Gestão, liderança e comunicação são atualmente habilidades demandas no mercado de trabalho, certo? Isso se justifica pelo fato das contratações buscarem colaboradores que possam exercer cargos de liderança no futuro. Logo, é importante que você aprenda a como ser um bom líder para aumentar chances de contratação.

Antes, a ideia era de que essas competências seriam desenvolvidas com o passar do tempo, pelo próprio funcionário na execução de suas responsabilidades. 

Contudo, isto mudou. Agora, tanto aptidões técnicas, quanto interpessoais são vistas pelas organizações como essenciais competências profissionais que devem evoluir de forma constante - e lado a lado. Agora é comum membros de uma equipe resolverem juntos um problema, não é mesmo?

E você, já sabe como agir nesse novo ambiente coorporativo? Nesse artigo você aprenderá como ser um bom líder e protagonizar na sua empresa. Será abordado:

  • O que é ser um bom líder?
  • Diferença entre bom líder e chefe
  • Características de um bom líder desenvolvidas pelo Lean Seis Sigma
  • Como ser um bom líder?

 

O que é ser um bom líder?

 

Ser líder é influenciar pessoas de forma a ajudá-las a ser sua melhor versão e potencializar, assim, resultados.

Um bom líder é aquele considerado referência na sua área de atuação. Você já ouviu falar de liderança pelo exemplo, certo? Ser líder é exercer suas atribuições com excelência, através de protagonismo. Uma ideia próxima do “quero ser que nem elx quando crescer”.

Se você está se perguntando como ser um líder de sucesso, saiba que, para ser um grande líder de verdade, admirado - e por isso, “seguido” - pelo seu time, além de bom desempenho técnico, deve ter habilidades interpessoais bem desenvolvidas. 

É considerado um bom líder aquele que exerce a observação com frequência, que conhece sua equipe e sabe perceber o momento certo de agir com emoção ou razão. Um líder referência é aquele que consegue manter a motivação e produtividade da sua equipe!

Se tiver mais interesse sobre práticas de um líder, leia nossos outros artigos sobre o tema:

 

Diferença entre bom líder e chefe 

 

Acredito que você saiba que tanto o líder quanto o chefe exercem responsabilidade perante um grupo, certo? Mas o que os diferenciaria? Poder de decisão é uma característica compartilhada, mas como cada um exerce esse poder no dia a dia com a equipe?

Ter um bom desempenho no trabalho pode ser um dos motivos que levam alguém a assumir um cargo de gerência na empresa, por exemplo. Entretanto, para um bom clima organizacional, além de dar resultados, é importante saber como ser bem visto na empresa. Você já deve ter ouvido que as habilidades comportamentais estão em alta, não?

O chefe é aquele que vê sua atribuição como sinônimo de comandar pessoas e impor ordens, visto assim como autoritário. Costuma ser temido pelos funcionários, centraliza poder e é voltado somente a resultados, raramente possibilitando uma abertura para que um colaborador dê uma opinião ou relate alguma dificuldade.

Já o líder é aquele que tem papel de incentivador e motivador de sua equipe. Um líder de sucesso é aquele que direciona e acompanha sua equipe no atingimento de um resultado.

Acredito que você está interessadx agora a saber como ser um líder bem-sucedido então, né? O que é preciso para ser um grande líder é assumir um papel de respeito e de colaboração com sua equipe. É conhecer os pontos forte de cada, auxiliá-los nas dificuldades e compartilhar responsabilidades e resultados.

Ou seja, para ser um bom líder, é importante manter sua equipe motivada e integrada!

Caso queira saber mais sobre essas diferenças, não deixe de acessar nosso artigo 6 atitudes que mostram a diferença entre chefe e líder!

 

Características de um bom líder desenvolvidas pelo Lean Seis Sigma 

 

Chegamos no momento do artigo que você saberá o que é preciso para ser um grande líder! Na prática, como se identifica um líder, quais suas características?

Entregar bons resultados talvez seja uma das mais importantes tarefas de um grande líder, concorda? Só que, para entregar estes resultados, ele precisa tomar decisões inteligentes, isto é, decisões que resultem no progresso do seu setor, área e empresa. 

