Todos nós sabemos que sem qualidade não há como competir no mercado atualmente, não é mesmo?

Ela é um dos principais fatores críticos quando falamos de satisfação de clientes. Cada vez mais as empresas buscam a qualidade total para garantir que seu produto e/ou serviço esteja no topo.

Mas como assegurar a qualidade?  Essa é uma pergunta extremamente importante para todos os tipos de empresa, desde uma multinacional, até uma empresa de pequeno porte.

E a resposta não é tão complicada! Existem 7 ferramentas da qualidade que podem ajudar a tornar sua empresa cada vez melhor, estabelecendo uma melhoria contínua, alavancando os resultados e reduzindo desperdícios que possam estar ocorrendo nos seus processos.

Os clientes estão cada vez mais exigente, o mercado está num nível cada vez maior, e para não ficar para trás, vou lhe mostrar nesse artigo tudo sobre essas ferramentas que tem transformado a vida de inúmeras empresas. Vamos lá?  

 

O que é qualidade?

 

Não podemos falar das ferramentas da qualidade sem antes definir esse conceito. E para facilitar, veja a seguinte imagem:

 

 

Qual carro possui mais qualidade? A resposta certa é depende! Como assim? Certamente você deve está pensando que estou louco, afinal, é uma Ferrari contra um Fusca.

Porém, é exatamente aí que entra um ponto crucial: qualidade depende do objetivo, ou seja, se você quer um veículo para utilizar na estrada de chão, certamente a qualidade do Fusca será melhor para você. Por outro lado, se quiser um veículo para utilizar na cidade, com toda certeza a Ferrari será sua escolha!

Ou seja, qualidade é o grau em que o produto específico está de acordo com o projeto ou especificação. Essa é a definição de Gilmore, um dos gurus da qualidade, e que para nós certamente é uma das melhores.

 

Quais são as ferramentas da qualidade?

 

Se eu fosse listar todas elas nesse artigo, certamente você se cansaria e não terminaria de ler. Existem inúmeras ferramentas da qualidade que podem ser aplicadas para melhorar processos e serviços a fim de fazer uma boa gestão da qualidade total.

Porém, no decorrer dos anos, algumas delas se destacaram por sua alta eficiência e obtenção de resultados, e são elas:

 

  • Fluxograma;

  • Cartas de controle;

  • Diagrama de Ishikawa;

  • Folha de verificação;

  • Histograma;

  • Diagrama de Dispersão;

  • Diagrama de Pareto;   

 

Portanto, chegou a hora de falar mais sobre cada uma de forma individual…

 

As 7 ferramentas da qualidade

 

1 - Fluxograma

 

O fluxograma é um diagrama que expressa um determinado processo, ou fluxo de trabalho, de forma sequencial, gráfica, simples, objetiva e direta.

Essa representação é feita a partir de figuras geométricas que simbolizam etapas do determinado processo e são ligadas por setas que indicam a direção e a sequência a ser seguida.

O objetivo é estabelecer uma gestão à vista, de forma a facilitar o entendimento das etapas que compõem um processo.

 

 

Esse é um exemplo tradicional de fluxograma de bloco, um dos mais simples e mais utilizados para representar processos simples.

Caso queira aprender como fazer um fluxograma, basta clicar no link para acessar o artigo completo sobre essa ferramenta da qualidade.

 

2 - Cartas de controle

 

Uma carta de controle é um conjunto de pontos (amostras) ordenados, no tempo, que são interpretados em função de linhas horizontais, chamadas de LSC (limite superior de controle) e LIC (limite inferior de controle).

 

 

A utilização da Carta de Controle é muito importante para o processo gerencial, permitindo que a empresa monitore e controle os seus processos.

A partir dessa verificação, pode-se agir para corrigir os eventuais problemas no processo, gerando maior produtividade e eficiência.

Para facilitar, você pode utilizar o excel para fazer sua carta de controle, permitindo que você atualize os dados à medida que seu processo vá demonstrando melhoras, evitando que você tenha que ficar recalculando na mão a cada melhoria obtida.

 

3 - Diagrama de Ishikawa

 

Diagrama de Ishikawa, também conhecido como Diagrama de Causa e Efeito ou Espinha de Peixe, permite estruturar hierarquicamente as causas de um problema ou oportunidade de melhoria.

