O que é gestão ágil de projetos?
Características da gestão ágil de projetos
Diferenças em relação ao gerenciamento tradicional de projetos
Principais metodologias da gestão ágil
Aprenda mais!

Descubra quais são as principais metodologias de Gestão ágil de projetos e como mudar da gestão tradicional

Aprenda sobre a gestão ágil de projetos, como ela pode te ajudar em um mundo dinâmico e as principais metodologias relacionadas.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Descubra quais são as principais metodologias de Gestão ágil de projetos e como mudar da gestão tradicional

O tempo em que vivemos é marcado pelo dinamismo e pelas mudanças constantes, em que a todo momento novas tecnologias e novos modos de se gerenciar surgem.

Esse cenário de mudanças exige uma grande capacidade de adaptação e de "corridas de 100 metros" ao invés de maratonas. Para conseguir dar conta dessa realidade, surgiu a gestão ágil de projetos.

Ficou curioso? Continue lendo este artigo para saber como esse modo de se gerenciar projetos tem mudado o cenário organizacional das empresas. Ah, e de quebra você entenderá melhor a analogia do parágrafo anterior.

Confira os tópicos:

  • O que é gestão ágil de projetos
  • Características da gestão ágil de projetos
  • Diferenças entre gestão ágil e o gerenciamento tradicional de projetos
  • Principais metodologias da gestão ágil.

O que é gestão ágil de projetos?

Gestão ágil de projetos é a aplicação de práticas ágeis ao gerenciamento de projetos. Ou seja, em vez de pensar no projeto apenas como um todo, ele é dividido em pequenas partes que vão sendo feitas em prazos mais curtos.

Tendo como base o Manifesto Ágil, a gestão ágil se diferencia da gestão tradicional por ser focada mais no comprometimento de todos os integrantes da equipe e menos nos processos, estimulando a participação e o engajamento do grupo. Outro ponto de destaque é a participação constante do cliente, garantindo assim que o projeto está de acordo com os requisitos do cliente.

Segue o Manifesto Ágil publicado em 2001:

Estamos descobrindo maneiras melhores de desenvolver software fazendo-o nós mesmos e ajudando outros a fazê-lo. Através deste trabalho, passamos a valorizar:

Indivíduos e interação entre eles mais que processos e ferramentas

Software em funcionamento mais que documentação abrangente

Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos

Responder a mudanças mais que seguir um plano

Ou seja, mesmo havendo valor nos itens à direita, valorizamos mais os itens à esquerda.

Presente da Voitto para você se especializar!

Você entende qual é a importância da agilidade para a realização de uma gestão efetiva?

O segredo para otimização de projetos está em usar um método ágil! O framework Scrum, por exemplo, é um método usado para o gerenciamento de projetos, baseado no desenvolvimento de software, que beneficia a empresa e os clientes com agilidade e flexibilidade em sua elaboração.

Quer saber como funciona a metodologia Scrum e entender como sua flexibilidade para se adaptar a diferentes exigências se dá por meio de entregas rápidas e com foco total nas exigências dos clientes?

Preparamos para você o curso de Introdução ao Agile Scrum para que você se desenvolva profissionalmente e ainda possa conhecer a nossa plataforma! É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente!

Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e saiba mais a respeito!

introdução ao agile scrum

Características da gestão ágil de projetos

Como você pode perceber, nesse modelo de gestão de projetos, algumas características se destacam, como o dinamismo e a participação ativa de toda a equipe. Além disso, existem algumas outras características que afetam a forma como essa gestão é feita.

Por exemplo, é possível priorizar alguns aspectos do produto antes de outros. Imagine que o produto seja um carro. Enquanto o motor é uma prioridade máxima, a pintura não é. Então, em um modelo de gestão ágil, entrega-se primeiro o carro com o motor e os componentes necessários para que seja testado e verificado se atende aos requisitos do cliente.

Baseado nessa forma de pensar que surge o conceito de MVP (mínimo produto viável - do inglês minimum valuable product), em que um produto é elaborado de forma que seja suficiente para coletar feedback do cliente sem os custos do produto finalizado e correndo o risco de ter que refazer alguma coisa.

Assim, uma característica muito importante dos métodos ágeis é realizar várias entregas, e assim coletar dados e continuar melhorando até chegar no produto final.

Diferenças em relação ao gerenciamento tradicional de projetos

Para os métodos tradicionais de projetos, é usado o guia PMBOK (Project Management Book of Knowledge) como padrão e referência mundial no assunto. Esse guia de boas práticas estipula áreas de gerenciamento, que regulam todo o projeto, desde o escopo até as partes interessadas.

