O desenvolvimento pessoal é um trabalho constante, é investir em si mesmo, se capacitar, aprender a lidar com diversas situações. Ele está diretamente ligado a uma melhor qualidade de vida, aumento das capacidades individuais e realização de metas pessoais e profissionais.

Se você está lendo este artigo é porque, provavelmente, tem interesse em se desenvolver pessoal e profissionalmente, certo? Isso já é um grande passo para atingir seus objetivos e metas. Durante este artigo vou dar dicas de como acelerar o seu desenvolvimento pessoal e como isso pode impulsionar sua carreira.

Não restam mais dúvidas de que o principal ativo das empresas são as pessoas. De uma forma estruturada, são elas que executam todas as funções e garantem as entregas de alto desempenho.

Em certo nível, todas as empresas dependem do sucesso individual e coletivo dos colaboradores. Os grandes resultados produzidos pelos indivíduos dentro da organização é fruto desse desenvolvimento de cada indivíduo e nos mostra que vale a pena investir em nossa formação.

 

Por que é importante investir no meu desenvolvimento pessoal?

 

O desenvolvimento pessoal abrange diversas áreas do conhecimento e desafia todas as nossas capacidades e inteligências. Se tornar uma pessoa de múltiplos conhecimentos faz com que você melhore e trabalhe de forma diferente do padrão.

Segundo Dale Carnegie, “mesmo em linhas técnicas como a engenharia, cerca de 15% do sucesso financeiro é devido ao conhecimento técnico e cerca de 85% é devido à habilidade em engenharia humana, à personalidade e à capacidade de liderar pessoas”.

Parafraseando Carl Sagan, “nenhum conhecimento, por mais variado que seja, é desperdiçado. A questão é como você você recolhe, julga, maneja e, sobretudo, onde e como aplica esse conhecimento”.

Agora que está ciente da importância de trabalhar seu crescimento pessoal, vamos as dicas:

 

1. Buscar o autoconhecimento

 

O primeiro passo para acelerar seu planejamento pessoal é trabalhar seu autoconhecimento. Essa é uma etapa de reflexão onde você precisa começar a pensar onde se está hoje, onde se quer ir e o que deve ser feito para que se atinja os objetivos esperados.

Durante nossa formação, temos oportunidade de experimentar e aprender sobre diversas áreas. É preciso que você saiba quais são seus pontos fortes e os de melhoria para que, então, comece a trabalhar seu desenvolvimento pessoal.

 

Leia livros

 

Uma boa maneira de começar é através da leitura. Afinal, livros são uma grande fonte de conhecimento. O que está escrito ali pode ser o trabalho de um vida inteira de vivências, pesquisas, erros ou acertos. Ou seja, para melhorar seu desenvolvimento pessoal é bom se alinhar com boas práticas de leitura.

 

Experimente!

 

Você já tocou um instrumento, praticou algum esporte, comeu pasta de amendoim? Você só vai saber se gosta ou não de alguma atividade se, pelo menos, experimentar como pode ser.

Faz parte do desenvolvimento pessoal atuar em diversos setores, testar várias estratégias. Com o tempo você vai se identificar melhor com alguma área e talvez faça dela o foco da sua vida.

 

2. Traçar metas e objetivos

 

Após saber mais sobre você mesmo chegou a hora de traçar suas metas e objetivos. Para alcançar nossos sonhos na vida, é necessário tomar decisões e elas precisam estar alinhadas com um propósito.

É comprovado que quem coloca as ideias no papel tem muito mais chance de realizar. Com um bom planejamento estratégico pessoal, você vai acelerar muito seu desenvolvimento pessoal. Nele você vai detalhar seus objetivos, definir um plano de ação e partir para a realização.

 

Evite procrastinar

 

Nós, humanos, somos os melhores em enganar a si próprios. Temos uma verdadeira tendência de subestimar o tempo de realização de uma tarefa e ir deixando sempre para fazer depois. Porém, se você tem um objetivo na vida, tente focar nele ao invés da tarefa. Assim, talvez consiga motivação extra para encarar as atividades rotineiras.

 

Faça uma coisa de cada vez

 

Você já passou pela experiência de começar algo e não terminar? Se sim, qual foi a sensação depois de alguns meses ou anos? Ruim, certo? Normalmente nos enchemos de atividades que não agregam valores pessoais e profissionais e acabamos sem tempo para focar no que realmente importa.

Se você ainda dá desculpas do tipo “não tenho tempo”, é bom rever suas prioridades e alinhar suas ações para que realize o objetivo.

 

3. Investir em você mesmo

 

Quando digo investir em você mesmo, não estou falando somente em dinheiro e sim, do seu próprio tempo. Com quais atividades semanais você gasta mais tempo? Para melhorar seu desenvolvimento pessoal, é necessário que faça um cronograma semanal de atividades. Inclua nele tempo para desenvolver ou melhorar suas habilidades.

