Como se preparar para uma entrevista de emprego em inglês?
Preparado para o emprego dos sonhos?

Veja como se preparar para uma entrevista de emprego em inglês

Confira quais são as 5 principais etapas de uma entrevista de emprego em inglês e como se preparar para ter sucesso e conquistar vaga dos sonhos!

Thales Campissi
Por: Thales Campissi
Veja como se preparar para uma entrevista de emprego em inglês

O que mais te assusta em um processo seletivo? Se sua resposta for a entrevista em inglês, nós vamos te ajudar a se preparar.

Imagina só, você sai do colégio, passa mais cinco anos estudando, se preparando, praticando e sonhando com aquela vaga de emprego. Estudou sobre a empresa, tem conhecimentos técnicos e não técnicos (hard e soft skills), tudo o que é necessário para conquistar o cargo.

E agora que você acredita que a vaga já está no papo, rá! Uma das etapas do processo seletivo é uma entrevista de emprego em inglês e você não pratica a língua faz tanto tempo que se sente mais enferrujado que a sua antiga bicicleta de rodinhas do Mickey.

Calma, calma, meu amigo leitor. Eu trago agora para você as 5 etapas de uma entrevista em inglês, com dicas e exemplos que te ajudarão a se sair bem neste desafio.

Para cada uma destas etapas temos um artigo próprio e, nesses artigos, eu vou te ensinar, de forma simples e prática, quais são as principais frases que você deve aprender, do "olá" ao "até breve", para se mostrar confiante nessa importante etapa da seleção.

Você se sente despreparado para participar de processos seletivos? Para se destacar dos concorrentes, você precisa ser estratégico e dar o melhor de si!

Com o curso Como ter sucesso em um Processo Seletivo, você aprenderá a reconhecer seus pontos fortes e se a vaga que está tentando é compatível com o seu perfil. Além disso, você também aprenderá a elaborar um currículo atraente, dentre outras habilidades para desenvolver uma autoconfiança diante do entrevistador e aumentar suas chances de ser contratado.

Esperamos você para estudar com a Voitto e, em seguida, publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo para obter mais informações e obter um desconto de 50% no curso.

Como ter sucesso em um processo seletivo? Saiba já!

Como se preparar para uma entrevista de emprego em inglês?

1. Como começar um diálogo em inglês

Para iniciar uma conversa em inglês de forma educada e simpática, torna-se necessário aprender as principais saudações e pronomes de tratamento, formais e informais. Dessa maneira você será capaz de se comunicar tanto com o seu futuro chefe quanto com um possível colega de trabalho.

Com o primeiro, você deverá se comunicar de maneira mais formal. Faça sempre uso do "good morning" ou da saudação apropriada para o turno em questão. Sempre se refira a ele com o devido pronome de tratamento formal (Mr., Mrs., Miss., Sir., Ma'am).

Já com o segundo, você pode ter mais liberdade. Você não precisa e, na verdade, não vai querer ser careta, não é mesmo? Com ele você deverá usar saudações como "Hello", "Hi", "Hey", "Howdy", ou ainda, "Yo". Completando esta saudação, você pode se referir a este colega com um "there", "you", "man", "buddy", e também "dude".

Para dar prosseguimento à sua conversa, assim como no português, é simpático perguntar se está tudo bem com a pessoa. Para isto, e são ótimas opções. Para responder tais perguntas use "I'm fine thanks".

Para se aprofundar, aprender e ver mais exemplos desta etapa da entrevista, acesse o nosso artigo "Entrevista de emprego em inglês: como começar um diálogo".

2. Informações pessoais em inglês

Agora que você já iniciou a conversa, deverá começar a falar das suas informações pessoais. Nesta etapa, é pouco provável que o entrevistador ainda não saiba seu nome, mas se este for o caso, ele deverá começar com o famoso "What's your name?". Como resposta você deverá utilizar "My name is ______".

Apresentações feitas, você deve esperar ouvir algo como um "Nice to meet you" em seguida e, é de boa praxe e boa educação que você diga algo que demonstre o mesmo, como "Likewise".

Há ainda diversas perguntas muito comuns nesta etapa. É interessante que você aprenda a ouvi-las, entendê-las e que prepare algumas respostas para cada uma delas. Aqui eu trago algumas opções:

  • Do you have a nickname? - Yes, I do. People usually call me _________
  • Do you have children? - Yes, I do
  • Where are you from? - I'm from _________
  • What's your phone number? - My phone number is _________
  • How old are you? - I'm ___ years old.
  • When is your birthday? - My birthday is on (month)/(date).

Para aprender mais perguntas frequentes nesse processo, como responder cada uma e como preencher estas lacunas com números cardinais e ordinais, acesse o nosso artigo específico sobre como falar sobre suas informações pessoais em inglês.

3. Como falar sobre seus estudos em inglês

Após as suas informações pessoais, o fluxo natural do diálogo te levará a falar sobre seus estudos e, neste momento, você deverá saber falar sobre as instituições de ensino nas quais você realizou algum curso e sobre os níveis de graduação.

Primeiramente, você deve saber que o equivalente ao Ensino Médio do Brasil nos Estados Unidos é o "High School" e que este é constituído por 4 anos.

