Qual a importância de se manter a organização no trabalho?
Como manter a organização no ambiente de trabalho?
Organize seus documentos de forma eficiente!

Descubra 8 hábitos sobre como ser mais organizado no trabalho!

Aumente a sua produtividade com dicas e ferramentas simples e saiba como ser mais organizado no ambiente de trabalho, seja no modelo home office ou presencial.

Jamille Rocha
Por: Jamille Rocha
Descubra 8 hábitos sobre como ser mais organizado no trabalho!

A desorganização no ambiente de trabalho está atrapalhando a sua produtividade? Ser mais organizado depende de um conjunto de pequenos hábitos, como manter o ambiente limpo e anotar compromissos e tarefas na agenda ou em alguma plataforma na internet.

Sabia que ser mais organizado auxilia no alívio do estresse e da ansiedade? Através de uma rotina organizada, você consegue entender o que e quando algo precisa ser feito e não se sente mal por não conseguir se lembrar de algum compromisso.

Além disso, um ambiente organizado proporciona uma sensação de controle e tranquilidade, o que evita sentimentos de sobrecarga e desordem e promove um ambiente mais harmonioso e saudável.

Deseja aprender mais sobre organização? Então leia este artigo e descubra como ser mais organizado no ambiente de trabalho por meio de ferramentas simples e inserindo novos hábitos na sua rotina. Nossos tópicos serão os seguintes:

  • Qual a importância de se manter a organização no trabalho?
  • Como manter a organização no ambiente de trabalho?

Vamos lá?

Qual a importância de se manter a organização no trabalho?

A organização no trabalho é de extrema importância. Afinal, manter um ambiente de trabalho organizado contribui para a eficiência e produtividade, facilita a tomada de decisões, melhora a qualidade do trabalho e ajuda a reduzir o estresse.

Quando se mantém a organização no trabalho, é possível encontrar facilmente os recursos, informações e ferramentas necessárias para realizar as tarefas.

Isso evita desperdício de tempo procurando itens perdidos e permite que se concentre nas atividades mais importantes. Além disso, a organização adequada também é essencial para a tomada de decisões.

Ao ter os arquivos, documentos e dados devidamente organizados, é possível ter acesso rápido às informações relevantes. Isso facilita a análise e avaliação das opções disponíveis, permitindo tomar decisões informadas com mais facilidade e rapidez.

Como manter a organização no ambiente de trabalho?

Para manter a organização no ambiente de trabalho, existem várias estratégias e práticas que podem ser adotadas. Aqui estão os 8 principais hábitos:

1. Seja pontual

Ser pontual é a primeira dica de como ser mais organizado. Precisamos de tempo para estar alinhados com os compromissos do dia a dia e, por isso, a pontualidade é essencial para a organização de ideias e do espaço.

Mas nem sempre é fácil ser pontual. A realidade é que sempre acreditamos que vai dar tempo, não é mesmo? Ou que vamos conseguir fazer todas as tarefas do dia a dia e ainda chegar a tempo do compromisso marcado.

Mas não se desespere, leia com atenção as dicas que separamos e saiba que, ao aplicá-las na sua rotina, atrasos passarão a ser coisa do passado:

  • Programe-se: tenha as tarefas programadas, saiba quanto tempo você leva para realizar uma ação ou percorrer um caminho;
  • Prepare-se para imprevistos: gostando ou não, imprevistos acontecem. Esteja preparado deixando um tempo de folga e tenha sempre rotas auxiliares;
  • Use as ferramentas disponíveis: o despertador é algo que todos possuem no celular. Por isso, deixe um alarme programado para te lembrar alguns minutos antes dos compromissos. 

2. Mantenha o ambiente limpo e organizado

Não há nada como um ambiente limpo e organizado, esse é um dos passos fundamentais para ser uma pessoa produtiva!

