O que é Oratória?
O que é ter boa Oratória?
Técnicas para desenvolver sua Oratória!
Onde aplicar a Oratória?
Exemplo de oradores para se inspirar
Quais são os tipos de Oratória?

Entenda O que é Oratória e como ela é fundamental para a liderança!

Você quer saber O que é Oratória de sucesso? Aprenda essa habilidade para sua vida profissional e pessoal! Chegou a sua hora de se comunicar de forma assertiva

Leonardo Rodrigues
Por: Leonardo Rodrigues
Entenda O que é Oratória e como ela é fundamental para a liderança!

Se você chegou até o nosso artigo, deve estar se perguntando: O que é Oratória, certo? Essa é uma habilidade de discurso que envolve a prática de uma comunicação clara e desenvoltura com o público.

Alguns dos registros mais antigos do uso da oratória remontam ao antigo Egito. Na Grécia antiga e na Roma, ela era utilizada e muito valorizada como forma de persuasão, sendo isso definido como retórica.

Esse conceito adquiriu tanta importância que, durante a Idade Média e o Renascimento, a oratória foi enfatizada como parte da educação nas artes liberais.

Nesse ponto, você já deve ter percebido a importância histórica dessa habilidade, não é mesmo? Então, continue lendo esse artigo para saber mais. Aqui abordaremos:

  • O que é Oratória?
  • O que é ter uma boa Oratória?
  • Técnicas para desenvolver sua Oratória!
  • Onde aplicar a Oratória?
  • Exemplo de oradores para se inspirar
  • Quais são os tipos de Oratória?

O que é Oratória?

Oratória é um conjunto de habilidades capazes de diferenciar um discurso comum de um memorável.

É só falar? Só ficar de pé? Só gesticular? Não, oratória é muito mais do que isso, oratória é a arte de falar com eloquência. Vou te explicar!

De acordo com a definição dos dicionários, falar com eloquência significa falar com desenvoltura, com propriedade, com desenvolvimento, demonstrando conhecimento e domínio do assunto.

E na prática, o que é oratória? É a soma de três fatores: a linguagem corporal, mais a linguagem verbal, além de uma mensagem bem estruturada. Tudo isso sendo dito com muito entusiasmo.

Assista gratuitamente nossa vídeo aula sobre O que é Oratória

Quer entender mais sobre o assunto? Separamos um vídeo completo para você:

O que é ter boa Oratória?

A comunicação verbal nada mais é do que a fala e falar pede entonação e ênfase.

Já uma mensagem bem estruturada significa organizar as suas ideias. É importante ter tudo bem definido em sua mente, principalmente a sequência com que abordará os temas.

Não pode faltar o entusiasmo! Basta imaginar como você se sente quando vai assistir a um vídeo, uma aula ou palestra em que o narrador não fala com paixão. Não dá vontade de continuar, certo?

Entusiasmo é chegar para fazer a palestra e transmitir paixão com aquilo que se faz, realizar a tarefa com amor e, dessa forma, o orador se torna convincente e agradável, prendendo assim a atenção do público.

Para fazer isso, existem algumas técnicas que podem te ajudar a se tornar um bom orador e falar bem em público.

Técnicas para desenvolver sua Oratória!

Agora que você já sabe O que é Oratória, que tal aprender algumas técnicas?

Assim como qualquer competência,  aprender a falar em público com excelência é algo que pode ser aprendido e aprimorado.

Conforme você exercita essa habilidade, se torna cada vez mais fácil discursar diante de várias pessoas. Por isso, separamos algumas técnicas de oratória:

Planeje sua apresentação

O planejamento ainda é a melhor dica para desenvolver uma boa oratória. Portanto, faça anotações e estruture em tópicos o que você quer colocar no seu discurso.

Depois, estude o roteiro desenvolvido e use-o como um guia. Assim, quando for apresentar pode deixar o texto mais fluido e sem perigo de esquecer algo.

Desenvolva sua linguagem corporal

Outro ponto essencial dentro da oratória é a sua linguagem corporal. A maneira como seu corpo se movimenta num palco ou sala de aula diz muito sobre você.

Alguém que está mais curvado e de braços fechados, certamente demonstra insegurança. Você não quer passar a mensagem de que não queria estar ali, não é?

Para desenvolver sua postura, tente fazer alguns alongamentos antes da apresentação. Também é interessante treinar em frente ao espelho e observar seus gestos e manias a serem melhorados.

Faça pausas

Um bom discurso é seguido de pausas estratégicas. Para desenvolver sua dicção é essencial respirar e falar de forma clara as palavras.

Sendo assim, faça breves pausas quando for mudar de assunto ou passar um slide. Dessa maneira, o público poderá assimilar o conteúdo e você não terá o famoso “branco” enquanto fala.

Utilize o Storytelling

A técnica de Storytelling pode deixar seu discurso mais leve e fácil de consumir. Ao ouvir uma história, o público costuma se identificar e o interesse cresce pelo assunto.

Enquanto organiza seu discurso, pense na narrativa e o que pode ser um atrativo para quem está na plateia.

Peça feedbacks sobre sua apresentação

Não adianta treinar sua apresentação e não ter ideia de como você está se saindo. Portanto, é essencial mostrar sua oratória para outras pessoas e anotar as críticas construtivas feitas para evoluir.

Separe um tempo para gravar a sua palestra e envie a pessoas de sua confiança. Com os feedbacks, você vai notar os erros e acertos que está fazendo.

Onde aplicar a Oratória?

