A cada dia que passa não somos mais os mesmos e estamos em constante evolução. Faz parte do desenvolvimento pessoal e profissional experimentar, crescer e aprimorar habilidades para melhorar nossos conhecimentos buscando uma melhor qualidade de vida.

O filósofo brasileiro Mário Sérgio Cortella nos dá uma boa recomendação que pode ser aplicada no nosso desenvolvimento pessoal e profissional, dizendo que, “neste ano, sou a minha mais nova versão, revista e um pouco ampliada. O mais velho de mim, se o tempo for a medida, está no meu passado e não no presente”.

Essa reflexão nos aproxima da consciência de começar a refletir sobre onde estou hoje, para onde quero ir e o que deve ser feito para que se atinja os objetivos esperados.

Então, nesse artigo você vai encontrar as diferenças do desenvolvimento pessoal e profissional e mais 7 dicas de desenvolvimento humano para começar a agir ainda hoje. Vamos?

 

Qual a diferença entre desenvolvimento pessoal e profissional?

 

Desenvolvimento pessoal e profissional é uma área do conhecimento que foca em como melhorar a qualidade de vida e, cada vez mais, desenvolver as habilidades pessoais e profissionais de cada pessoa.

Separadamente, temos que o desenvolvimento profissional está relacionado ao aumento dos conhecimentos e aprimoramento da carreira, assim como a obtenção de competências e habilidades que vão ajudar a se tornar um profissional mais qualificado.

Já o desenvolvimento pessoal, por outro lado, se refere ao crescimento como um todo, e contempla a busca por melhoria contínua nos aspectos: físico, emocional, psicológico, espiritual, comportamental, familiares e interpessoais.

 

Qual é mentalidade correta para acelerar o desenvolvimento pessoal e profissional?

 

Todas as nossas decisões que foram tomadas ao longo da vida nos trouxeram até este exato momento. Tudo aquilo que se tem hoje, de certa forma, você quis ou sonhou. Mas o que fazer quando o estado atual não é aquele almejado por nós?

Em algum nível, somos responsáveis por onde estamos. Principalmente porque desejamos a situação atual que é a zona de conforto ou porque não fizemos nada para mudá-la.

Einstein dizia que “quando fazemos as coisas do mesmo jeito, obtemos as mesmas respostas” e entramos em um ciclo permanente de ações que não geram resultados.

Por isso, temos, nesse exato momento, a chance de redirecionar o nosso barco.

Muitas pequenas ações feitas com consciência, um propósito definido e determinação podem ser a chave para alterar o nosso rumo.

No entanto, a mudança gera um desconforto e por vezes é necessário esforço extra para modificar algum hábito, mas vale lembrar que qualquer transformação, por menor que seja, pode nos conduzir a uma grande mudança.

Baseado nisso, agora vou te mostrar algumas transformações que podem ser aplicadas no cotidiano para acelerar seu desenvolvimento pessoal e profissional.

 

1. Tenha uma rotina

 

É mais do que claro que muitas pessoas de alto desempenho têm uma rotina muito bem definida diariamente. Normalmente começam o dia antes das 6h da manhã e só começam a trabalhar efetivamente 2 ou 3 horas depois de acordar.

Isso inclui uma prática diária de exercícios físicos como alongamentos, abdominais, flexões, entre outros. Começando o dia assim, você melhora a circulação, a oxigenação do cérebro e ainda tem tempo de planejar melhor as atividades do dia.

Se você almeja ter energia e tempo para executar tudo o que planejou, comece cedo!

 

2. Escreva seus objetivos

 

Já mencionei no artigo de planejamento estratégico pessoal como é importante escrever suas metas. É comprovado que quem coloca no papel seus objetivos com prazos definidos e junto a isso elabora um plano de ação, tem muito mais chance de alcançar suas metas.

Você é o dono do seu destino e sua vida só tende a mudar quando você alinhar seus sonhos com ações que vão tornar os tornar realidade.

Se você deseja alcançar uma carreira de sucesso, escreva seus sonhos, objetivos e metas e os leia dia a dia. Isso vai fazer com que você mentalize a realização deles e ainda reforça o vínculo. Deixe em exibição no seu quarto, na tela do seu celular e onde mais tenha fácil acesso.