Um ambiente agradável contribui para que as ideias também sejam mais claras e objetivas, pois eliminam distrações como bagunças e movimentações. Siga os conselhos a seguir e mantenha o ambiente limpo e organizado:

  • Cuide do seu lixo: cuidar do lixo que produz é fundamental para manter um ambiente limpo e isto reflete no seu próprio bem-estar e das outras pessoas; 
  • Organize sua mesa: uma mesa organizada é essencial para diminuir as distrações. Em uma mesa organizada fica fácil encontrar o que você precisa e o mesmo vale para o computador;
  • Classifique os documentos: a organização de documentos é essencial! Não deixe seus documentos espalhados, organize-os em pastas ou gavetas identificadas e em espaços apropriados, faça o mesmo no computador, guarde os arquivos em pastas identificadas;
  • Pratique o desapego: deixe na sua mesa apenas o necessário, isso também pode ser aplicado às pastas e documentos no seu computador. O acúmulo de itens desnecessários pode causar poluição no ambiente e prejudica a concentração. Mantenha o foco no que você precisa e desapegue das outras coisas;
  • Reúna todas as informações em um só lugar: evite deixar papéis e lembretes espalhados, procure anotar o que for importante em um planner, agenda ou caderno;
  • Limpe o seu espaço diariamente: tenha como hábito higienizar o seu workspace todos os dias antes de iniciar o seu expediente, isso trará mais disposição para os desafios do dia.

3. Liste e visualize suas tarefas

Existem algumas tarefas que sempre são executadas no dia a dia e fazem parte da sua rotina. Geralmente são atividades simples e que exigem pouco tempo, como verificar o e-mail.

Então, as listas são a terceira dica de como ser mais organizado no ambiente de trabalho. Uma “To do list” pode facilitar e muito a sua organização:

  • Lista das tarefas de rotina: faça uma lista com todas as atividades que devem ser feitas ou checadas todos os dias;
  • Lista por prioridades: organize as outras tarefas por prioridades, liste todas para não deixar de realizar alguma delas.

Não basta só listar suas tarefas, outra dica de como ser mais organizado é manter suas atividades sempre à vista. Para isso existem algumas estratégias de gestão:

  • Post-its: os post-its são notas adesivas, geralmente de cores variadas, que podem ser usadas para listar atividades. Por serem adesivas podem ter a posição alterada conforme o andamento do projeto, mas não exagere na quantidade ou você pode se perder;
  • Quadros: podem ser usados como estratégia de gestão à vista, listando compromissos, atividades e completando os checklists quando necessário;
  • Trello: é uma excelente ferramenta de organização de atividades. Nele você pode criar cartões individuais ou para times, descrever atividades diárias e criar tarefas com checklists.

4. Agende seus compromissos

Para não se esquecer dos compromissos e reuniões, as agendas continuam sendo uma ferramenta poderosa de organização, tanto as de papel quanto os aplicativos.

Um exemplo de aplicativo é o próprio Google Agenda, que possui algumas funcionalidades bem interessantes:

  • Eventos: o aplicativo deixa visível o dia do compromisso marcado e a hora. Sendo assim, sempre que abrir a agenda, você é capaz de ver todas as reuniões do mês;
  • Lembrete: você pode estar tão concentrado em uma atividade que se esquece de um compromisso. O aplicativo permite a personalização de um alarme que será acionado antes da reunião, por exemplo;
  • Convite de reuniões: outra funcionalidade interessante é que você pode convidar outras pessoas para participarem da reunião. O evento é adicionado na agenda do outro participante assim que ele confirmar;
  • Disponibilidade de horário: é possível colocar a sua disponibilidade de horário fixa na agenda, isso facilita quando outras pessoas quiserem marcar um compromisso com você.

5. Gerencie seu tempo

A quinta dica de como ser mais organizado é, com certeza, a que parece ser mais difícil.. O gerenciamento de tempo é uma questão de prática e disciplina.

Para aprender de vez a lidar com isso, siga essas três dicas simples:

  • Cronograma: faça uso de um cronograma estabelecido com suas atividades e metas. Tenha consciência das atividades que devem ser realizadas no dia seguinte;
  • Não procrastine: não deixe nada para depois e evite distrações;
  • Delegue: entenda os limites do seu tempo, diga "não" quando necessário e delegue funções para não prejudicar seu desempenho.

Não se esqueça de atualizar sua lista e acompanhar seu progresso, isso o ajudará no processo de como ser mais organizado com suas atividades e cumprimento de prazos.

