O que é o especialista Six Sigma Black Belt?
Qual é o papel do Six Sigma Black Belt?
DICA DE OURO!
Perfil de um Six Sigma Black Belt
Os 5 desafios fundamentais de um especialista Six Sigma Black Belt
Lista Bônus
E aí, quer ter a oportunidade de conhecer na pele todos estes desafios do Black Belt?

Entenda o papel do Six Sigma Black Belt, os desafios e o perfil destes profissionais!

Veja o papel do Six Sigma Master Black Belt frente a uma organização, bem como os desafios e características desse profissional de tamanha importância para uma gestão de qualidade.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Entenda o papel do Six Sigma Black Belt, os desafios e o perfil destes profissionais!

Atualmente, ser um especialista em Six Sigma Black Belt em uma empresa é uma tarefa de peso - quanto a isto não restam dúvidas, concorda?

Conhecer um pouco mais sobre o que faz este profissional e quais são seus principais desafios pode te ajudar a descobrir se isto é o que você realmente deseja para sua carreira.

Saiba mais: se você ainda não está totalmente inteirado sobre a certificação Black Belt, indico a leitura inicial do artigo 'O que é Black Belt? Seja um especialista em Lean Seis Sigma', assim, você compreenderá mais facilmente o tema deste post.

O que é o especialista Six Sigma Black Belt?

O especialista em Six Sigma Black Belt é treinado para gerenciar e desenvolver complexos projetos de melhoria, com ganhos estimados extremamente elevados.

Este profissional domina técnicas muito refinadas de relacionamento interpessoal e de resolução de problemas que possibilitam uma atuação eficiente no gerenciamento de projetos estratégicos da empresa.

Estas habilidades serão integradas à suas competências e aptidões ao longo do treinamento. Isto é, a certificação em Six Sigma Black Belt te ajudará a criar ou desenvolver estas técnicas, então, não se preocupe se você ainda não tem experiência nestas áreas!

Os desafios básicos que todo especialista em Six Sigma Black Belt encara em sua carreira se relacionam exatamente com os conhecimentos e habilidades proporcionados pelo treinamento.

Para ajudá-lo a compreender mais sobre esta função, expliquei como ela se dá na prática e listei os desafios que podem ser encontrados por esse profissional logo abaixo, confira!

Qual é o papel do Six Sigma Black Belt?

Primeiramente, vamos recapitular qual é o papel do especialista Black Belt.

Os chamados Black Belts são profissionais com ampla base em conhecimentos estatísticos, capazes de identificar oportunidades de melhoria a nível estratégico.

Através de um projeto Lean, ele deve diminuir ou eliminar falhas que prejudicam a produtividade da empresa e otimizar os processos produtivos.

Para isso, é necessário que ele possua um conhecimento aprofundado na metodologia Six Sigma e seja referência nessa área.

Além disso, o especialista deve saber utilizar softwares estatísticos, como o Minitab, em prol do sucesso do projeto, além de várias outras ferramentas estratégicas para o projeto.

DICA DE OURO!

Quando já se é Black Belt em Lean Seis Sigma, ou está prestes a se tornar um, muitas vezes nos perdemos com tanta informação e ferramentas disponíveis. Assim, desenvolver um projeto pode ser tornar uma tarefa mais árdua do que deveria ser.

Pensando na necessidade de desenvolver na sua empresa um projeto em Lean Seis Sigma com o maior nível de eficiência e exatidão possível nós da Voitto desenvolvemos em um só Kit as Ferramentas Essenciais para um Black Belt!

Estas ferramentas te auxiliarão a definir, mensurar, analisar e propor soluções aos problemas que interferem no desempenho dos processos organizacionais de uma empresa!

Para desenvolver projetos de melhoria com maior retorno e aumentar seu nível de empregabilidade no mercado, esta é com certeza uma excelente opção! Não fique de fora, clique logo abaixo e faça o download!

Kit de Ferramentas essenciais para um Black Belt

A partir do planejamento do projeto e de quais metas devem ser atingidas, o Black Belt deve supervisionar os demais colaboradores envolvidos na implementação do programa, fornecendo auxílio quando necessário.

Outro ponto importante é o monitoramento de desempenho e manutenção dos resultados obtidos no programa, que também são de responsabilidade do Six Sigma Black Belt.

Dessa forma, o Black Belt se constitui como um agente de transformação e liderança dentro da organização em que está inserido e é muito importante tanto em momentos em que o foco é puramente aumentar a competitividade perante o mercado, quanto em períodos de crise e recessão, nos quais medidas de recuperação e crescimento são demandadas.