Separei dois artigos que podem te ajudar a aprofundar os conhecimentos:

 

 

3. Invista em si próprio

 

Muitas pessoas investem somente em roupas, bens de consumo e lazer. Isso também é importante, mas acima de tudo investir em si mesmo, como capacitação ou aprimoramento de habilidades se torna mais vantajoso como projeto de vida.

A palavra investimento nos traz o gatilho mental de pensar somente em dinheiro, mas além disso me refiro, especificamente, ao tempo. Com o que você gasta seu tempo?

Para melhorar a si mesmo, é preciso gerenciar melhor o tempo das atividades semanais e otimizar para o máximo aproveitamento em desenvolver ou melhorar suas habilidades. Isso inclui:

 

  • Desenvolver seus pontos fortes;

  • Aprender ou treinar um idioma;

  • Fazer cursos e treinamentos;

  • Assistir palestras motivacionais;

  • Ler livros.

 

O primeiro passo é enriquecer sua rotina com essas atividades. Focar em aumentar o tempo gasto com elas é bem melhor do que separar somente um período para realizá-las.

Com certeza, essa pequena mudança vai gerar grandes resultados e entender em quais pontos você se destaca vai melhorar sua vida profissional.

Separei alguns artigos que podem ajudar a aprofundar os conhecimentos:

 

 

4. Fortaleça sua rede de contatos

 

Segundo Clarice Lispector, “Quem caminha sozinho pode até chegar mais rápido, mas aquele que vai acompanhado, com certeza vai mais longe”.

Já que não estamos sozinhos no mundo, é bem provável que existam outras pessoas com aspirações, sonhos e metas parecidas com as suas. Vale a pena conhecer e se relacionar com elas para acelerar seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Minha dica aqui é recrutar um amigo que tenha objetivos parecidos com os seus e que poderá auxiliá-lo no cumprimento das metas. Todo dia quando terminar as atividades reserve 5 minutos finais para enviar um relatório com todas as atividades realizadas.

No relatório, descreva em detalhes tudo o que fizer de importante no dia. Dessa maneira um pode ajudar na disciplina do outro em prol do objetivo maior.

 

5. Aprenda com os erros e os feedbacks

 

Em algum momento vamos nos deparar com o fracasso na nossa vida pessoal ou profissional. Nem sempre é fácil e muito menos prazeroso, mas sempre é possível aprender algo bom de alguma coisa que não deu certo.

Ainda podemos considerar o feedback como uma poderosa ferramenta de crescimento pessoal e profissional. Com ele, obtemos um retorno sobre nossas ações, comportamentos e resultados, podendo extrair das informações nossos pontos fortes e os de melhoria.

 

6. Mindset

 

Tudo o que venho abordando sobre a consciência de onde se está e para onde queremos ir está relacionado totalmente com o mindset.

Nossos resultados muitas vezes dependem quase que exclusivamente da nossa maneira de pensar. Pesquisas indicam que existem dois tipos de mindsets, o fixo e o de crescimento, e que eles são determinantes na vida de qualquer pessoa.

Crie e mantenha o hábito de ter um mindset crescente para potencializar seus resultados e alavancar seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Não espere que alguém lhe diga que você é capaz para começar a agir. Desenvolva sua automotivação no trabalho, acredite em si mesmo, mantenha seu foco em suas metas e lembre-se sempre dos seus objetivos profissionais. Motive-se!

 

7. Predisposição ao desconhecido

 

Predisposição ao desconhecido, esse é o nome dado para a mentalidade de experimentar coisas novas. Essa ferramenta é essencial para você evoluir, aumentar seu conhecimento e impulsionar sua vida.

É impossível aprender algo se não estivermos dispostos a desbravar novas possibilidades e caminhos. Quando você configura sua mente para estar disposta ao desconhecido, consegue observar melhor alguns padrões e aproveita melhor as oportunidades.

Então, não tenha medo do sucesso! Saia e descubra algo novo todos os dias.

Bônus: 11 livros de desenvolvimento pessoal.

 

Agora é com você!

 

A partir desse momento, a leitura se encerra e as ações começam. Espero que você coloque essas dicas em prática e que elas ajudem no seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Não se esqueça de compartilhar este artigo com seu amigo que vai se desenvolver junto contigo e se restar mais alguma dúvida, deixe nos comentários que ficarei feliz em ajudar.