O que é um Projeto de Extensão?
As 5 vantagens de participar de um Projeto de Extensão
Quais os tipos de Projeto de Extensão?
Os desafios dos Projeto de Extensão
Como colocar um Projeto de Extensão no currículo?
Desenvolva seu conhecimento em metodologias ágeis!

Entenda como fazer parte de um Projeto de Extensão pode dar início a sua carreira!

Conheça quais são os tipos de Projeto de Extensão, qual a sua importância para a comunidade acadêmica e como ele pode ser o passo inicial da sua carreira.

João Henrique
Por: João Henrique
Entenda como fazer parte de um Projeto de Extensão pode dar início a sua carreira!

Um Projeto de Extensão consiste em um tipo de atividade acadêmica que viabiliza a conexão entre os pilares da pesquisa e do ensino à sociedade.

Após anos vivendo uma rotina escolar, o jovem tem que fazer uma das escolhas mais difíceis de sua vida: a graduação que irá seguir. Mas acha que as decisões complicadas param por aí? É claro que não!

A graduação é um momento único e bem diferente dos que os filmes americanos mostram. Afinal, não se vive apenas de festas, farra e diversão.

A universidade é um momento de grande aprendizado e também de experimentação.

Formada por três pilares: Ensino, Pesquisa e Extensão, ela propõe centenas de oportunidades para que seus alunos se desenvolvam tanto no âmbito pessoal quanto profissional.

Participar de um projeto de extensão é, sem dúvidas, uma das melhores oportunidades que a universidade pode nos oferecer e por meio de alguns tópicos, vamos te explicar o por quê disso! São eles:

  • O que é um Projeto de Extensão?
  • As 5 vantagens de participar de um Projeto de Extensão;
  • Quais os tipos de Projeto de Extensão?
  • Os desafios dos Projeto de Extensão;
  • Como colocar um Projeto de Extensão no currículo?

Se depois de ler esse artigo, você não ficar louco para se inscrever em algum projeto de extensão ou ficar aliviado de já ter participado de algum, não vamos ficar satisfeitos.

Então, chega de enrolação e vamos lá!

O que é um Projeto de Extensão?

O Projeto de Extensão universitária é a elaboração e articulação de políticas que viabilizam a conexão entre os pilares da pesquisa e do ensino à sociedade.

Outra função é a de melhorar a formação, capacitação e qualificação dos estudantes que entrarão no mercado de trabalho.

Por meio deles, os futuros profissionais podem desenvolver entregas sociais e ambientais articulados para a comunidade, podendo ela ser a acadêmica, mas também a civil, onde a universidade está inserida.

Dentro de uma universidade existem vários tipos de projetos de extensão para todos os gostos, entre eles fóruns, consultorias e núcleos específicos.

Basta você conhecê-los e descobrir qual combina com suas preferências e modo de trabalho. Além disso, você pode descobrir os seus interesses profissionais e moldar uma carreira a seguir.

De qualquer forma, é extremamente necessário termos um planejamento dos nossos passos na vida acadêmica para que eles possam nos levar aos nossos reais objetivos.

Quer aprender como planejar a sua carreira?

Então nós temos uma surpresa para você!

Com o Workshop GRATUITO de Planejamento de Carreira da Voitto, você será capaz de conhecer os 7 passos do planejamento de carreira, compreender melhor suas vontades.

Não perca tempo e comece agora clicando no banner abaixo!

Banner do Workshop Planejamento de Carreira.

Agora que você já conhece as técnicas de planejamento de carreira, que tal saber as vantagens de participar de um projeto de extensão e como eles podem ser o passo inicial da sua carreira? Vamos lá!

As 5 vantagens de participar de um Projeto de Extensão

Existem inúmeras vantagens de participar de um projeto de extensão, aqui reunimos as cinco principais que podem ser o pontapé inicial da sua carreira. Confira!

1. Networking

Em um projeto de extensão você tem a possibilidade de conhecer muitas pessoas e ampliar a sua. Dependendo do projeto que você esteja inserido, você consegue ter contato com indivíduos de diferentes áreas.

No mundo globalizado atual, essa rede pode ser um grande diferencial para o seu futuro no mercado de trabalho.

Além do networking, o contato com diferentes pessoas pode proporcionar a você o desenvolvimento das suas soft skills. Quer ver?

2. Soft Skills

Soft skills são suas habilidades comportamentais, ou seja, é a sua forma de lidar com diferentes situações. No mercado de trabalho, elas são cada dia mais valorizadas por estarem ligadas diretamente ao clima organizacional da empresa.

O trabalho desempenhado pode fazer com que você saiba se portar em ambientes não habituais, adquira experiências de liderança e trabalho em grupo, além de moldar a forma como você age com diferentes indivíduos.

Outra questão muito importante é o desenvolvimento das hard skills proporcionado pelo projeto de extensão.

3. Hard Skills

Hard skills são as competências técnicas, ou seja, todo o conhecimento que você tem para desempenhar atividades específicas.

