O que é Gemba?
O que significa ir ao Gemba?
Como fazer a gestão do Gemba?
A casa do Gemba
As Regras de Ouro do Gemba
Quais os benefícios do Gemba?
Desenvolva seus conhecimentos de Lean Manufacturing

Descubra o que é Gemba e como você pode usar esse conceito para solucionar problemas

A Gemba está diretamente ligada ao Lean Manufacturing, por isso, ao usar esta concepção você poderá melhorar a eficiência dos seus processos e eliminar falhas!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Descubra o que é Gemba e como você pode usar esse conceito para solucionar problemas

Gemba é uma palavra japonesa que significa “lugar real” e é utilizada para falar sobre o local onde a ação de uma empresa acontece. Por exemplo, em uma indústria, a gemba seria o chão de fábrica.

Você provavelmente deve ter escutado a expressão “ir ao Gemba”. Ela é usada quando queremos falar que vamos até onde as coisas realmente acontecem e ver o que pode ser feito para solucionar problemas.

Por esta razão, muitos CEO’s costumam fazer o “Gemba walk”.

O conceito desenvolvido por Taiichi Ohno é uma forma de fazer com que executivos vejam na prática o que seus colaboradores fazem no dia a dia.

Vale ressaltar que ir ao Gemba é essencial para os gestores garantirem a qualidade das entregas e construir uma boa relação com seus funcionários. Neste artigo, você vai entender como fazer o Gemba e sua importância.

Então continue lendo para descobrir a filosofia do Gemba!

Neste artigo você irá aprender:

  • O que é Gemba?
  • O que significa ir ao Gemba?
  • Como fazer a gestão do Gemba?
  • A casa do Gemba;
  • As Regras de Ouro do Gemba;
  • Quais os benefícios do Gemba? 

O que é Gemba?

Gemba é uma palavra de origem japonesa que significa o "verdadeiro lugar". Quando aplicada à manufatura, significa o lugar onde as coisas realmente acontecem na fábrica.

Utilizado para indicar que as pessoas, cujo trabalho é a produção, estão em um bom lugar para fazer melhorias no processo.

Ou seja, Gemba pode ser qualquer local de trabalho, é onde a ação acontece e fatos podem ser encontrados.

Imagem mostrando o desenho de um gestor indo até o chão de fábrica

O que significa ir ao Gemba?

Ir ao Gemba é ir ao local onde as coisas verdadeiramente acontecem. É entender que ir ao chão de fábrica é extremamente importante para entender as possíveis oportunidades de melhoria, visto que as pessoas que estão ali lidam todos os dias com os processos que acontecem.

Muitas vezes gestores falham na tomada de decisões pois ignoram essa parte importante da produção.

Eles desprezam todo o conhecimento que pode ser adquirido ao conversar com aqueles que veem o processo acontecer todos os dias, que conhecem as falhas e que podem ter ideias que resolverão os problemas.

Aprenda mais sobre a gestão da Gemba com nosso vídeo:

Conheça o Lean Manufacturing

A Gemba faz parte do conceito de Lean Manufacturing, você já conhecia essa metodologia?

O Lean é um conceito que aborda diferentes ferramentas com o objetivo de levar melhoria contínua aos processos de uma empresa.

Se você quer aprender tudo sobre esse assunto, temos um guia perfeito! Com o Ebook Lean Manufacturing de A a Z, você entenderá as principais funções da metodologia e como seu impacto pode ser positivo.

Baixe agora gratuitamente esse conteúdo incrível! Clique no banner:

Ebook Lean Manufacturing de A a Z

Como fazer a gestão do Gemba?

Para implementar uma abordagem centrada no Gemba, é preciso que a gestão assuma as responsabilidades na obtenção de qualidade, custo e entrega (Quality, Cost, Delivery). Obtendo dessa forma uma vantagem competitiva.