Perfil de um Six Sigma Black Belt

Neste tópico iremos descobrir qual o perfil ideal de um Black Belt e quais aspectos são importantes para esse profissional assumir um papel de coordenador de um projeto Lean Six Sigma.

Há dois tipos de aspectos que devem ser considerados os comportamentais e de liderança. Abaixo falaremos sobre eles. Confere aí!

Aspectos comportamentais

  • ser proativo objetivo e organizado;
  • possuir habilidade em negociação, gestão de conflitos;
  • habilidade em comunicação e relacionamento interpessoal além de;
  • investigação e pesquisa;
  • ser facilitador na difusão de conhecimentos e didático para orientar terceiros.

Aspectos de liderança

  • ser influente em seu setor de atuação;
  • ter habilidade para trabalhar em equipe ;
  • para liderar equipes;
  • ser capaz de dar e receber feedbacks.

Agora que você já tem um maior conhecimento sobre os papel e perfil de um Black Belt, eu vou listar para você os cinco desafios que esse profissional precisa enfrentar.

Vamos lá!

Os 5 desafios fundamentais de um especialista Six Sigma Black Belt

1. Exigência de habilidades refinadas para a solução de problemas

Este campo é ligado à competências técnicas deste profissional.

Ao se capacitar na metodologia Lean Six Sigma Black Belt, você estará pronto para utilizar da maneira mais estruturada possível o método DMAIC e as inúmeras ferramentas estatísticas, enxutas e da qualidade empregadas para a resolução de problemas e oportunidades.

2. Dinâmicas de comunicação e liderança

Um especialista Six Sigma Black Belt se relaciona tanto com analistas e engenheiros, quanto com gerentes e diretores.

No primeiro caso, para orientar e desenvolver projetos de melhoria contínua no segundo caso, para discutir metas estratégicas e apresentar os resultados do programa.

Saber como lidar com cada público é uma competência adquirida e também muito enfatizada no treinamento.

Técnicas de relacionamento interpessoal, de comunicação e de liderança são algumas das chaves cruciais para ir bem nesta função, já que este profissional se relaciona com colaboradores dos mais diversos setores da companhia.

3. Gerenciamento de projetos multifuncionais

Projetos multifuncionais requerem um entendimento variado.

Hoje, um especialista em Six Sigma Black Belt pode ter um projeto de melhoria atrelado ao aumento de desempenho de uma operação industrial crítica da empresa. Meses depois, o projeto pode ser referente à redução de custos e desperdícios em determinado setor administrativo.

Ser curioso, buscando entender de tudo um pouco, é uma prática muito bem aproveitada nesta função. O aprimoramento de habilidades de análise e interpretação de dados e informações proporcionado pelo curso, com certeza, é peça fundamental para tornar possível esta ampla compreensão de várias áreas da empresa.

4. Responsabilidade por executar projetos complexos

Projetos de melhoria estratégicos da empresa requerem um alto cuidado com análise e são os mais direcionados ao especialista em Six Sigma Black Belt.

Este profissional é quem possui as competências e aptidões necessárias para gerenciar com cautela, autonomia e dedicação exclusiva projetos deste porte.

Apesar de um Green Belt também ser apto a resolver problemas de forma muito refinada, saber interpretar quais decisões trarão melhores resultados é uma habilidade executada com excelência pelo Black Belt, afinal, ele conta com uma visão mais ampla e privilegiada dos objetivos estratégicos da empresa.

5. Monitoria e orientação de projetos de Green Belts da empresa

A diferença básica entre o Green Belt e Black Belt remete-se à sua amplitude de atuação. Enquanto o Green Belt desenvolve projetos de melhoria em seu setor, o Black Belt possui as aptidões necessárias para gerenciar e desenvolver projetos estratégicos em todas as áreas da companhia.

Ou seja, este último desafio do Black Belt é atrelado à monitoria de projetos de melhoria contínua de Green Belts na empresa.

Por ser considerado um perito no emprego de ferramentas para resolução de problemas, o especialista em Six Sigma Black Belt se torna um tira-dúvidas e orientador de outros projetos desenvolvidos na organização.

Lista Bônus

O nosso blog possui diversos artigos que estão cheio de informações sobre potenciais dúvidas da metodologia Seis Sigma, além de artigos sobre outras metodologias que se relacionam com ela.

Abaixo eu vou deixar para você 3 dicas de leitura, que poderão te ajudar na tomada de decisão sobre a especialização. É só clicar no link abaixo!

E aí, quer ter a oportunidade de conhecer na pele todos estes desafios do Black Belt?

Banner da Formação All In.

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Formação Especialista Black Belt em Lean Seis Sigma, clique e se inscreva!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Pacote] Especialista Black Belt Em Lean Seis Sigma

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.