Quem não deseja aprender e se desenvolver pessoal e profissionalmente? Pois é, mas saiba que o desenvolvimento pessoal é o trabalho de toda uma vida. Por isso, estamos sempre buscando novos conhecimentos e capacitações para evoluir nossas habilidades e capacidades.

Se você também tem esse sentimento de buscar melhorar continuamente, significa que já deu um grande passo em direção a realização dos seus objetivos.

Para fazer uma ponte com a sua formação e estimular o desenvolvimento pessoal, recomendo aumentar ou adicionar a prática de leitura de alguns dos mais bem recomendados livros do assunto em sua rotina.

Os livros são, afinal, inesgotáveis fontes de conhecimento. Muitas pessoas conseguem realizar verdadeiras mudanças em suas vidas a partir de uma boa leitura. Então, para incentivar esse importante hábito e direcionar seu crescimento pessoal fizemos uma lista sensacional com excelentes indicações de livros de desenvolvimento pessoal que você precisa ler!

 

Ah, caso queria saber mais sobre cada livro, basta clicar na capa, combinado?

 

1. Rápido e Devagar: Duas Formas de Pensar - Daniel Kahneman

 

Responda rapidamente essas perguntas: qual é a cor do céu? Qual é o dobro da metade de 100? Repare que a primeira pergunta você não precisou pensar nem um pouco enquanto a segunda levou alguns segundos para ser processada.

Neste livro, o Nobel de economia Daniel Kahneman explora os motivos pelos quais pensamos de duas formas, uma rápida, intuitiva e emocional e outra devagar, lógica e ponderada.

Muitas pessoas passam a vida usando de forma majoritária a parte de respostas rápidas, ou seja, não consideram todos os aspectos na hora de tomar uma decisão. Isso resulta em muitas medidas que poderiam ser melhor feitas se usassem a parte devagar do cérebro.

O entendimento de como funcionam essas duas formas de pensar vão ajudar muito a guiar suas decisões pessoais e profissionais.

 

 

2. Pai Rico, Pai Pobre - Robert Kiyosaki

 

O segundo da lista de livros de desenvolvimento pessoal. A princípio pode parecer ser só mais uma obra sobre finanças, mas saiba que ele é muito mais que isso. Ele supera as expectativas do leitor, pois também fala sobre a relação com dinheiro, crenças, atitudes e comportamentos, além de propor várias mudanças de mentalidade.

Muitas pessoas tem visões equivocadas sobre ricos e pobres e acham que o dinheiro que as tornou assim. No livro, Robert nos mostra que ser rico é uma questão de escolhas que você faz ao longo da vida.

Dinheiro não resolve problemas, pessoas sim.  
Se você quer ter outra visão sobre enriquecimento, dinheiro e tudo o que envolve a vida financeira, esse livro é uma leitura obrigatória.

 

 

3. As Armas da Persuasão - Robert Cialdini

 

Todo mundo sabe a importância de se comunicar bem. Conseguir passar uma mensagem, entender e extrair informações de outras pessoas demanda, acima de tudo, treino e estudo. Neste livro, Robert Cialdini explica de forma prática e clara como somos persuadidos.

Em seu estudo analisando os “profissionais da persuasão”, o autor procurou entender sobre o funcionamento do cérebro e como ativar determinadas partes para levar os clientes ao tão desejado sim.

O livro reúne seis princípios psicológicos que governam o cérebro humano. Sendo eles:

 

  1. Reciprocidade;

  2. Compromisso e coerência;

  3. Aprovação social;

  4. Afeição;

  5. Autoridade;

  6. Escassez.

 

Todos estes princípios podem ser usados como gatilhos mentais que, quando acionados, se conectam com uma parte específica do cérebro. Temos um artigo que explica melhor e ainda dá dicas sobre como melhorar as vendas com as “Armas da persuasão”.

 

 

4. Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas - Dale Carnegie

 

Mais um excelente livro que é praticamente leitura obrigatória. Foi publicado pela primeira vez em 1936 e continua atual, ou seja, é um clássico. Nele, Dale Carnegie explica as melhores formas de se relacionar com as pessoas, apresentando técnicas e estratégias fundamentais.

Ele explora também os motivos pelos quais as pessoas gostam de outra, formas de atrair para o seu modo de pensar e como poder mudar as pessoas sem causar ofensa ou ressentimento.

Se você está em algum cargo de liderança ou simplesmente quer melhorar suas interações esse é um dos melhores livros de desenvolvimento pessoal, vale muito a pena ler!

 

 

5. Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes - Stephen Covey


A primeira impressão é de que esse livro te auxilia a ser mais produtivo, porém ele vai além. Nele você verá como e porque ter as atitudes e mentalidade corretas para seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Os 3 primeiros hábitos são sobre seu autodomínio. Eles dependem exclusivamente de você, não necessitando de outras pessoas. O foco é a busca por aprimoramento pessoal, independência e autodomínio.

Na sequência dos próximos três, são tratadas as nossas relações com os outros. Isto é trabalho em equipe, cooperação e comunicação.

Finalmente o 7º hábito - afinar o instrumento - trata da sua renovação e melhoria contínua que vai te direcionar para alcançar o sucesso desejado.
Além disso, Covey mostra através dos 7 passos histórias reais de como ser mais produtivo, aprender a escolher o trabalho certo na hora certa, como nos relacionar melhor e a pensar diferente.

Esse é um dos livros de desenvolvimento pessoal mais recomendados.

