O que é Certificação Seis Sigma?
O que significa Seis Sigma?
Qual a importância do Seis Sigma?
Como funciona a implantação de um projeto Seis Sigma?
Como funciona a Certificação Seis Sigma?
Como se certificar em Seis Sigma?
Por que ter uma Certificação Seis Sigma?
Seis Sigma é para mim?
Quem pode se especializar em Seis Sigma?
O que eu vou ser capaz de fazer me tornando um Green/Black Belt?
Qual diferencial da Metodologia Seis Sigma?
Comece o seu sucesso com a capacitação na metodologia tendência de mercado!

Conheça o guia completo para Certificação Seis Sigma!

Entenda a importância de uma Certificação Seis Sigma para uma estratégia de otimização de processos e alavanque seus resultados no mercado de trabalho!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Conheça o guia completo para Certificação Seis Sigma!

A Certificação em Lean Six Sigma é um documento que comprova que o profissional possui domínio teórico e prático na metodologia. Este certificado será obtido mediante à execução e aprovação de um projeto de melhoria contínua. A conclusão desse processo resulta na Certificação de Especialista em Lean Six Sigma.


Em cenário de crise, redução da demanda e aumento de concorrência, investir em inovação e aumento de produtividade são estratégias vitais para o sucesso das organizações. E, nesse contexto, a Certificação Seis Sigma ganha destaque!


O Lean Seis Sigma vem se mostrando uma ferramenta importante na condução de negócios, auxiliando empresas a se tornarem mais eficientes ao buscar a redução dos custos e otimização dos seus processos.


Seu principal objetivo é proporcionar ganhos financeiros para empresas por meio da melhoria de processos existentes. Para isto, usa-se um método estruturado e quantitativo conhecido como Método DMAIC.


Se você quiser uma orientação sobre a certificação seis sigma, que vai impulsionar sua carreira, fique aqui! Você aprenderá:

  • O que é Certificação Seis Sigma?
  • O que significa Seis Sigma?
  • Qual a importância do Seis Sigma?
  • Como funciona a implantação de um projeto Seis Sigma?
  • Como funciona a Certificação Seis Sigma?
  • Como se certificar em Seis Sigma?
  • Por que ter uma Certificação Seis Sigma?
  • Seis Sigma é para mim?
  • Quem pode se especializar em Seis Sigma?
  • O que eu vou ser capaz de fazer me tornando um Green/Black Belt?
  • Qual diferencial da Metodologia Seis Sigma?

O que é Certificação Seis Sigma?

A Certificação Seis Sigma, ou Certificação Belt, é uma especialização em gestão concedida aos profissionais por terem realizado treinamento, de Green Belt ou Black Belt, e que lideraram a execução de um projeto de melhoria utilizando os princípios dessa metodologia com base na filosofia Lean.

Então tem diferença entre certificado e certificação seis sigma? Sim!

O Certificado de Especialista Lean Seis Sigma é o documento que vai comprovar que o profissional tem domínio da aplicação de um projeto de melhoria dentro de uma organização. Porém, para liderar uma equipe, precisará da certificação.

Para conquistar a certificação, será preciso executar e apresentar um projeto Lean Seis Sigma que, se aprovado por avaliadores, resultará na sua certificação e em um enorme diferencial no currículo!

O que significa Seis Sigma?

Muito se fala sobre a metodologia Seis Sigma, focada na excelência de processos, mas poucos conseguem explicar claramente o que significa.

De fato, existem várias interpretações e perspectivas, mas vamos focar em duas das quais julgamos mais adequadas:

Seis Sigma é uma Filosofia de Gestão

Está relacionada à maneira de estimular todos colaboradores a melhorar processos e otimizar resultados, criando uma cultura de melhoria contínua.

Six Sigma é uma forma de alinhar as diretrizes estratégicas e traduzi-las em indicadores para monitoramento e otimização de resultados.

Seis Sigma é um Referencial de Qualidade

Estatisticamente, o sigma é uma letra do alfabeto grego que representa uma medida de variação: mede o afastamento em relação a um valor central.