6. Documente seu progresso

Você não irá aprender como ser mais organizado se não documentar seu progresso. Além da documentação ser uma ferramenta de busca e auxílio para novos integrantes de um projeto, este hábito auxilia na identificação de erros.

Então, utilize a sexta dica de como ser mais organizado para realizar um registro de atividades, para isso existem alguns serviços de armazenamento online, os principais serão citados a seguir:

  • Google Drive: oferece 15GB de armazenamento gratuito, com planos pagos de 100GB, 1T e 10T;
  • OneDrive: são 5GB na versão gratuita e os planos variam de 50GB a 5T de espaço;
  • Dropbox: oferece de 2GB a 15GB de armazenamento gratuito, com planos anuais de 1T e 2T.

7. Cuide da sua saúde

Pode não parecer importante, mas o cuidado com a saúde está diretamente relacionado com a sua busca de como ser mais organizado, isto porque se organizar exige foco e disposição, condições que são afetadas pelo seu bem estar.

Aqui vão umas dicas básicas para você não deixar de se cuidar no ambiente de trabalho:

  • Faça pausas: 2 pausas durante o dia, de 10 minutos cada, são importantes para evitar a sobrecarga muscular e psíquica. E, claro, não deixe de tirar o horário de almoço;
  • Beba água: ficar muito tempo sem beber água pode afetar sua concentração no dia a dia. Leve uma garrafa de água e faça dela parte da sua mesa. Com o tempo você criará o hábito de se hidratar frequentemente;
  • Alimente-se bem: evite alimentos pesados que podem causar sonolência. Aproveite para comer uma fruta durante suas pausas.

Além disso, leve em consideração o cuidado com a inteligência emocional, nosso corpo e mente não trabalham bem se não estamos em harmonia com nós mesmos.

8. Gerencie seu e-mail de forma eficiente

Gerenciar o e-mail de forma eficiente é fundamental para manter a organização no ambiente de trabalho, uma vez que ele é uma das principais ferramentas de comunicação e troca de informações:

  • Crie pastas e categorias: utilize pastas ou categorias no seu e-mail para organizar as mensagens recebidas. Crie categorias que façam sentido para o seu trabalho, como "Prioridade Alta", "Aguardando Resposta" ou "Arquivo", e mova as mensagens relevantes para essas pastas;
  • Arquive ou exclua e-mails antigos: regularmente, arquive ou exclua e-mails que já não sejam relevantes. Isso evita que a caixa de entrada fique lotada e ajuda a manter um ambiente mais limpo e organizado;
  • Responda prontamente aos e-mails importantes: mantenha-se atualizado com as mensagens importantes e responda a elas o mais rápido possível. Isso evitará que a caixa de entrada se torne uma lista interminável de tarefas pendentes e ajudará a manter a comunicação fluindo de forma eficiente.

Adotando esses hábitos, você com certeza terá aprendido a ser mais organizado no ambiente de trabalho e manter seu ambiente limpo e organizado. Com isso, conseguirá ótimos resultados a curto e longo prazo em relação à sua disposição e produtividade.

Se você quiser mais dicas sobre produtividade, temos um artigo completo que te mostra 13 dicas de como ser mais produtivo.

Organize seus documentos de forma eficiente!

Cansado de perder tempo procurando por documentos importantes? Nosso material é a solução perfeita para você!

Com a nossa planilha de Controle de Documentos, você poderá organizar todos os seus documentos de maneira fácil e eficiente. Nela você conseguirá registrar datas de vencimento, números/processos, gerar gráficos dos documentos revisados e identificar os departamentos responsáveis.

Clique no botão abaixo para ter acesso gratuito!

Planilha Controle de Documentos

Jamille Rocha

Jamille Rocha

Especialista em SEO e ASO, Grad. em Engenharia Elétrica com Habilitação em Sistemas Eletrônicos - UFJF. Participou do Cesar Summer Job edição 2019, desenvolvendo soluções digitais para a Petrobras, foi Coordenadora de Conteúdo e SEO no Grupo Voitto e atuou como Mobile Growth/ASO Analyst e SEO Analyst.

Baixe agora nosso teste gratuito Princípios da Gestão do Tempo

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Teste] Princípios Da Gestão Do Tempo

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.