Você sonha com um modelo de gestão ágil, eficiente, que aumente a produtividade, mas que não seja hierárquico?

A boa notícia é que esse modelo já foi almejado, pensado e criado pelo Spotify e ficou conhecido como squad team.

Neste artigo, irei te explicar como funciona cada grupo e etapa dessa metodologia que veio para revolucionar o sistema de gestão das grandes e pequenas empresas.

Então se você está empolgado com esse assunto tanto quanto eu, pegue uma xícara de café e venha comigo!

 

Como surgiu a metodologia de equipes trabalhando em squads team?

 

Em um passado não muito distante, grande parte das maiores empresas trabalhavam focadas apenas no produto ou serviço que era oferecido, e consequentemente eram segmentadas em departamentos específicos e fechados em cada área.

Mas os tempos mudaram, hoje o foco do mercado e das maiores empresas é na experiência e na satisfação de seus clientes e, com isso, se desencadeou a busca por metodologias que se enquadram nessa nova realidade.  

Entre essas grandes empresas, o  Spotify, se destacou ao criar o modelo do squad team, trazendo consigo os conceitos de tribeschapter e guilds, que iremos entender melhor nos próximos tópicos.

O objetivo do Spotify ao criar esse novo modelo era aprimorar a  metodologia ágil Scrum, a qual já era utilizada de forma bem madura dentro da empresa.

O objetivo desse novo método é “trabalhar” com pequenas empresas dentro de uma organização, o que sem dúvida é uma tendência do mercado para agilizar os  negócios.

Afinal, não é mais suficiente para o mercado a apresentação apenas de um bom produto ou serviço. O mercado busca por empresas com respostas ágeis e que tragam consigo a melhor experiência possível para o usuário, e é exatamente isso que essa metodologia de squad team promete trazer para as empresas.

 

O que é Squad?

 

Squad é um time multidisciplinar, focado em geração de valor, que possui  autogestão, autonomia e é especializado em desenvolvimento de produtos.

Por exemplo: se uma empresa afirmar que tem um squad de marketing e um squad de vendas, isso está errado, pois quebra todo o conceito de equipe multidisciplinar.

Afinal, para se ter um squad, é necessário ter um grupo de pessoas com multidisciplinaridade, autonomia e a responsabilidade de determinada parte do produto ou do negócio.

Vale ressaltar que não são todas as empresas que tem o perfil para aplicar essa metodologia, pois dependendo do nicho explorado, pode ser que ter equipes qualificadas em algo específico seja mais importante e interessante.

Spotify, por exemplo, desenvolveu e aplicou o método dos squads, pois iria gerar mais valor no produto e na experiência do seu  cliente, e isso deu bastante certo, como podemos ver.

Para exemplificar melhor, abaixo temos uma ilustração de squads fazendo uma analogia à estrutura do  Scrum, na qual cada membro do squad tem suas características e exerce um papel, caracterizando a multidisciplinaridade, ou seja, pessoas de diferentes áreas trabalhando juntas em cada squad em prol de um produto final.

 

Fonte: EVANGALIST (2016)

 

O que é Tribe?

 

Tribe é um segundo nível de agrupamento, que é feito através da combinação de vários squads que estão trabalhando em coisas parecidas, ou até mesmo trabalhando juntos.

Em uma organização que implementa essa metodologia é essencial que os squads de um tribe fiquem fisicamente próximos uns dos outros, para que isso facilite a comunicação.

E talvez agora você esteja se perguntando: qual é a necessidade desse segundo agrupamento?

Bom, pense em uma empresa que tenha 1000 colaboradores; quantos squads teriam nessa empresa? Muitos com certeza.

Então, a ideia de criar tribes é exatamente para facilitar o gerenciamento; com isso, a sugestão para quem quer aplicar esse método é que construa um tribe que contenha no máximo 100 integrantes.

 

 

Fonte: EVANGALIST (2016)

 

O que é Chapter?

 

Chapter é um grupo no qual todos os integrantes possuem a mesma função dentro dos seus respectivos squads, e todos fazem parte do mesmo tribe.

Geralmente esse grupo se reúne com frequência para trocarem informações, práticas, técnicas e por aí vai.

Fonte: EVANGALIST (2016)

O que é Guild?

 

Por fim temos os guilds, que são grupos mais independentes da estrutura, pois não importa a qual squad a pessoa pertence e nem qual especialidade ela tem. São pessoas diferentes interessadas em estudar mais um determinado assunto.

 

Fonte: EVANGALIST (2016)

 

Quais são as vantagens da metodologia squad team?

 

Como um dos principais pontos dessa metodologia é desenvolver uma equipe multidisciplinar, autogerenciável e com completa autonomia, isso acarreta diversos benefícios para a empresa e para o cliente final.

Dentro desse time estará o responsável pelo desenho do projeto, pelo desenvolvimento, pela manutenção e também o responsável por acompanhar os resultados que aquele projeto terá.

Como a maior parte, se não todas as etapas do produto são feitas dentro de uma equipe, fica mais fácil enxergar pontos de melhoria no projeto, pois aquele grupo específico conhece cada detalhe, desde o início até o fim do produto.

Com isso, as respostas para as solicitações do cliente serão mais rápidas e dinâmicas, uma vez que eles têm autonomia para tomar decisão e realizar as alterações necessárias, diferentemente do modelo tradicional, no qual seria necessário passar por diversos setores e aprovações até retornar de forma adequada para o cliente.

Com isso, devido a todos os aspectos citados acima, essa estrutura ágil criada pelo Spotify tem crescido e se expandido cada vez mais.

 

Você gosta de inovar?

 

Se a sua resposta for “sim”, e você gosta de inovar assim como o Spotify fez ao criar o modelo de squads teamtenho uma oportunidade incrível para você.

Acreditamos que o pensamento inovador possa ser inato para alguns, mas além disso ele também pode ser desenvolvido e fortalecido através da prática.

Todos nós, incluindo você e eu, podemos inovar se exercitarmos nossa mente para desenvolver as habilidades.

Pensando nisso, a Voitto preparou o plano de assinatura Voitto Premium, juntamente com grandes inovadores, líderes e gestores de alta performance, para te ajudar a desenvolver todas essas habilidades.

Nele você vai ter acesso aos mais de 500 conteúdos regulares da plataforma, além de acesso semanal às mentorias ao vivo e muito mais. Então não perca tempo e clique no botão abaixo para conferir essa grande oportunidade!

Gostou do conteúdo? Então nos presenteie com o seu  comentário aqui embaixo!