O que é Motivação no Trabalho?
Qual a importância da Motivação no Trabalho?
7 Dicas para manter a Motivação no Trabalho
Capacite-se agora!

7 segredos para manter a motivação no trabalho

Se o seu emprego tem te desanimado, que tal receber uma dose extra de inspiração? Preparamos excelentes dicas para manter a motivação no trabalho!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
7 segredos para manter a motivação no trabalho

Já se sentiu desanimado no trabalho? Como se estivesse se arrastando pelos seus dias só para cumprir a rotina? Bem, acredito que todos nós já perdemos a motivação no trabalho em algum momento. Muitas vezes, isso afeta diretamente a nossa produtividade.

O que fazer para vencer isso?

Embora às vezes pareça muito difícil, é possível eliminar muitos desses problemas com algumas pequenas mudanças de atitude e seguindo essas dicas para manter a motivação no trabalho que com certeza te ajudarão.

Lembre-se de que você não é uma máquina programada para fazer algo, pelo contrário, você precisa ter um objetivo traçado, uma recompensa em vista, e não estou falando somente de dinheiro, mas também da satisfação de ter feito um bom trabalho. Sendo assim, neste artigo vamos ver:

  • O que é Motivação no Trabalho?
  • Qual a importância da Motivação no Trabalho?
  • 7 dicas para manter a Motivação no Trabalho.

O que é Motivação no Trabalho?

A motivação no trabalho está relacionada ao que move o colaborador a exercer suas funções e assim manter o funcionamento da empresa e ajudar no seu crescimento.

Dessa forma, a motivação no trabalho está relacionada diretamente com o empenho do funcionário em exercer suas funções, sendo diferente da motivação organizacional, que se trata de um conjunto de soluções oferecidas pela empresa para investir na motivação dos seus funcionários.

Os dois caminhos são essenciais para manter os colaboradores engajados, e promover essa motivação pode gerar um aumento na produtividade da organização, além de outras vantagens que vamos destacar a seguir.

Mas, antes de conhecer a importância da motivação no trabalho, se você está precisando saber mais sobre a motivação organizacional, não deixe de conferir nosso artigo 9 formas de motivar colaboradores que vão além do dinheiro!

Qual a importância da Motivação no Trabalho?

Bem, se a motivação no trabalho é o que faz com que os colaboradores exerçam suas funções diariamente, já fica claro a sua importância.

Mas, como isso afeta diretamente nos resultados de uma empresa? Setamos 3 para te ajudar.

1. Trabalho em equipe

Colaboradores motivados têm o sentimento em comum de trabalhar pela empresa, o que facilita as relações no desenvolvimento do trabalho em equipe. Melhorando o relacionamento interpessoal dentro da organização.

2. Produtividade

A motivação dos colaboradores pode influenciar na sua produtividade, isso porque profissionais engajados tendem a fazer melhores entregas, serem mais criativos e terem mais responsabilidade e comprometimento com o trabalho.

3. Crescimento pessoal e profissional

Outra questão que a motivação no trabalho pode afetar é quanto ao crescimento do colaborador da empresa.

É necessário entender que profissionais que se sentem desmotivados não investem nas suas próprias carreiras afetando seu desenvolvimento pessoal e profissional.

E, para te ajudar a entender melhor como está sendo o desenvolvimento dos colaboradores da empresa, não deixe de baixar nossa planilha gratuita de Avaliação de Desempenho por Competências!

Ela tem como objetivo diagnosticar e avaliar o desempenho individual e de grupos, promovendo o crescimento pessoal e profissional dos colaboradores!

É só clicar na imagem abaixo para fazer o download gratuitamente do material!

Avaliação de desempenho por competências

Como identificar os colaboradores desmotivados?

Existem maneiras de identificar quando um funcionário está infeliz e desmotivado no ambiente de trabalho. Alguns pontos importantes a serem observados são:

  • Não cumprimento com os horários
  • Produtividade reduzida
  • Estresse em excesso 
  • Falta de engajamento
  • Relacionamento ruim com líder e equipe

Agora que já deu para entender porque investir na motivação dos funcionários é tão importante, vamos ver algumas dicas que você pode seguir para melhorar a sua motivação no trabalho.

Vamos lá?

7 Dicas para manter a Motivação no Trabalho

Para que cada colaborador da empresa se mantenha motivado, é fundamental um esforço tanto da parte da empresa quanto do próprio funcionário.

Então, selecionamos 7 dicas para manter a motivação no trabalho que você pode começar a praticar agora mesmo na sua empresa!

1. Organize as suas atividades

A primeira dica para manter a motivação no trabalho está relacionada a saber exatamente o que você está fazendo.

Pode parecer estranho falar isso, mas quantas vezes você já não se pegou perguntando a si mesmo "o que estou fazendo"?

A quantidade grande de tarefas aliada ao desânimo gera essa sensação de que nunca sabemos exatamente no que estamos trabalhando, e que nunca conseguimos terminar uma tarefa.

Uma boa dica é trabalhar a sua organização no ambiente de trabalho, e você pode começar criando uma lista na qual você coloque as tarefas realizadas no dia, conhecido em inglês como "Got Done list".