 

 

6. Inteligência Emocional - Daniel Goleman

 

Um dos melhores livros de desenvolvimento pessoal da nossa lista. Considerado por muitos o “pai da Inteligência Emocional”, Daniel Goleman é psicólogo, escritor e PhD da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

A primeira edição foi publicada em 1986 o que tornou o autor responsável pela popularização do conceito de inteligência emocional, tendo vendido mais de 5 milhões de cópias em todo o mundo.

Goleman nos ensina que o controle das emoções é muito importante para o desenvolvimento pessoal da inteligência de um indivíduo. Nele, o autor afirma que não existe uma loteria genética que define vitoriosos e fracassados.

Apesar de existirem alguns pontos que determinam o temperamento humano, muitos dos circuitos da mente humana são maleáveis, ou seja, podem ser trabalhados. Então, de acordo do Goleman, temperamento não é um destino.

 

 

7. Desperte seu Gigante Interior - Tony Robbins

 

Nossa sétima recomendação na lista de livros de desenvolvimento pessoal é um verdadeiro manual de como mudar nossas vidas para melhor. É possível assumir o controle de todos os aspectos da nossa vida? Segundo Robbins, sim!

No livro, são trabalhados diversos aspectos do ser humano, por exemplo, como funciona nossa mente, como decidimos o que é importante para nós e como podemos realizar mudanças. Além disso, são fornecidas instruções de como entender e moldar os mecanismos de funcionamento da mente para alcançar sua máxima potência.

Se deseja fazer um reflexão interna e extrair o melhor de você mesmo, esse livro pode te ajudar. Um dos mais bem ranqueados livros de desenvolvimento pessoal.

 

 

8. O Andar do Bêbado - Leonard Mlodinow

 

Você já parou para pensar em como os eventos aleatórios podem influenciar na sua vida? Pois é, Leonard Mlodinow, já. Durante nossa vida, estamos suscetíveis a inúmeros eventos que não controlamos, sendo boa parte deles aleatórios.

Em O Andar do Bêbado, aprendemos melhor como observar e aprender com estes fenômenos. Com exposição de muitos exemplos e pesquisas presentes em todos os âmbitos da vida como mercado financeiro, esportes, medicina, entre outros, Leonard apresenta de forma muito interessante as ferramentas necessárias para entender muitos fenômenos.

Entender o acaso pode ser uma tarefa bem complicada, mas identificar alguns fatores ajuda e muito a fazer escolhas mais acertadas, além de aprender a lidar com aspectos que não controlamos. Leitura mais que recomendada.

 

 

9. Sonho Grande - Cristiane Correa

 

Em Sonho Grande, acompanhamos a trajetória do homem mais rico do Brasil, Jorge Paulo Lemann, que junto com Marcel Telles e Beto Sucupira aplicaram o estilo de gestão baseada na meritocracia e no controle de custos para criar uma multinacional no Brasil e mais tarde expandir para o mundo.

Em pouco mais de quatro décadas, formaram o maior império da história do capitalismo brasileiro e ganharam uma projeção nunca antes alcançada no mercado mundial.

Nos últimos anos, eles compraram três marcas americanas conhecidas globalmente, sendo elas a Budweiser, o Burger King e a Heinz. Com certeza, eles podem ensinar lições para que você alcance seus objetivos pessoais e profissionais.

 

 

10. A lei do Triunfo - Napoleon Hill

 

Napoleon Hill é um jornalista e escritor norte-americano que desde 1908 começou a  entrevistar e trabalhar investigando a vida de diversos milionários. Tudo isso para descobrir um segredo: o que esses homens têm de especial.

Durante duas décadas, ele ouviu mais de 16 mil pessoas, entre elas os 500 milionários mais importantes da época. Além disso pesquisou sobre a vida de grandes inventores e pioneiros como Thomas Edison, Henry Ford, Theodore Roosevelt, entre outros.

O resultado foi A lei do Triunfo, que reúne 16 lições práticas para o sucesso. Sendo esse um dos primeiros livros com um mistério que poucos tinham desvendado: o segredo para o sucesso pessoal.

 

 

11. A Sutil Arte de Ligar o F*da-Se - Mark Manson

 

Nessa obra, o autor já começa, logo de cara, quebrando algumas ideias que um livro de desenvolvimento pessoal promete. Manson deixa claro que não vai, como os outros livros, incentivar o leitor a ser extraordinário.

Pelo contrário, somos jogados contra a parede e expostos a repensar um pouco mais claramente sobre o que elegemos como importante na vida.

Diferente dos livros citados acima, ele não foca em não sofrer ou ser eternamente feliz, e sim em como usar o que dá errado para aprender e amadurecer. Mark afirma que, em todo momento, a dor é importante e que esse tem que ser o sentimento motivador da mudança.

 



 

Não fique parado!

 

Depois dessas 11 recomendações, fica a seu critério buscar melhoria ou permanecer onde está. Vale lembrar que o desenvolvimento pessoal é trabalhado no cotidiano e tem o objetivo de nos tornar melhores e mais bem preparados.

Se você quiser receber mais conteúdo personalizado e ainda fazer parte de uma das maiores redes de networking do Brasil, convido você a conhecer a Voitto Premium. Na nossa plataforma temos um espaço exclusivo para dicas profissionais, vagas de emprego, eventos, livros, filmes e muito mais!

Tudo isso é construido por nós e pela própria comunidade. Torne-se membro e usufrua de nosso conteúdo antes de todo mundo. Seja Premium!

 

 

Se você quiser recomendar mais algum livro pra nossa lista, comente aqui embaixo que ficarei feliz com a ajuda. Não se esqueça de enviar esse artigo para algum amigo que também precisa de boas recomendações. Nos vemos em breve (: