Não há dúvida de que a criatividade é o recurso humano mais importante de todos. Sem criatividade, não haveria progresso e estaríamos para sempre repetindo os mesmos padrões.” (Edward de Bono)

A partir dessa reflexão, vemos o quão importante é a criatividade, não apenas para a humanidade, mas também para o desenvolvimento profissional do indivíduo.

Um profissional que tem a habilidade de pensar fora da caixa é aquele que consegue ver além do óbvio e gerar ideias inovadoras.

Trata-se do perfil amplamente visado pelas empresas atualmente e do empreendedor ideal. Afinal, em tempos de competição acirrada, sai na frente quem consegue desenvolver soluções únicas e diferenciais competitivos, que sirvam como destaque no mercado.

Engana-se quem pensa que a criatividade e a habilidade de pensar fora da caixa são características natas e que não podem ser desenvolvidas ao longo da vida.

Existem diversas técnicas e dicas para esse propósito, que podem tornar qualquer pessoa criativa, e é exatamente isso que você encontra neste artigo!

Então, vem comigo! Porque hoje você vai aprender como pensar fora da caixa, através de 7 dicas infalíveis sobre como expandir a criatividade! Aposto que a dica número 4 vai te surpreender!

E, antes de começarmos, não deixe de baixar a planilha de Brainstorming para facilitar o seu processo de geração de ideias! Com ela, você vai ter em mãos uma ferramenta poderosa para a inovação! Para baixar, clique na imagem abaixo:


 

As 7 melhores dicas para pensar fora da caixa

 

1 - Lance mão de ferramentas!

 

Outra forma de aumentar a capacidade de pensar fora da caixa, é através de ferramentas específicas para gerar e estruturar ideias. Entre elas, destacam-se o Design Thinking, o Brainstorming e os 5 porquês.

  • 5 porquês: é uma ferramenta para questionar ideias, produtos ou serviços, utilizando cinco perguntas que vão fazer você identificar possíveis melhorias em um conceito e pensar em formas de aprimorá-lo;
  • Design thinking: trata-se de uma metodologia extremamente visual, que fornece um guia para inovação, através das etapas: pesquisa, definição do problema, ideação, criação do protótipo e replicação;
  • Brainstorming: é um meio de se gerar uma “chuva de ideias” através da colaboração em equipe. Você pode utilizá-lo com uma simples folha de papel ou com o Excel.

 

2 - Leia livros!


 

O bom e velho livro pode ser a melhor fonte de conselhos sobre como pensar fora da caixa.

Você pode tanto ler livros sobre inspiração e sobre a área em que deseja ser mais criativo, como também pode recorrer a livros específicos para o aumento de criatividade.

Para te ajudar, separei os Pocket Books, versões resumidas de livros, da Voitto, que podem fazer toda a diferença para aumentar a sua capacidade de pensar fora da caixa:

 

3 - Mude o seu ambiente de trabalho!

 

 

Para pensar fora da caixa, um dos primeiros passos a serem seguidos é realizar uma mudança completa do seu ambiente de trabalho.

Este deve deixar as pessoas à vontade, propiciar a comunicação e fornecer estímulos para a criatividade.

Dessa forma, algumas mudanças podem fazer toda a diferença, como deixar o ambiente mais colorido, estabelecer a luminosidade ideal, fornecer espaços específicos para a inovação e permitir que os próprios colaboradores sejam os agentes da modificação, personalizando os seus espaços de trabalho.
 

4 - Baixe aplicativos!


 

Já parou pra pensar que a solução para pensar fora da caixa está no aparelho que você tanto usa e leva para todos os cantos?

Pois bem, em vez de passar boa parte do seu tempo olhando redes sociais, você pode tornar o seu relacionamento com o celular mais produtivo ao baixar aplicativos voltados para o desenvolvimento da criatividade.

Existem, hoje, diversas opções que podem nos ajudar. O Luminosity é uma delas, que busca, através de atividades criadas por neurocientistas, aumentar a capacidade de pensar fora da caixa, melhorar a memória e combater o estresse no dia a dia.

No The Room 2, você deve desvendar um enigmático quebra-cabeça físico, que vai se tornando cada vez mais complicado a cada fase.

Já em Fit Brains Trainer, encontram-se exercícios para estimular o seu cérebro, de forma a desenvolver a sua criatividade.

E, se você curte práticas para desenvolver o raciocínio lógico, o aplicativo Amazing Alex te oferece isso junto a cenários divertidos e músicas para descontração.

 

5 -  Converse com outras pessoas!


 

Outra dica fundamental para se tornar uma pessoa criativa e que consegue pensar fora da caixa consiste na comunicação com outras pessoas.

Compartilhar ideais e pedir opiniões pode fazer toda a diferença no processo criativo!

Além de você obter uma visão externa e uma validação sobre o seu pensamento, você pode adquirir novas perspectivas e insights que não eram tão visíveis antes.

Dica: fazer amizades com pessoas que atuam em áreas diferentes de você pode ser uma boa forma de estimular o pensamento fora da caixa.

 

6 - Tenha um tempo fora da tecnologia!


 

Como você já viu, a tecnologia pode ser uma importante aliada no processo de pensar fora da caixa, através do uso de aplicativos estratégicos.

Mas, não se engane! O uso excessivo de aparelhos tecnológicos pode ser um grande empecilho para desenvolver soluções criativas.

Para pensar fora da caixa, é essencial reservar momentos em que você se distancie do celular, tablet, televisão e computador. Assim, você reduz a ansiedade, consegue se conectar melhor com o que está ao seu redor e aproveita mais da sua mente.

 

7 - Mude a sua rotina!

 

Ir a lugares a que você não costuma ir, mudar o caminho para o trabalho, fazer um curso novo ou aprender outro idioma podem ser excelentes formas de modificar a sua rotina e aumentar a capacidade de pensar fora da caixa.

Então, não hesite em apostar em uma mudança e sair da sua zona de conforto!

 

E não esqueça de buscar a qualificação!

 

Para conseguir pensar fora da caixa e enxergar um tema de forma diferente, é necessário dominar os conhecimentos básicos que existem sobre ele e estar qualificado.

Afinal, é impossível pensar em algo além do convencional, se você não conhece nem o básico.

Além disso, pensar fora da caixa requer conhecimentos em diferentes áreas para que você possa intercalá-los e obter ideias diferenciadas.

Assim, uma ótima forma de obter essa qualificação é fazendo parte de uma rede de alta performance para desenvolver habilidades, na qual você pode estudar com referências em liderança e gestão.

A Voitto Premium é um plano de assinatura criado para quem está em busca de uma solução acessível para se preparar para os desafios do mercado ou se destacar em sua profissão atual.

No nosso clube de vantagens, os assinantes têm acesso aos cursos, mentorias, VoittoCast, Power Hacks, Let’s Grow, conteúdos exclusivos, além de uma rede de Networking conectada e engajada. Seja Premium!


Seja Premium