Por ser uma ferramenta gerencial conhecida há anos, muitos podem pensar que o Lean Seis Sigma não oferece nada de novo – isto é um grande erro! Afinal, a metodologia é renomada, justamente, por garantir resultados através de ferramentas, estatísticas e gerenciais, diferenciadas por seus ganhos efetivos.

Quando o desejo de realização sai do papel e a empresa abre suas portas, as vantagens tornam-se nítidas. Toda hora é uma boa hora para cuidar do desdobramento estratégico de uma organização e reduzir custos – perceber isso já é um grande passo. Mas, afinal, como alcançar o sucesso na implementação do Lean Seis Sigma?

Se seu objetivo é buscar resultados e promover a melhoria contínua, você precisa de um Sistema de Gestão bem estruturado! O Lean Seis Sigma é definido como uma ferramenta de nível tático, resultante da junção de duas metodologias, Lean Manufacturing e Seis Sigma.

A junção do conceito de manufatura enxuta, que busca a redução de desperdícios, com o Seis Sigma, que é uma ferramenta voltada para a redução da variabilidade de processos, criada por Jack Welch, CEO da GE, pode aumentar a lucratividade e facilitar o alcance de metas anuais constatadas a partir da estratégia do negócio.

Para isso, é preciso treinar pessoas comprometidas com a vontade de transformar e melhorar performances. Os colaboradores, acertadamente treinados, se tornarão patrocinadores do programa ou especialistas no método e nas ferramentas quantitativas e gerenciais.

Se você deseja aprofundar os seus conhecimentos em Lean Seis Sigma, tenho uma boa notícia! A Voitto disponibiliza um curso gratuito de formação em White Belt Lean Seis Sigma, que vai te fornecer conhecimentos incríveis e dar aquela turbinada no seu currículo! Então, não perca a chance! Inscreva-se agora:

 

 

 

Quem participa da implementação do Lean Seis Sigma?

 

Os projetos Lean Seis Sigma devem envolver uma equipe múltipla, composta por perfis variados e coordenada por duas figuras especiais, o Champion e o Black Belt – estes precisam ter a certificação da metodologia.

  • Black Belt: é a figura que lidera a equipe de implementação. É ele quem vai conduzir o grupo ao longo das etapas do ciclo DMAIC, ensinar e aplicar as ferramentas adequadas ao projeto e identificar oportunidades de melhoria.

  • Champion: essencialmente, seu posto é garantir que todos os empecilhos para implementação com sucesso sejam removidos, assim como disponibilizar recursos necessários à execução. Ele também deve aprovar ou reprovar propostas de melhoria e realizar alterações no sistema.

  • Membros da equipe: é fundamental que a equipe esteja envolvida, motivada e comprometida com o projeto Seis Sigma. Todos os envolvidos devem expor seu conhecimento sobre o andamento e comunicar mudanças aos membros de sua área de atuação. Sua função é coletar dados para a avaliação e guiar os reparos.

 

6 dicas para a implementação de um Programa Lean Seis Sigma bem sucedido

 

1. Mapeie de oportunidades de melhoria

 

O conceito da ferramenta que estamos apresentando compreende uma visão de futuro! Assim, o mapeamento permite a melhoria de processos, através da elaboração de novos projetos - normalmente relacionados à redução de custo, otimização do processo de fabricação de produtos e serviços ou aumento na satisfação de clientes internos e externos;

 

2. Alinhe a Alta Administração da empresa

 

Ao definir claramente papéis e responsabilidades, os direcionamentos ficam mais simples. É importante realizar um seminário ou workshop sobre os conceitos básicos na implementação do Lean Seis Sigma e seus objetivos.

Neste momento, deve ser esclarecido quem atuará em funções específicas, como White Belt, Yellow Belt, Green Belt, Black Belt e Master Black Belt, e quais são as responsabilidades e funções de cada cargo. Desta forma, o corpo da instituição compreende porque se engajar ao projeto. É aí que você vai selecionar os Champions, seus grandes parceiros nessa empreitada!

 

3. Realize o processos de seleção

 

Ao selecionar candidatos para Black Belts e Green Belts, estes vão conduzir todo o procedimento. Pessoas que se identificam com sua empresa e se enquadram em potenciais transformadores são grandes perfis para este treinamento. Com o apoio da área de Gestão de Pessoas, isso se tornará mais fácil.

 

4. Ofereça os treinamentos

 

Ao estabelecer a implementação do Lean Seis Sigma, você precisa ter colaboradores Black Belts e Green Belts, eles impulsionarão seu negócio. Busque qualidade – bons treinamentos geram bons resultados. Todos os conceitos da metodologia Lean Seis Sigma, orientações sobre a aplicação do método DMAIC e ferramentas estatísticas precisam ser abordados.

 

5. Atente-se a comunicação

 

Um dos fatores chave para o sucesso da implementação de um projeto Lean Seis Sigma é uma boa comunicação entre a equipe. Dessa forma, deve-se definir um canal de comunicação, no qual se encontram todas as informações sobre o projeto e sobre o seu andamento.

Além disso, deve garantir-se que a comunicação está sendo passada de forma clara e adaptada ao projeto que está sendo realizado.  

 

6. Acredite no projeto!

 

Ao gerir os projetos, você garantirá os resultados para a empresa. Acompanhe todos processos e esteja por dentro do que deu certo ou errado. Constate os processos mais interessantes para sua companhia.

O Lean pode trazer grandes resultados para sua empresa se for aplicado corretamente!

 

Esteja atento no processo de implementação do Lean Seis Sigma

 

Neste artigo, apresentei um passo a passo para colocar em prática a implementação Lean Seis Sigma em um empreendimento. Como você pôde acompanhar, os objetivos podem variar, mas não a necessidade estar bem preparado.

Esteja atento a duas necessidades imprescindíveis para seu sucesso absoluto:

Aliados são importantes. Então, é de extremo valor o forte apoio da Alta Administração na implementação do Lean Seis Sigma. São eles que também garantem a criação de sistemas para medição e gerenciamento da satisfação de clientes internos e externos, como também o destino adequado de recursos.

-  Mensuração direta de benefícios é um dos principais fatores responsáveis pelo sucesso do Lean Seis Sigma. Este e é um dos maiores diferenciais em relação aos tradicionais programas para melhoria da qualidade. Para que todos possam perceber os desdobramentos deste projeto, você precisa garantir que os resultados sejam traduzidos para a linguagem financeira - para calcular os ganhos consideramos os custos da não qualidade reduzidos ou eliminados como, por exemplo, custos de retrabalho, refugo, desperdícios, capacidade não utilizada, excesso de inspeções e testes e devoluções de produtos.  

O Lean Seis Sigma com certeza irá impactar positivamente sobre o resultado final. Reflita sobre isso, faça diferente e permita-se otimizar sua empresa. Se inscreva agora  no nosso curso de Black Belt em Lean Seis Sigma e saia na frente rumo ao sucesso!