A entrevista terminou, você finalmente respirou aliviado. Agora é só ir para casa e aguardar pela resposta, certo? Errado! Seu trabalho ainda não acabou, não se você realmente está interessado na vaga. Existem algumas ações importantes a serem executadas depois da entrevista, que ajudarão você a conseguir o emprego.

Existem algumas recomendações a se seguir depois da entrevista de emprego, e como você age nessa fase é tão importante quanto seu comportamento durante a entrevista. É aqui que muitos candidatos se sentem perdidos por não terem ideia de como agir, afinal a linha entre se mostrar interessado e ser chato é bem tênue.

Pensando nisso, reunimos as principais recomendações feitas por recrutadores a respeito do acompanhamento pós-entrevista. Essas são dicas do que fazer e do que não fazer depois da entrevista de emprego. Aqui estão:

 

Avalie sua entrevista

 

Assim que você completar sua entrevista, é de grande valia que você faça um resumo sobre sua entrevista. Lembre-se de colocar as perguntas que foram feitas e suas respostas, pois será importante que você tenha um registro delas no caso de haver uma entrevista de acompanhamento.

Também deve entrar nesse resumo tudo aquilo que você gostaria de ter dito, mas acabou se esquecendo ou não teve a oportunidade. Assim, se você for selecionado para uma segunda entrevista, pode aproveitar para falar o que não foi dito.

Um dos pontos em que uma avaliação completa de sua própria entrevista mais ajuda é na identificação de pontos a melhorar. Ao identificar esses problemas, você estará apto para trabalhar em cima deles para que em futuras entrevistas de emprego você esteja mais preparado e esses erros não se repitam.

 

Anote informações de contatos e os próximos passos

 

Assim que a entrevista termina, você pode e deve perguntar sobre os próximos passos. Qual o prazo para a empresa entrar em contato? Qual a melhor forma de contatar a empresa, e-mail ou telefone? Entrarão em contato com todos, ou somente quem conseguir a vaga?

Ter esses dados bem documentados te ajudará a se sentir menos ansioso durante o processo de esperar pela resposta em relação a vaga. É importante anotar o contato de todos os entrevistadores e responsáveis pelo processo seletivo.

Obter os nomes de todos envolvidos é crucial, porque você precisará fazer uma nota de agradecimento. Essa nota deve ser por padrão enviada por e-mail, na qual consta seu agradecimento pela entrevista e pela oportunidade. É bom que seja enviada dentro de 24 horas após o fim da entrevista. Dependendo do tipo de empresa, uma carta escrita à mão pode ser muito bem vista também.

 

Espere o prazo dado pelo entrevistador

 

É muito importante ter paciência depois da entrevista. Para você, uma semana pode parecer uma eternidade, mas para o recrutador, é só mais uma semana. Se o entrevistador disser que o tempo de resposta é de 10 dias, não entre em contato antes dos 10 dias. Isso demonstrará desespero e falta de atenção.

Depois de passados 2 dias do prazo dado pela empresa, envie um e-mail perguntando sobre o processo, mas sem forçar um feedback ou dizer coisas do tipo “você disse que demoraria 14 dias, mas já se passaram 16”. Não faça isso! Afirme que tem grande interesse em trabalhar na empresa e que gostaria de receber sua resposta.

Caso o entrevistador não tenha a resposta ainda, aguarde. No máximo, um mês depois da última conversa, envie outro e-mail perguntando sobre a vaga. Lembre-se também de seguir as instruções dadas pelo responsável pelo processo seletivo. Se foi dito para entrar em contato por e-mail, não ligue!

 

Notifique suas referências

 

É importante que todas as pessoas que você usou como referência durante a entrevista saibam disso. Elas precisam estar preparadas para receber uma ligação do entrevistador, para que não sejam pegas de surpresa.

Mas não manipule a referência, pois recrutadores percebem com facilidade quando isso acontece. Apenas as lembre daquilo que você realizou quando trabalhou junto com elas.

 

Continue procurando

 

É importante não se acomodar depois da entrevista. Continue procurando por vagas enquanto espera pela resposta. Com o mercado competitivo como está, você não pode se dar ao luxo de simplesmente sentar e esperar.

Isso não significa perder as esperanças na vaga que você se candidatou, muito pelo contrário, ao continuar a busca, você estará se preparando também para uma possível segunda entrevista. Existem casos em que empresas chegam a demorar 6 meses ou mesmo 1 ano para finalizar um processo seletivo.

Não desanime, mas continue procurando!

 

Não questione o resultado

 

Nem sempre obtemos o resultado que queremos e precisamos lidar com isso. É crucial que você não questione o resultado dado pela empresa. Você pedir por um feedback esclarecendo se houve algum ponto no qual falhou, o que te ajudará a melhorar para a próxima vez.

Seja educado e demonstre maturidade, pois isso é sinal de profissionalismo. Você pode não ter conseguido a vaga que se candidatou, mas uma postura correta diante do resultado negativo pode inclusive fazer com que o seu nome esteja entre os primeiros na próxima vaga que a empresa abrir.

 

Que tal se preparar agora?

 

Que tal aprender tudo sobre processo seletivo? Para que você esteja completamente preparado para uma entrevista de emprego, a Voitto traz até você o curso Como ter sucesso em um Processo Seletivo! Não perca tempo e faça já sua inscrição!