Qual interesse uma empresa tem ao te contratar? Obviamente, o seu trabalho, produto, serviços e/ou mão de obra.

Para saber como você geralmente exerce seu trabalho e se suas habilidades e características são compatíveis com a vaga e atraentes para a empresa, nesta fase da entrevista, sua carreira, seu histórico e suas experiências profissionais serão analisados.

Você sabe como responder às principais perguntas sobre esse assunto de maneira clara, assertiva, confiante e fluente em inglês? Calma, se a resposta for “não”, vou me encarregar agora de te ajudar com isso. Se ajeite na cadeira e “let’s learn!

 

Emprego e trabalho

 

Há algumas situações muito comuns no contexto da busca por um emprego. Para enriquecer nosso vocabulário, veremos agora uma lista de “steps to get a new job”:

  • Look for a job;

  • Apply for the position;

  • Fill out the form;

  • Go to the interview;

  • Sign the contract;

  • You're hired!

 

Profissionais e suas áreas

 

É chegado o momento de dizer a que veio. Agora você precisará saber dizer a sua profissão, sua área de atuação e ainda, profissões e áreas que você já ocupou.

Para isso, trago para você alguns exemplos:

 

I'm a/an _________.

Para preencher a lacuna desta afirmação, você deve usar a sua profissão ou ocupação profissional.

Deve-se escolher como artigo o "a", quando a palavra seguinte for iniciada com som de consoante, e o "an", quando a palavra seguinte for iniciada com som de vogal.

Para te ajudar nesta tarefa separei alguns exemplos:

  • a teacher;

  • an architect;

  • an accountant;

  • a director;

  • an electrician;

  • a nurse.

 

I work in _________.

Já para esta lacuna, escolha a sua área de atuação. Por exemplo:

  • Education;

  • Accounting;

  • Engineering;

  • Consulting

  • Finance.

 

I work as _________.

Esta frase é usada para descrever uma função que você está exercendo agora, porém, não é necessariamente a sua profissão ou ocupação principal. Nesta lacuna, podem-se usar os mesmos exemplos usados para a primeira.

 

Sua experiência profissional: perguntas e respostas

 

De forma a contribuir para o seu "speaking", iremos agora aprender mais algumas preposições de tempo, muito comuns no contexto de uma entrevista de emprego, além de perguntas e respostas com alguns exemplos de utilização das mesmas.

 

How long have you worked at that company?

 

Since - Preposição utilizada para mencionar a data de início. Ao utilizar esta preposição no inglês, subentende-se que a atividade referida ainda não acabou.

Exemplo: I've worked at that company since 2016.

 

For - Preposição utilizada para mencionar o período de duração daquela atividade.

Exemplo: I've worked at that company for 3 years.

 

When did you work at that company?

 

From ___ to ___. - preposição utilizada para mencionar data de início e de encerramento de uma atividade.

Exemplo: I worked as that company from June to November of 2016.

 

Between ___ and ___. - também utilizada para data de início e de encerramento de uma atividade.

Exemplo: I worked at that company between january and September of 2018.

 

What was your schedule like?

 

Through/From ___ to ___. - conjunto muito usado para se referir à carga horária.

Exemplo: I worked Monday through Friday, from 9 to 17.

 

O ritmo e a acentuação tônica da língua inglesa

 

Para demonstrar confiança e fluidez neste momento da entrevista, você deverá se atentar à sua pronúncia. Pode-se dizer que a língua inglesa é quase “cantada”, de forma a dar mais importância e realce às coisas certas dentro da construção das frases.

Não basta carregar consigo todo este conteúdo teórico se você gaguejar para falar ou pronunciar as palavras com entonações erradas. Você deve aprender a falar com ritmo e com a devida acentuação tônica das palavras, para soar sempre da maneira desejada.

No nosso curso completo " Inglês para Processos Seletivos", a consultora Aline Coutinho traz diversas dicas de pronúncia, ritmo e acentuação tônica, além de exemplos que vão te dar toda confiança e preparo necessários nesse processo. Confira abaixo uma das videoaulas do curso:

 

 

Ainda tem mais!

 

Este artigo teve o intuito de te dar dicas e exemplos práticos de frases que têm grande chance de surgir durante a sua entrevista de emprego em inglês. Algumas variações podem ocorrer nesse contexto, mas, com os conhecimentos obtidos aqui, certamente você terá ferramentas para lidar com elas com desenvoltura.

Mas isso não é o começo e muito menos o fim. Para chegar a esta etapa, aprenda na série completa a passar antes pela experiência de:

Para treinar o entendimento e a conversação, não se esqueça de conferir as várias dicas de pronúncia e exemplos práticos de uma entrevista, que a professora Aline Coutinho separou no nosso curso completo “Inglês para processos seletivos”.

 

Inglês para processos seletivos, curso completo!