Quando falamos de Lean Manufacturing, pensamos em processos enxutos, autônomos e flexíveis que fabricam produtos padronizados com níveis de retrabalho e defeitos praticamente inexistentes, certo?

Isto não deixa de ser verdade, só que, em todos esses casos, para ser possível conquistar as tão desejadas condições, existem por trás profissionais especializados nesta metodologia que buscam diariamente promover a cultura Lean nas suas organizações.

Hoje você irá entender qual o papel de um especialista Lean em uma empresa e conferir 5 práticas e fundamentos que são constantemente adotados por ele nessas companhias para difundir os princípios e ferramentas derivados dessa poderosa filosofia Lean de melhoria contínua.

Vamos lá? Neste artigo você aprenderá:

  • O que é o Lean Manufacturing?

  • Os oito desperdícios do Lean Seis Sigma para melhoria dos processos

  • Qual o papel do Especialista Lean na melhoria do desempenho organizacional?

  • Como posso me capacitar na metodologia do Lean Manufacturing?

  • Confira 5 práticas e fundamentos adotados pelo Especialista Lean Manufacturing!

 

 

O que é o Lean Manufacturing?

 

Uma tradução livre desse termo seria manufatura enxuta. O Lean Manufacturing, também chamado de Sistema Toyota de Produção, é uma filosofia de gestão focada na redução de custos e desperdícios. A aplicação dessa ferramenta promete o aumento da produtividade e, consequentemente, o alcance de maior competitividade e prestígio no mercado.  

Para isso, o especialista Lean deve focar na eliminação de 8 tipos de desperdícios que são abordados pela metodologia.

Então, precisamos esclarecer, primeiramente, quais são esses 8 desperdícios tão importantes. 

 

Os oito desperdícios do Lean Seis Sigma para melhoria dos processos

 

Assim como qualquer processo, o Lean Seis Sigma também pode gerar uma taxa de “desperdício”, sejam estes físicos (materiais) ou abstrato (tempo). Hoje iremos aprender quais são esses desperdícios e como eles afetam os processos. 

 

1. Transporte

Movimentação desnecessária de pessoas, materiais e informações no processo. Como o transporte é uma etapa desprovida de agregação de valor, ela deve ser reduzida ao máximo.

 

2. Inventário

Estoque excessivo de insumos, matérias-primas, produtos intermediários e produtos acabados, que resulta em “dinheiro parado”.

 

3. Movimentação

Deslocamento excessivo e desnecessário dos equipamentos ou dos colaboradores no processo, utilizando-se um tempo que poderia ser gasto no aumento de produtividade do sistema de produção.  

 

4. Espera 

Inoperância de funcionários, máquinas fabris e demais recursos no processo devido à inexistência de um fluxo de produção balanceado.

 

5. Produção excessiva 

Fabricação de produtos superior a necessária, acarretando em estoque, movimentação desnecessário, tempo e transporte desperdiçados.

 

6. Processamento excessivo 

Processamento superior ao demandado pelo cliente, devido à falta do cumprimento de uma sequência lógica de funcionamento do processo.

 

7. Defeitos 

Produto é feito com falha na qualidade por meio da formação de uma não-conformidade, o que resulta em retrabalho ou sucateamento. Nesse caso, o tempo e os recursos envolvidos na fabricação do item defeituoso também constituem desperdícios.

 

8. Conhecimento

Caso em que a competência intelectual e as habilidades dos colaboradores não são bem aproveitadas, o que prejudica a motivação e a aquisição de ideias que poderiam ser utilizadas para a melhoria do processo.

Portanto, o principal objetivo do Lean Manufacturing é a redução ou eliminação dos mais diversos desperdícios gerados. Para alcançá-lo, existem diversas ferramentas, denominadas ferramentas Lean que esse especialista deve utilizar de forma sistemática e organizada.

Se quiser saber mais mais sobre a metodologia de excelência operacional do Lean Manufacturing, acesse gratuitamente nosso Ebook. Dessa forma, você vai ter salvo um material cheio de informações valiosas e com tudo o que você precisa saber sobre essa metodologia!

Você saberá sobre métricas Lean, ferramentas de melhoria, o papel da liderança na implementação do Lean Manufacturing, as principais barreiras para implantação e como adotar o Lean na sua empresa. Não perca tempo, baixe! É só clicar na imagem abaixo. 

 

Ebook Lean Manufacturing de A a Z

 

Qual o papel do Especialista Lean na melhoria do desempenho organizacional?

 

O especialista em melhoria contínua tem como objetivo fundamental divulgar e semear a cultura do Lean Manufacturing em uma organização. Para isto, ele conta com todo o suporte teórico e prático das valiosas ferramentas enxutas para que, ao identificar um problema corporativo ou mesmo uma oportunidade de melhoria, seja aplicada essa filosofia de modo seriamente estruturado e eficaz.

Para conseguir espalhar com eficiência, e estimular a adoção mútua da cultura enxuta e suas práticas e ferramentas por todos os colaboradores em uma empresa, o especialista Lean Manufacturing possui como função desenvolver e orientar grupos de melhoria, reuniões diárias e estratégicas e palestras empresariais com diferentes objetivos:

  • Conhecer o fluxo de valor de um processo por meio de seu mapeamento;

  • Identificar e eliminar desperdícios decorrentes de uma operação;

  • Implantar ferramentas enxutas para aumentar a produtividade de um processo crítico;

  • Proporcionar um balanceamento de produção adequado para obter um baixo estoque;

  • Conduzir eventos Kaizen para a melhoria contínua contendo integrantes multifuncionais;

  • Assegurar por meio de técnicas específicas a manutenção dos resultados conquistados;

 

Como posso me capacitar na metodologia do Lean Manufacturing?