O 6 &sigma que representa um nível de precisão que tolera, no máximo, 3,4 defeitos* por milhão de oportunidades.

Desta forma, várias empresas a utilizam como referencial comparativo (benchmarking) para análise e melhoria dos seus processos internos.

*Um defeito neste contexto é definido como a não conformidade de um produto ou serviço com suas especificações.

Qual a importância do Seis Sigma?

O Seis Sigma ajuda empresas a cumprir com sua razão de existir: gerar lucratividade com sustentabilidade.

Sua popularização está relacionada à sua implantação na GE - General Electric - liderada pelo então CEO Jack Welch (considerado por muitos o maior executivo do século XX).

Com aproximadamente 6.000 projetos, a GE obteve economias com a implantação do Seis Sigma de US$1,5 bilhão até 1999, melhorando a sua margem operacional de 14,8% em 1996 para 18,9% em 2000.

A partir do sucesso da GE, as maiores empresas globais iniciaram processo de implementação do Programa Seis Sigma.

Atualmente, observa-se uma grande evolução e dinamização do Seis Sigma em diversas empresas e segmentos, usando a metodologia até mesmo em serviços como hospitais, empresas de telecomunicações, instituições governamentais, bancos, entre outras.

Como funciona a implantação de um projeto Seis Sigma?

- O primeiro passo é a capacitação dos colaboradores para se tornarem capazes de liderar um projeto de melhoria de acordo com o tipo de certificação (Yellow/Green/Black e Master Black Belts).

- Posteriormente, a empresa deve identificar as principais necessidades e oportunidades de melhoria, sempre alinhadas com as diretrizes estratégicas da organização.

- Quando se identifica um processo com alta variabilidade, que tenha impacto significativo sobre a satisfação do cliente, com solução desconhecida e que gere um retorno financeiro, é possível criar o projeto Seis Sigma.

Para este projeto, é formada uma equipe com responsabilidades claramente definidas. Esta equipe irá utilizar a metodologia DMAIC em busca da redução de variabilidade, de forma a atingir o nível 6.

Em geral, a duração de um projeto consiste em torno de 4 a 6 meses, dependendo de sua complexidade.

As ferramentas adotadas pela metodologia são em sua maioria as mesmas que têm sido utilizadas pelos sistemas de qualidade. A grande diferença é que a estrutura de um projeto Seis Sigma consegue potencializar o resultado, uma vez que os objetivos do projeto de melhoria estão alinhados com as metas financeiras da empresa.

Como funciona a Certificação Seis Sigma?

O Seis Sigma está relacionado com o envolvimento de pessoas. Logo, o treinamento é o ponto-chave da metodologia.

A Certificação é classificada por faixas, como nas artes marciais:

Certificação Seis Sigma White Belt

Você está se perguntando o que é White Belt Lean Seis Sigma? A Certificação White Belt atende que são treinados nos fundamentos do Seis Sigma para executar ações de rotina, de forma a auxiliar os Yellow, Green e Black Belts no andamento de projetos Seis Sigma dentro da empresa.

Certificação Seis Sigma Yellow Belt

E o que é ser um Yellow Belt? A certificação Yellow Belt é voltada para profissionais do nível tático da empresa que são treinados nos fundamentos do Seis Sigma para que possam dar suporte aos Black Belts e Green Belts na implementação dos projetos.

Com uma base teórica não aprofundada nos conceitos Seis Sigma, principalmente no que diz respeito ao conteúdo estatístico, os Yellow Belts auxiliam na utilização de ferramentas Seis Sigma no dia a dia da organização, podendo ser capazes de desenvolver pequenos projetos de melhoria em sua área de atuação.

Certificação Seis Sigma Green Belt

E para que serve o curso de Green Belt? A certificação Green Belt, em geral, é buscada por administradores e engenheiros a nível de supervisão. Esses dedicam parte de seu tempo (geralmente cerca de 20 a 30% do tempo) a atividades de melhoria contínua e execução de projetos Seis Sigma, respondendo hierarquicamente a seu superior imediato.

