O que é Fluxograma?
Qual é a função do Fluxograma?
Como fazer um Fluxograma?
Quais são os símbolos de um Fluxograma?
Quais são os tipos de Fluxogramas?
Conheça aquilo que cai bem com o Fluxograma: o Lean Seis Sigma!

Você sabe o que é Fluxograma e como fazer um? Temos 4 dicas para você!

Entenda o que é um Fluxograma, qual a sua função, os seus tipos e conheça as nossas 4 dicas para fazer o seu de forma clara, organizada e precisa.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Você sabe o que é Fluxograma e como fazer um? Temos 4 dicas para você!

O fluxograma é uma representação gráfica da sequência das etapas de um processo, que permite uma análise de limites e fronteiras, fornecendo uma visão global por onde se passa o produto.

Segundo a Neurolinguística, existem 3 modos de aprender: visual, auditivo e cinestésico. Cada pessoa tem um método que assimila melhor, porém conciliar as 3 formas de aprender otimiza ainda mais seu aprendizado. E é exatamente isso que um fluxograma faz!

Um processo geralmente tem várias etapas entre seu início e seu fim, e com isso, não adianta somente você pensar em como ele funciona nem escutar alguém lhe explicando. É preciso visualizar como esse processo ocorre, não é mesmo?

É nesse momento que geralmente utiliza-se um Fluxograma para visualizar o início, as etapas e departamentos por onde o processo passa e o seu fim de maneira clara.

Por isso essa ferramenta é tão incrível, então continue lendo para aprender o que é, como fazer e os tipos mais comuns de fluxogramas existentes.

Será abordado neste artigo:

  • O que é Fluxograma;
  • Qual é a função do Fluxograma;
  • Como fazer um Fluxograma;
  • Símbolos de um Fluxograma;
  • Tipos de Fluxogramas.

Vamos começar?

O que é Fluxograma?

O fluxograma é uma representação gráfica que descreve etapas de um determinado processo, deixando mais clara a visualização deste.

Ele é estruturado por símbolos geométricos que simbolizam quais são os materiais, serviços ou recursos envolvidos nos processos e quais são as direções a serem seguidas para que o resultado (produto ou serviço) seja atingido.

É uma representação teórica de como funciona o processo, de forma que quando o responsável for ao Gemba, ele poderá conferir se a representação teórica condiz com a prática de como o processo está acontecendo.

Qual é a função do Fluxograma?

A principal função do fluxograma é mapear e medir processos de maneira segmentada, compreensível e simples. Nesse sentido, a partir dos símbolos e desenhos, o fluxograma objetiva representar cada um dos estágios do processo. Por isso, o fluxograma é uma ferramenta de extrema importância.

Como os Fluxogramas são usados em diferentes áreas?

Por ser um uma representação visual simples de ser interpretada, o fluxograma está presente nas mais diversas áreas como:

  • TI (programação): o fluxograma está presente na programação para  visualizar de forma mais simples a execução de um código, para demonstrar a organização do código e de várias outras formas;
  • Vendas: o fluxograma é utilizado para mapear processo de venda, fazer levantamentos, planejar estratégias, entre outras formas.
  • Engenharias: o fluxograma é utilizado para representar fluxos de processos, avaliar o ciclo de vida de uma estrutura, apresentar o protótipo de um produto;
  • Negócios: o fluxograma é utilizado para documentar processos, entender o comportamento de clientes, descrever tarefas e diversas outras formas;
  • Educação: o fluxograma é utilizado para desenvolver projetos, planejar cursos, criar plano de aulas e outras formas.

Como fazer um Fluxograma?

Para que você aprenda de forma simples como fazer um fluxograma, elaboramos algumas etapas que você pode seguir durante a construção do seu mapeamento. Vamos a elas?

1. Definir o processo que será representado

Para começar, você precisa decidir qual processo ou família de produtos será mapeado. Geralmente se escolhe o processo mais problemático, o que tem mais volume, porque se você consegue medir e melhorar esse processo, a única coisa que precisamos fazer para os processos menores é replicar.

Outra vantagem é que qualquer alteração nesses processos será representativa tanto na qualidade quanto no volume de entrega.

2. Definir o escopo do projeto

Para definir o escopo do projeto,é preciso definir o início e fim do projeto, qual o nível de detalhamento requerido, se será micro ou macro, quais os detalhes necessários, para quem você precisa entregar e o que você precisa extrair desse processo.

Dessa forma, não haverá problemas relativos à falta de detalhes, ou se não um excesso de detalhes e informações que, dependendo do processo, não se faz necessário.

