“Ser ágil é gerar entregas contínuas, incrementais e frequentes de valor para o cliente, focando em equipes auto-organizadas.”

Sentiu o diferencial dessa metodologia? Pois é, então é com essa frase de Vitor L. Massari, brasileiro e especialista há mais de 15 anos no uso e gerenciamento dos métodos ágeis, que iremos dar início ao entendimento dessa metodologia que revolucionou a forma de executar projetos. 

Tudo começou com um grupo de 17 profissionais, que se reuniram no ano de 2001 para redefinir o modelo existente de elaboração de projetos. 

Com essa ideia, eles publicaram um documento chamado Manifesto Ágil, que seguia as práticas da Metodologia Ágil, que era anteriormente conhecida como métodos leves. 

No documento do Manifesto Ágil foram apresentados quatro valores e 12 fundamentos a serem seguidos para o desenvolvimento ágil de software

Mas antes de explorarmos mais esta história, que tal saber de antemão o que você irá aprender hoje?

Então se prepara! Pois neste artigo você irá aprender:

 

  • O que é Manifesto ágil?

  • Valores do Manifesto Ágil;

  • Princípios a serem seguidos no Manifesto Ágil 

  • Os 12 princípios do manifesto ágil

 

Preparado para conhecer mais sobre Manifesto Ágil? Então vamos lá!

 

O que é Manifesto Ágil? 

 

O Manifesto Ágil é uma declaração que surgiu em 2001 aproximadamente, se trata de princípios que fundamentam o desenvolvimento ágil de projetos.

A princípio, foi desenvolvido como uma ferramenta de gestão para o desenvolvimento de softwares ágeis, única e exclusivamente, focando na voz do cliente, entregando sempre algo positivo em relação as experiências do usuário.

Este manifesto reúne alguns valores e princípios, considerados primordiais para execução de projetos de qualidade.

 

Valores do Manifesto Ágil

 

O grupo fundador do Manifesto Ágil já se encontrava imerso no mundo de softwares e, a partir de suas experiências, eles trouxeram valores para proporcionar maneiras melhores de desenvolver softwares

 

 

Que tal você já começar a sua experiência ágil na prática? A Voitto preparou para você um curso gratuito que vai introduzir a metodologia Scrum na sua vida profissional.  

O curso de Introdução ao Agile Scrum é 100% gratuito que prepara você para entender princípios, conceitos, eventos e artefatos do Scrum.

Além disso, apresenta um passo a passo para implementação dessa metodologia, com várias questões comentadas para você se preparar para exames de certificação e se destacar no mercado de trabalho.

Não perca tempo, comece hoje mesmo sua jornada dentro da metodologia ágil! 

 

 

1.  Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas.

 

É necessário que haja, dentro de um processo de gestão, a humanização do projeto.

Criar dentro do seu time de desenvolvedores uma rede de comunicação de qualidade permite uma interação entre todas as partes participantes. Sempre lembrando que ferramentas e processos são importantes, mas a relação com as pessoas deve se destacar. 

Tá precisando de ferramentas de gestão? separamos 20 planilhas que vão facilitar a sua vida. Clique aqui e veja mais. 

 

2. Softwares em funcionamento mais que documentação abrangente.

 

O ponto principal para o desenvolvimento é criar o software e não a documentação. 

O software deve ser compreendido pelas pessoas que estão trabalhando no processo de criação; para isso, a documentação torna-se necessária. Entretanto, colocar o software em funcionamento é o trabalho mais importante para a sua empresa, pois clientes buscam por resultados.

 

3. Colaboração com clientes mais que negociação de contratos. 

 

Ter um contrato é importante, mas mais do que isso é saber o que o cliente espera.

Os desenvolvedores devem atuar com o cliente e criar uma boa relação de comunicação. Não é do interesse da empresa ir contra o seu cliente e não é do interesse do cliente não ter voz no processo de criação do seu produto. 

 

4. Responder a mudanças mais que seguir um plano. 

 

As prioridades das partes interessadas devem ser pré-estabelecidas, mas é necessário flexibilidade para mudanças.

A rigidez com as mudanças não deve existir dentro da metodologia ágil. É claro que priorizar etapas e ter um processo de criação é importante, mas saber flexibilizar as atividades de acordo com os feedbacks e necessidades é muito relevante para o sucesso. 

A filosofia que foi usada para interpretar estes valores dizia que o item à esquerda sempre tem maior importância do que o item à direita. 

 

Princípios a serem seguidos no Manifesto Ágil 

 

Além dos quatro valores apresentados no Manifesto Ágil, os criadores desenvolveram 12 princípios a serem seguidos com o intuito de guiar a escolha de métodos, ações e ferramentas para o desenvolvimento do time ágil de projeto. 

Ficou curioso e quer enriquecer o seu conhecimento sobre o Manifesto Ágil? Então veja a seguir os princípios de software ágil publicado pelos 17 criadores do documento. 

 

 

Os 12 princípios de manifesto ágil 

 


Sabemos que esta metodologia foi desenvolvida a princípio como uma ferramenta de gestão para projetos voltados a área de software, porém, devido a sua grande eficiência, acabou se ramificando para outras áreas da tecnologia.

Mas o que pode explicar essa “adesão” de outras áreas a uma ferramenta de gestão?

A resposta é muito simples, sua metodologia é única e exclusivamente para a entrega do produto focando em qualidade e satisfação do cliente, podemos listar 12 princípios que ajudaram este manifesto a se enraizar no mercado, são eles:

 

  1. Nossa maior prioridade é satisfazer o cliente, através da entrega adiantada e contínua de software de valor. 
  2. Aceitar mudanças de requisitos, mesmo no fim do desenvolvimento. Processos ágeis se adequam a mudanças para que o cliente possa tirar vantagens competitivas.    
  3. Entregar software funcionando com frequência, na escala de semana até meses, com preferência aos períodos mais curtos.  
  4. Pessoas relacionadas a negócios e desenvolvedores devem trabalhar em conjunto e diariamente, durante todo o curso do projeto. 
  5. Construir projetos ao redor de indivíduos motivados. Dando a eles o ambiente e suporte necessários, e confiar que farão seu trabalho. 
  6. O método mais eficiente e eficaz de transmitir informações para, e por dentro de um time de desenvolvimento, é através de uma conversa cara a cara.
  7. Software funcional é a medida primária de progresso. 
  8. Processos ágeis promovem um ambiente sustentável. Os patrocinadores, desenvolvedores e usuários, devem ser capazes de manter, indefinidamente, passos constantes. 
  9. Contínua atenção à excelência técnica e bom design aumenta a agilidade. 
  10. Simplicidade: a arte de maximizar a quantidade de trabalho que não precisou ser feita.
  11. As melhores arquiteturas, requisitos e designs emergem de times auto organizáveis.
  12. Em intervalos regulares, o time reflete sobre como ficar mais efetivo, então, se ajustam e otimizam seu comportamento de acordo com isso.

 

E aí, curtiu nosso conteúdo?

 

Nesse artigo, eu apresentei para você um pouco da história e comentei sobre os valores e princípios do Manifesto Ágil. 

Agora, que tal desenvolver as suas habilidades em liderança?

O curso de formação de Scrum Master EXIN, aborda dos fundamentos essenciais da Metodologia Ágil e prepara você para atuar como facilitador e potencializador do trabalho de toda equipe Scrum. 

Não perca tempo, seja o diferencial da sua empresa.


 

Ah! Não esquece de deixar seu comentário sobre o nosso artigo, o seu feedback é muito importante para nós.