O que é Time Blocking (blocos de tempo)?
Como funciona o time blocking?
5 dicas para aumentar sua produtividade com o time blocking
Coloque em prática no seu dia a dia!

Aprenda a ser mais produtivo com a técnica time blocking!

Time blocking é um método para aumentar a produtividade nas suas tarefas do dia a dia otimizando o seu tempo melhor por meio dos blocos.

Alícia Emanoele
Por: Alícia Emanoele
Aprenda a ser mais produtivo com a técnica time blocking!

Você tem dificuldade em organizar as atividades do seu dia a dia? Se a resposta for sim, a prática do time blocking (blocos de tempo) pode te ajudar nisso. Essa técnica promete o aumento da produtividade, além disso, é bem simples de ser aplicada na sua vida pessoal, projeto de extensão ou ambiente de trabalho.

Nesse artigo, vamos falar sobre o que são blocos de tempo e como aplicá-los na sua rotina. Confira abaixo os tópicos que vamos abordar:

  • O que é Time Blocking?
  • Como funciona o Time Blocking?
  • 5 dicas para aumentar sua produtividade com o Time Blocking

O que é Time Blocking (blocos de tempo)?

Time blocking é uma técnica para o gerenciamento de tempo. Traduzido para o português, os blocos de tempo ajudam a planejar seu dia a dia, seja na vida pessoal, acadêmica ou profissional.

Esse sistema auxilia a colocar em prática uma rotina por meio do planejamento de cada momento do dia. A base do time blocking consiste em gerar mais produtividade durante todo o seu dia.

Como funciona o time blocking?

A prática do planejamento com os blocos de tempo é uma combinação de checklist com a adição de prazos. O benefício dela é fazer com que você consiga visualizar as suas listas de tarefas e a quantidade de tempo específico para elas.

Além disso, com ela é possível observar quais são as tarefas prioritárias e se concentrar nelas baseando no tempo que você determinou. O planejamento com o time blocking apresenta uma organização de cada dia da semana.

Essa imagem abaixo é o Voitto Planner da Maria, uma Voitto Estudante. Para se organizar Maria utiliza a prática do time blocking. No campo de rotina da semana, podemos ver na imagem abaixo que a Maria colocou todas as suas prioridades da semana.

Planner com time blocking

É importante, na estratégia de time blocking, separar por prioridades, ou seja, compromissos fixos durante a sua semana, para posteriormente planejar a rotina diária. Assim, como mostrado na imagem acima, a organização do dia a dia da Maria é feita formando os blocos de tempo.

Para isso, você deve determinar qual o tempo a ser realizado para cada tarefa do seu dia, formando alguns blocos dessas atividades. A imagem acima, por exemplo, demonstra os blocos indicando por uma linha no início e no fim da atividade.

A duração do bloco é de uma 1h, sendo de 12h à 13h. Para que você construa o seu time blocking, no próximo tópico, vamos dar 5 dicas para aplicar desde já e gerenciar seu tempo de forma eficiente e com eficácia.

5 dicas para aumentar sua produtividade com o time blocking

1. Selecione suas prioridades

Para dar início  a sua estratégia de time blocking, é aconselhável que você pense em todos os seus compromissos fixos e as suas prioridades da semana. Nesse caso, a sua programação acontece apenas como uma forma de criar uma rotina de compromissos semanal. Uma ferramenta que pode ajudar nessa fase de priorização é o ICE Score.

2. Adicione tarefas relativas a cada dia

Além das tarefas agendadas ou das prioridades, é necessário compreender quais são as suas atividades diárias. Como, por exemplo, os horários de estudo de cada dia, horários para lanche ou seu descanso para dar uma olhadinha nas redes sociais.

3. Programe seus intervalos

Essa dica é muito importante  para o seu time blocking funcionar bem, ok? É preciso sempre estar atento aos imprevistos e aos atrasos, por isso, planeje o tempo de cada tarefa com um intervalo de tempo para que caso aconteça algo você não perca nenhuma atividade planejada.

4. Reserve um tempo para descansar

Não adianta nada querer ser produtivo sem ter o tempo de descanso, não é mesmo? Quando, para você, for um "dia cheio", é necessário programar um tempo para descansar a mente e o corpo. Isso fará com que você renove suas energias.

5. Siga sua programação

A última dica e talvez uma das mais importantes é siga seu planejamento. Crie uma programação realista para sua rotina diária. Não adianta nada programar várias atividades se não é possível realizá-las.

Uma ferramenta para te auxiliar é o timeboxing, que assim como time blocking, é uma ferramenta que auxilia na gestão do tempo, mas o seu foco é na definição da quantidade de tempo para cada bloco.

Coloque em prática no seu dia a dia!

Além dessa prática, existem alguns fundamentos básicos para que você compreenda como funciona o processo de gerir o seu próprio tempo. Algo muito importante é o autoconhecimento, uma habilidade para compreender quais são as suas prioridades.

Você tem uma ótima gestão de tempo e de produtividade? Não? Vem que nós podemos te ajudar:

O maior desafio de hoje é fazer a gestão de negócios pessoais paralelamente a projetos profissionais.

No contexto atual, quem desenvolve métodos e controles que possibilitem conciliar interesses profissionais e viabilizar a execução de seus planos está sempre a muitos passos à frente da concorrência.

Por isso, e a partir de lições que tratam desde fundamentos básicos e da importância do autoconhecimento até ferramentas práticas para você gerenciar melhor o seu tempo, o curso de Produtividade e Gestão do Tempo te capacitará a tornar seu ambiente de trabalho muito mais produtivo, delegando tarefas e lidando com imprevistos de maneira eficiente e ágil!

Além disso, com o cupom BLOG50 você tem 50% de desconto no curso!

Corre a aproveita!

Clique e saiba mais!

Alícia Emanoele

Alícia Emanoele

Grad. em Engenharia Civil pelo Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) no Campus Piumhi. Possui experiência como Projetista na área da construção civil. Participou como Cofundadora e Diretora de Gestão de Pessoas na empresa júnior Igêtis Jr. e atua como voluntária da Associação Atlêtica Imortais do IFMG - Campus Piumhi como Secretária. Possui certificação em Formação Yellow Belt em Lean Seis Sigma, Fundamentos de Growth Hacking, Agile Scrum Foundation EXIN, Produção de Conteúdo Web, Marketing de Conteúdo e Copywriting. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Clique e adquira o curso Produtividade e Gestão do Tempo com 50% off!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Produtividade E Gestão Do Tempo

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.