Essa é uma das primeiras dicas para ser um bom líder e saber como liderar uma equipe com sucesso. E, para aumentar as chances de atingir este objetivo, a capacitação em Lean Seis Sigma é uma excelente opção. Pensando nisso, a Voitto criou o Treinamento de White Belt em Lean Seis Sigma para você!

Se você quiser entender como é a aplicação prática de um processo de melhoria contínua, através de conhecimentos sobre o método conhecido como DMAIC – Definir, Medir, Analisar, Melhorar (Improve) e Controlar, inscreva-se abaixo :) Reduza custos e otimize processos da sua empresa!

 

Treinamento em White Belt em Lean Seis Sigma

 

Depois de você conhecer o primeiro passo da Formação Lean Seis Sigma, White Belt, que tal ver as dicas de liderança com os aprendizados que as certificações podem te propiciar?

 

1. Habilidade técnica

A especialização em Lean Seis Sigma poderá aperfeiçoar ao máximo as suas competências no que diz respeito as habilidades técnicas, isto é, que compreendem eficiência e execução. As várias metodologias e ferramentas da qualidade são empregadas de forma estruturada e objetiva através do método DMAIC e permitem que o futuro profissional entregue resultados cada vez melhores.


2. Habilidade de Gestão

Enquanto a habilidade técnica envolve execução, a de gestão abrange planejamento e administração. Com base na demanda de responsabilidades que determinada função exige, saber priorizar com inteligência as tarefas mais urgentes/importantes e planejar sua execução com forte apelo estratégico é essencial. Para conseguir cumprir esta finalidade, nada melhor do que conhecer a fundo toda a sistemática e eficiente sequência do programa Lean Seis Sigma.
 

3. Habilidade de Comunicação

É muito importante aprimorar seu relacionamento interpessoal com colegas de trabalho de forma produtiva. Encontrar soluções sinérgicas e benéficas pra ambos os lados é um dos exemplos de como o Lean Seis Sigma pode ajudar. Afinal de contas, este é um programa que conta com várias ferramentas estatísticas, enxutas e da qualidade que incentivam a reunião e a troca de ideias e experiências para que se encontre o melhor caminho.


4. Habilidade de Liderança

Ser um grande líder requer decisões estratégicas eficazes. Um dos meios mais rentáveis encontrados pelo ser humano para elevar o nível de eficácia de suas decisões foi a estatística. Este novo campo de conhecimento – difundido, principalmente, no século passado – é a base do Lean Seis Sigma. Decisões baseadas em histórico, análise, fatos e dados tendem ser muito mais assertivas do que decisões meramente intuitivas, não é verdade?

Para saber mais sobre como a capacitação em Lean Seis Sigma pode te auxiliar a se tornar um grande líder, convido você a conferir os cursos de Green Belt e Black Belt aqui da Voitto! Como vimos no artigo de hoje, as competências adquiridas com este treinamento vão muito além da aptidão técnica, estimulando também o desenvolvimento de habilidades de liderança, gestão e comunicação.

 

Como ser um bom líder?

 

Ao longo deste artigo, apresentamos a você as características de um bom líder, as atitudes de um líder inspirador, que é aquele que sabe o momento de liderar e como liderar.

Você sabia que 44% das pessoas se demitem por causa de chefe tóxico? Se você não quer estar nessa estatística, recomendo a você o curso que irá te preparar a como ser um líder de alto impacto, ajudando você nos desafios de liderança.

Você aprenderá desde a importância da liderança efetiva e o papel do líder e de equipes no chão de fábrica, até como usar a ferramenta da comunicação para gerenciar, motivar e dar feedbacks. 

Se você se questiona ainda como ser um líder de alto impacto, inscreva-se já no nosso Curso de Liderança no Chão de Fábrica e seja um líder de excelência.

Lembre-se: Ser líder é liderar pelo exemplo!

 

Curso de Liderança no Chão de Fábrica

 

Se gostou do artigo, compartilhe! E responda para gente aqui nos comentários “O que é ser líder para você?"