O que é gargalo de produção?
DICA DE OURO!
Como identificar esses gargalos?
Como solucionar o gargalo de produção?
Pronto para começar a agir?

Como solucionar problemas com gargalo de produção?

Neste artigo te mostraremos o que é gargalo de produção e como identificar e solucionar esses problemas.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Como solucionar problemas com gargalo de produção?

Você provavelmente já ouviu falar em gargalo de produção, não é verdade? Mas se alguém te perguntasse o que é isso, quais são suas implicações e como resolver esse problema, você saberia explicar?

Neste artigo, você aprenderá melhor sobre esse tema a partir dos seguintes tópicos:

  • O que é gargalo de produção?
  • Como identificar os gargalos de produção?
  • Como solucionar os gargalos?
  • Pronto para agir?

Antes de prosseguirmos, é importante frisar que gargalos de produção devem ser foco de dedicação, pois causam impactos significativos ao processo produtivo. Sendo assim, continue lendo este artigo para se aprofundar no tema e descobrir como resolvê-lo!

O que é gargalo de produção?

Gargalo de produção é um ponto de congestão em um sistema de produção, ocasionado quando a entrada (input) em determinada etapa da cadeia produtiva é muito maior do que a saída (output). Ou seja, o processo de produção fica agarrado nesse ponto, gerando atrasos e um aumento nos gastos.

O entendimento da origem do termo "gargalo" é simples de entender, pois remete ao formato de um garrafa, que tem no gargalo sua parte mais estreita, o que faz com que o líquido congestione nesse ponto, diminuindo sua velocidade de saída. Ou seja, é exatamente isso que o gargalo de produção faz com o sistema produtivo: congestiona.

Os gargalos estão relacionados à capacidade de cada etapa do processo em questão, ou seja, é natural que alguns deles aconteçam, e na verdade é preciso entender que todo processo costuma ter pelo menos um gargalo de produção.

Assim, é necessário monitorá-los constantemente em busca de reduzir os impactos significativos que eles podem trazer para a empresa.

DICA DE OURO!

Você deseja ter a capacidade de entender a percepção de qualidade pelo seu cliente e ainda ser capaz de melhorá-la?

Então chegou a hora de adotar o Lean Manufacturing! Se você quer ter resultados como a Toyota, cujo resultado líquido subiu 29,4% e, após uso da metodologia, vendeu 7,4 milhões de carros, faça o nosso curso Fundamentos de Lean Manufacturing!

Com ele, você aprenderá a focar nas causas e soluções de um problema, além de gerir e metrificar processos de forma a alavancar os resultados de sua empresa!

Já que, você estará apto a aplicar os 5 princípios Lean, identificar os 8 desperdícios da sua empresa e quais processos agregam valor ao seu produto, aplicar as técnicas de 5W2H e PDCA para soluções de problemas, além de se tornar capaz de elaborar Histogramas, Diagramas de Fluxo, Gráfico de Pareto, Diagrama de Ishikawa e Carta de Controle e muito mais!

Então, que tal aprender mais sobre esse pensamento enxuto e ainda conhecer a plataforma da Voitto? É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente!

Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e saiba mais!

Clique aqui e saiba mais!

Como identificar esses gargalos?

Para identificar os gargalos, primeiro é necessário entender quais motivos podem levar ao surgimento de um gargalo de produção, e conhecê-los e analisá-los deve ser parte obrigatória do trabalho de reduzir os impactos dessa constrição no processo.

Sendo assim, é necessário verificar todas as etapas da produção, procurando por alguns sinais da existência de um gargalo. E quais seriam esses sinais? Vamos aos principais.

Acúmulo de material

Dentre as diversas etapas da linha de produção, a que possuir maior acúmulo de material geralmente será o gargalo de produção principal. Esse método de identificar um gargalo é bastante útil principalmente em sistemas produtivos que trabalham com produtos individuais, como pastas de plástico, por exemplo.

Após verificar cada etapa, você facilmente conseguirá identificar qual processo causa o problema, seja por uma máquina com capacidade no máximo ou um operador ineficiente que ainda precisa de mais treinamento.

Quando existem filas de espera em várias etapas, então será necessário que se utilize outras maneiras de se identificar qual é o principal gargalo de produção.

Rendimento da linha de produção

O rendimento da linha de produção está diretamente ligado à saída da máquina responsável pelo gargalo. Então como identificar a restrição através desse método?

Para isso, você precisa ter em mente que modificações nas saídas de outras máquinas não afetarão de forma significativa o rendimento do sistema produtivo.

E por que isso acontece? Porque a o gargalo está impedindo que haja resultado. Sendo assim, para identificar qual máquina é responsável pelo gargalo, basta que se altere a saída de cada máquina uma de cada vez. A mudança que acarretará maior mudança no rendimento geral será o gargalo principal do processo.

Capacidade máxima

Um bom meio de se identificar o gargalo é através da análise de porcentagem da capacidade de trabalho que uma máquina está trabalhando. Assim, se uma etapa do processo está em 100% de sua capacidade, ela é um gargalo de produção.

