrimers iGem Team e Assessora de Eventos no Projeto Vivenciando Engenharia no Ensino Médio - VEEM. Foi bolsista na DIREC-PG no projeto "Cabine Sanitizante no combate a Covid-19". Atua como Presidente no Centro Acadêmico de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia. Possui certificação em Produção de conteúdo, Marketing de conteúdo, Copywriting e Revisão de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Clique e adquira o curso Inteligência Emocional com 50% off!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Inteligência Emocional

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.