Quando falamos de Lean Manufacturing, pensamos em processos enxutos, autônomos e flexíveis que fabricam produtos padronizados com níveis de retrabalho e defeitos praticamente inexistentes, não é verdade?

Isto não deixa de ser verdade, só que, em todos esses casos, para ser possível conquistar estas tão desejadas condições, existem por trás disto profissionais especializados nesta metodologia que buscam diariamente promover a cultura Lean nas suas organizações.

No artigo de hoje você irá entender qual o papel de um especialista Lean em uma empresa e conferir 5 práticas e fundamentos que são constantemente adotados por ele nessas companhias para difundir os princípios e ferramentas derivados dessa poderosa filosofia de melhoria contínua.

Vamos lá?
 

Qual o papel do Especialista Lean na melhoria do desempenho organizacional?

O especialista Lean tem como objetivo fundamental divulgar e semear a cultura do Lean Manufacturing em uma organização. Para isto, ele conta com todo o suporte teórico e prático das valiosas ferramentas enxutas que, quando deparadas com um problema corporativo ou mesmo uma oportunidade de melhoria, são aplicadas de modo seriamente estruturado e eficaz.

Para conseguir espalhar com eficiência, e estimular a adoção mútua da cultura enxuta e suas práticas e ferramentas por todos os colaboradores em uma empresa, o especialista Lean Manufacturing possui como função desenvolver e orientar grupos de melhoria, reuniões diárias e estratégicas e palestras empresariais com diferentes objetivos:

  • Conhecer o fluxo de valor de um processo por meio de seu mapeamento;

  • Identificar e eliminar desperdícios decorrentes de uma operação;

  • Implantar ferramentas enxutas para aumentar a produtividade de um processo crítico;

  • Proporcionar um balanceamento de produção adequado para obter um baixo estoque;

  • Conduzir eventos Kaizen para a melhoria contínua contendo integrantes multifuncionais;

  • Assegurar através de técnicas específicas a manutenção dos resultados conquistados;

  • Dentre outros...
     

Confira 5 práticas e fundamentos adotados pelo Especialista Lean Manufacturing!

1. Desperdícios devem ser eliminados

Um cliente não deseja um produto que tenha seu valor de venda integrado com custos decorrentes de desperdícios industriais. Ele não quer pagar por produtos defeituosos, estoque, transporte, nivelamento de produção mal realizado, altos tempos de setup e demais atividades que não agregam valor. Muito pelo contrário, o cliente anseia pagar por um produto competitivo que tenha um alto valor agregado!

É para alcançar este requisito que o especialista Lean é tão essencial para as companhias. Uma de suas principais responsabilidades é incentivar a constante busca pela eliminação de desperdícios, operações e materiais que não agregam valor ao produto por todos os integrantes de uma empresa: do operário ao gestor industrial.
 

2. Problemas são oportunidades para melhorar

O especialista Lean nunca enxerga problemas com desânimo, desconforto e insatisfação; ele os visualiza como oportunidades para elevar ainda mais o desempenho da sua área e empresa. É por meio da resolução de problemas e oportunidades de melhoria que o progresso e a competitividade de uma companhia é exaltada!
 

3. Defeitos não devem avançar para a etapa seguinte

Um dos fundamentos mais importantes da Manufatura Enxuta é que defeitos não devem nunca adiantar para o processo seguinte – seu cliente, interno ou externo. Ao defrontar com um defeito, os operários do processo devem estar aptos para tomar as ações previstas e corretas para resolvê-lo imediatamente ou ao menos efetuar a sua contenção. Para atender este critério, o especialista Lean deve garantir que todos os operadores compreendam claramente este essencial fundamento da cultura enxuta.
 

4. Ambiente diversificado é a chave para soluções eficazes

A diversidade por parte dos funcionários de uma empresa deve ser vista com bons olhos por toda a companhia e incentivada pelo especialista em Lean Manufacturing. É através de um ambiente diversificado que novas ideias e perspectivas de melhoria são geradas e confrontadas, e soluções até então inimagináveis, elaboradas e aplicadas com sucesso e efetividade.
 

5. Cultura colaborativa deve ser estimulada

Assim como no item anterior, a colaboração de diferentes áreas de uma empresa para juntos atingir um propósito comum deve ser encorajada e instigada pelo especialista Lean. Ele tem como função explanar que o mais importante de tudo é o resultado final e que a melhora de seu desempenho é a única saída para favorecer no desenvolvimento sadio e sustentável de uma corporação.
 

Conheça o pacote Especialista em Lean Manufacturing da Voitto!

E aí, achou bacana o papel que o Especialista Lean exerce nas organizações?

Então, tenho uma dica para você: confira o curso gratuito de introdução ao Lean Manufacturing aqui da Voitto! Com este curso, você será começará a compreender como implantar a cultura enxuta em uma organização, além de conhecer também sua variedade de ferramentas, que por meio da filosofia de melhoria contínua, proporcionam o elevado crescimento competitivo tão almejado nos dias atuais.