O que é produtividade?

Quais fatores influenciam a produtividade organizacional?

Qual é a importância da produtividade na sua vida?
Quais são as características de uma pessoa produtiva?
Como ser mais produtivo?

Você sabe o que é produtividade e como você pode ser mais produtivo?

Entenda como funciona e como é o conceito da produtividade, e saiba como ser mais produtivo no seu dia a dia, nas suas atividades.

Nicoly Schermer
Por: Nicoly Schermer
Você sabe o que é produtividade e como você pode ser mais produtivo?

A produtividade influencia diretamente no nosso dia a dia, e ela anda lado a lado com o nosso rendimento, qualidade na produção de atividades e tarefas que desenvolvemos em nossa rotina.

Além disso, a produtividade é a relação dos fatores que influencia diretamente a nossa qualidade de vida, nosso bem-estar social e emocional,  e também o nosso crescimento pessoal e profissional e como o trabalho é realizado.

Ademais, a produtividade lida também não apenas com os nossos aspectos internos mas com todos os itens externos que nos rodeiam, sejam as pessoas com quem convivemos, nosso ambiente de trabalho, familiares, amigos, entre outros.

Todos nós queremos ser mais produtivos, e além disso queremos produzir com qualidade e constância, isso não é uma tarefa nada fácil, pois envolvem diversos itens que não estão no nosso controle, não é mesmo?

Por isso separamos esse artigo sobre a produtividade, para entendermos melhor sobre os seguintes temas:

  • O que é produtividade?
  • Quais fatores influenciam a  produtividade organizacional?
  • Qual é a importância da produtividade na sua vida?
  • Quais são as características de uma pessoa produtiva?
  • Como ser mais produtivo? 

Prontos para  começarmos?  Então bora lá!

Já ouviu falar das OKR's ou Objective Key Results? Se ainda não, está perdendo tempo!

Ela é uma metodologia muito importante e um modelo sólido de gestão, bastante utilizado pelas empresas na busca de uma gestão eficiente. Porém, nem todos conseguem sair do papel e aplicar com facilidade.

Pensando nisso, desenvolvemos uma Planilha de OKR'spara te ajudar a desmistificar a metodologia e colocar em prática. Com esse material, você terá a oportunidade de utilizar as OKR's de forma otimizada e funcional, garantindo a você e seu time o monitoramento das metas e alcance dos objetivos da sua empresa.

Baixe o material e estabeleça direções claras para alcançar o crescimento do seu negócio!

OKR

O que é produtividade?

O significado de produtividade tem a relação ligada com a capacidade de produzir e o tempo, e ela pode ser empregada a qualquer ato de uma instituição ou pessoa, que produz algo ou imprimir algum resultado. 

Por exemplo, se na empresa em que você trabalha você produz 10 sapatos por dia,  na sua capacidade máxima, e seu colega, 15 sapatos nas mesmas condições e no mesmo intervalo de tempo, isso significa que a produtividade dele é maior em 50%.

Essa é uma simples relação para a gente conseguir entender o significado da produtividade, lembrando que a produtividade não é algo imaginário mas sim mensurável, além de ser uma característica passível de desenvolvimento.

A produtividade no trabalho, está relacionada com o máximo de atividades que você realiza no menor espaço de tempo e recursos, dessa forma você otimiza seu trabalho e apresenta mais resultados com menos esforços.

Você sabe quais são os fatores que influenciam a produtividade organizacional?  Veja a seguir!


Quais fatores influenciam a produtividade organizacional?

Sempre queremos ser mais produtivos, afinal qual profissional não quer alcançar o destaque desempenhando o seu máximo, dando o seu melhor, e conquistando bons resultados para a empresa ou organização que atua?

No entanto, isso muitas vezes não está sob nosso controle, isso também pode dizer respeito aos esforços da empresa e de uma série de medidas que podem colaborar para aumentar a produtividade dos colaboradores.

O ambiente de trabalho precisa ser adequado para não influenciar nos aspectos físicos e psicológicos,  a fim de não criar obstáculos e dificuldades para conclusão das atividades que devem ser realizadas.

Além disso, fazer uma boa gestão do tempo é necessário! Isso não significa apenas a flexibilização em relação aos horários, mas sim a qualidade para gerir melhor o tempo disponível, a fim de suprir as necessidades de maneira eficaz.

Continuando, a gestão do tempo pode auxiliar no guia das atividades e compreender como evitar e como superar os obstáculos que são criados pela própria empresa, a fim de eliminá-las cessando empecilhos.

Outro fator importante é saber utilizar as tecnologias que estão à nossa disposição. Invista em ferramentas de automação, e em novas tecnologias, para poupar a mão de obra humana, principalmente em atividades muito repetitivas.

Para que dessa forma, o funcionário possa ser indicado para realizar atividades estratégicas, principalmente aquelas que é preciso a mão de obra humana e ações que demandem mais assertividade e menos tempo. 

É essencial que haja um ambiente de trabalho agradável, afinal isso impacta em diversas formas como, iluminação, falta de equipamento de segurança, barulhos excessivos, entre outros, as vezes podem afetar as atividades ao longo do dia.

