Em um mundo em que a competitividade e a inovação continuam a acelerar, a necessidade de gestores e empreendedores se tornarem, de fato, líderes em suas organizações é um ponto crítico para o desenvolvimento de um negócio, certo? Vamos mostrar nesse artigo que existem diversos tipos de liderança, e você vai identificar em qual deles você se encaixa.

Pois, mesmo que os gestores tenham especialização nos processos gerenciados ou entendam de estatística, produção, vendas e outros segmentos, se não souberem lidar com os colaboradores, de maneira comprometida e motivadora, seu conhecimento pode não adiantar muita coisa!

Então, vamos abordar esse tema por meio dos seguintes tópicos:

  • Teoria dos quatro pilares da Liderança;

  • 7 Tipos de Liderança;

  • Qual o caminho para ser um bom líder?

  • A capacitação é essencial para uma liderança bem sucedida.

 

Teoria dos Quatro Pilares de Liderança

 

William Bushelle, ex-membro da Marinha Americana (Navy Seal), desenvolveu a teoria dos “Quatro Pilares de Liderança”, por entender a importância da liderança e reconhecer que nem todos os gestores são líderes na prática. Afinal, quem nunca teve um líder ruim?

Então, vamos conhecer os pilares dessa teoria antes de abordar os principais tipos de liderança:

 

Eu sou o chefe

 

O primeiro estágio de liderança é posicional, quando a pessoa é o chefe por estar nessa posição e pelo seu cargo dizer que ele é líder. Porém, este não aplica liderança, de fato. É o momento em que muitos líderes se encontram, onde as pessoas obedecem por receberem uma ordem e não por serem inspiradas a fazer algo.

 

Líder focado em resultados

 

É o estágio em que a pessoa está na posição de liderança e está começando a trazer resultados. É o primeiro passo para ter respeito na organização. Mesmo nessa fase, ou o líder se desenvolve ou ele “morre”. É importante ressaltar que a maioria dos líderes jamais saem desse estágio! Lamentável, não?

 

Liderança inspiradora

 

Aqui, o líder gera resultados consistentes, porque consegue inspirar as pessoas continuamente para darem o melhor de si. Esse estágio demanda trabalho e muito esforço diário - qualquer um pode sair daqui num piscar dos olhos. É o momento que confronta com o líder chefe, pois o chefe manda, o líder inspira!

 

Liderança transformadora

 

Estágio no qual líderes conseguem transformar toda uma cultura! As pessoas o seguem porque sabem que ele está inspirando-os a conquistar algo maior que eles mesmos. Nesse estágio, os liderados querem segui-lo e, assim o fazem, por acreditarem nele. Com uma equipe engajada em resultados, nem é preciso dizer a consequência, né?

E, se você quer aprender a inspirar as pessoas a lutarem por seus ideais e seguir seu exemplo, temos um e-book fantástico para te auxiliar! Baixe agora e aprenda tudo que precisa saber sobre as 5 práticas exemplares da liderança, como inspirar seus liderados e como elevar suas estratégias a outro nível! Vamos nessa?

Ebook As 5 práticas exemplares de liderança

 

Tipos de Liderança

 

Além desses quatro pilares, que sugerem um caminho de desenvolvimento a ser seguido pelo líder, vamos destacar os 7 principais tipos de liderança que existem nas organizações.

 

1. Liderança Autocrática

 

O tipo de liderança autocrática é marcado pela centralização do poder no chefe, sendo ele o responsável pela tomada de decisão e não permitindo a interferência dos seus liderados.

Focado em resultados e não em pessoas, o líder autocrático ainda é um tipo de liderança muito comum nas empresas, mesmo sendo um dos principais fatores responsáveis pelo aumento do turnover nas organizações.

 

2. Liderança Democrática

 

Já a liderança democrática é aquela na qual os colaboradores participam da tomada de decisões da empresa, atuando de forma ativa no desenvolvimento de soluções e ações, incentivados pelo líder.

Para conseguir o envolvimento da equipe nos projetos, o líder democrático está constantemente ouvindo as ideias dos colaboradores e solicitando  feedbacks, além de manter o canal de  comunicação com os liderados aberto.

Isso, ao contrário da liderança autocrática, deixa os funcionários mais satisfeitos, pois se sentem parte da organização, diminuindo a rotatividade e aumentando a  produtividade do time.

 

3. Liderança Liberal

 

O terceiro principal entre os tipos de liderança é a liderança liberal. O líder liberal não atua diretamente com os liderados, pois a equipe é qualificada para desenvolver os projetos de forma autônoma, sem a necessidade de supervisão, atingindo um estágio de equipe autogerenciada.

Nesse caso, é possível se deparar com o problema da baixa produtividade, causado justamente pela ausência da figura do líder no dia a dia, que além de cobrar resultados também poderia fornecer um feedback sobre o resultado, como na liderança democrática.