 

 

Criado por Kaoru Ishikawa, o diagrama espinha de peixe é extremamente útil, pois ajuda você a explorar todas as causas potenciais ou reais que resultam em um único defeito ou falha.

Diante disso, podemos propor as melhores ações para sanar um problema dentro da nossa empresa.

 

4 - Folha de verificação

 

A folha de verificação é a ferramenta mais simples das ferramentas da qualidade. Mas, apesar de simples, a utilização da folha de verificação economiza tempo, eliminando o trabalho de se desenhar figuras ou escrever números repetitivos, não comprometendo a análise dos dados.

 

 

Trata-se de tabelas, planilhas ou quadros estruturados usados para facilitar a coleta e análise de dados. As folhas de verificação são formulários em que os dados coletados são preenchidos de forma rápida, fácil e concisa. Registram dados e itens a serem verificados momentaneamente e também serve para identificar não conformidades no processo.

 

5 - Histograma

 

Um Histograma, também conhecido como Diagrama de Distribuição de Frequências, é a representação gráfica, em colunas (retângulos), de um conjunto de dados previamente tabulado e dividido em classes uniformes.

 

  • A base de cada retângulo representa uma classe;

  • A altura de cada retângulo representa a quantidade ou frequência com que o valor dessa classe ocorreu no conjunto de dados.

 

Ao dispor as informações graficamente, o Histograma permite a visualização dos valores centrais, a dispersão em torno dos valores centrais e a forma da distribuição.

 

 

Esse é um dos tipos mais tradicionais de histograma, chamado de histograma simétrico. Porém, se engana quem pensa que só existe esse tipo de histograma! Como eu falei, existem 6 tipos de histograma que podem ser utilizados dependendo dos dados que precisam ser representados.

 

6 - Diagrama de Dispersão

 

Os Diagramas de dispersão, ou Gráficos de Dispersão, são representações de duas ou mais variáveis que são organizadas em um gráfico, uma em função da outra.

O diagrama mostra se existe ou não uma correlação entre duas variáveis estudadas, sendo que caso haja correlação, ela pode ser positiva ou negativa.

Ao entender a correlação entre duas variáveis e como uma pode influenciar a outra, podemos determinar o melhor uso delas para melhorar a qualidade e produtividade da nossa empresa.

Além disso, existe a possibilidade de inferirmos uma relação causal entre variáveis, ajudando na determinação da causa raiz de problemas.

 

 

Através desse diagrama é possível estudar 5 tipos de correlações entre as variáveis, o que é extremamente útil na hora de determinar como uma métrica influencia em outra durante a execução de um processo.

 

7 - Diagrama de Pareto

 

O Gráfico de Pareto é uma ferramenta estatística que auxilia na tomada de decisão, permitindo uma empresa priorizar problemas, quando esses se apresentam em grande número.

O princípio de Pareto classifica os problemas relacionados à qualidade em duas categorias:

 

  • Poucos vitais;

  • Muitos triviais.

 

 

Esse princípio, mais conhecido como regra 20-80, nos diz que 20% das causas principais são responsáveis por 80% dos problemas em uma organização. Ou seja, se solucionarmos essas 20% principais, acabamos com boa parte dos problemas.

Mais uma vez podemos utilizar o Excel a nosso favor! É possível fazer um Diagrama de Pareto completo no Excel, e para aprender como, basta clicar no link para acessar nosso artigo que explica o passo a passo detalhadamente.

 

Entendeu as sete ferramentas da qualidade?

 

Como você viu, cada ferramenta possui uma finalidade. O ideal é utilizar aquela que melhor se encaixa na sua necessidade, pois dessa forma os resultados serão os melhores possíveis.

Assim como as 7 ferramentas da qualidade pregam a melhoria contínua, você precisa estar sempre estudando para aprender mais e mais sobre elas. Pensando nisso, elaboramos um e-book completo sobre elas!

Neste E-Book você vai encontrar tudo que viu nesse texto e mais informações sobre as 7 ferramentas da Qualidade, que são o maior conjunto de ferramentas que auxiliam na busca e controle da qualidade em empresas de todo o mundo.

Não importa o tamanho da sua empresa, elas são aplicáveis para você

Além disso, são comumente utilizadas junto à outras metodologias de resolução de problemas como o ciclo PDCA e o método DMAIC (base da metodologia Seis Sigma). Está esperando o que? Clique no botão abaixo e aprenda mais sobre essas ferramentas incríveis!