Se eu não quero fazer seminários, não tenho interesse em ministrar palestras e não sou professor, então por que focar na oratória?

Em qualquer área do conhecimento, o uso da oratória é fundamental. Em uma entrevista de emprego, por exemplo, quando o recrutador pergunta sobre você, o que você diz?

Diz que se formou em 2000 e fez uma especialização? E aí esquece de dizer que você é uma pessoa com entusiasmo, responsável, comprometida, com várias experiências?

Esquece de dizer que você tem capacidade de assumir essa vaga porque acredita na empresa e que esse espaço pode ser um lugar para você mostrar seu conhecimento? Nesse caso, o problema é a falta da oratória.

Agora, imagine um líder que tem que apresentar um relatório para sua equipe. Os grandes oradores possuem técnicas diferenciadas com as quais vão mostrar exatamente o ponto a que querem chegar.

Uma boa oratória amarra as ideias corretamente e demonstrr uma postura diferenciada. Isso faz toda a diferença para exercer a liderançaem uma organização.

A oratória pode e deve ser aplicada em diversas áreas e situações como: discursar sobre algum tema, ministrar um treinamento ou uma aula, defender uma ideia em uma reunião, realizar um negócio ou uma venda, por exemplo.

Um bom orador é aquele que consegue se expressar bem em qualquer lugar, seja na universidade, na igreja, no seu grupo de amigos, em uma festa, no bar ou até para conquistar a pessoa amada.

Exemplo de oradores para se inspirar

Fica mais fácil entender o que é uma boa oratória e fazer sua aplicação, quando temos exemplos de grandes oradores em nossas vidas. Aposto que você já teve um professor incrível que te inspirou com suas palavras. É quase certo que ele possuía essa habilidade bem desenvolvida.

Se você está procurando personagens para se inspirar, nós separamos alguns a seguir:

  • Steve Jobs: o fundador da Apple sempre treinou seus discursos por horas e acabou se tornando referência quando o assunto era storytelling.
  • Barack Obama:  o ex-presidente se conectava com seu público e buscava demonstrar grande domínio dos temas tratados.
  • Martin Luther King: o ativista da causa negra levou milhares de pessoas às ruas, seus discursos eram cheios de emoção e ênfases.
  • Cármen Lúcia: a ministra utiliza da confiança e transparência para fazer seus discursos.
  • Emma Watson: a atriz representou o movimento #MeToo diversas vezes, sempre utilizando palavras que engajam o público e dados importantes.

Gostou desses exemplos? Existem muitos outros oradores que podem servir de guia para sua trajetória. Faça sua pesquisa e escolha o que mais lhe agrada.

Quais são os tipos de Oratória?

A comunicação acontece de diferentes formas e em vários canais. Diante disso, não poderia existir apenas um tipo de oratória. Com o estudo feito por Aristóteles, classificou-se cada uma delas. Veja a seguir:

1. Oratória Forense

Chamada também de oratória judiciária, a classificação se refere a todo tipo de discurso que ocorre num tribunal. A discussão investiga se ocorreu uma injustiça num determinado caso.

Então, o orador forense precisa levar em conta um conjunto de informações, como: provas e argumentos bem definidos.

2. Oratória Religiosa

Com um tom reflexivo, líderes religiosos utilizam suas palavras para persuadir o público sobre mensagens relacionadas a Deus.

3. Oratória Pedagógica

A oratória pedagógica é aquela que ocorre dentro da sala de aula. O educador precisa dominar seu discurso para transmitir seus conhecimentos aos alunos.

Nesse sentido, é essencial utilizar linguagem simples e didática.

4. Oratória Política

Como você já deve imaginar, políticos devem possuir uma boa oratória. Afinal, estão constantemente lidando com o público.

O objetivo é conseguir convencer aos ouvintes que suas decisões são favoráveis a uma grande maioria.

Aprofunde-se no desenvolvimento da sua oratória.

Uma das soft skills mais demandadas do mercado, a oratória é um determinante fator relacionado ao sucesso.

Para te ajudar a desenvolvê-la, a Voitto indica o eBook Comunicação Não-Violenta na Prática, essencial para te direcionar para a desenvoltura da Oratória.

Além disso, o eBook é 100% gratuito e de fácil acesso.

Clique na imagem abaixo e faça o download!

Faça o download!

Leonardo Rodrigues

Leonardo Rodrigues

Possui curso Técnico em Agroindústria pelo IFF (Instituto Federal Fluminense), onde foi o monitor principal da disciplina de matemática. Acumulou por 3 anos, menções honrosas por bom desempenho na OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas). É graduado em Engenharia Mecânica pela UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora), onde além de continuar lecionando através de monitoria das disciplinas de cálculo 3, resistência dos materiais (I e II), e fundamentos de combustão, participou do movimento empresa júnior. Também foi presidente da equipe universitária de eficiência energética da faculdade, nessa área teve um artigo acadêmico aceito e o apresentou no EMMEC (Encontro Mineiro de Engenharia Mecânica). Leonardo foi estagiário na empresa MRS Logística S.A. onde trabalhou com planilhas gerenciais e liderança de equipes de trabalho a partir da definição de metas. Tem formação complementar Master em MS Excel, Black Belt em Lean Seis Sigma, Análises Estatísticas, Marketing de Conteúdo e Produção de Conteúdo Web. Atualmente ê Mestrando do programa de pós-graduação em Modelagem Computacional da UFJF e colaborador do Grupo Voitto na área de Pesquisa e Desenvolvimento.

guia de liderança de alta performance

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Guia De Liderança De Alta Performance

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.