Posteriormente, o aluno que decidir continuar os seus estudos parte para uma (instituições menores) ou "(instituições maiores). Essas instituições equivalem à faculdades e universidades brasileiras.

Nestas instituições, o aluno busca primeiramente o nível de "undergraduate", termo que, apesar de não parecer, refere-se ao mesmo nível que a graduação no Brasil. Após a conclusão, pode-se ainda escolher continuar se aprofundando para então se tornar "graduate", nível semelhante à pós-graduações do Brasil.

Para se referir à instituições onde realizou os seus cursos, você vai precisar entender um pouco sobre as preposições. Algumas regras gerais de uso das preposições irão te nortear, porém existem exceções que serão melhor debatidas no artigo específico sobre seus estudos. Nele você encontrará também muitos exemplos de especializações.

As regras são:

  • A preposição "IN" é utilizada para dizer que o sujeito da frase está de alguma forma dentro do objeto. É a preposição que menos especifica o lugar, o tempo ou a circunstância do verbo
  • A preposição "ON" é utilizada para dizer que o sujeito da frase está encostado no objeto. Dá mais especificidade do que a preposição "IN"
  • A preposição "AT" é utilizada para dizer que o sujeito da frase está exatamente no objeto. É a que dá mais especificidade entre as preposições.

4. Como falar sobre minha experiência e carreira em inglês

Para falar sobre sua experiência profissional, você precisará aprender a falar em inglês sobre a sua profissão, sua área de atuação e ainda, profissões e áreas que você já ocupou.

Para dizer sua profissão você deve falar "I'm a/an ________" e completar a lacuna com sua profissão. Lembre-se de que, caso esta tenha uma vogal como inicial, você deverá escolher o "an" como artigo indefinido. Caso contrário utilize "a".

Para dizer qual é a área de atuação da sua profissão diga "I work in ________" e complete a lacuna com a sua área.

Já se você trabalha em uma área de atuação que não é a sua, a frase "I work as ________" é a apropriada para dizer isso.

Existem ainda algumas perguntas muito comuns ao se falar sobre experiência e carreira. Para saber cada uma delas você pode acessar o nosso artigo específico sobre experiência e carreira.

5. Como agradecer e se despedir em inglês

Tão importante quanto iniciar uma conversa de forma educada e simpática é saber se despedir da mesma maneira. Para que você seja capaz disso, te darei alguns exemplos formais e informais, muito usuais neste momento.

Para finalizar a entrevista, você deve agradecer e se despedir de maneira formal. "Thank you for taking the time" é uma ótima opção de agradecimento e é provável que você escute um "You're welcome" como resposta. Para se despedir, o mais usual é "Good bye!" e, caso esteja confiante de que haverá um próximo encontro, "See you soon".

Agora, para agradecer e se despedir daquele futuro colega de trabalho, diga: "e

Existem muitas outras formas de agradecer e se despedir, e todas elas são mais exploradas e explicadas no nosso artigo específico sobre o tema. Nele você aprenderá, além das despedidas e agradecimentos, como dizer os horários dos dias e os dias da semana, para assim, se tornar capaz de marcar um próximo encontro.

Preparado para o emprego dos sonhos?

Todo este conteúdo foi retirado do nosso curso completo de inglês para processos seletivos, ministrado pela consultora Aline Coutinho. Além dos conhecimentos vistos nessa série, você verá exemplos práticos desta experiência, diálogos com as principais frases deste contexto e a simulação completa de uma entrevista.

Em um mundo globalizado, o inglês se torna obrigatório para se manter competitivo. Por isso, processos seletivos exigem o inglês como pré-requisito. Mas você está preparado para uma vaga assim? Como você se sente quando a entrevista é em inglês?

Com o curso Inglês para Processos Seletivos você entenderá como se dá uma entrevista em inglês e, assim, identificar qual informação que o recrutador deseja. Você aprenderá a pronunciar corretamente e a elaborar respostas simples e completas sobre estudos e informações pessoais e profissionais.

Eai, está Interessado em aprender o inglês necessário para processos seletivos, convencer o entrevistador de que o seu perfil é adequado para a vaga e conquistar a vaga dos seus sonhos?

Use o cupom BLOG100 na nossa plataforma e comece a se qualificar gratuitamente! Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixa e saiba mais a respeito!

Aprenda o Inglês necessário para os processos seletivos! Clique e se inscreva já!

Thales Campissi

Thales Campissi

Grad. de Engenharia Elêtrica com habilitação em Sistemas de Potência pela UFJF e técnico em Eletromecânica pelo IF Sudeste MG. Possui formação de White Belt em Lean Seis Sigma, Construção de Websites, Linguagem HTML, Padrões W3C, Recursos de Formatação, Marketing de Rede e Excel Intermediário. Foi bolsista como monitor das disciplinas Cálculo I e Análise de Investimentos em Engenharia e Gestão de Obras na UFJF. SEO Funcional Manager e head da equipe de produção de conteúdos na área de Pesquisa e Desenvolvimento do blog da Voitto.

Como ter sucesso em um Processo Seletivo? Saiba já!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso Pago] Como Ter Sucesso Em Um Processo Seletivo

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.