O que é linguagem corporal?
Tipos de linguagem corporal
O que sua linguagem corporal pode transmitir?
Erros mais comuns relacionados à linguagem corporal
Dicas de como se comportar durante a entrevista
Linguagem corporal negativa x Linguagem corporal positiva
Livros sobre a "leitura da linguagem corporal"
Dica!

Conheça a linguagem corporal de um candidato durante uma entrevista de emprego

Entenda como a sua linguagem corporal influencia a impressão que o recrutador tem de você e aprenda dicas valiosas para se portar durante uma entrevista.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Conheça a linguagem corporal de um candidato durante uma entrevista de emprego

Você sabia que seu corpo, especialmente em situações de tensão e apreensão, fala mais sobre você do que as palavras que saem da sua boca? Chamamos de linguagem corporal o conjunto de ações não verbais como gestos, movimentos faciais, postura e proximidade.

Sendo uma das primeiras formas de comunicação humana e também das mais expressivas, a linguagem corporal teve seus primeiros estudos científicos feitos por Charles Darwin, que foram publicados no livro "A expressão das emoções em homens e animais". Nele são descritos como os animais também sentem raiva, medo, alegria e demonstram isso através de expressões.

Agora, imagine que está procurando um emprego, tudo o que vai dizer na entrevista já está ensaiado, mas o que será que seu corpo está dizendo sobre você? Daí vem a importância do estudo da linguagem do corpo.

Durante entrevistas é comum se sentir agitado. Esse nervosismo nos faz, nesses momentos em que tentamos usar as palavras certas e falar o que acreditamos ser o esperado, acabar esquecendo que a linguagem corporal exerce um papel fundamental atraindo ou repelindo as outras pessoas mesmo antes que as palavras sejam ditas!

Então, para ajudar você a aprender sobre a linguagem corporal no mundo do trabalho, nesse artigo será apresentado:

  • O que é linguagem corporal?
  • Tipos de linguagem corporal;
  • O que sua linguagem corporal pode transmitir?
  • Erros mais comuns relacionados à linguagem corporal;
  • Dicas de como se comportar durante a entrevista;
  • Linguagem corporal negativa x Linguagem corporal positiva;
  • Livros sobre a "leitura da linguagem corporal".

Está curioso? Então vamos!

O que é linguagem corporal?

A linguagem corporal tem como definição a nossa forma de comunicação não verbal. Você já ouviu a expressão o corpo fala? É a verdade. Nossa movimentação, braços e mãos, pernas, contato visual, face e postura são sinais corporais que transmitem mensagens sobre nossas emoções!

Quer saber de uma curiosidade? Uma pesquisa realizada pela Universidade da Califórnia por Albert Mehrabian concluiu que 55% da nossa comunicação advém da nossa linguagem corporal e somente 7% provém da verbalização. Ficou surpreso?

Tipos de linguagem corporal

  • Cinésica: relativa a expressões faciais, olhar, gestos e postura.
  • Proxêmica: relacionada a espaço físico, a distância entre as pessoas.
  • Tacêsica: correspondente ao toque.
  • Aspecto físico: Aparência e formato do corpo.

Você conhecia esses tipos de linguagem? E sabia que eles influenciam na avaliação do recrutador sobre você nos processos seletivos?

Se você está em busca de se destacar no Processo Seletivo, uma dica é aprender sobre as etapas mais comuns, bem como se portar em cada uma delas.

Você se sente despreparado para participar de processos seletivos? Para se destacar dos concorrentes, você precisa ser estratégico e dar o melhor de si!

Com o curso Como ter sucesso em um Processo Seletivo, você aprenderá a reconhecer seus pontos fortes e se a vaga que está tentando é compatível com o seu perfil. Além disso, você também aprenderá a elaborar um currículo atraente, dentre outras habilidades para desenvolver uma autoconfiança diante do entrevistador e aumentar suas chances de ser contratado.

Esperamos você para estudar com a Voitto e, em seguida, publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo para obter mais informações e obter um desconto de 50% no curso.

Como ter sucesso em um processo seletivo? Saiba já!

O que sua linguagem corporal pode transmitir?

O modo como andamos, sentamos, olhamos, encaramos, a posição em que deixamos a cabeça, os gestos, a postura e o vestuário são aspectos observados durante a entrevista. Mas, a linguagem corporal mesmo sendo algo inerente à natureza humana, costuma não receber o devido valor pela maioria das pessoas.

Por isso, os entrevistadores e especialistas são dotados de inteligência emocional e treinados a fazer análise corporal do entrevistado, para dele tirar informações valiosas que currículo nenhum dará. Para entender melhor, veja alguns exemplos práticos de como os examinadores podem ler suas atitudes:

1. Um sorriso mostra que você está aberto a novos conhecimentos e que eles são bem-vindos por você. E, além disso, transmite serenidade.

2. Entrar na sala com postura ereta, cabeça erguida e olhando nos olhos de quem o recebe dá a entender que você está confiante e seguro de seus objetivos.

3. Entusiasmo dá maior importância e vitalidade ao que você está comunicando. Mas, em demasia, podem indicar nervosismo, insegurança e necessidade desmedida de autoafirmação.

4. A cabeça muito erguida indica sentimentos próprios de superioridade ou um grande esforço em acobertar algum medo.

5. Manter o contato visual constante com o interlocutor demonstra atenção e aceitação do que está sendo dito. Entretanto, isso não significa que seus olhos não podem se desviar uma vez ou outra, e nem que você concorda em absoluto com tudo quanto está sendo dito.