No mercado de trabalho, elas podem ser determinantes para você ser aprovado para uma determinada área e também um diferencial para você conseguir se destacar em processos seletivos.

Os projetos de extensão podem ser muito importantes para trabalhar essas capacidades técnicas, seja por te estimular a estudar sobre assuntos que você não é cobrado em sala de aula ou por já ter aquele conhecimento armazenado na gestão de conhecimento das atividades.

De qualquer forma, ele permite que você coloque o seu conhecimento em prática. Aliás, essa é outra grande vantagem.

4. Aprendizado na prática

Durante o ensino em sala de aula, ficamos atrelados a atividades teóricas ou até mesmo em tarefas práticas em um ambiente simulado que pode ser bem distante da realidade.

O projeto de extensão pode te proporcionar uma experiência prática e nada controlada. Atributos esses que você não teria a chance de experimentar apenas focado na teoria.

Essas experiências colocam em prática o seu conhecimento e podem ser decisivas no momento em que você começar a tentar processos seletivos, um verdadeiro diferencial com os concorrentes que tenham a mesma formação que a sua. Esse fator nos leva à próxima vantagem.

5. Enriquecimento do currículo

Quem nunca chegou na universidade com o currículo em branco? Essa é uma realidade da maioria dos estudantes do país.

A falta de incentivo a atividades que fujam do currículo escolar é um problema que já começou a ser discutido, mas ainda faz parte da nossa realidade.

Mas o projeto de extensão é uma grande chance de você conseguir ampliar as suas atividades e enriquecer seu currículo. Assim, quando você chegar nas próximas seleções, tenha uma apresentação que te deixe orgulhoso pela trajetória executada.


Agora que você já leu sobre as vantagens, temos certeza que você já começou a sentir a vontade de participar de algum ou até mesmo a saudade de quando você integrava, caso já tenha essa experiência.

Como já falamos, existem projetos de extensão para todos os interesses, quanto maior a universidade, maior é a variabilidade de oportunidades. Quer conhecer alguns? Vamos lá!

Quais os tipos de Projeto de Extensão?

Então, existem centenas de tipos de projetos de extensão, mas aqui separamos os com maior destaque nas universidades brasileiras. Você provavelmente deve conhecer algum deles:

Empresa Juniores

As empresas juniores nasceram da necessidade de aplicar os conhecimentos aprendidos nas instituições de educação na prática e desenvolver tanto a sociedade a partir dos projetos entregues quanto os alunos pela experiência de elaboração e administração de uma empresa.

O Movimento Empresa Júnior (MEJ) é uma rede global e o Brasil representa a maior extensão da rede no mundo. Desde 2010, o MEJ já impactou mais de R$70 milhões na economia brasileira, que são integralmente reinvestidos na educação empreendedora dos estudantes.

Além da aprendizagem por meio da gestão e projetos, o MEJ proporciona uma série de oportunidades que alavancam uma pessoa rumo ao sucesso profissional, como por exemplo os eventos e contato com empresas seniores de destaque no mercado brasileiro.

A participação em uma empresa júnior é vetada aos alunos da pós-graduação, podendo eles contribuírem como conselheiros.

Atléticas

O movimento de atléticas surgiu mais de 50 anos no Brasil, mas apenas na última década tornou-se realmente relevante nas universidades.

Com o foco em criar e coordenar equipes esportivas que representam a universidade em competições, as atléticas proporcionam atividades que vão muito além das quadras.

Manter uma atlética custa dinheiro, esporte no Brasil é caro e exige uma gestão financeira apurada.

As atividades empreendidas fazem com que você possa desenvolver seu lado empreendedor e também tenha experiências que passam pelos temas de logística, marketing, comercial, gestão de pessoas e liderança.

Afinal, acha que os campeonatos com milhares de participantes se organizam sozinhos? Há muito trabalho desempenhado para que a bola consiga rolar e os benefícios já comprovados do esporte possam ser sentidos.

Equipes de Competição

As equipes de competição universitária são ótimos exemplos para o desenvolvimento de hard skills. Visto que as equipes precisam desenvolver um protótipo para competir, existem equipes de diversas áreas como robótica, automotiva e aeroespacial.

Além de atividades técnicas de construção do protótipo, os alunos também devem gerir a organização interna, desde a compra de matérias, até o desenvolvimento de relatórios de desempenho.

Podemos citar as equipes SAE como exemplos dessas equipes, mas existem outras fora desse formato.

Organizações Sociais

Nas universidades existem também organizações que desenvolvem projetos sociais e ambientais voltados para o desenvolvimento humano e também da comunidade.

Os projetos com esse cunho conseguem transformar os aprendizados técnicos da universidade em soluções para problemas enfrentados pela sociedade em que a universidade está inserida.

Os alunos, além dos conhecimentos proporcionados pela aprendizagem via projetos, ganham um desenvolvimento pessoal em uma escala acelerada. Podemos citar a rede Engenheiros Sem Fronteiras, Enactus e hospitais universitários como exemplares desse segmento.