Acompanhe os seus funcionários ao longo da produção, e você com certeza vai notar quais são os aspectos que você precisa melhorar dentro da sua organização,  e aqueles que acabam prejudicando a produção como um todo.

Continue a leitura para entender a importância da produtividade em nossa vida!


Qual é a importância da produtividade na sua vida?

A produtividade atua como um dos pilares da motivação entre os colaboradores de uma empresa, ou até mesmo como nossa própria motivação pessoal e profissional, perante tudo o que realizamos e queremos realizar!

Além disso, a produtividade consegue nos direcionar para um planejamento e uma melhor organização dos objetivos que devem ser cumpridos, a fim de nos dar um controle sobre o tempo, qualidade das atividades e quantidade produzida.

Continuando, a produtividade atua como uma ponte para melhorar o relacionamento e a comunicação, incentivando a realização de um trabalho efetivo, e motivando a todos para desempenhar o seu máximo nos processos e alcançar os objetivos.

Quais são as características de uma pessoa produtiva?

Uma pessoa mais produtiva, apresenta menos problemas entre a relação pessoal e profissional,  além disso ela consegue gerenciar diversos requisitos da sua vida sempre com muita organização e objetividade.

Normalmente esse perfil também acompanha características como: profissional mais focado, engajado  e motivado. Isso muitas vezes parece fácil,  mas além de tudo isso,  é preciso também o estímulo de outras partes envolvidas.

O perfil produtivo, é um perfil muito procurado e disputado pelo mercado de trabalho, afinal todos reconhecem as contribuições que ele é capaz de trazer para a empresa para qual ele pode atuar.

Pensando nisso, separamos algumas das características que você precisa saber sobre um profissional produtivo. Listamos dez características que estão intimamente ligadas às pessoas que possuem  o perfil produtivo,  e são elas:

  • Capacidade de resolução de problemas;
  • Iniciativa;
  • Organização;
  • Proatividade;
  • Colaboração;
  • Comprometimento com o resultado;
  • Consistência nas atividades;
  • Objetividade;
  • Praticidade;
  • Facilidade no aprendizado.

Agora que você já sabe quais são elas, está nas suas mãos querer se desenvolver mais, e para isso o trabalho é essencial, para  melhorar o seu perfil profissional e aumentar cada vez mais a capacidade de produção.

Mas agora você quer saber como você pode ser mais produtivo e como aplicar a produtividade na sua vida? Continue a leitura para entender!

Como ser mais produtivo? 

O primeiro passo para conseguir identificar como ser mais produtivo, é separar um tempo para analisar quais são os aspectos que acabam te atrapalhando na execução das suas atividades, e quanto tempo você utiliza nelas.

Depois disso, fica tudo mais claro na sua mente e é possível elencar quais são as atividades que precisam de mais atenção, e aquelas que podem ser adiadas ou mesmo aquelas que você nem precisa fazer.

Planeje e organize, a organização vai te auxiliar muito nesse processo, além disso separe suas atividades em uma agenda, elenque os horários das atividades, e se possível faça um check list das atividades, isso é bem importante!

Depois de organizado, outro passo muito importante é seguir aquilo que você anotou, defina metas e prazos equipe pequenas recompensas para a resolução dessas atividades a serem mais efetivas.

Não se esqueça que você é capaz de realizar algumas atividades em conjunto,  mas se possível não faça diversas coisas ao mesmo tempo, foque nas prioridades que você está fazendo, para entregar o máximo de qualidade nas ações.

Gostou do conteúdo?  Então não deixe de acompanhar a Voitto aqui no blog! Para finalizar, separamos uma super dica para você, veja a seguir.


Você quer desenvolver habilidades e competências necessárias para se tornar um grande líder?

O nosso Programa de Soft Skills te aproximará deste objetivo!

Com mais de 122 horas de duração, o programa tornará você capaz de desenvolver habilidades e competências de um líder de sucesso e te ajudará a ser mais autoconfiante para tomar decisões e guiar um time, além de torná-lo apto a lidar com situações complexas e desafiadoras no ambiente de trabalho.

E lembre-se: soft skills, competências e habilidades de liderança são o fator de diferenciação entre profissionais comuns e aqueles que, de fato, se destacam!

Não perca tempo e comece a alavancar sua carreira já! Garanta sua inscrição!

Programa de formação em Soft Skills

Nicoly Schermer

Nicoly Schermer

Grad. em Engenharia de Produção UFPR. Possui curso Técnico em Administração pela ETEC-SP.

Participei como Bolsista no projeto de extensão NTE-TEIA, Núcleo de Tecnologias Educacionais.

Já atuei como Tesoureira do Centro Acadêmico- CAENPRO, como voluntária no projeto "Mais merenda, menos desperdício", bolsista no projeto "Sabão Solidário em tempos de pandemia".

Possui certificado de White Belt e Agile Scrum, Blog, Copywriting, Produção de Conteúdo e também Marketing de Conteúdo.

Atua no Grupo Voitto na área do Blog, acredita que compartilhar conhecimento é forma mais eficaz de melhor o mundo.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Manutenção Produtiva Total

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.