O que é o método do caminho crítico?
Os benefícios do método do caminho crítico
Como funciona o método do caminho crítico?
Dica bônus

Entenda como o método do caminho crítico pode otimizar seu gerenciamento de projetos

Conheça o que é o método do caminho crítico e como ele consegue se relacionar com o gerenciamento de projetos de uma organização.

João Henrique
Por: João Henrique
Entenda como o método do caminho crítico pode otimizar seu gerenciamento de projetos

Pronto para conhecer o método do caminho crítico e se destacar com um gerenciamento de projetos muito mais preparado? Vamos lá!

Tempo é dinheiro! 

A máxima mais conhecida do mundo dos negócios praticamente virou uma lei. As empresas que fazem uma economia maior  desse recurso tão valioso, saem na frente e possuem um diferencial competitivo importante para se destacarem no mercado.

Nesse contexto, surge a necessidade de um gerenciamento de projetos altamente competente para que, além de uma alta qualidade das entregas, seja possível realizá-las em menor prazo de tempo.

O método do caminho crítico surge como um verdadeiro acréscimo nesse quesito! Por meio de alguns tópicos iremos te explicar o conceito dele e como funciona na prática:

  • O que é o método do caminho crítico?
  • Os benefícios do método do caminho crítico;
  • Como funciona o método do caminho crítico?

Então, antes de mais nada, vamos a esse conteúdo super especial!

Mas antes, se liga nessa super dica!

Você sabia que uma das habilidades mais requisitadas pelo mercado de trabalho é saber tomar decisões? Porém, para realizar uma decisão assertiva é preciso desenvolver o seu pensamento crítico e a eficácia de suas análises.

Com isso, você conseguirá se transformar em um profissional mais consistente e racional nas suas medidas.

Ao baixar esse material, você terá noção do seu nível de pensamento crítico e o quanto precisará desenvolver essa habilidade super importante. Além disso, poderá ter um maior auto conhecimento que te ajudará na sua jornada profissional!

Bora começar? Faça nosso teste e descubra agora qual o seu grau de pensamento crítico!

Qual seu nível de pensamento crítico?

O que é o método do caminho crítico?

O método do caminho crítico, ou Critical Path Method (CPM), é utilizado como um aditivo no gerenciamento de projetos, que pretende identificar o sequenciamento de atividades mais importantes para que o projeto seja executado no menor tempo possível.

Nesse tipo de sequenciamento praticamente não há folgas entre os prazos de realização de todas as atividades. Sendo assim, se houver atraso em alguma das etapas, o cronograma é inteiramente afetado.

Por esse motivo, há a necessidade de um maior controle do gerente de projetos quanto ao andamento das mesmas.

Que tal conhecer um pouco sobre os benefícios do método do caminho crítico e o que faz muitos gerentes de projetos optarem por ele?

Os benefícios do método do caminho crítico

Nós reunimos nesse tópico os três maiores benefícios que o método do caminho crítico pode trazer para a empresa que ele for implementado, confira!

Dinamicidade

O sequenciamento das atividades mais importantes para a execução do projeto, trazem uma maior dinamicidade para o andamento do cronograma dele e, assim, a equipe pode ficar mais engajada para finalizá-lo, visto que muitas atividade burocráticas e que agregam pouco valor  não são prioritárias.

Diminuição da duração

Um dos maiores benefícios do método do caminho crítico é, sem dúvidas, a diminuição de duração dos cronogramas de projetos. Esse método reduz bastante as folgas entre as atividades dos projetos.

Economia

Consequentemente à diminuição da duração dos cronogramas de projetos, há também a redução dos custos relacionados aos recursos alocados no projeto. Essa ação realizada no projeto pode causar uma grande economia.

Como funciona o método do caminho crítico?

Para te auxiliar na execução desse método e encontrar quais atividades são mais importantes, para que o cronograma tenha um término antecipado, elaboramos um passo a passo bem simples.

Para tornar o entendimento ainda mais fácil, usaremos um exemplo prático. Assim, ter um cronograma de projeto é essencial para usar o método:

1. Monte um Diagrama de Rede Orientada de Atividades

A Rede Orientada de Atividades nada mais é que um diagrama com as atividades do projeto relacionadas pela ordem de  execução de cada uma.

2. Incluir a duração de cada uma das atividades

Para realizar essa etapa é necessário ter feito a estimativa da duração de cada atividade a ser realizada.

3. Calcular o Early Start e Early Finish

Se traduzirmos para o português, esses termos ficariam como início e finalização antecipadas, com o cálculo acontecendo da esquerda para a direita. Quando uma atividade tiver mais do que uma predecessora, escolha a que terminar por último.

3. Determinar a duração do projeto

A quantidade de dias para a finalização da última atividade seria a quantidade de dias necessários para finalizar o projeto.

4. Calcular o Late Start e Late Finish

A forma de calcular o Late Start e Late Finish é a mesma que o passo 2, só que de maneira inversa, pois aqui você calculará da direita para a esquerda. Quando uma atividade tiver mais do que uma sucessora, escolha a que começar primeiro.

5. Calcular a folga de cada tarefa

As folgas são o tempo adicional que pode ser gasto com a atividade, sem afetar o prazo de conclusão do projeto. Para calcular é só subtrair o Late Finish - Early Finish.

6. Definir o caminho crítico

O caminho crítico será aquela sequência de atividades com folga 0. Nesse caso apresentado: A -> C -> E -> F.

Dica bônus

Buscar conhecimento é importante para qualquer gerente de projetos. Que tal aprender mais sobre a área e ter uma certificação?

O mundo atual emite uma quantidade gigantesca de informação, nos impossibilitando de acompanhar e entender tudo. Já parou para imaginar quantos erros de pensamento ou de interpretação do nosso subconsciente aconteceram?

Saiba os tipos de vieses cognitivos e como podem influenciar na sua vida profissional, aprendendo a controlá-los. É só baixar nosso eBook que você irá saber os elementos fundamentais! Bora começar?

Então, baixe agora o eBook gratuito com Os principais vieses cognitivos presentes em nossa vida e como supera-los!

Os principais vieses cognitivos presentes em nossa vida e como supera-los

João Henrique

João Henrique

Grad. em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Possui certificação em Marketing de Conteúdo, Produção e Revisão de Conteúdo para Web e Copywriting. Trabalhou de 2019 a 2020 na Soluções Consultoria como Consultor, Assessor Financeiro Jurídico e Gerente de Inteligência Comercial. Foi um dos escolhidos para o Summer Job 2020 da B2W Digital, atuando no desenvolvimento do Dashboard de Performance do setor de BI da companhia. Coordenou a equipe de Comunicações do Diretório Acadêmico de Engenharia de Produção UFV em 2019, onde despertou o interesse por marketing digital. Integrou a Comissão Organizadora do XV Encontro Mineiro de Engenharia de Produção (EMEPRO), também em 2019. De 2016 a 2018, participou da Atlética das Engenharias UFV como Assessor Administrativo Financeiro e Diretor de Gestão de Pessoas e Qualidade. Está sempre em busca de novos conhecimentos e desafios. Atualmente, atua na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

O que é e como funciona o Lean Seis Sigma?

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

O Que é E Como Funciona O Lean Seis Sigma?

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.