Ou seja, ele define todo o ciclo de vida de um projeto, e embora esteja preocupado com as mudanças, não consegue lidar com elas com a mesma eficiência que as metodologias ágeis. Isso acontece porque o gerenciamento tradicional se comporta de forma linear, com uma estrutura bem definida.

Já com a metodologia ágil, a forma como se estrutura o projeto é mais flexível, permitindo que mudanças externas, como sugestões do cliente, sejam incorporadas. É preciso lembrar que muitas vezes o cliente não sabe exatamente o que quer quando o projeto se inicia, por isso essa capacidade de adaptação é muito boa.

No que diz respeito a esse relacionamento com o cliente, essa é uma das desvantagens do modelo tradicional, pois nele o gerente de projetos tem contato com o cliente de uma forma bem limitada e esporádica.

Então, qual a melhor metodologia? Depende do projeto. Por exemplo, no projeto de construção de um edifício, o método tradicional é mais adequado, por se tratar de algo sem mudanças consideráveis.

Já para o desenvolvimento de softwares, o método ágil se comporta melhor, pois permite acompanhar diversas versões do programa, adaptando-as de acordo com o feedback do usuário.

Atualmente, é comum ver os dois sendo usados de forma conjunta, o que permite usufruir da organização proposta pelo PMBOK e pelo dinamismo dos métodos de gestão ágeis.

Caso seja do seu interesse, clique e conheça o nosso artigo que traz todas as informações para sobre o método de aplicação do Scrum nas empresas: Como aplicar o Scrum para toda a empresa.

Principais metodologias da gestão ágil

Dentre as metodologias, as principais que podemos destacar são:

Scrum

A metodologia Scrum é a mais famosa da gestão ágil. Trabalha em pequenos ciclos, que são chamados de Sprints, além de ter uma estrutura de reuniões diárias para alinhamento. Ao final de cada Sprint, o cliente recebe uma entrega e seu feedback é registrado para continuamento do projeto.

Microsoft Solutions Framework (MSF)

É uma abordagem adaptável que visa a entrega bem-sucedida de soluções de tecnologia com maior rapidez, número reduzido de pessoas e menor risco, possibilitando resultados de maior qualidade.

O MSF ajuda as equipes a especificar diretamente as causas mais comuns de falhas em projetos de tecnologia, melhorando as taxas de sucesso, a qualidade da solução e o impacto nos negócios.

Extreme Programming (XP)

Traduzido livremente como Programação Extrema, esse método melhora um projeto de software de cinco maneiras essenciais: comunicação, simplicidade, feedback, respeito e coragem.

Os programadores extremos comunicam-se constantemente com seus clientes e colegas programadores, procurando manter seu design simples e limpo. Feedback é obtido testando o software a partir do primeiro dia. O sistema é entregue aos clientes o mais cedo possível e as alterações implementadas, conforme sugerido.

Lean Manufacturing

Isso mesmo, a cultura Lean está diretamente relacionada a gestão ágil de projetos, devido ao seu propósito de eliminação de desperdícios e melhoria contínua. Logo, embora seja bem mais antiga que o surgimento do conceito de gestão ágil, o Lean Manufacturing aplica desde o princípio características desse modelo de gestão.

Na busca por agregar valor ao cliente e eliminar desperdícios, entregas rápidas são feitas, o que está de acordo com os princípios ágeis. Outras características em comum é o conhecimento compartilhado por toda a equipe e o foco em construir qualidade de fato.

Aprenda mais!

O profissional do futuro precisa estar atento a uma das grandes características exigidas pelo mercado: a agilidade!

Para te ajudar nesse desafio, criamos a Formação de Especialistas em Gestão Ágil de Projetos, que une as práticas internacionalmente reconhecidas em Gerenciamento de Projetos e descritas no Guia PMBOK, até a metodologia mais utilizada no mundo para a Gestão Ágil de Projetos, o Scrum.

Ao realizar o curso, você será capaz de mesclar desenvolvimento ágil e preditivo em seus projetos; implementar uma cultura de agilidade em sua organização e, é claro, se tornar um Gerente de Projetos e um Especialista em Scrum reconhecido internacionalmente!

Clique na imagem abaixo e se inscreva na nossa Formação de Especialistas em Gestão Ágil de Projetos.

Formação de Especialista em Gestão Ágil de Projetos

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Banner do curso "Introdução ao Agile Scrum"

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Introdução Agile Scrum

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.