É comum convivermos com alguns problemas em nosso cotidiano, não é mesmo? Na rotina de empresas, isto não seria diferente. É natural percebermos erros em nossas organizações e, assim, nos focarmos para resolvê-los.

Porém, quando o problema reaparece frequentemente, precisamos colocar na balança os gastos de tempo e dinheiro em retrabalhos. É comum começarmos a nos perguntar qual o motivo do reaparecimento destas falhas e, neste momento, não podemos mais considerá-las como espontâneas, afinal, elas acontecem por algum motivo...
 

Como surgem os problemas em sua empresa?

 

A prática de analisar o porquê dos erros acontecerem é essencial para compreendermos como resolvê-los. A maioria das empresas atua apenas em cima dos efeitos gerados pelo erro, mas não preocupa-se ou tenta compreender a necessidade de uma análise rotineira inserida dentro de suas culturas organizacionais.

Ou seja, entender a causa raiz dos problemas dentro de um ambiente empresarial ajuda a realmente solucioná-los de maneira eficaz. Assim, ao invés de simplesmente gerarmos uma solução paliativa ou sanarmos um sintoma, a não conformidade pode ser resolvida de fato. Consequentemente, você evita que o problema apareça mais vezes.

Para compreender melhor como colocar em prática esta rotina, quero te apresentar o método dos 5 Porquês - esta é uma das ferramentas que pode auxiliá-lo na análise da causa raiz dos problemas em sua empresa!

 

Os 5 Porquês

 

A ferramenta dos 5 Porquês consiste em perguntar cinco vezes ‘Por quê?”: você irá começar indagando a razão do problema em questão acontecer e, a seguir, continuará perguntando ‘por quê?’, sempre o relacionando à resposta anterior. Desta maneira, ao invés de perceber e tratar os reflexos de seu problema, você conseguirá determinar sua real causa raiz.  

A técnica ‘Os 5 porquês’ auxilia efetivamente a estruturação de soluções para falhas das mais complexas. A utilização deste método pode potencializar os resultados de sua organização, ao passo que reduzirá os retrabalhos e aumentará a competência no tratamento de anomalias. Sua implementação e aplicação é simples, rápida e altamente eficiente.

‘Os 5 Porquês’ foram elaborados por Taiichi Ohno, pai do Sistema Toyota de Produção.  Para ele, nada impede que mais  - ou menos - do que 5 perguntas sejam feitas. Este número veio de sua observação por costumar ser o suficiente para se chegar à causa raiz.

Taiichi Ohno definiu algumas etapas percebidas ao aplicar os ‘Porquês’: você determina o que houve; em seguida, o porquê de ter acontecido e, por fim, descobre o que pode ser feito para reduzir as chances de acontecer novamente.

Geralmente, quando somos questionados sobre o motivo de um problema, costumamos logo culpar alguma coisa ou alguém, ao contrário de refletir e, realmente, procurar sua causa.  Esta técnica vem, justamente, para mudar esta lógica, transformando a maneira como lidamos com falhas.

 

Seja eficaz na resolução de problemas: conheça mais sobre Os 5 Porquês!

 

Gostaria de convidá-lo a baixar nosso E-book Os 5 Porquês para solução de problemas. Este conteúdo poderá te mostrar ilustrativamente o que é este método, sua estrutura, como aplicá-lo e o que você pode aproveitar dele. Além disso, serão demonstradas algumas dicas vitais para explorar esta ferramenta efetivamente, inclusive, em complemento a outras ferramentas de gestão e metodologias.