Isso acontece porque, como essa máquina está em sua capacidade máxima, ela limita as outras, forçando-as a trabalhar com capacidade reduzida. Logo, aumentar a capacidade dessa máquina acarretará em um aumento significativo da saída da linha de produção.

Vale ressaltar que se todas as etapas de um processo estão trabalhando a uma porcentagem semelhante de sua capacidade, então essa medida não trará um resultado tão expressivo.

Tempo de espera

Se uma etapa do processo produtivo apresenta um elevado tempo de espera, é provável que a etapa anterior seja o gargalo de produção. Isso acontece porque o gargalo está segurando a produção, fazendo com que a etapa posterior não consiga se desenvolver de maneira contínua, gerando um longo tempo de espera.

Esse tempo de espera, por sua vez, gera custos de manutenção, além de representar um desperdício de material e de recursos. Assim, por meio da análise do tempo de espera, é possível identificar também oportunidades de melhoria no processo de produção.

Uma vez identificado o gargalo, algumas ferramentas podem ser utilizadas para se descobrir a causa do problema. Uma dessas ferramentas é o Diagrama de Ishikawa, ou Diagrama de Espinha de Peixe, em que, tomando como ponto de partida o problema, buscamos identificar suas causas-raiz.

Diagrama de Ishikawa


Outra ferramenta muito boa é o método dos 5 porquês, que consiste em ir perguntando "por quê?" até chegar ao motivo inicial do problema. Na maior parte dos casos, não serão necessários mais do que 5 porquês para se chegar a esse motivo.

Como solucionar o gargalo de produção?

Solucionar o gargalo de produção conta com contramedidas bem simples, como alocar mais pessoas ou recursos para a etapa do processo onde está o problema.

Mas em alguns casos, a solução pode não ser tão simples e conter o gargalo pode exigir recursos escassos que acarretam em custo elevado ou mesmo um determinado know-how não tão simples de se encontrar.

Nesses casos, é preciso ter em mente que deixar um gargalo da forma que está sempre te custará mais do que tratá-lo. Sendo assim, existem algumas atitudes a serem tomadas visando a contenção do gargalo.

Por exemplo, como o gargalo de produção afeta todo o resto da cadeia produtiva, é necessário que a etapa do processo em que ele ocorre seja explorada ao máximo, com uso de sua capacidade total.

Seguindo os princípios do Lean Manufacturing, outra forma de lidar com o gargalo é fazer certo desde o começo, ou seja, desde o início da produção ter a preocupação de manter o nível de qualidade o mais alto possível. Isso evita que os probleminhas de cada etapa se acumulem no gargalo.

Um ponto que vale a pena destacar é que ao cuidar de um gargalo, algum outro poderá surgir. O grande objetivo é tornar todas as etapas do processo equilibradas, de forma que a divergência entre as capacidades de cada uma não seja acentuada.

Vale lembrar, como já foi dito, que adicionar pessoas e recursos à uma etapa do processo geralmente é feito em equipamentos de complexidade e tecnologia mais baixa.

Uma outra solução em casos que não seja possível lidar de forma efetiva com o gargalo é vender a capacidade não usada das etapas do processo que não são responsáveis pelo gargalo. Assim, é possível reduzir o custo de equipamento parado e ainda ganhar dinheiro.

Por exemplo, se você tem 20 prensas de injeção, mas só usa 12 delas, pode querer encontrar outras empresas que estejam interessadas em subcontratar algum trabalho de moldagem por injeção. Dessa forma, você vai ganhar dinheiro contanto que você cobre mais do que seus custos variáveis.

Por fim, para que o objetivo de solucionar o gargalo de produção alcance êxito, é preciso investir em melhoria contínua, isto é, não adianta apenas um projeto isolado. Deve-se manter um controle das melhorias e modificações feitas para assegurar que elas sejam mantidas.

Pronto para começar a agir?

E se você pudesse iniciar sua capacitação na metodologia tendência do mercado durante seu intervalo entre aulas ou expediente?

A White Belt em Lean Seis Sigma da Voitto, com 4 horas de duração, tem acreditação internacional e te ajudará a conhecer os princípios mais básicos da melhoria de processos.

Você irá aprender o método DMAIC - Definir, Medir, Analisar, Melhorar (Improve) e Controlar - por meio de teoria e cases e, assim, poderá trazer melhorias à sua área de trabalho. Aprenda a reduzir custos, otimizar processos e esteja apto a participar do nível operacional da aplicação prática dos projetos de melhoria contínua!

E então, quer impulsionar sua carreira e ainda conhecer a plataforma da Voitto? Insira o cupom BLOG100 e se capacite gratuitamente!

Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no banner abaixo para saber mais a respeito!

Clique e saiba mais!

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Saiba mais clicando aqui!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso Gratuito] Fundamentos De Lean Manufacturing

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.