Quando falamos de projetos pensa-se logo em algo de grande magnitude. Isso é um erro, pois um projeto pode estar envolvido com pequenas atividades do dia-a-dia. Podemos citar alguns exemplos na resolução de problemas internos, negociação com fornecedores, entrega de produtos, implantação de sistemas e de estratégias.

A gestão correta dos projetos traz benefícios para a organização podendo ser utilizada em resoluções de problemas no qual defini precisamente as tomadas de decisões e ainda identificando efeitos e causas.

 

O principal objetivo da planilha é proporcionar um acompanhamento claro, simples e objetivo de um projeto.

 

Veja na vídeo-aula abaixo o funcionamento da planilha:

 

 

Entenda a Ferramenta

 

A página inicial possui a estrutura mostrada abaixo. Utilize os botões para navegar entre as abas. Basta clicar no botão e você será direcionado para a aba respectiva. Os resultados presentes neste exemplo são meramente ilustrativos.

 

 

Cadastramento

 

As informações serão cadastradas nessa aba. No grupo “Soluções Oferecidas”, iremos cadastrar quais projetos que são oferecidos pela nossa empresa. Se você utiliza essa planilha para um controle interno de projetos, aqui você cadastrará os projetos em andamento.

Em “Setores”, iremos cadastrar os setores que estão recebendo os projetos em questão.

 

 

Acompanhamento Geral

 

Nessa aba não temos que cadastrar nenhum valor. Ela é um compilado de informações e é atualizada automaticamente, à medida que as outras informações são atualizadas. Por ela é feito o acompanhamento geral dos projetos cadastrados.

 

 

Acompanhamento Individual

 

Nessa aba iremos cadastrar algumas informações específicas sobre os projetos em questão.

 

 

Nessa primeira parte, como retratado acima, iremos cadastrar as informações de identificação pessoal do projeto, bem como preencher o cronograma do mesmo, retratado abaixo no grupo de informações “Análise Temporal”.

 

 

Por fim, a fim de cadastrar informações financeiras dos projetos iremos cadastrar os valores no grupo de informações “Análise Financeira”. Perceba que os campos a serem alterados estão na cor branca. Os demais, na cor verde e rosa, possuem fórmulas e não devem ser alterados.

 

 

Por fim, para facilitar a visualização do desempenho financeiro do projeto, são gerados dois gráficos que retratam o acompanhamento do investimento e da meta.

 

 

Panorama

 

Por fim, temos, na aba panorama, temos graficamente, resultados referentes aos dados sobre os projetos, cadastrados nas abas anteriores.

 

 

 

Separei alguns estudos de caso com referências sobre o assunto para que você de continuidade na sua capacitação!

 

Método multicritério ELECTRE IV-H para priorização de atividades em  projetos

CMM Mota, AT Almeida - Pesquisa Operacional, 2007 - SciELO Brasil

Perfil das competências em equipes de projetos

RR Junior, M CARVALHO - RAE-eletrônica, 2003 - SciELO Brasil