 

E aí, achou bacana o papel que o Especialista Lean exerce nas organizações?

Então, tenho uma dica para você: confira o curso de introdução ao Lean Manufacturing aqui da Voitto que está gratuito! 

Você com certeza sabe que, atualmente, é cada vez mais necessário nos qualificarmos para obtermos destaque no mercado. Assim, não perca a oportunidade de começar a melhorar o seu currículo agora mesmo!

Com esse curso você será capaz de aplicar os 5 princípios Lean e identificar os 8 desperdícios dentro da sua empresa; identificar quais processos agregam valor ao seu produto; elaborar Histogramas, Diagramas de Fluxo, Gráfico de Pareto, Diagrama de Ishikawa e Carta de Controle para identificar, monitorar e melhorar os processos da sua empresa e muito mais! 

Preparado para atuar no setor de qualidade, gerir e metrificar processos e, assim, alavancar os resultados da sua empresa?  Use o cupom BLOG100 e adquira o curso gratuitamente :)

 

Introdução ao Lean Manufacturing

 

Confira 5 práticas e fundamentos adotados pelo Especialista Lean Manufacturing!

 

1. Desperdícios devem ser eliminados

Um cliente não deseja um produto que tenha seu valor de venda integrado com custos decorrentes de desperdícios industriais. Ele não quer pagar por produtos defeituosos, estoque, transporte, nivelamento de produção mal realizado, altos tempos de setup e demais atividades que não agregam valor.

Muito pelo contrário, o cliente anseia pagar por um produto competitivo que tenha um alto valor agregado!

É para alcançar este requisito que o especialista Lean é tão essencial para as companhias. Uma de suas principais responsabilidades é incentivar a constante busca pela eliminação de desperdícios, operações e materiais que não agregam valor ao produto por todos os integrantes de uma empresa: do operário ao gestor industrial.

 

2. Problemas são oportunidades para melhorar

O especialista Lean nunca enxerga problemas com desânimo, desconforto e insatisfação. Muito pelo contrário, ele os visualiza como oportunidades para elevar ainda mais o desempenho da sua área e empresa. É por meio da resolução de problemas e oportunidades de melhoria que o progresso e a competitividade de uma companhia é exaltada!

 

3. Defeitos não devem avançar para a etapa seguinte

Um dos fundamentos mais importantes da Manufatura Enxuta é que defeitos não devem nunca adiantar para o processo seguinte – seu cliente, interno ou externo. Ao defrontar com um defeito, os operários do processo devem estar aptos para tomar as ações previstas e corretas para resolvê-lo imediatamente ou ao menos efetuar a sua contenção. Para atender a este critério, o especialista Lean deve garantir que todos os operadores compreendam claramente este essencial fundamento da cultura enxuta.

 

4. Ambiente diversificado é a chave para soluções eficazes

A diversidade por parte dos funcionários de uma empresa deve ser vista com bons olhos por toda a companhia e incentivada pelo especialista em Lean Manufacturing. É por meio de um ambiente diversificado que novas ideias e perspectivas de melhoria são geradas e confrontadas, e soluções, até então inimagináveis, são elaboradas e aplicadas com sucesso e efetividade.

 

5. Cultura colaborativa deve ser estimulada

Assim como no item anterior, a colaboração de diferentes áreas de uma empresa para juntos atingir um propósito comum deve ser encorajada e instigada pelo especialista Lean. Ele tem como função explanar que o mais importante de tudo é o resultado final, e que a melhora de seu desempenho é a única saída para favorecer no desenvolvimento sadio e sustentável de uma corporação.

 

Quero ser um especialista Lean!

 

Se você procura uma capacitação completa aplicada ao mercado de trabalho, temos a solução perfeita. Ao se certificar como Especialista Lean, você será capaz de realmente fazer a diferença nos negócios. O Especialista Lean aspira pelo processo perfeito e inspira outros a serem e fazerem melhor todos os dias.

Não importa o ramo de atuação de seu trabalho, com este Programa de Formação de Especialista Lean você será capaz de ter uma visão orientada para a melhoria contínua e o ganho de vantagem competitiva, atributos indispensáveis para todos que desejam se destacar no mercado de trabalho atual.

Você será capaz de reduzir custos e aumentar a produtividade em empresas; medir e analisar métricas como Lead Time, PCE, Takt-Time e OEE; planejar e fazer acontecer eventos Kaizen; gerir a manutenção de equipamentos a partir do estudo dos pilares do TPM e suas ferramentas e muito mais!

Preparado para implementar o Lean em diferentes áreas (e não só na manufatura!) e inspirar outros a serem e fazerem melhor todos os dias e, assim, ser, de fato, o agente de mudança dentro da sua empresa?

Clique no botão abaixo e se inscreva!

 

Programa de Formação de Especialista Lean Seis Sigma

 

O que achou deste conteúdo? Deixe seu comentário e opinião.