Atualmente no mercado de trabalho, as empresas estão sempre em busca do perfil profissional que elas julguem ideal para elas, entre outras palavras, elas procuram profissionais que sejam eficientes e que cumpram com eficácia aquilo que lhes é proposto.

Mas você sabe qual a diferença entre ser eficiente e possuir eficácia? É comum se confundir, mas apesar do nome semelhante, e de frequentemente estarem associadas, eficiência e eficácia possuem significados diferentes.

A eficiência está muito ligado a execução de determinada tarefa, e em contrapartida, possuir eficácia está relacionado a habilidade de alguém realizar aquela tarefa.

Conseguiu notar a diferença? Se ainda não, não se preocupe, ao longo desse artigo iremos explicar:

 

  • O que é eficiência?
  • O que é eficácia?
  • Qual a diferença entre eficiência e eficácia? 
  • 5 Dicas de como ser mais eficaz no dia a dia

 

O que é eficiência? 

A eficiência é uma derivação da palavra eficiente que significa: 

“capacidade de um indivíduo para realizar tarefas consumindo o mínimo de recursos, de maneira eficaz.”

Mas o que de fato pode significar eficiência em nosso dia a dia?

Como vimos em sua tradução literal, a eficiência está ligada com a capacidade de algo realizar trabalho com o mínimo de recursos possíveis, essa capacidade pode estar atrelada a diversos fatores, como ferramentas, recursos e até mesmo pessoas.

Um exemplo simples para entender o que é, pode ser a medição da eficiência energética de um automóvel, que por sua vez é dada pela relação entre o consumo de combustível pela distância, ou seja, quando o veículo irá consumir para se deslocar durante um percurso qualquer.

Todas as ações que realizamos, sejam elas dentro do ambiente de trabalho e fora dele no nosso dia a dia, podem ser mensuradas em relação a eficiência, mas para isso é importante definir o método de analise a ser utilizado nessa medição, e também as ferramentas, se for necessário.

 

O que é eficácia?

 

 Já a palavra eficácia é derivada da palavra efetivo, que remete ao rendimento de determinada atividade, pode ser definido como:

“capacidade de alguém que cumpre com o que é planejado”

Em outras palavras, a eficácia está diretamente ligada a uma qualidade e também a uma habilidade do indivíduo em ser eficaz.

Um exemplo: “O engenheiro terminou as entregas do projeto antes do prazo previsto”,

ou seja, ele demonstrou eficácia em realizar seu trabalho, cumprindo o mesmo dentro do período que lhe foi proposto.

Como você pode perceber, tanto a eficiência quanto a eficácia caminham juntas, mas é preciso entender que há uma singela diferença entre elas.

 

Qual a diferença entre eficiência e eficácia?

 

Como vimos anteriormente, existe uma diferença sutil entre as duas palavras, uma remete ao ato de fazer algo, e a outra remete a uma qualidade daquele que executa algo, podemos dizer que:

 

  • Eficiência: “fazer certo os projetos”;
  • Eficácia: “fazer os projeto certo”.

 

Percebeu a ligeira diferença entre elas? Pois é, realmente é algo muito sutil mesmo, mas que pode ser um fator decisivo em alguma situações do dia a dia.

Por isso, sabemos que para ser um profissional mais eficiente, que trabalha e realiza suas tarefas com eficácia, é necessário estar por dentro de todas as ferramentas corretas para o trabalho.

Fala de Clóvis Bergamo sobre a eficiência x eficácia

Aprenda os princípios do método ágil mais utilizado para otimização de projetos!

Ser alguém capacitado em SCRUM pode ser um diferencial para se tornar um profissional eficaz, por isso não perca tempo, dê o próximo passo agora mesmo com o curso gratuito de Introdução ao Agile SCRUM e de o primeiro passo no mundo dos projetos eficientes.

 

 

5 Dicas de como ser mais eficaz no dia a dia

 

Agora você já aprendeu a diferença entre eficiência e eficácia, mas por que não ser mais eficaz no dia a dia? Nós separamos 5 dicas para você conseguir atingir o máximo de seu potencial, são elas:

 

1. Visualize onde quer chegar

A primeira dica é saber onde quer chegar, pessoas eficazes tem muito bem claro o que querem e que desejam alcançar, por isso, mentalise o que você almeja, se planeje e trabalhe em prol disso.

 

2. Não tente pular etapas

Sabe aquele velho ditado: “a pressa é a inimiga da perfeição?” Infelizmente é exatamente assim, não tente evitar o trabalho, ou apressar as coisas, foque em entregar qualidade, concentre seus esforços no que pode ser feito agora.

Lembre-se que todos temos nossas limitações, portanto, dê o seu melhor que tudo acontecerá naturalmente.

 

3. Saiba encerrar ciclos 

Nossa terceira dica é saber encerrar os ciclos, um dos maiores erros que muitos cometem é não terminar aquilo que começou, portanto, tente sempre ir até o fim em tudo que se comprometeu a fazer, isso é ser eficaz.

 

4. Aprenda com os próprios erros  

Ser eficaz é aprender com os problemas e erros, ninguém pode ganhar sempre, a diferença entre uma pessoa eficaz e uma pessoa comum é que uma pessoa eficaz aprende com seu fracasso, e muito mais do que aprender, é preciso ser responsável para assumir seus próprios erros para aprender e evitar voltar a cometê-los.

Isso também se chama ter humildade, muitas vezes quando erramos, temos medo do julgamento das outras pessoas, mas ser humilde é enxergar a crítica, e ver o próprio erro como uma oportunidade de melhorar e se reinventar.

Pessoas humildes reconhecem seus erros e suas limitações, o que as tornam pessoas mais propensas a sempre evoluir.

 

5. Guarde um tempo para você

Mais importante do que ser um profissional eficiente, é se manter constante durante os trabalhos, uma pessoa desmotivada não irá render o mesmo que alguém feliz e alegre, portanto, por melhor profissional que você seja, tente reservar um tempo para você.

Foque no seu bem estar e na sua saúde, assim, irá manter o bom desempenho sempre constante.

 

Agora é com você!

 

Ao longo deste artigo você conseguiu entender a diferença entre eficiência e eficácia, além disso, você também recebeu dicas de como ser mais eficaz em seu dia a dia, porém, o aprendizado não termina aqui.

Se você realmente deseja se tornar um profissional eficiente, necessita estar por dentro das ferramentas certas para desempenhar bem o seu trabalho, por isso o curso de Gerenciamento de Projetos na Prática é o local certo para você.

Pessoas com conhecimento em gestão de projetos conseguem alcançar resultados acima da média, pois a metodologia por trás de uma gestão te ajuda no controle e execução das mais variadas tarefas, atingindo resultados além do esperado. 

 

 

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário!