Você tem dificuldade em organizar as atividades do seu dia a dia? Se a resposta for sim, a prática do time blocking pode te ajudar nisso. Essa técnica promete o aumento da produtividade, além disso, é bem simples de ser aplicada.

Nesse artigo, vamos falar sobre o que são blocos de tempo e como aplica-los na sua rotina. Confira abaixo os tópicos que vamos abordar:

  • O que é Time Blocking?

  • Como funciona o time blocking?

  • 5 dicas para aplicar um time blocking eficiente na sua rotina.

 

O que é time blocking?

 

Time blocking é uma técnica para o gerenciamento de tempo. Traduzido para o português, os blocos de tempo ajudam a planejar seu dia a dia, seja na vida pessoal, acadêmica ou profissional.

Esse sistema auxilia a colocar em prática uma rotina por meio do planejamento de cada momento do dia. A base do time blocking consiste em gerar mais produtividade durante todo o seu dia.

Além dessa pratica, existem alguns fundamentos básicos para que você compreenda como funciona o processo de gerir o seu próprio tempo. Algo muito importante é o autoconhecimento, uma habilidade para compreender quais são as suas prioridades.

Com o Curso de Gestão do Tempo e Produtividade Profissional você será capaz de compreender quais são os três princípios da administração do tempo e também obter cinco dicas para ter um bom gerenciamento na prática.

Para você começar agora a gerenciar melhor o seu tempo, clique no botão abaixo!

Curso de Gestão do Tempo e Produtividade Profissional

 

Como funciona o time blocking?

 

A prática do planejamento com os blocos de tempo é uma combinação de checklist com a adição de prazos. O benefício dela é fazer com que você consiga visualizar as suas listas de tarefas e a quantidade de tempo específico para elas.

Além disso, com ela é possível observar quais são as tarefas prioritárias e se concentrar nelas baseando no tempo que você determinou. O planejamento com o time blocking apresenta uma organização de cada dia da semana.

Essa imagem abaixo é o Voitto Planner da Maria uma Voitto Estudante, para se organizar Maria utiliza a prática do time blocking. No campo de rotina da semana, podemos ver na imagem abaixo que a Maria colocou todas as suas prioridades da semana.

Voitto Planner com a tecnica time blocking

É importante separar por prioridades, ou seja, compromissos fixos durante a sua semana, para posteriormente planejar a rotina diária. Assim, como mostrado na imagem acima, a organização do dia a dia da Maria é feita formando os blocos de tempo.

Para isso, você deve determinar qual o tempo a ser realizado para cada tarefa do seu dia, formando alguns blocos dessas atividades. A imagem acima, por exemplo, demonstra os blocos indicando por uma linha no início e no fim da atividade.

A duração do bloco é de uma 1h, sendo de 12h às 13h. Para que você construa os seus blocos de tempo, no próximo tópico, vamos dar 5 dicas para aplicar desde já e gerenciar seu tempo de forma eficiente e com eficácia.

 

5 dicas para aplicar um time blocking eficiente na sua rotina


 

1. Selecione suas prioridades

 

Para dar início, é aconselhável que você pense em todos os seus compromissos fixos e as suas prioridades da semana. Nesse caso, a sua programação acontece apenas como uma forma de criar uma rotina de compromissos semanal.

 

2. Adicione tarefas relativas a cada dia

 

Além das tarefas agendadas ou das prioridades, é necessário compreender quais são as suas atividades diárias. Como, por exemplo, os horários de estudo de cada dia, horários para lanche ou seu descanso para dar uma olhadinha nas redes sociais.

 

3. Programe seus intervalos

 

Essa dica é muito importante! É preciso sempre estar atento aos imprevistos e aos atrasos, por isso, planeje o tempo de cada tarefa com um intervalo de tempo para que caso aconteça algo você não perca nenhuma atividade planejada.

 

4. Reserve um tempo para descansar

 

Não adianta nada querer ser produtivo sem ter o tempo de descanso, não é mesmo? Quando, para você, for um “dia cheio”, é necessário programar um tempo para descansar a mente e o corpo. Isso fará com que você renove suas energias.

 

5. Siga sua programação

 

A última dica e talvez uma das mais importantes é siga seu planejamento. Crie uma programação realista para sua rotina diária. Não adianta nada programar várias atividades se não é possível realizá-las.

Uma ferramenta para te auxiliar é o timeboxing, que assim como time blocking, é uma ferramenta que auxilia na gestão do tempo, mas o seu foco é na definição da quantidade de tempo para cada bloco.

 

Coloque em prática no seu dia a dia!

 

Você já percebeu que utilizar os blocos de tempo é um método muito eficaz para aumentar a produtividade na sua vida pessoal, profissional e acadêmica. 

E, se o seu foco for o gerenciamento da sua vida profissional e quer aprender  também sobre como gerir o seu negócio, precisa saber sobre o empreendedorismo.

O nosso Curso de Formação Empreendedora irá transformar seus negócios. Com ele você entenderá como funciona o mercado de trabalho e técnicas para gerenciar seu empreendimento.

Curso de Formação Empreendedora