O que é Black Belt?
Importância de um Black Belt
Como surgiu Black Belt?
Qual a diferença de um Green Belt para um Black Belt?
Como ser um Black Belt?
Como funciona o treinamento de Black Belt da Voitto?
O que vou ser capaz de fazer ao me tornar um Black Belt?
Como ser um Especialista Black Belt?
Enviei meu projeto para a Voitto, e agora?
Como o mercado vê o profissional Black Belt?
Potencialize o seu currículo!

O que é Black Belt? Veja como ser um especialista em Lean Seis Sigma

Entenda o que é ser Black Belt e veja a importância desses especialistas da metodologia Lean Seis Sigma para o mercado de trabalho atualmente.

Ana Clara Macedo
Por: Ana Clara Macedo
O que é Black Belt? Veja como ser um especialista em Lean Seis Sigma

O Black Belt é uma etapa de especialidade dentro da metodologia do Lean Seis Sigma. Assim como a qualificação das artes marciais, ser faixa preta nesta área do conhecimento demonstra que o profissional adquiriu todo o conhecimento necessário das ferramentas, processos e projetos e está apto para trabalhar nessa área.

É de conhecimento geral que o mercado de trabalho está cada vez mais desafiador e os processos seletivos de grandes empresas e multinacionais exigem que os profissionais estejam altamente qualificados para o cargo.

Nesse cenário, surge o Black Belt. Uma pessoa com certificação comprovada e que está apto para coordenar projetos, processos e pessoas nos mais diversos negócios.

Se você está pesquisando sobre esse assunto e deseja se tornar expert nessa metodologia, está no lugar certo! Aqui, você irá entender o que é e como surgiu o Black Belt, como se tornar um faixa preta, qual a importância desse profissional para o mercado e muito mais. Confira nossos tópicos:

  • O que é Black Belt?
  • Importância de um Black Belt;
  • Como surgiu Black Belt?
  • Qual a diferença de um Green Belt para um Black Belt?
  • Como ser um Black Belt?
  • Como funciona o treinamento Black Belt da Voitto?
  • O que eu vou ser capaz de fazer ao me tornar um Black Belt?
  • Como ser um Especialista Black Belt?
  • Como o mercado vê um profissional Black Belt?

O que é Black Belt?

O Black Belt é um profissional, especialmente treinado na metodologia Lean Seis Sigma, que dedica seu tempo e conhecimento para entender os problemas e buscar melhorias para diminuir ou eliminar falhas que possam afetar a produtividade de uma empresa.

Em outras palavras, o Black Belt é responsável por planejar, ao lado da direção da companhia, todas as estratégias de melhoria contínua a serem adotadas, assim como também coordenar a implantação e monitorar o desempenho de cada um dos projetos de melhoria desenvolvidos dentro da organização.

De acordo com o planejamento estratégico da empresa e o desdobramento de metas realizado, este profissional é designado de modo integral para que os demais profissionais do programa - incluindo os Green Belts - possam receber a adequada supervisão e auxílio no desenvolvimento de seus respectivos projetos e atividades.

O Black Belt se encaixa como um líder dentro do programa Lean Seis Sigma, que tem como objetivo básico assegurar que todas as metas de melhoria de desempenho almejadas pela organização sejam alcançadas.

Um bom Black Belt deve ter sólido conhecimento teórico e prático nas ferramentas e técnicas de Seis Sigma, pois é esperado que ele as conheça com profundidade.

Além disso, espera-se que este profissional tenha alta capacidade analítica, pensamento estatístico, capacidade de lidar com ambiguidades, credibilidade frente aos colegas e saiba lidar com pessoas para impactar os indicadores da organização.

Importância de um Black Belt

A certificação Black Belt é de benefício mútuo. Isso significa que, além de trazer conhecimento e oportunidades para o profissional e torná-lo um indivíduo valioso, a empresa também ganha ao trazer um faixa preta para a equipe.

Afinal, o Black Belt está inteiramente focado na solução de problemas e é qualificado para atuar com projetos, processos e pessoas. Em outras palavras, podemos resumir isso em: lucro para o negócio.

Como surgiu Black Belt?

A qualificação como Black Belt surgiu em um local bastante conhecido: a Motorola!