Preenchendo essa lista todos os dias, você acompanhará seu progresso e, por estar vendo tarefas sendo concluídas, sua motivação no trabalho com certeza aumentará.

Se liga nessas 3 ferramentas poderosas pra te auxiliar na jornada da organização!

2. Estabeleça metas

Uma das melhores maneiras de manter a motivação no trabalho em alta é traçar metas a serem cumpridas. Essas metas manterão você em constante foco e aprimoramento.

A existência de um ponto onde se quer chegar injeta ânimo em você para que obtenha essa realização pessoal.

Essa também é uma dica para manter a motivação no trabalho muito importante para você empregador.

Traçar metas mantém seus funcionários motivados e produtivos. Mas não se esqueça de traçar metas reais, realizáveis. Muitos empregadores caem no erro de traçar metas impossíveis para que os funcionários não alcancem, e assim não recebam o bônus proposto pelo cumprimento da meta.

3. Valorize o seu trabalho

Aprender a gostar daquilo que faz é a terceira dica para manter a motivação no trabalho. Esse com certeza é um ponto crucial para se manter motivado! Afinal, é como dizem: "Mais importante do que fazer aquilo que se gosta, é gostar daquilo que se faz". Mas como fazer para alcançar isso?

Veja os pontos bons do seu trabalho, a diferença que ele faz na vida de outras pessoas, e isso fará com que você tome gosto pelo que faz. Tenha excelência, faça com dedicação, e você se sentirá bem consigo mesmo e se sentirá motivado.

Martin Luther King Jr. costumava dizer que: "se você é um varredor de ruas, deve querer ser o melhor varredor de ruas do mundo". O ato de gostar é muito instável, quantas vezes você gostou de algo e deixou de gostar, ou vice-versa?

Sendo assim, você pode achar prazer no que faz, basta reparar nas pequenas coisas que a rotina e as preocupações do dia-a-dia têm camuflado.

4. Busque por feedback

Obter feedback a respeito do trabalho que você tem feito é um dos fatores mais motivadores para continuar se esforçando e fazendo um bom trabalho. Ter seu trabalho reconhecido é muito bom!

Entretanto, é sempre bom receber um feedback honesto, que aponte o que tem sido feito de bom e o que pode melhorar.

Isso te ajudará a reavaliar seus objetivos e aprimorar suas metas, se aproximando cada vez mais do ponto desejado. Por isso, busque constantemente por feedback do seu chefe e do seus colegas de trabalho, para que assim sua produtividade seja mantida acima das expectativas e você possa estar em melhoria contínua.

Entenda a importância do Feedback nas organizações!

5. Construa relacionamentos

Lembre-se de que você passa a maior parte do seu dia no seu trabalho, por isso é muito importante construir relacionamentos saudáveis. Esses relacionamentos tornarão o ambiente de trabalho mais harmonioso e produtivo, fazendo com que todos se mantenham mais motivados.

Seja profissional, mas sempre cordial. Um bom ambiente fará você ter prazer no trabalho e você se sentirá mais feliz.

Além disso, não faltarão boas conversas no hora de tomar aquele "cafezinho", não é mesmo?

6. Faça pausas

As pausas são essenciais no dia a dia em uma empresa. Pois, são momentos importantes para manter a motivação no ambiente de trabalho e não prejudicar a produtividade. Dessa forma, aproveite as pausas para se manter hidratado e comer uma fruta, por exemplo.

A rotina do trabalho pode te fazer pensar que produtividade é estar todas as horas do dia dedicadas exclusivamente às funções, mas as pausas são necessárias para manter o equilíbrio do corpo.

Além disso, podem ser boas fugas para descontrair com colegas de trabalho e fortalecer as relações de amizade, como citado na dica anterior.

7. Dedique um tempo a capacitação

A nossa última dica para manter a motivação no trabalho está relacionada ao tempo tirado para aprender. A dedicação de um tempo para o aprendizado contribui tanto para o seu crescimento pessoal quanto para o profissional. Por isso, invista em capacitação, não deixe de estudar e busque sempre estar atualizado.

Isso envolve tanto o que diz respeito a conhecimentos sobre notícias e política até a sua área de atuação profissional. A motivação no trabalho é refletida na disposição para se dedicar mais e aplicar isso dentro da empresa.

Investir nisso pode ajudar o colaborador a se destacar na organização e combater a falta de motivação no trabalho, trazendo benefícios para o funcionário e para a empresa.

Capacite-se agora!

E aí, já sentiu sua motivação no trabalho aumentar? Lembre-se de que toda conquista começa com a decisão de tentar. Então, não espere mais, coloque essas dicas em prática e depois nos conte os resultados.

Quer saber como você pode transformar a sua maneira de lidar com pessoas, se tornando um líder de alta performance?
Tem uma coisa que eu posso te afirmar: os principais líderes que você já teve tem algumas características similares. Para você entender quais são elas e como desenvolvê-las, o eBook Guia prático para ser um líder de alta performance será seu aliado.

Conheça nesse material as principais qualidades de um líder e 5 práticas exemplares de liderança. E aprenda de vez que a liderança não é um "traço" e, sim, uma "ação". Aproveite essa oportunidade, clique e baixe agora!

Guia prático para ser um líder de alta performance

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Clique aqui e faça o download!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Pesquisa De Clima Organizacional

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.