Quem é Bernardinho?
Sobre o TEDx “Estabelecendo a Cultura de Excelência”
Ideias Principais do TEDx “Estabelecendo a Cultura de Excelência”
Insight de destaque

O que Bernardo Rezende, o Bernardinho, tem a dizer sobre Cultura de Excelência?

Saiba porque o time de Voleibol de Bernardinho pode nos ensinar tanto sobre a cultura de excelência no mercado de trabalho.

Gabriela Batista
Por: Gabriela Batista
O que Bernardo Rezende, o Bernardinho, tem a dizer sobre Cultura de Excelência?

Bernardo Rezende, conhecido como Bernardinho, é considerado um dos maiores líderes do Brasil, pela sua performance com o time de Voleibol feminino e, posteriormente, com o time masculino.

Na apresentação para o TEDx, ele narra, por meio de uma linha do tempo, as fases que o time de voleibol masculino passou desde a entrada do novo técnico, em 2001.

Além disso, Bernardo conta como o time lidou com frustrações posteriores até o ouro em 2016 (Rio de Janeiro), em que o grupo já contava com outros atletas, frisando muitas semelhanças entre o universo do esporte e da gestão.

Liderança, gestão de pessoas, cultura, valores e time são alguns dos termos utilizados durante a palestra.

Assim, esse TEDx nos faz lembrar com emoção de performances de sucesso do esporte e que, sem dúvida, trazem ensinamentos valiosos para o empreendedorismo e para a vida.

Se você quer saber um pouco mais sobre essa apresentação, permaneça com a gente, porque vamos abordar os seguintes tópicos:

  • Quem é Bernardinho?
  • Sobre o TEDx “Estabelecendo a Cultura de Excelência”;
  • Ideias principais do TEDx “Estabelecendo a Cultura de Excelência”;
  • Insight de destaque;

Quem é Bernardinho?

Bernardo Rocha de Resende nasceu em 25 de agosto de 1959 e é natural do Rio de Janeiro.

Foi jogador de vôlei, conquistando diversas medalhas em Jogos e, em seguida, como técnico das seleções feminina e masculina, obteve vitórias gloriosas e de forma consistente.

Além de um líder exemplar no esporte, Bernardinho também é empresário. É sócio da EduK, uma startup que oferece cursos online sobre empreendedorismo, assim como dono de uma rede de academias, de uma rede de restaurantes tropicais, e outros.

Ele também é formado em Economia pela PUC-Rio, e trabalha com palestras pelo Brasil, inspirando lideranças, motivando times (dentro e fora do esporte), e mostrando, na prática, o poder da perseverança e da disciplina.

Sobre o TEDx “Estabelecendo a Cultura de Excelência”

Uma das primeiras falas de Bernardinho é que ele está naquele local para falar de “Gente”, a partir de um uma indústria que não vende, nem presta serviços, e sim, monta times, escolhe pessoas e extrai delas a melhor versão que possuem.

Bernardo conta que foi convidado para dar aula de liderança empreendedora para uma turma de jovens e pediu para que os alunos montassem um Pitch de 1 min, respondendo a seguinte pergunta: “O que você tem de realmente forte? Qual seu ponto fraco?”

Na segunda indagação as respostas se basearam em falta de disciplina e no fato de não saberem lidar com frustrações.

Então, ele compara o esporte com essa sequência de respostas: No esporte é necessário ter disciplina, estar motivado, ser perseverante, falhar e repetir constantemente para obter êxito, assim como no universo empresarial.

Nesse sentido, vindo da seleção feminina, chegou à seleção masculina em 2001, se deparando com muito talento, mas uma performance que não permitia o topo do ranking, e sim a 6º colocação.

Bernardo fez com que o time saísse de sua zona de conforto, tivesse um mindset de crescimento e, acima de tudo, cultura. A cultura da Excelência. E foi esse mesmo time que ganhou o ouro em 2004 (Atenas).

Em seguida veio a Prata em Pequim (2008), e novamente em Londres (2012).  Posteriormente, foi montado o time que participaria das olimpíadas de 2016 (Rio de Janeiro).

Esse time já possuía  outros atletas performando e, segundo Bernardinho, foi muito criticado para manter a performance da equipe anterior. Havia muita frustração e novamente era preciso liderar com inteligência.

Neste ponto foi preciso muita perseverança, determinação, treinamento extremo e propósito. O ouro, então, veio novamente em 2016 (Rio de Janeiro), como recompensa do trabalho árduo.

O time provou que era digno de representar um esporte vitorioso.

Ideias Principais do TEDx “Estabelecendo a Cultura de Excelência”

Agora vamos te mostrar os principais ensinamentos que podemos tirar da história do time de vôlei brasileiro liderada por Bernardinho:

  • Sucesso não significa ganhar sempre;
  • Liderança;
  • Trabalho Coletivo.

Sucesso não significa ganhar sempre

Bernardinho traz uma reflexão importante e que precisa estar no cotidiano de um negócio:  A de que o sucesso está muito mais relacionado ao fato de se superar a todo instante e dar sempre o melhor de si, do que ganhar.

Ele ainda mostra uma uma frase de George Augustus Moore, que diz que “ um vencedor é apenas um perdedor que tentou mais uma vez”.

Liderança

Segundo Bernardinho, o líder é um guardião de valores e a cultura de excelência só é adquirida a partir do momento que esses valores são intrínsecos à equipe.

Ainda assim, líder é aquele, que alcança metas em conjunto, faz o que é certo e que sabe escolher seu time, porque líderes escolhem pessoas e pessoas constroem empresas.

Trabalho coletivo

Um conceito muito importante que Bernardinho levou ao seu time, inspirado pelo time de Rugby da Nova Zelândia (All Blacks), foi o de deixar a “camisa” em um patamar melhor do que estava quando a encontrou.

Uma equipe unida, que sonha junto e possui um propósito bem definido está muito mais perto de adquirir a sonhada excelência.

Insight de destaque

O principal insight dessa palestra é que adquirir a cultura de excelência é um processo constante com várias microrrevoluções pessoais inseridas nele.

E que a busca incessante por melhorias, sem se abater com as frustrações, podem te levar muito além.

Então, como disse Bernardinho:

“Quando estiver no auge, pense no que é preciso mudar”.

Gostou desse conteúdo? Veja a palestra completa abaixo:

Gabriela Batista

Gabriela Batista

Grad. em Engenharia Química pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Foi Diretora de Projetos e, posteriormente, Diretora Presidente na empresa júnior ProEQ Jr - Consultoria e Soluções em Engenharia Química. Também atuou como Assistente de Marketing no Centro Acadêmico de Engenharia Química e foi monitora da disciplina de "Transformações Químicas". Possui certificação em Produção de conteúdo, Marketing de conteúdo, Copywriting e Revisão de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Guia prático para ser um líder de alta performance

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Guia Prático Para Ser Um Líder De Alta Performance

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.