Até alguns anos atrás, na hora em que uma empresa iria escolher um candidato para ocupar uma vaga ou até mesmo promover algum de seus próprios funcionários, o principal diferencial competitivo era, quase sempre, atrelado apenas à sua formação técnica, não é verdade? 

As habilidades ligadas a gestão, liderança e comunicação eram, até então, vistas como superficiais e a ideia era de que seriam desenvolvidas com o passar do tempo, pelo próprio funcionário na execução de suas responsabilidades. Contudo, isto mudou. Agora, tanto aptidões técnicas, quanto interpessoais são vistas pelas organizações como essenciais competências profissionais que devem evoluir de forma constante - e lado a lado.

A razão é bem simples: pense no perfil do trabalhador do século XX... Acho que imaginou alguém com roupa social, sozinho e muito atarefado com as suas incontáveis papeladas em seu escritório, estou errado? Agora, imagine o contrário, como você visualiza o profissional deste início de século XXI? Acho que a primeira coisa que enxergou foi uma conversa de um funcionário com outros colegas sobre como resolverem juntos um problema, não é mesmo?

Então, adquirir novas competências que estimulem as suas habilidades de liderança e elevem a sua capacidade de se relacionar com outras pessoas da maneira mais eficaz e produtiva possível são hoje ótimas estratégias para desenvolver o seu próprio desempenho profissional e se tornar ainda mais atrativo para o mercado empresarial.
 

Formação em Lean Seis Sigma: a resposta para como ser um grande líder!

 

Entregar bons resultados talvez seja uma das mais importantes tarefas de um grande líder, concorda? Só que para entregar estes resultados, ele precisa tomar decisões inteligentes, isto é, decisões que resultem no progresso do seu setor, área e empresa. E para aumentar as chances de atingir este objetivo, a capacitação em Lean Seis Sigma é uma excelente opção, quer ver como?
 

1. Habilidade técnica

 

A especialização em Lean Seis Sigma poderá aperfeiçoar ao máximo as suas competências no que diz respeito as habilidades técnicas, isto é, que compreendem eficiência e execução. As várias metodologias e ferramentas da qualidade são empregadas de forma estruturada e objetiva através do método DMAIC e permitem que o futuro profissional entregue resultados cada vez melhores.


2. Habilidade de Gestão

 

Enquanto a habilidade técnica envolve execução, a de gestão abrange planejamento e administração. Com base na demanda de responsabilidades que determinada função exige, saber priorizar com inteligência as tarefas mais urgentes/importantes e planejar sua execução com forte apelo estratégico é essencial. Para conseguir cumprir esta finalidade, nada melhor do que conhecer a fundo toda a sistemática e eficiente sequência do programa Lean Seis Sigma.
 

3. Habilidade de Comunicação

 

É muito importante aprimorar seu relacionamento interpessoal com colegas de trabalho de forma produtiva. Encontrar soluções sinérgicas e benéficas pra ambos os lados é um dos exemplos de como o Lean Seis Sigma pode ajudar. Afinal de contas, este é um programa que conta com várias ferramentas estatísticas, enxutas e da qualidade que incentivam a reunião e a troca de ideias e experiências para que se encontre o melhor caminho.


4. Habilidade de Liderança

 

Ser um grande líder requer decisões estratégicas eficazes. Um dos meios mais rentáveis encontrados pelo ser humano para elevar o nível de eficácia de suas decisões foi a estatística. Este novo campo de conhecimento – difundido, principalmente, no século passado – é a base do Lean Seis Sigma. Decisões baseadas em histórico, análise, fatos e dados tendem ser muito mais assertivas do que decisões meramente intuitivas, não é verdade?
 

Green Belt ou Black Belt: como eles podem te ajudar?

 

Independente da escolha da especialização –se Green Belt ou Black Belt, em ambos os casos você irá compreender todo o funcionamento do programa Lean Seis Sigma, incluindo seu principal método de solução de problemas – o DMAIC, assim como as inúmeras técnicas e ferramentas analíticas, estatísticas, enxutas e da qualidade.

Todo este conhecimento, às vezes, parece ser somente técnico, porém isto é um engano! Como escrevi lá atrás, as outras 3 habilidades profissionais vitais que um grande líder deve possuir também estão incluídas, já que tanto Green Belts quanto Black Belts são treinados para liderar e gerenciar projetos de melhoria na organização – sejam eles em suas próprias áreas de atuação ou não.
 

E aí, quer ir mais longe? Confira os pacotes Lean Seis Sigma da Voitto!

 

Para saber mais sobre como a capacitação em Lean Seis Sigma pode te auxiliar a se tornar um grande líder, convido você a conferir os cursos de Green Belt e Black Belt aqui da Voitto! Como vimos no artigo de hoje, as competências adquiridas com este treinamento vão muito além da aptidão técnica, estimulando também o desenvolvimento de habilidades de liderança, gestão e comunicação.