 

Desenvolva seus pontos fortes

 

Use seu tempo livre para melhorar alguma habilidade que você já tem ou desenvolva uma nova. Muitas pessoas falam que lhe faltam oportunidades, mas muitas delas não se preocupam em desenvolver suas habilidades e competências.

Isso inclui trabalhar oratória e técnicas de apresentação, habilidades em softwares, liderança, entre outros. Quanto mais habilidades tiver mais fácil pode ser encarar os problemas.

Vale lembrar que seu desenvolvimento pessoal está relacionado não só com a área profissional mas também com todas as funções que visem melhorar o estilo ou a qualidade de vida. Se você pratica exercícios físicos, por exemplo, já está dedicando seu tempo para você e melhorando a saúde.

 

Aprenda outros idiomas

 

Sem dúvidas, aprender um novo idioma é uma das melhores experiências para seu desenvolvimento pessoal. Pense em todos os benefícios associados a este aprendizado.

Aprender uma nova língua vai permitir entrar em contato com mais pessoas e também conhecer culturas diferentes, o que por sua vez já é uma ótima experiência.

Sobre qual idioma aprender podemos dizer que o inglês se tornou básico para a maior parte dos profissionais. Ele é usado no comércio internacional, em artigos científicos e também em muitas empresas multinacionais no Brasil e no mundo.

 

Faça cursos e treinamentos

 

Hoje em dia não existe mais desculpas para quem quer aprender e se capacitar. Na internet é possível encontrar muitos sites e plataformas de ensino gratuitas e pagas com uma infinidade de cursos disponíveis. Nós fizemos uma lista com 9 cursos gratuitos online com certificado para você aprender e se destacar no mercado de trabalho.

 

4. Aumente seu “Networking”

 

Você sabe o que é Networking? Basicamente é a rede de contatos que constrói ao longo da vida. Você não está sozinho no mundo e se tem algum desejo ou aspiração pode ser que existam outras pessoas com as mesmas intenções.

Vale a pena conhecer e se relacionar com elas para o acelerar seu desenvolvimento pessoal. Com certeza vão te dar muitas dicas de como melhorar.

Para intensificar ainda mais o aprendizado você pode participar de fóruns online sobre seus assuntos de interesse, procurar páginas nas redes sociais, entre outros. Nestes lugares você tem a oportunidade de aprender e também de compartilhar suas experiências.

Nada melhor do que ensinar para fixar um conhecimento, além de que você ainda estará espalhando e multiplicando esse conhecimento para outras pessoas.

 

5. Aprenda com os erros

 

Tenho logo que te avisar que aprender com os erros não é fácil e muito menos prazeroso. Porém, existe a possibilidade de tirar alguma coisa boa de algo que deu errado para tornar os planos futuros bem sucedidos.

 

Trabalhe seus pontos fracos

 

Ninguém é bom em tudo, isso é um fato. Cabe a cada pessoa fazer um reflexão interna e colocar no papel todos os pontos em que acha que deve melhorar. Essa busca por melhoria tem que ser trabalhada no dia a dia e faz parte do processo do seu desenvolvimento pessoal.

 

Aprenda a lidar com o fracasso

 

Uma vez que temos que assumir a responsabilidade pelos nossos atos, não é simples reconhecer as nossas falhas. Muitas pessoas têm dificuldade em lidar com isso e acabam sofrendo mais do que se aceitassem. Temos que admitir que em algum ponto não fomos bons o bastante e que precisamos trabalhar para não frustrar outros plano futuros.

 

6. Aprenda com os melhores

 

Provavelmente você tem algum grande ídolo ou admira muito o trabalho de alguém da sua área. Já parou para pensar como essa pessoa chegou lá? Todo profissional teve uma trajetória de desenvolvimento pessoal por trás da carreira.

Essa pessoa aprendeu sobre si mesma, traçou objetivos, investiu na formação, conheceu outras pessoas, teve que lidar com erros e frustrações como forma de estruturar o caminho para chegar onde está hoje.

 

Modele os especialistas

 

Usando os melhores como exemplo, você pode aprender muitas lições e ganhar muito tempo. Se ela chegou até este ponto com o conhecimento que tinha, você pode fazer muito mais! Vale lembrar que cada pessoa é única e que as oportunidades são diferentes, mas as táticas e estratégias usadas podem ser aprendidas.

 

Assista palestras

 

As palestras são ótimas oportunidades de conhecer profissionais e especialistas da área. Nelas, você é exposto a vários pontos e ideias com as quais ainda não tinha tido contato e que ajudam a aprofundar seu conhecimento em um assunto es?ecífico.

Através das palestras, você vai ter contato com um problema e sua solução, algo que alguém pode ter levado uma vida inteira para descobrir.

 

Pronto para ir além?

 

Agora que você conheceu todas as nossas dicas, chegou a hora de aplicar esse conhecimento em sua vida. Não se esqueça de mandar esse artigo para seu amigo que também está se preparando para o futuro. Se ainda ficou com alguma dúvida, fale aqui nos comentários e estarei a disposição para responder.