Já se sentiu desanimado no trabalho? Como se estivesse se arrastando pelos seus dias só para cumprir a rotina? Bem, acredito que todos nós já tenhamos se sentido assim em algum momento.

O que fazer para vencer isso? Embora às vezes pareça muito difícil, é possível eliminar muitos desses problemas motivacionais com algumas pequenas mudanças de atitude e seguindo essas dicas que com certeza te ajudarão.

Lembre-se de que você não é uma máquina programada para fazer algo, pelo contrário, você precisa ter um objetivo traçado, uma recompensa em vista, e não estou falando somente de dinheiro, mas também da satisfação de ter feito um bom trabalho.

 

Saiba o que você está fazendo

 

Pode parecer estranho falar isso, mas quantas vezes você já não se pegou perguntando a si mesmo “o que estou fazendo”? A quantidade grande de tarefas aliada ao desânimo gera esse sensação de que nunca sabemos exatamente no que estamos trabalhando, e que nunca conseguimos terminar uma tarefa.

Uma boa dica é criar uma lista na qual você coloque as tarefas que você realizou no dia, conhecido em inglês como “Got Done list”. Preenchendo essa lista todos os dias, você acompanhará seu progresso e, por estar vendo tarefas sendo concluídas, sua motivação no trabalho com certeza aumentará.

 

Aprenda a gostar daquilo que faz

 

Esse com certeza é um ponto crucial para se manter motivado! Afinal, é como dizem: “Mais importante do que fazer aquilo que se gosta, é gostar daquilo que se faz”. Mas como fazer para alcançar isso?

Veja os pontos bons do seu trabalho, a diferença que ele faz na vida de outras pessoas, e isso fará com que você tome gosto pelo que faz. Tenha excelência, faça com dedicação, e você se sentirá bem consigo mesmo e se sentirá motivado.

Martin Luther King Jr. costumava dizer que: “se você é um varredor de ruas, deve querer ser o melhor varredor de ruas do mundo”. O ato de gostar é muito instável, quantas vezes você gostava de algo e deixou de gostar, ou vice-versa?

Sendo assim, você pode achar prazer no que faz, basta reparar nas pequenas coisas que a rotina e as preocupações do dia-a-dia têm camuflado.

 

Trace metas

 

Uma das melhores maneiras de manter a motivação no trabalho em alta é traçar metas a serem cumpridas. Essas metas manterão você em constante foco e aprimoramento. A existência de um ponto onde se quer chegar injeta ânimo em você para que obtenha essa realização pessoal.

Essa também é uma dica muito importante para você empregador. Traçar metas mantém seus funcionários motivados e produtivos. Mas não se esqueça de traçar metas reais, realizáveis. Muitos empregadores caem nesse erro de traçar metas impossíveis para que os funcionários não alcancem, e assim não recebam o bônus proposto pelo cumprimento da meta.

 

Feedback

 

Obter feedback a respeito do trabalho que você tem feito é um dos fatores mais motivadores para continuar se esforçando e fazendo um bom trabalho. Ter seu trabalho reconhecido é muito bom! Entretanto, é sempre bom receber um feedback honesto, que aponte o que tem sido feito de bom e o que pode melhorar.

Isso te ajudará a reavaliar seus objetivos e aprimorar suas metas, se aproximando cada vez mais do ponto desejado. Por isso, busque constantemente por feedback do seu chefe e do seus colegas de trabalho, para que assim sua produtividade seja mantida acima das expectativas e você possa estar em melhoria contínua.

 

Construa relacionamentos

 

Lembre-se de que você passa a maior parte do seu dia no seu trabalho, por isso é muito importante construir relacionamento saudáveis. Esses relacionamentos tornarão o ambiente de trabalho mais harmonioso e produtivo, fazendo com que todos se mantenham mais motivados.

Seja profissional, mas sempre cordial. Um bom ambiente fará você ter prazer no trabalho e você se sentirá mais feliz. Além disso, não faltarão boas conversas no hora de tomar aquele “cafezinho”, não é mesmo?

 

Continue em frente!

 

E aí, já sentiu sua motivação no trabalho aumentar? Lembre-se de que toda conquista começa com a decisão de tentar. Então, não espere mais, coloque essas dicas em prática e depois nos conte os resultados.