Representação Estudantil

Existem nas universidades brasileiras órgãos que representam os estudantes e trabalham para o desenvolvimento acadêmico dos alunos e do curso.

Os diretórios ou centros acadêmicos, além de lutar por um ensino de melhor qualidade organizam eventos como palestras, workshops e treinamentos.

Outras atividades desempenhadas que podemos citar são atividades de integração do curso, prospecção de estágios e visitas técnicas à empresas, visando aumentar o contato dos alunos com o mercado de trabalho.

Os desafios dos Projeto de Extensão

Independente do segmento, é um consenso que as atividades de extensão universitária sofrem com a falta de investimentos. Algo comum em todo o sistema educacional brasileiro.

Os alunos muitas vezes têm que se desdobrar e abusar da criatividade para conseguirem os insumos necessários para a execução de suas atividades.

Por esse motivo é importante ter uma gestão financeira sólida, garantindo assim a estabilidade do projeto.

Outro desafio muito comum é a conciliação entre as atividades do projeto de extensão com o exercício acadêmico. A gestão do tempo é imprescindível para que os alunos não prejudiquem nenhum dos lados da balança.

Os projetos durante a pandemia

A crise trazida pela pandemia representa um enorme empecilho sem precedentes ao setor educacional brasileiro.

Com as atividades acadêmicas paradas em todo o Brasil, os projetos tiveram que se adaptar e inovar no modo como as atividades eram propostas.

Muitos projetos estão atuando de forma remota. Um desafio gigante, mas que poderá trazer ganhos como maior autonomia para as equipes e também adaptabilidade das atividades.

O home office tende a se tornar uma tendência ainda maior no período pós pandemia, assim como o aprendizado a distância e os meios digitais de comunicação.

Mas caberá também às lideranças tornarem essa mudança de paradigma mais acessível e inclusiva para que todos tenham as mesmas oportunidades.

Como colocar um Projeto de Extensão no currículo?

Incluir no currículo um projeto de extensão pode ser uma boa forma de destacar suas habilidades e experiências em trabalhos sociais.

Para colocar o seu projeto de extensão no currículo, siga os seguintes passos:

  • Inclua no seu currículo uma seção específica para os projetos de extensão: crie uma seção no seu currículo dedicada exclusivamente aos projetos de extensão que você participou;
  • Identifique o projeto: comece indicando o nome do projeto, a instituição responsável pela sua execução e o período em que esteve envolvido nas atividades;
  • Descreva as atividades realizadas: descreva, de forma objetiva e clara, as atividades em que participou dentro do projeto de extensão. Destaque suas principais contribuições e os resultados que alcançou;
  • Faça uma lista das habilidades que desenvolveu: liste as habilidades que você desenvolveu ou aprimorou durante a participação no projeto. Essas habilidades podem ser: liderança, trabalho em equipe, comunicação, organização, entre outras;
  • Se necessário, inclua outras informações relevantes: se o projeto de extensão envolveu a apresentação de trabalhos em congressos ou publicação de artigos, por exemplo, inclua essas informações no currículo;
  • Destaque a relevância do projeto: ao final, é importante destacar a relevância do projeto de extensão para a comunidade e para a sua formação acadêmica e profissional.

Desenvolva seu conhecimento em metodologias ágeis!

O Scrum é um desses métodos e pode auxiliar no desenvolvimento e coordenação das atividades do projeto.

Além de ser simples de ser implementado é um conhecimento que pode fazer você se destacar no mercado de trabalho! Afinal, as metodologias ágeis são as queridinhas do momento.

Não conhece a metodologia Scrum? Não tem problema! Com o curso de Introdução ao Agile Scrum desenvolvido pela Voitto, você vai ter uma introdução completa a esta metodologia tão utilizada pelas empresas!

E o melhor de tudo, o curso está HOJE com 100% de desconto, é só utilizar o cupom BLOG100.

Comece sua jornada de conhecimento, é só clicar no banner abaixo!

Banner do curso de Introdução ao Agile Scrum.

João Henrique

João Henrique

Grad. em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Possui certificação em Marketing de Conteúdo, Produção e Revisão de Conteúdo para Web e Copywriting. Trabalhou de 2019 a 2020 na Soluções Consultoria como Consultor, Assessor Financeiro Jurídico e Gerente de Inteligência Comercial. Foi um dos escolhidos para o Summer Job 2020 da B2W Digital, atuando no desenvolvimento do Dashboard de Performance do setor de BI da companhia. Coordenou a equipe de Comunicações do Diretório Acadêmico de Engenharia de Produção UFV em 2019, onde despertou o interesse por marketing digital. Integrou a Comissão Organizadora do XV Encontro Mineiro de Engenharia de Produção (EMEPRO), também em 2019. De 2016 a 2018, participou da Atlética das Engenharias UFV como Assessor Administrativo Financeiro e Diretor de Gestão de Pessoas e Qualidade. Está sempre em busca de novos conhecimentos e desafios. Atualmente, atua na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Como Se Adaptar Ao Home Office De Maneira Agil E Produtiva

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.