 

4. Liderança Situacional

 

O tipo de liderança situacional é aquela que as características do líder não são fixas, ele tem a capacidade de adaptar seu estilo de acordo com as situações e o perfil dos liderados.

Os melhores líderes situacionais são capazes de readaptar constantemente, mudando processos para conforme a situação da equipe e outros fatores que podem influenciar o desempenho.

A teoria desse tipo de liderança foi criada por Paul Hersey e Kenneth Blanchard, eles sugeriram que existem quatro tipos de liderança situacional: apoio, orientação, direcionamento, delegação. É fundamental que cada um dos tipos deve ser empregado de acordo com o nível de maturidade da equipe.

Quer conhecer mais sobre esse tipo de liderança? Então confira no nosso artigo sobre a liderança situacional para entender como cada tipo dentre desse estilo se adequada a equipe e quais as vantagens disso.

 

5. Liderança Técnica

 

A liderança técnica é aquela dentre os tipos de liderança que é exercida por pessoas que têm um conhecimento técnico elevado sobre a área de atuação e são reconhecidas por isso, o que gera um respeito por esse líder dentro da organização.

Dessa forma, esse líder tem o reconhecimento por dominar os processos, mas é importante que ele saiba passar esse conhecimento para que a equipe possa desenvolver suas habilidades por meio do seu exemplo.

 

6. Liderança Coaching

 

O líder coach atua em cima das características dos liderados e suas habilidades, com o foco em melhorar o time entendendo melhor o perfil de cada membro e proporcionando a eles o crescimento profissional para atingir os melhores resultados.

Esse líder incentiva que o colaborador trabalhe com seus pontos fortes e também tenha oportunidade de estar continuamente melhorando. Destacando-se como um perfil que trabalha com foco nas pessoas e nos resultados, moldando a equipe para o melhor desempenho.

Os 5 principais diferenciais da liderança coaching, que a destacam entre os tipos de liderança, são: incentivo à equipe, visão de mercado, dedicação na solução de problemas, autoconhecimento e melhoria constante e a gestão de pessoas. Para saber mais sobre como cada uma dessas características desse líder é trabalhada, acesso nosso artigo Líder coach: o que é e quais são seus 5 diferenciais.

 

7. Liderança Visionária

 

O líder visionário é capaz de enxergar oportunidades por meio de análises do mercado, do comportamento das pessoas, dos processos e produtos. Além disso, ele tem a capacidade de realizar um planejamento estratégico para as situações observadas.

Os empreendedores geralmente são líderes visionários, por considerar diversos aspectos do trabalho e do mercado, moldando suas ações para atingir os objetivos e metas do negócio.

E, é claro que para tomar atitudes com base na sua visão, esse líder deve possuir a capacidade de assumir os riscos envolvidos, e ter um bom relacionamento com a equipe para que ela também compre suas ideias.

 

Qual o caminho para ser um bom líder?

 

Para ser um bom líder é necessário mais que apenas saber em qual dos tipos de liderança está. É importante estar sempre atualizado com as tendências do mercado e consequentemente as novidades que surgem nas organizações, que compreendem novas tecnologias e metodologias de gestão.

Em uma pesquisa da Deloitte realizada no ano de 2019 com 10 mil líderes de 119 países, 86% afirmaram sentir a necessidade de aprender mais sobre as novas tecnologias que surgem a cada momento e 80% entendem que a diversificação é a chave para o sucesso.

Então, para exercer uma boa liderança e acompanhar as evoluções do mercado, a pesquisa aponta algumas tendências a serem seguidas;

  • Necessidade de proporcionar as pessoas um propósito no trabalho além dos lucros, focando em ações que beneficiam tanto o cliente como a sociedade;

  • Exigência de uma conduta ética devido ao tratamento de grandes bancos de dados com informação de clientes;

  • Treinamento dos colaboradores nas novas tecnologias, assim como a criação de novas funções;

  • Adotar uma visão humana nas equipes, focando na gestão de pessoas;

  • Ser transparente quanto aos desafios do negócio, uma boa liderança pode motivar a equipe dessa forma.

 

A capacitação é essencial para uma liderança bem sucedida

 

Para ser um líder bem sucedido e reconhecido, é essencial que tenha autoridade na sua área de atuação. Dessa forma, estar sempre investindo em capacitação se torna fundamental para qualquer tipo de liderança.

Então, para quem deseja ser esse líder, nós temos um plano especial chamado Voitto Premium! Na Voitto Premium você pode ter acesso a todos os nossos cursos, incluindo o nosso Programa de Desenvolvimento de Líderes!

Nesse programa, o aluno tem acesso aos cursos de Oratória, Comunicação e Feedback, Gestão de Conflitos e mais 10 cursos voltados para a formação de líderes! Não perca tempo! É só clicar no botão abaixo para saber mais sobre o Voitto Premium!

Voitto Premium