Certificação Seis Sigma Black Belt 

A certificação Lean Seis Sigma Black Belt, nível referente à profissionais com cargo efetivo na hierarquia da empresa que respondem direta ou indiretamente ao Master Black Belt (MBB).

Eles também estão ligados à área de gestão da organização, e disponibilizam, preferencialmente, 100% de seu tempo ao programa Seis Sigma.

Certificação Seis Sigma Master Black Belt 

A certificação Lean Seis Sigma Master Black Belt é o nível de certificação mais alto.

Esse profissional está capacitado para direcionar as estratégias junto ao programa Seis Sigma em uma organização, dando suporte aos Green Belts e Black Belts e desenvolvendo competências e habilidades relacionadas à liderança, comunicação, condução de projetos e resultados da organização, bem como trazendo elementos com foco em gestão e negócios.

Seu grande diferencial está na ênfase dada ao processo de que serão responsáveis pela implementação da metodologia com sucesso.

Como você percebeu, a implantação de um projeto demandará uma Equipe Seis Sigma!

Essa equipe existe durante o período de desenvolvimento do projeto e é constituída de 5 a 7 membros que são conhecedores profundos do processo que se quer melhorar.

Os membros de uma equipe podem ser fixos durante todo o projeto ou pode haver membros que participam por períodos curtos, apenas quando se faz necessária a sua presença.

Como se certificar em Seis Sigma?

O primeiro passo para a certificação é a capacitação acadêmica. Com o treinamento, os participantes recebem certificado de participação no treinamento de Green Belt ou Black Belt em Lean Seis Sigma e podem dar início ao desenvolvimento dos projetos.

Os especialistas são profissionais que realizaram um treinamento e tiveram a oportunidade de liderar a execução de um projeto de melhoria utilizando os princípios Lean Seis Sigma.

O caminho para o Black Belt


Os candidatos podem submeter seu projeto Lean Seis Sigma e, de acordo com os requisitos e padrões de certificação, receber o título de Especialista Lean Seis Sigma Green Belt ou Especialista Lean Seis Sigma Black Belt.

Especialista Lean Seis Sigma Green Belt ou Especialista Lean Seis Sigma Black Belt


A Certificação coloca o profissional em um outro patamar no mercado de trabalho, pois comprova a execução de um projeto Seis Sigma e o alcance de resultados, mostrando que o profissional é capacitado numa metodologia reconhecida mundialmente, e que é cada vez mais valorizada no Brasil.

Por que ter uma Certificação Seis Sigma?

  • O mercado está em busca de profissionais capazes de reduzir custos e otimizar recursos.
  • ASQ em 2014 afirmou que um profissional Seis Sigma ganha 12% a mais que outros profissionais do mesmo ramo.
  • O Seis Sigma permite atuação nas mais diversas empresas e setores.
  • seu currículo passa a ser competitivo paraas melhores oportunidades de trabalho.
  • seu currículo passa a conter uma hard skill em alta no mercado e, assim, vocêconcorre a melhores oportunidades de trabalho.

A certificação demonstra que o profissional está qualificado para lidar com situações complexas e pronto para resolvê-las, contribuindo para a melhoria do desempenho de sua organização.

Seis Sigma é para mim?

Para sua carreira

Por que se especializar em Seis Sigma pode representar uma promoção e um diferencial no seu currículo?

Em estudos recentes, podemos perceber que candidatos com certificação Black Belt possuem uma média salarial entre 15 e 20% maior do que profissionais não certificados.

Isso é facilmente explicado pela escassez desse tipo de conhecimento entre candidatos a vagas de emprego e pelo retorno que esse profissional é capaz de trazer para a empresa.

Com a falta de vagas de emprego, as empresas se tornam mais rigorosas na seleção de profissionais.

Capacidade Analítica, resolução de problemas e geração de resultados são competências de um profissional de alta performance e desenvolvidas durante a formação Seis Sigma.