Em meados dos anos 80, a empresa adentrou no projeto do Lean Seis Sigma e os colaboradores foram treinados visando a melhoria da produção, viabilização dos resultados, redução de custos e equipes de trabalho focadas.

Qual a diferença de um Green Belt para um Black Belt?

Essa é outra dúvida muito frequente de quem está descobrindo a metodologia Lean Seis Sigma…

De maneira geral, a principal diferença entre eles é que o Black Belt é capaz de liderar uma equipe de Green Belts e possui um conhecimento maior das técnicas da metodologia Lean Seis Sigma.

Para que você entenda melhor, fizemos um comparativo entre os dois. Veja:


1. Enquanto o Green Belt costuma ser representado, na maioria das vezes, por profissionais de nível técnico e de especialista, como, por exemplo, engenheiros, analistas e até supervisores, o Black Belt costuma representar colaboradores de nível gerencial e de coordenação, como gerentes e coordenadores.


2. O Green Belt mantém cerca de 20% a 30% do seu tempo destinado a um projeto de melhoria contínua, já o Black Belt, habitualmente, ocupa 100% do seu tempo ao programa de melhoria Lean Seis Sigma.


3. O Green Belt, normalmente, se restringe a desenvolver um projeto de melhoria contínua por vez em seu setor. Já o Black Belt tem como responsabilidade gerenciar, monitorar e executar vários projetos Lean Seis Sigma em toda a organização, inclusive, alguns pelo quais os Green Belts estão desenvolvendo em suas áreas.


4. O Green Belt busca desenvolver melhores soluções em seu setor de atuação. O Black Belt possui um olhar ainda mais amplo dos processos críticos da companhia que necessitam de melhor gestão e controle, sendo exatamente estas as áreas em que busca ter maior envolvimento e participação.


5. Enquanto o Green Belt tem como costume levar de 4 a 6 meses para finalizar um projeto Lean Seis Sigma, o profissional Black Belt leva cerca de 6 a 8 meses para encerrá-lo, muito por conta da complexidade do projeto, da extensão que ele possui e da previsão de retorno monetário que foi estimada.


6. O Green Belt obedece à hierarquia respondendo ao seu supervisor imediato do setor e até mesmo ao Black Belt. Quando se trata do projeto de melhoria, o Black Belt responde diretamente - na maioria das vezes - aos próprios diretores da companhia e, em alguns casos, também ao Master Black Belt da organização, caso ela conte com esta outra especialidade do programa.

Como ser um Black Belt?

Agora que você já sabe o que é Black Belt e qual a diferença de um Green Belt para um Black Belt, você deve estar se perguntando: como ser um Black Belt?

O primeiro passo para se tornar um Black Belt é procurar uma boa empresa de treinamentos que ensine a metodologia Lean Seis Sigma.

Como não existe nenhum órgão regulamentador de certificação da metodologia no Brasil, é muito importante conferir a reputação da empresa que está oferecendo o curso, o material e o conteúdo que serão trabalhados, assim como as experiências profissionais de quem irá ministrar o treinamento.

Ao realizar o treinamento de Black Belt em uma boa instituição, você dominará as melhores práticas de gestão com o uso de técnicas e metodologias de melhoria contínua para a resolução de problemas da maneira mais eficaz possível.

Após a conclusão do treinamento, você receberá um certificado que atesta aptidão para realizar projetos de acordo com a metodologia Seis Sigma.

No entanto, não confunda a certificação do treinamento Black Belt com a certificação de especialista de Black Belt. Há uma grande diferença entre elas.

Como funciona o treinamento de Black Belt da Voitto?

Todos os treinamentos de Black Belt da Voitto contemplam as principais ferramentas recomendadas pela ASQ (American Society for Quality). É importante dizer também que todo o processo de certificação da Voitto está alinhado com as boas práticas recomendadas pela ISO 13053 (Quantitative methods in process improvement - Six Sigma).

O que vou ser capaz de fazer ao me tornar um Black Belt?

O Black Belt conta com o auxílio de uma robusta base estatística, técnicas gerenciais e de comunicação mais apuradas para manter todo o time de melhoria engajado e motivado para alcançar o resultado final.

