Se você acompanha esse blog, sabe que o Scrum é uma das metodologias mais conhecidas e respeitadas na gestão ágil de projetos, não é mesmo? Mas o que muita gente não sabe é como é dividido o Scrum Team, ou time de Scrum.

Essa equipe é importantíssima para a aplicação bem sucedida do Scrum e é dividida em 3 papéis, sendo:

  • Development Team;
  • Product Owner;
  • Scrum Master.

Vale ressaltar que todos os 3 papéis têm a mesma importância na aplicação do Scrum, o que é uma das características dessa metodologia.

Assim, cada integrante da equipe trabalha em conjunto de forma colaborativa, visando o sucesso do projeto, passando pelo passo a passo para chegar nesse objetivo.

Então, se você quer saber o que são esses papéis e o que cada um deles faz, é só continuar lendo este artigo, que usa como base o livro Scrum: Gestão Ágil para Projetos de Sucesso, de Rafael Sabbagh.

E para entender com mais detalhes sobre o funcionamento da metodologia Scrum de maneira geral, te convido a conhecer e se inscrever no curso gratuito de Agile Scrum.

Esta é uma ótima oportunidade para você iniciar a sua jornada de conhecimento do Scrum. Não perca tempo, clique no botão abaixo para saber mais e se inscrever.

Curioso para saber o que é a Scrum Team e qual sua importância? Então fique ligado neste artigo!

 

Development Team

 

O Development Team, ou Time de Desenvolvimento, é a equipe responsável por executar as ações definidas para o Sprint Backlog. Uma de suas principais características é a multidisciplinaridade.

Para conseguir essa habilidade, é necessário possuir um grupo bem capacitado, com um número que vai de 3 a 9 integrantes. Esse tamanho suficientemente pequeno permite que os integrantes se comuniquem de forma efetiva.

Essa equipe de desenvolvimento se reúne com o Product Owner para definir o que será realizado durante a Sprint. Depois de definido, o time detalha, de forma autônoma, como esse trabalho será realizado.

Assim, esse time é auto-organizado, planejando e executando seu trabalho com autonomia, propriedade e responsabilidade. Além disso, a equipe informa ao Scrum Master sobre qualquer impedimento que possa surgir, atrapalhando seu trabalho.

Portanto, cabe ao Development Team trabalhar no desenvolvimento de novas versões do produto a cada Sprint, obtendo feedback dos clientes e entregando valor aos mesmos por meio dessas atualizações constantes.

 

Product Owner

 

O Product Owner (Dono do Produto) é o representante do cliente, ou seja, ele busca obter retorno para o cliente. É ele que é responsável por definir o Product Backlog, ou seja, todos os requisitos do produto, que vai sendo incrementado ao longo do projeto, de acordo com o feedback dado pelo cliente.

Todo Scrum Team deve possuir apenas um Product Owner, pois é necessário que se tenha somente uma voz de decisão sobre o produto que comunica ao Time de Desenvolvimento essas decisões.

É o Dono do Produto que estará em contato frequente com o cliente, buscando constantemente garantir que o produto está seguindo de acordo com o esperado por esse cliente.

O P.O. está presente na reunião de Sprint Planning junto com a equipe de desenvolvimento para definir as ações da Sprint. Na reunião de Sprint Review, ele repassa para a equipe o feedback dado pelos clientes e pelas partes interessadas, como patrocinadores e gerentes de organizações.

 

Scrum Master

 

O Scrum Master é o catalisador do Scrum Team, ou seja, ele facilita e potencializa o trabalho de todos os integrantes. Para isso, ele faz uso de seu conhecimento avançado de Scrum e suas técnicas de comunicação para tornar o trabalho do Time de Desenvolvimento e do Product Owner mais eficientes.

Ele também garante que tudo está sendo feito de acordo com os princípios do Scrum, ajudando em quaisquer dúvidas em relação a esse framework. Assim, ele se certifica de que todos compreenderam os conceitos e estão aptos para realizar seu trabalho de forma produtiva.

Por isso, esse membro do Scrum Team é chamado de "facilitador hábil", termo criado por Roger Schwarz (2002). Dessa forma, para se tornar esse facilitador, esse profissional precisa possuir as famosas soft skills, ou seja, as habilidades interpessoais de comunicação.

O Scrum Master deve ser proativo para poder realizar mudanças e remover os impedimentos apontados pelo Time de Desenvolvimento, além de trabalhar para evitar o acontecimento desses impedimentos.

Mas ele precisa saber balancear suas participações, pois um dos objetivos do Scrum Master é aumentar a responsabilidade e autonomia do Scrum Team, permitindo assim que resolvam seus próprios problemas.

 

E aí, gostou desse artigo?

 

Como você pôde perceber, o Scrum Team funciona de uma forma muito bem organizada, em que todos são igualmente importantes e responsáveis pelo sucesso do projeto. É por isso que o Scrum framework se tornou referência na gestão ágil de projetos em todo o mundo.

Então, se você se interessou por este assunto e quer saber mais sobre  essa metodologia, tenho uma ótima notícia para você!

Preparamos um curso bem completo de Formação de Scrum Master, para você que quer se aprofundar e se qualificar nessa metodologia que tem sido utilizada pelas maiores empresas.

Não perca esta oportunidade e venha se tornar um Scrum Master!

Se você gostou desse artigo, deixe seu comentário abaixo. E se ficou alguma dúvida, mande para nós também. Nosso objetivo é esclarecer todas as dúvidas possíveis. Agradecemos pelo seu feedback!