6. O olhar para baixo denota decepção e tristeza. Levantar as sobrancelhas indica dúvida. Olhar para os lados mostra que você está pensando, não entendeu ou não concorda com o que está sendo dito.

7. Gestos transmitem entusiasmo e dão maior ênfase durante uma conversa - enquanto uma pessoa agressiva ou invasiva se debruça em cima da mesa, uma outra recatada ou fechada se senta para trás da cadeira. Assim, controlar os gestos em demasia demonstra frieza ou pouco caso.

8. Suas roupas também dizem muito sobre você e devem estar de acordo com o cargo que você busca. Também devem estar alinhados com sua bolsa, seu sapato, seu penteado e seus acessórios, no caso de você ser mulher.

Por que esses cuidados? Uma bolsa "surrada" demonstra desleixo, e sem combinar com o sapato, falta de bom senso. Cabelo bagunçado remete à incompetência, e acessórios demais fazem aflorar uma emocionalidade exacerbada para o ambiente de trabalho.

No caso de homens, as mesmas prerrogativas podem ser ditas sobre o uso de gravatas, abotoaduras, cores de ternos e escolhas de camisas que dão muito contraste com o resto ou com a cor da pele.

9. A distância que você assume do seu entrevistador revela como você encara sua relação com a pessoa: íntima, invasiva, comprometida, respeitosa, de trabalho, antagônica, competitiva, etc.

Erros mais comuns relacionados à linguagem corporal

Lembre-se disso: o corpo fala, mas nem sempre ele diz o que gostaríamos! Muito da nossa expressão corporal é involuntária, um reflexo natural das nossas emoções. A boa notícia é que com um pouco de treino conseguimos controlar melhor esses reflexos para que eles transmitam exatamente o que queremos.

No site empregos.com.br, a especialista em entrevistas e também consultora do Hay Group Brasil, Priscila Mendes, e João Pedro Caiado, consultor em Recursos Humanos e fundador da Human Development Organization, dão as dicas sobre os erros mais comuns relacionados a "leitura da linguagem corporal" na hora da entrevista de emprego e da dinâmica em grupo.

  • Fique atento: braços cruzados mostram descontentamento e falta de conexão com o outro, isto é, o canal de comunicação é fechado entre você e o entrevistador. Atenção com a comunicação corporal, hein?
  • Segurar a bolsa ou a caneta insistentemente pode estar relacionado a uma postura defensiva, o que para o selecionador, demonstra insegurança.
  • Não olhar diretamente para o entrevistador é o erro mais frequente, pois revela que o candidato sente medo e não confia em si mesmo.
  • Já aqueles que gostam de se sentar na beirada da cadeira indicam que desejam encerrar aquilo o mais rápido possível e ir embora.
  • Mexer braços e pernas em demasia é visto como uma resposta natural do corpo quando você está nervoso ou ansioso. Passar toda hora a mão no cabelo ou qualquer outro tique demonstra essa ansiedade. Porém, ficar totalmente estático não é a melhor opção: "Você é um produto que tem vida", dizem os consultores.

Dicas de como se comportar durante a entrevista

Ficou assustado com os erros mais cometidos durante o processo seletivo? Calma, para todo problema há uma solução! Anote as dicas de linguagem corporal abaixo:

  • Sentar-se no encosto da cadeira e inclinar-se um pouco deixa o candidato automaticamente mais seguro e relaxado, mostrando ao selecionador uma atitude positiva com o momento, na medida em que você vai em sua direção.
  • Repousar os braços no apoio da cadeira. Caso a cadeira não tenha apoio, coloque as suas mãos sobre as pernas. Lembre-se de não cruzar os braços, ok?
  • Olhar nos olhos do entrevistador e encará-lo (sem parecer maluco, é claro) transmite confiança e cria empatia.
  • Acenar com a cabeça em negativa ou concordância de acordo com a situação demonstra suas sensações e mostra que você está entusiasmado com a conversa.
  • "É imprescindível que, ao cumprimentar o entrevistador, você dê um aperto de mão firme e confiante. Isso irá demonstrar que você sentiu confiança na entrevista", afirma Caiado.

Preste atenção ao seu tom de voz, para que ao falar, você seja entendido da forma como pretende. É preciso ter cuidado para conseguir transmitir a imagem de que você sabe do que está falando, mas sem parecer arrogante.

Linguagem corporal negativa x Linguagem corporal positiva

1. Movimento corporal

Movimento corporal

2. Mãos e braços

Mãos e braços

3. Pernas

Pernas

4. Olhos

Olhos

5. Face

Face

6. Postura

Postura


Agora você já aprendeu como seu corpo fala por você. Mas me diz, você já leu nossos outros artigos sobre processo seletivo? Caso não, acesse já os artigos abaixo para se preparar mais ainda!

Livros sobre a "leitura da linguagem corporal"

Dica!

Confira a videoaula Principais perguntas de uma entrevista de processo seletivo que estamos disponibilizando gratuitamente do curso de "Como ter sucesso em processos seletivos", ministrado pela consultora Carol Portilho, e se prepare para a entrevista de um processo seletivo de emprego, estágio ou trainee. Clique aqui e assista agora!

Videoaula Principais perguntas de uma entrevista de processo seletivo, assista agora!

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Ebook Comunicação não-violenta na prática

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Comunicação Não Violenta Na Prática

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.