Como mensurar a qualidade de um líder? Existem muitas respostas para essa pergunta e, sem dúvidas, uma das mais comuns é que um líder deve ser medido pela qualidade de seus liderados. Respondida a primeira pergunta, outra surge: como montar uma equipe de alta performance?

Formar uma equipe de alta performance é uma das principais atribuições de um Master Black Belt, que deve reunir um time competente e qualificado para trabalhar num projeto Lean Seis Sigma. Mas os passos para formar essa equipe servem para qualquer pessoa que exerce o papel de líder.

Bem, então quais são esses passos? Podemos dividir em 7 passos ou estágios pelos quais você deve passar para a construção desse super time! Esses estágios podem ser colocados numa certa ordem que será seguida no processo de formação do grupo.

 

Orientação

 

Orientar é uma das principais funções de um líder, e é por isso que a etapa de orientação merece atenção especial. Aqui o líder deve reconhecer a visão pessoal, da equipe e da organização. A visão precisa ser clara para que todos entendam seu papel, sua parcela de responsabilidade e sua importância dentro do todo.

Para que a orientação seja bem sucedida, é essencial que você faça aquilo que está ensinando. O líder é o espelho de toda a equipe. Lembre-se do clichê “uma imagem vale mais que mil palavras”, pois se encaixa perfeitamente nessa situação.

O mais importante nessa etapa é você, em conjunto com o RH e os gestores, definir quais são as pessoas certas para compor a equipe de alta performance, definir os melhores projetos, focando nos problemas críticos. Em resumo, você deve orientar o time de uma forma que se consiga o bom desenvolvimento das pessoas e do projeto.

 

Construção de confiança

 

Saber quem são as pessoas da equipe, o que elas gostam e sonham para a vida é uma forma de demonstrar que elas são especiais. Isso abre caminhos para a construção de um relacionamento de confiança. Essa confiança fará com que cada membro da equipe se sinta parte do projeto de fato.

Você precisa conhecer as ambições de seus liderados, e mais do que isso, você deve auxiliá-los a alcançar seus objetivos. Mas não se limite às questões profissionais, conheça as afinidades de cada pessoa, como o que ela gosta de fazer no tempo livre, por exemplo. Esse é um bom jeito de se aproximar da equipe, deixando-os satisfeitos por trabalharem com você.

 

Objetivos

 

Usando a relação de confiança já criada e entendimento das peculiaridades de cada membro, o líder deve estabelecer os objetivos de sua equipe de alta performance. A definição de objetivos e metas é importante para manter o time motivado.

Embora dentro da empresa o objetivo seja o mesmo para todos, cada pessoa pensa, age e reage de um jeito diferente, portanto, conseguir fazer com que todos trabalhem de forma coesa em direção ao alvo é o “ás na manga” que o líder deve ter.

 

Compromisso

 

Se tem algo que deve estar enraizado na sua equipe de alta performance é o compromisso. Compromisso com as metas e principalmente, com os outros membros. Para que isso aconteça, o líder precisa ser o primeiro a mostrar total comprometimento com o projeto e com os colaboradores.

Não basta traçar o objetivo e esperar que todos se empenhem na busca por essa meta. Como líder, você deverá “puxar o bonde”, sendo a ferramenta correta para manter toda a equipe funcionando. Um líder que não suja as mãos de graxa não é líder, é chefe. Mantenha isso sempre em mente.

 

Implementação

 

Definir quem faz o quê, quando e onde são diretrizes necessárias para alinhar ações de sucesso. A execução requer um time resiliente, capaz de lidar com os desafios e superar as adversidades que surgem no caminho. Os processos se tornam menos complexos quando há uma implementação eficiente, alinhada ao perfil do grupo e à identidade da empresa.

É importante mais uma vez ressaltar que a implantação bem-sucedida do projeto só acontecerá se a equipe inteira estiver trabalhando em harmonia, falando a mesma língua. Para isso, o líder precisa estar sempre atento a como estão os relacionamentos entre as partes da equipe.

 

Alta performance

 

Ao atingir esse estágio, teremos uma equipe de trabalho totalmente integrada, em que todos se tornam um, trabalhando como uma máquina perfeita. Cada um com sua individualidade e funções diferentes funcionando juntos para gerar o maior desempenho possível. Montar uma equipe de alta performance é, com certeza, o sonho de todo líder.

 

Renovação

 

Como líder, você tem que estar sempre preparado para eventuais mudanças no cenário. Ainda que a equipe esteja no ápice do seu desempenho, não é descartável a possibilidade de contratempos, como a saída de um importante membro, por exemplo.

O segredo para alcançar a excelência é nunca se acomodar. Pelo contrário, esteja sempre aberto à possibilidade de melhoria da equipe, buscando continuamente manter esse grupo atualizado e preparado para os projetos da empresa.

 

Seja mais, seja master!

 

Como eu disse no início desse artigo, uma equipe de alta performance é essencial para a aplicação de projetos Lean Seis Sigma, sendo a formação dessa equipe responsabilidade do Master Black Belt.

Para que você seja introduzido na metodologia Lean Seis Sigma, a Voitto oferece gratuitamente para você o curso Formação de White Belt em Lean Seis Sigma, com emissão de certificado.

 

 

Mas se você realmente quer se diferenciar e atingir o ápice dessa metodologia, aprendendo desde a base até o topo, se inscreva no Pacote Especialista Master Black Belt! Nesse mês de lançamento, o pacote inteiro sai pelo preço do curso Master Black Belt sozinho. Não perca essa oportunidade! Inscreva-se já!