Você tem uma ideia de negócio fantástica!

Mas será que a sua ideia tem mercado? Pois é, não basta só ter uma grande ideia de negócio, ela tem de ser viável para se transformar em lucro para a sua empresa. 

Pensando nisso, o mapeamento de mercado pode te ajudar a validar suas ideias para construir uma empresa lucrativa.

Então, o que é mapeamento de mercado? Como eu faço para aplicar ao meu negócio? Isto é o que você vai descobrir neste artigo! 

Mas antes, que tal aprender a reduzir desperdícios, enquanto aumenta a produtividade e qualidade do seu negócio? 

É isso que você vai aprender através do nosso curso gratuito de Introdução ao Lean Manufacturing! Além de aprender sobre a filosofia do Lean Manufacturing, você vai saber como implementá-la na sua empresa! 

Se interessou? Não perca essa chance e clique no botão abaixo!

 

O que é o mapeamento de mercado?

 

O mapeamento de mercado é um processo de medição e monitoramento do contexto em que seu empreendimento está envolvido no mundo dos negócios.

Ele também pode ser utilizado na área de recursos humanos, na captação de profissionais em processos seletivos.

A pesquisa, neste último caso, é feita para descobrir o perfil da vaga e os profissionais que podem corresponder a ela.

Mas no que envolve a abertura de um negócio, o que você precisa saber é que o mapeamento de mercado envolve a pesquisa e coleta de dados de outras empresas do ramo e clientes.

 

Como fazer um mapeamento de mercado para o seu negócio?

 

Agora que você já sabe o que é o mapeamento de mercado e qual o seu impacto, deve estar se perguntando o que é necessário para fazer esse mapeamento e como ele é feito.

Bem, a seguir vamos dividir em duas etapas esse processo, que envolvem: o entendimento do mercado em que seu negócio estará inserido e a compatibilidade do seu produto ou serviço com seu cliente.

 

Conhecendo o mercado

 

O primeiro passo para realizar o mapeamento de mercado é entender qual é o tipo de negócio que você está desenvolvendo. Estando atento a qual mercado ele se encaixa e o tamanho desse mercado.

Com essas informações bem definidas é hora de pesquisar!

Pesquise casos de empresas que são semelhantes à sua, aprenda com elas. Entendendo como elas cresceram e quais dificuldades tiveram. Você pode fazer isso com o auxílio do Google, ou através de palestras, reuniões e eventos.

Esse processo de comparação é denominado benchmarking, e ele pode ser de vários tipos, como: competitivo, colaborativo e interno. Para você saber mais sobre cada tipo de benchmarking e como realizá-lo, não deixe de acessar nosso artigo sobre o que é e como fazer um benchmarking.

 

Compatibilidade com o cliente

 

Outro passo importante para o mapeamento de mercado é entender qual é o perfil do seu cliente. 

Através dessa análise de perfil, você poderá tomar decisões em relação a seu produto ou serviço, de modo que seja mais compatível com as vontades e necessidades do seu público alvo.

Para ajudar no processo de mapeamento de perfil, você pode definir as personas do seu produto ou serviço. 

Mas o que é Persona?

A Persona, ou Buyer Persona, é a personificação detalhada de um perfil de cliente, construída a partir da coleta de informações sobre suas características e comportamentos. 

Através da coleta de dados você pode definir a Persona através das informações a seguir:

 

  • Nome, Idade, Formação;
  • Sonhos, competências, objetivos, desafios; e
  • Como sua empresa pode ajudá-la?

 

Seu negócio pode ter várias Personas e você deve pensar em estratégias para atuar com cada uma delas.

 

Agora que você já sabe o que é o mapeamento de mercado e como realizá-lo, você deve se lembrar de que as análises devem ser quantitativas. No nosso artigo sobre como fazer uma pesquisa de mercado com o Excel, você pode aprender como organizar os dados coletados durante o mapeamento.

 

Pronto para começar?

 

O mapeamento de mercado é o ponto de partida para aprimorar sua ideia de negócio. Através dele você vai ter uma visão mais definida do seu ramo de atuação e do seu público-alvo.

Mas esse não é o único fator a ser levado em consideração quando pensamos em empreender. 

Pensando nisso, temos um curso completo de formação empreendedora! Neste curso você vai entender todos os passos envolvidos na construção de um negócio de sucesso. Pronto para começar? Clique no botão abaixo e acesse o curso!

Mas antes de ir, não se esqueça de deixar um comentário! Seu feedback é muito importante para nós!