Ao se tornar um Black Belt pela Voitto você será capaz de:

  • Identificar oportunidades de melhoria de processos a nível estratégico;
  • Liderar e conduzir projetos de melhoria simultâneos com o uso da metodologia DMAIC de acordo com o desdobramento de metas corporativas realizado;
  • Aplicar com eficácia várias ferramentas estatísticas e da qualidade com o auxílio de softwares especializados, como o próprio Excel e o Minitab;
  • Empregar as principais técnicas e ferramentas do Lean Manufacturing para eliminar e reduzir desperdícios;
  • Montar plano de coleta de dados e amostragem delineamento de experimentos;
  • Assegurar a perfeita manutenção dos resultados obtidos com os projetos Seis Sigma por meio  da implantação sofisticada de sistemas de controle de desempenho e de dispositivos a prova de erros;
  • E muito mais!

Como ser um Especialista Black Belt?

Para se tornar um Especialista Black Belt pela Voitto é preciso comprovar, na prática, que você está apto a aplicar com sucesso todas as ferramentas que foram ensinadas ao longo do treinamento.

Tal certificação coloca o profissional em um outro patamar no mercado de trabalho, pois comprova a execução de projetos Seis Sigma e o alcance de resultados no mercado, mostrando que o profissional é capacitado numa metodologia reconhecida mundialmente, e que é cada vez mais valorizada no Brasil.

Enquanto a certificação de treinamento da Voitto não possui pré-requisito algum, a certificação de especialista só é obtida quando o profissional realiza o treinamento e demonstra que está qualificado para lidar com situações complexas e contribuir para a melhoria do desempenho de sua organização.

Para que isso seja possível, é preciso que ele desenvolva pelo menos 2 projetos de melhoria utilizando os princípios Lean Seis Sigma.

Confira o passo a passo:

Como garantir a certificação Black Belt

Caso você tenha interesse em entender melhor o processo de Certificação de Especialista Black Belt da Voitto, sugiro que você baixe nosso Guia de Certificação Seis Sigma.

Enviei meu projeto para a Voitto, e agora?

Assim que o aluno envia o(s) projeto(s) Seis Sigma de sua autoria para a Voitto, nós analisamos a documentação e marcamos uma data de apresentação.

No dia e horário marcado, o aluno apresenta seu projeto para nossa equipe via Skype. Caso o projeto seja aprovado, emitimos a certificação de especialista. É importante frisar que todo projeto é analisado respeitando as boas práticas sugeridas pela ASQ, a maior comunidade de experts em qualidade do mundo.

Viu como é simples? Então não deixe de conferir as dicas de Daniel Fraga, um dos melhores e mais experientes consultores em Lean Seis Sigma da Voitto, sobre como definir um bom projeto em Seis Sigma.

Como o mercado vê o profissional Black Belt?

A certificação Black Belt é, com certeza, uma das mais intensivas e completas do programa Lean Seis Sigma. Esta imensurável bagagem curricular pode se tornar um diferencial competitivo muito importante para você se recolocar no mercado de trabalho, conquistar um melhor cargo e salário e/ou, inclusive, aperfeiçoar suas habilidades dentro da função que já exerce na sua empresa.

Um Black Belt é um agente de transformação! Dificilmente, esse profissional não será valorizado, principalmente quando o mercado está em crise ou em épocas de recessão econômica.

Agora, imagine: um estudante ou recém-formado em um curso superior ou um profissional com uma carreira já sólida no mercado. Como você acha que as empresas iriam enxergá-lo depois com esta certificação, e principalmente, com as competências que são adquiridas com o treinamento?

Entendido o conceito, agora é hora de se tornar um Black Belt para liderar projetos de Seis Sigma!

Potencialize o seu currículo!

Banner da Formação All In.

Ana Clara Macedo

Ana Clara Macedo

Ana Clara Macedo é a Head de Marketing da Voitto, formada em Comunicação Social pela UFU, Estudos de Mídia pela UBI (Portugal), com MBA em Gestão da Comunicação em Mídias Sociais pela ESPM. Desde 2014, atua no mercado digital trabalhando com criação de conteúdo, estratégias de inbound marketig, SEO, SEM, CRO e growth hacking. Em 2019 foi eleita uma das profissionais mais influentes dentro da comunidade RD Connect da Resultados Digitais.

Kit de ferramentas essenciais para um Black Belt, Baixe agora!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Kit] Kit De Ferramentas Essenciais Para Um Black Belt

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.