Existem alguns pontos que são importantes. Entre eles, destacam-se:

  • A gerência deve estabelecer metas para o Gemba, sendo a própria gerência o principal responsável por alcançá-las;
  • Geralmente, as necessidades do Gemba são mais bem identificadas pelas pessoas que nele trabalham;
  • Uma pessoa envolvida deve sempre estar pensando em todos os tipos de problemas e soluções;
  • A resistência à mudança diminui;
  • A melhoria contínua se torna uma possibilidade;
  • As soluções propostas se tornam mais reais, tendo uma abordagem que enfatiza o bom senso e baixo custo;
  • As pessoas começam a pensar e se inspirar no Kaizen durante o trabalho à medida que essa filosofia passa a ser melhor compreendida, melhorando a eficiência do trabalho;
  • A realização de mudanças nem sempre necessita de aprovação da alta administração.

A casa do Gemba

Na rotina do Gemba, existem duas atividades principais em termos de gestão de recursos para garantir o alcance da qualidade, custo e entrega (QCD):

  • Os padrões estabelecidos devem ser seguidos para que se mantenha o status planejado de performance. Ou seja, é importante estar sempre verificando se os procedimentos estão sendo seguidos da maneira correta.
  • Melhorias devem ser realizadas constantemente nos padrões estabelecidos, sendo as três principais atividades do Kaizen: Padronização, 5S e Eliminação do Muda (Desperdício).

Podemos então a partir dessas duas atividades e da gestão do Gemba, demonstrar visualmente como deve ser feito a gestão da casa do Gemba:

Casa do Gemba


Através dessa casa, o responsável pode facilmente ver todas as atividades que devem ser feitas para torná-lo cada vez mais eficiente e produtivo.

As Regras de Ouro do Gemba

Os primeiros passos para a obtenção de uma gestão eficaz são entender e estar próximo do Gemba. Como você entendeu que o Gemba é o local real onde tudo acontece e que deve ir até ele sempre que precisar efetuar melhorias ou solucionar problemas, vou lhe mostrar algumas regras de ouro que você jamais deve esquecer:


1 - Quando surgir um problema, o primeiro passo é ir até o Gemba;

2 - Verifique o Gembutsu ("objetivos relevantes", como refugos, máquinas quebradas, mercadorias devolvidas, etc.);

3 - Realize ações temporárias;

4 - Encontre a causa-raiz;

5 - Padronize para evitar recorrências.

Quais os benefícios do Gemba? 

Como já mencionamos, o Gemba pode contribuir para a resolução de problemas e também para uma maior interação entre setores de uma empresa. Neste tópico, separamos os principais benefícios desse conceito:

  • Registro de fatos: durante a visita do chão de fábrica, é possível notar algumas das principais necessidades, analisar como andam os processos e organizar as principais informações de gestão;
  • Identifica oportunidades: estar próximo aos funcionários ajuda a criar novas perspectivas sobre a rotina e processos, por isso, é fácil reconhecer possibilidades ainda não pensadas; 
  • Gera melhoria contínua: com as informações do Gemba se torna possível montar um plano de ações e ter bons resultados de maneira regular;
  • Networking entre times e setores: as informações são repassadas de forma precisa e sem ruídos na comunicação, o que contribui para uma boa rede de apoio;

Desenvolva seus conhecimentos de Lean Manufacturing

A essência de tudo que você leu pode ser resumida nesta frase: para entender você precisa ver, identificar os problemas e elaborar planos de ação para solucioná-los.

Essas questões fazem parte do Lean Manufacturing, uma metodologia que busca explorar a melhoria contínua através da otimização de processos de uma empresa.

Com o Curso Fundamentos do Lean Manufacturing da Voitto, você entenderá como analisar problemas e encontrar os desperdícios que podem ser eliminados em uma empresa.

A formação possui 20 lições, totalizando 8 horas de conteúdo qualificado para você se destacar no mercado de trabalho!

Nossa capacitação está disponível gratuitamente por tempo limitado! Utilize o cupom BLOG100 e comece a aprender agora! Clique no banner:

Banner Fundamentos de Lean Manufacturing

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Programacao Da Producao

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.