O certificado Seis Sigma tem sido um pré-requisito para muitos cargos nas principais organizações do Brasil e a busca de profissionais para a certificação de projetos tem se tornado ainda maior em tempos de crise.

A razão é simples: neste momento as empresas buscam profissionais capazes de reduzir custos, aumentar a produtividade e melhorar resultados.

Possuir uma certificação Seis Sigma no currículo representa estar apto a realizar projetos onde se espera resultados financeiros imediatos e sustentáveis.

Demonstra, ainda, que o profissional está qualificado para lidar com situações complexas e pronto para resolvê-las, contribuindo para a melhoria do desempenho de sua organização.

Para sua Empresa

O Seis Sigma ajuda a melhorar o nível de serviço oferecido para o cliente, trabalha a eficiência dos processos internos, reduz custos e ajuda a identificar e eliminar atividades que não agregam valor aos clientes. Além disso, a marca Seis Sigma pode ser usada para atrair novos negócios e/ou fidelizar clientes.

Quem pode se especializar em Seis Sigma?

"Estudantes, Gestores da Qualidade do Sistema , Supervisores, Gerentes de Operações, Finanças e Gestores Comerciais..."

Não há impedimentos! Há estudantes interessados em aprimorar seus conhecimentos em técnicas estatísticas avançadas e conquistar uma certificação seis sigma, bem valorizada atualmente no mercado.

Há, também, profissionais de nível tático e estratégico interessados em se tornar especialistas em projetos transnacionais de melhoria em sua empresa e alavancar resultados dos seus processos.

Sugere-se que, independente do seu status atual, você, como aluno que busca certificação seis sigma, deve ter (ou desenvolver) perfil para liderar equipes e ser motivado pelo desafio de promover mudanças na organização.

O que eu vou ser capaz de fazer me tornando um Green/Black Belt?

  • Liderar equipes de melhoria em áreas industriais, setores administrativos e corporativos
  • Conduzir projetos Lean Seis Sigma utilizando método DMAIC em conjunto com programas especializados para a metodologia
  • Ser capaz de usar estatística para analisar dados e extrair informações
  • Atuar como Consultor Organizacional: de visão estratégica a suporte organizacional de empresas ou como empregado direto
  • Ministrar treinamentos de extensão de Yellow Belt e Green Belt* (no caso do Black Belt)

Qual diferencial da Metodologia Seis Sigma?

Educação. O Seis Sigma valoriza o capital humano da empresa e cria o engajamento de colaboradores na busca do que realmente importa: RESULTADOS! Essa é a grande sacada.

A partir do entendimento dos desafios estratégicos, cada um compreende sua contribuição no processo e é estimulado a gerar resultados diretos na performance da empresa.

Os colaboradores são de fato o grande diferencial das empresas. Máquinas não desenvolvem empresas de sucesso! Apenas pessoas são capazes de inovar, de analisar criticamente e melhorar processos.

Pessoas de sucesso constroem empresas de sucesso.

Comece o seu sucesso com a capacitação na metodologia tendência de mercado!

Com certificação de White Belt da Voitto, que tem 4 horas de duração, acreditação internacional e te ajudará a conhecer os princípios mais básicos da melhoria de processos, você caminhará para o sucesso!

Você irá aprender o método DMAIC - Definir, Medir, Analisar, Melhorar (Improve) e Controlar - por meio de teoria e cases e, assim, poderá trazer melhorias à sua área de trabalho. Aprenda a reduzir custos, otimizar processos e esteja apto a participar do nível operacional da aplicação prática dos projetos de melhoria contínua!

Para impulsionar sua carreira e ainda conhecer a plataforma da Voitto de graça, é só inserir o cupom BLOG100 e se capacitar gratuitamente!

Clique na imagem abaixo e comece o seu aprendizado!

Clique aqui e saiba mais!

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

certificacao seis sigma

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Kit] Guia Para Certificação Especialista Seis Sigma

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.