3. Levantar as atividades

Nessa etapa da construção do seu fluxograma você deve definir quais atividades estão ocorrendo durante o processo e organizá-las da maneira mais adequada possível.

Ou seja, é necessário analisar de qual maneira cada atividade será trabalhada e sua importância, para então definir a sequência que tornará o processo mais ágil.

4. Desenhar os símbolos

Como já foi visto, o fluxograma é uma representação gráfica. Logo, utiliza-se símbolos que representam as etapas do processo e as decisões a serem tomadas.

É precisodesenhar de forma correta para que fique claro todo o processo, pois existem símbolos padrões para cada tipo de informação.

Assim, a leitura do mapeamento se torna internacional, permitindo que qualquer pessoa com conhecimento sobre essa ferramenta consiga interpretar seu fluxograma e entender os processos e etapas que estão ocorrendo.

Quais são os símbolos de um Fluxograma?

Existem inúmeros símbolos que podem ser utilizados para representar ações e decisões a serem tomadas durante seu processo. Separei alguns deles para que você possa visualizar de forma clara o que são esses símbolos.

Símbolos de um Fluxograma


Esses símbolos fazem parte de um padrão, como foi dito acima, permitindo o fácil entendimento do processo por parte daqueles que irão efetuar possíveis mudanças e melhorias no processo.

Quais são os tipos de Fluxogramas?

Um fluxograma pode ser de vários tipos diferentes. Os 4 mais utilizados por pessoas ou empresas para mapear processossão:

1. Diagrama de Blocos

É o mais simples dos fluxogramas. Composto apenas por blocos, serve como um sequenciamento de processo, sem envolver pontos de decisão.

É utilizado como instruções de trabalho (ITs) simples ou quando se deseja realizar uma representação mais macro de um processo.

Diagrama de Blocos

2. Fluxograma de processos simples

É semelhante ao diagrama de blocos, porém contém pontos de decisão.

Fluxograma de processos simples.

3. Fluxograma funcional

O fluxograma funcional mostra a sequência de atividades de um processo entre as áreas ou seções por onde ele ocorre.

É um tipo de fluxograma muito utilizado para processos que não se restringem a uma única área, e como são identificados os responsáveis por cada fase, é possível identificar até certos gargalos de processo.

Fluxograma funcional.

4. Fluxograma vertical

Também conhecido como Diagrama de Processo, o fluxograma vertical é constituído de símbolos e padrões estabelecidos em colunas verticais, o que facilita seu preenchimento.

Esse tipo de diagrama traz rapidez de preenchimento, clareza na interpretação e facilidade de leitura, por isso é tão utilizado nos estudos de processos produtivos.

Fluxograma vertical

4.1 - Como preencher os campos?

Distância: deve ser utilizado em casos de atividades que envolvem movimentação de materiais ou deslocamento dos funcionários. Neste caso, caso seja conveniente, pode ser registrada a distância percorrida

Tempo: deve ser preenchido com o tempo de duração estimado das operações

Tipo de atividade: referência ao tipo de atividade. Normalmente, é representada por cinco estilos básicos:

  • Operação: principais etapas de um processo, onde materiais ou produtos são modificados;
  • Transporte: movimentos de colaboradores, materiais ou equipamentos;
  • Inspeção: realização de alguma inspeção de qualidade ou verificação de processo;
  • Espera: representa um atraso ou uma espera na sequência de operações;
  • Estoque: indica a armazenagem de materiais ou produtos.

Descrição das atividades: uma breve descrição de cada atividade é importante para facilitar a compreensão do fluxograma durante sua utilização.

Quer aprender mais sobre fluxograma? Então assista ao vídeo abaixo:

Conheça aquilo que cai bem com o Fluxograma: o Lean Seis Sigma!

Interessante esse artigo até aqui não é mesmo?

Que tal, a partir de agora, desvendar os principais mitos sobre uma metodologia que cai super bem com o Fluxograma, o Lean Seis Sigma?

Aprofunde seus conhecimentos sobre a metodologia Lean com o E-book Guia definitivo Lean Seis Sigma e se capacite já para se tornar um melhor profissional, e assim, conquistar as melhores vagas no mercado de trabalho!

E o melhor: ele é completamente gratuito!

Clique na imagem abaixo e faça o download!

E-book Guia Lean Seis Sigma

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Clique aqui e saiba mais!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso Gratuito] Treinamento De White Belt Em Lean Seis Sigma

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.