Muito se fala sobre a cobrança do mercado para desenvolver habilidades diferenciadas, não é mesmo?

Trabalhar nossa capacidade de expansão é muito importante quando queremos alcançar nossos objetivos de carreira. Mas, entre a teoria e a prática, como escolher um caminho inovador e garantido?

Certamente, você já ouviu falar sobre a metodologia Lean Seis Sigma: um sistema conhecido por acompanhar e praticar projetos; realizar e aceitar mudanças, como também aprimorar competências de liderança.

Os profissionais capacitados - principalmente no Black Belt – tornam-se notáveis, mais preparados para ganhar resultados significativos para suas empresas.

 

O que é Lean Seis Sigma?

 

O Lean Seis sigma foi desenvolvido em 1987 pela Motorola e chegou ao Brasil em 1996. Primeiramente, a tática foi aplicada no meio industrial e, depois dos anos 2000, foi ganhando mais espaço no setor de serviços e na área da saúde.  

Eis o grande objetivo estratégico: por meio da melhoria na qualidade de produtos e processos se deseja maximizar a performance e a lucratividade das empresas - além do aumento na satisfação de clientes e consumidores. 

E como isso é possível? A resposta ficou clara com o tempo... Através de um método gerencial organizado e altamente quantitativo!

Hoje, podemos ver que o Lean Seis Sigma é aplicado em empresas das mais diversas áreas, como por exemplo: Vale, Ford, Nestlé, Contax, Atento, Lojas Americanas, Walmart, Localiza, HSBC, Hospital Albert Einstein, Hermes Pardini e muitas outras.

Sim, estas são grandes companhias, o que nos mostra o valor dessas ferramentas e a vantagem em aplicá-las.

 

Por que me capacitar em Lean Seis Sigma?

 

No Lean Seis Sigma, treinamos Belts: participantes envolvidos no desenvolvimento e na aplicação de projetos. São os Belts que possuem a responsabilidade de conduzir planejamentos - através da implementação de soluções articuladas e com a ajuda de ferramentas técnicas, atingimos melhorias. 

Um Black Belt é um agente de transformação! Dificilmente, esse profissional não será valorizado, mesmo quando o mercado está em crise ou em épocas de recessão econômica.

O que quero dizer é que você pode aprimorar muitas práticas: foco, eficiência de comunicação, trabalho em equipe, gerência planos e preparação para propor mudanças e melhorias.

Entendido o conceito, agora é hora de responder como você pode atingi-lo!

 

O que preciso para fazer o treinamento de Lean Seis Sigma?

 

Se você está lendo este artigo é porque está, no mínimo, interessado na formação Lean Seis Sigma. Esta é uma característica que pode te diferenciar: a busca constante por inovação!

Para ser um Black Belt, você também vai precisar trabalhar com iniciativa, entusiasmo, persistência, motivação, habilidades de comunicação e trabalho em equipe, disposição para gerenciar projetos, raciocínio analítico e quantitativo e capacidade de concentração.

Mas o que exatamente um Black Belt é capaz de fazer pela empresa? Com certeza, podemos citar alguns pontos observados entre diversos profissionais com essa certificação, por exemplo:  

 

1. Liderar equipes de melhoria

 

A frente de um grande time, sempre há um grande gestor. O profissional certificado na metodologia Lean Seis Sigma é capaz de implementar diversas iniciativas de melhoria contínua como 5S, Gestão Visual, Controle Estatístico de Processos, Redução de Tempo de Setup, eventos Kaizen e outros.

 

2. Conduzir projetos que geram resultados

 

O ponto é justamente esse: alcançar metas de otimização de produtos e processos, redução de custos e crescimento na satisfação de clientes, sempre considerando que essas propostas possuem metas.

 

3. Avaliar dados históricos, ausência de desempenho e conexões

 

É aí que está o pulo do gato: o profissional certificado como Black Belt possui um conhecimento avançado em ferramentas estatísticas e consegue avaliar o comportamento histórico de indicadores de performance das empresas.

 

4. Atuar como consultor organizacional sendo prestador de serviço ou empregado direto

 

Esta é uma possibilidade única de incorporar um novo mercado! O Black Belt pode se dedicar a função de orientação na identificação de lacunas de performance, capacitação de colaboradores na metodologia Lean Seis Sigma e em ferramentas da melhoria.

 

Ficou bem mais claro, né?

 

Não é por coincidência que empresas, dos mais variados ramos, estão investindo no Lean Seis Sigma ou na contratação de profissionais com essa formação. Esse pode ser o caminho ideal para você alcançar suas metas! 

Assista a nossa aula sobre o processo de certificação Lean Seis Sigma e entenda melhor seus critérios e benefícios:

 

 

 

Aprenda mais!

 

Agora que você já sabe como o mercado de trabalho reconhece profissionais Lean Seis Sigma, por que não investir na sua carreira e fazer um curso dessa metodologia? 

Aproveita que a Voitto oferece o curso gratuito de White Belt em Lean Seis Sigma. Te garanto que você não vai se arrepender!