1. Autoridade
2. Tomada de decisão
3. Negociação com funcionários
4. Delegação de tarefas
5. Transmissão de informações
6. O modo como vê o substituto
Torne-se um líder de sucesso!

Identificando as diferenças entre um chefe e um líder: 6 atitudes a observar!

Confira agora nesse artigo algumas atitudes que evidenciam a distinção entre um chefe e um verdadeiro líder e identifique seu tipo de liderança!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Identificando as diferenças entre um chefe e um líder: 6 atitudes a observar!

Muitos se consideram líderes, mas poucos realmente são líderes. A sociedade vive uma crise de liderança e isso é fato! Discutido em artigos, revistas, internet a afins, esse assunto tem sido frequente nos dias atuais.

Para começarmos a discutir liderança, primeiro precisamos entender o que é liderança. Segundo James C. Hunter, autor do livro O Monge e O Executivo, liderança é "a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir objetivos comuns, inspirando confiança por meio do caráter".

Entendido o significado de liderança, vamos entender algumas das principais diferenças entre chefe e líder. Embora muitos confundam os dois,existe uma grande diferença. Liderança não está necessariamente atrelada ao cargo que possui, mas sim à atitudes.

1. Autoridade

Um dos quesitos centrais e de maior importância neste comparativo é a autoridade.

Para o chefe, sua autoridade vem do cargo que ocupa, e por isso ele manda e os liderados obedecem. Há mais temor do que respeito, e ele é obedecido porque os funcionários precisam obedecer ou perdem os empregos. Isso influencia negativamente no ambiente de trabalho.

O líder é completamente diferente! Lidera pelo exemplo, influenciando seus liderados de forma positiva a seguir determinada direção. Conquista o respeito dos colaboradores, que passam a querer se esforçar por ele.

O bom líder deve estar preocupado em formar novos líderes, passar seus conhecimentos, preparar o futuro da organização com pessoas capacitadas e não pensar apenas nos resultados e lucros da empresa.

2. Tomada de decisão

Quando se trata de tomar decisões, vemos mais uma vez as diferenças entre chefe e líder se destacando.

O chefe vai querer sempre decidir sozinho, porque ele considera que só ele está apto para isso. Ele não abre espaço para opiniões nem proposta de melhoria que pode ajudar.

Já o líder, em contrapartida, envolverá os liderados nas decisões, facilitando e inspirando a decisão. Ele sabe que cada colaborador pode contribuir com algo e que nenhum conhecimento pode ser desprezado. Um bom líder sabe potencializar a capacidade de cada liderado, o que é bom para a empresa e para o ambiente de trabalho.

3. Negociação com funcionários

A terceira diferença entre chefe e líder diz respeito a negociação.

Na negociação entre chefe e subordinado, há uma relação perde-ganha, onde só o chefe ganha, enquanto o funcionário perde. Todos os trâmites são feitos para que esse chefe leve sempre vantagem, enquanto o funcionário faz cada vez mais e ganhando cada vez menos.

Numa negociação entre líder e liderado, a relação existente é de ganha-ganha, onde ambas as partes se beneficiam da relação de trabalho. Além disso, o empregado se sente motivado, pois seu esforço estará sendo devidamente recompensado.

4. Delegação de tarefas

Uma tendência do chefe é centralizar as atividades em torno dele mesmo. Não delega funções nem autoridades, prefere se atolar de tarefas e resolver ele mesmo.

Quando delega, o faz de forma engessada, ou seja, delega apenas na teoria, mas na prática ele faz questão de ficar constantemente supervisionando e interferindo no trabalho feito pelo colaborador.

Por outro lado, o líder é um mestre na arte de delegar tarefas. Ele confia nos seus liderados, mas sabe delegar de forma responsável. O que isso significa? Significa que ele não delega simplesmente e "deixa pra lá". Não, o líder saberá orientar aquele a quem ele delegou a tarefa, de forma que o ajude a executá-la, mas sem engessá-lo não permitindo que esse empregado tenha liberdade para trabalhar.

Uma boa delegação consiste basicamente de 4 etapas:

  • Contar
  • Mostrar
  • Deixar que tentem
  • Deixar que façam.

5. Transmissão de informações

Quanto a informação, a diferença entre chefe e líder está na forma de lidar com a informação passada por seus superiores. O chefe pega essa informação e retém, não passa adiante, impedindo que aqueles que estão abaixo dele na cadeia hierárquica da empresa tenham acesso a essas informações, que podem ser essenciais na parte operacional da empresa.

Já no conceito de liderança moderna, essas informações devem ser filtradas, separando aquilo que é estratégico, que deve ficar com o líder, daquilo que é operacional, ou seja, o modo de se trabalhar.

6. O modo como vê o substituto

Para o chefe, o substituto é visto como uma ameaça ao seu cargo, alguém que vai tomar seu lugar. Por isso, deixa de passar informações e comunicação, para que essa potencial "ameaça" não venha se tornar melhor do que ele.

Um líder age de forma completamente diferente, pois ele vê no substituto uma oportunidade de ele mesmo crescer na sua carreira. Ele estará preocupado em formar um novo líder, alguém que estará apto para ser até melhor que ele, pois ele não precisará se preocupar mais com as obrigações daquela função quando estiver no cargo acima, pois saberá que formou alguém competente para exercer a função.

Torne-se um líder de sucesso!

Agora que você viu 6 atitudes que mostram a diferença entre chefe e líder, que tal aprender como se tornar um bom líder?

Para isso é importante que você envolve habilidades importantes, que são conhecidas como Soft Skills!

Clique no banner e confira a Websérie Soft Skills!

[Vídeo] Websérie Soft Skills

Invista no seu futuro e se torne um líder capacitado para o mercado!

Se você gostou do artigo, não se esqueça de deixar seu comentário para fortalecer nossa relação. Seu feedback é muito importante para nós!

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

teste lider e chefe

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Teste] Líder E Chefe

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.