Atualmente, ser um especialista em Six Sigma Black Belt em uma empresa é uma tarefa de peso - quanto a isto não restam dúvidas, concorda?

Conhecer um pouco mais sobre o que faz este profissional e quais são seus principais desafios pode te ajudar a descobrir se isto é o que você realmente deseja para sua carreira.

Saiba mais: se você ainda não está totalmente inteirado sobre a certificação Black Belt, indico a leitura inicial do artigo ‘O que é Black Belt? Seja um especialista em Lean Seis Sigma’, assim, você compreenderá mais facilmente o tema deste post.

O especialista em Six Sigma Black Belt é treinado para gerenciar e desenvolver complexos projetos de melhoria, com ganhos estimados extremamente elevados.

Este profissional domina técnicas muito refinadas de relacionamento interpessoal e de resolução de problemas que possibilitam uma atuação eficiente no gerenciamento de projetos estratégicos da empresa.

Estas habilidades serão integradas às suas competências e aptidões ao longo do treinamento. Isto é, a certificação em Six Sigma Black Belt te ajudará a criar ou desenvolver estas técnicas, então, não se preocupe se você ainda não tem experiência nestas áreas!

Os desafios básicos que todo especialista em Six Sigma Black Belt encara em sua carreira se relacionam exatamente com os conhecimentos e habilidades proporcionados pelo treinamento. 

Para ajudá-lo a compreender mais sobre esta função, expliquei como ela se dá na prática e listei os desafios que podem ser encontrados por esse profissional logo abaixo, confira!

 

O papel do Six Sigma Black Belt

 

Primeiramente, vamos recapitular qual é o papel do especialista Black Belt

Os chamados Black Belts são profissionais com ampla base em conhecimentos estatísticos, capazes de identificar oportunidades de melhoria a nível estratégico.

Através de um projeto Lean, ele deve diminuir ou eliminar falhas que prejudicam a produtividade da empresa e otimizar os processos produtivos. 

Para isso, é necessário que ele possua um conhecimento aprofundado na metodologia Six Sigma e seja referência nessa área.

Além disso, o especialista deve saber utilizar softwares estatísticos, como o Minitab, em prol do sucesso do projeto, além de várias outras ferramentas estratégicas para o projeto.

Se você quiser saber um pouco mais sobre os recursos utilizados nessa metodologia e como eles são aplicados na prática, confira o nosso Kit de ferramentas essenciais para um Black Belt

Para baixar o kit, basta clicar no botão abaixo e aproveitar essa oportunidade!

 

 

A partir do planejamento do projeto e de quais metas devem ser atingidas, o Black Belt deve supervisionar os demais colaboradores envolvidos na implementação do programa, fornecendo auxílio quando necessário.  

Outro ponto importante é o monitoramento de desempenho e manutenção dos resultados obtidos no programa, que também são de responsabilidade do Six Sigma Black Belt

Dessa forma, o Black Belt se constitui como um agente de transformação e liderança dentro da organização em que está inserido e é muito importante tanto em momentos em que o foco é puramente aumentar a competitividade perante o mercado, quanto em períodos de crise e recessão, nos quais medidas de recuperação e crescimento são demandadas. 

 

Perfil de um Six Sigma Black Belt

 

Neste tópico iremos descobrir qual o perfil ideal de um Black Belt e quais aspectos são importantes para esse profissional assumir um papel de coordenador de um projeto Lean Six Sigma

Há dois tipos de aspectos que devem ser considerados; os comportamentais e de liderança. Abaixo falaremos sobre eles. Confere aí!

 

Aspectos comportamentais 

  • ser proativo; objetivo e organizado;

  • possuir habilidade em negociação, gestão de conflitos;

  • habilidade em comunicação e relacionamento interpessoal; além de

  • investigação e pesquisa;

  • ser facilitador na difusão de conhecimentos e didático para orientar terceiros. 

 

Aspectos de liderança 

  • ser influente em seu setor de atuação;

  • ter habilidade para trabalhar em equipe; e

  • para liderar equipes; além de

  • ser capaz de dar e receber feedbacks.

Agora que você já tem um maior conhecimento sobre os papel e perfil de um Black Belt, eu vou listar para você os cinco desafios que esse profissional precisa enfrentar. 

Vamos lá!

 

Os 5 desafios fundamentais de um especialista Six Sigma Black Belt

 

1. Exigência de habilidades refinadas para a solução de problemas

Este campo é ligado às competências técnicas deste profissional.

Ao se capacitar na metodologia Lean Six Sigma Black Belt, você estará pronto para utilizar da maneira mais estruturada possível o método DMAIC e as inúmeras ferramentas estatísticas, enxutas e da qualidade empregadas para a resolução de problemas e oportunidades.

 

2. Dinâmicas de comunicação e liderança

Um especialista Six Sigma Black Belt se relaciona tanto com analistas e engenheiros, quanto com gerentes e diretores.

No primeiro caso, para orientar e desenvolver projetos de melhoria contínua; no segundo caso, para discutir metas estratégicas e apresentar os resultados do programa.

Saber como lidar com cada público é uma competência adquirida e também muito enfatizada no treinamento.

Técnicas de relacionamento interpessoal, de comunicação e de liderança são algumas das chaves cruciais para ir bem nesta função, já que este profissional se relaciona com colaboradores dos mais diversos setores da companhia.

 

3. Gerenciamento de projetos multifuncionais

Projetos multifuncionais requerem um entendimento variado.

Hoje, um especialista em Six Sigma Black Belt pode ter um projeto de melhoria atrelado ao aumento de desempenho de uma operação industrial crítica da empresa. Meses depois, o projeto pode ser referente à redução de custos e desperdícios em determinado setor administrativo.

Ser curioso, buscando entender de tudo um pouco, é uma prática muito bem aproveitada nesta função. O aprimoramento de habilidades de análise e interpretação de dados e informações proporcionado pelo curso, com certeza, é peça fundamental para tornar possível esta ampla compreensão de várias áreas da empresa.

 

4. Responsabilidade por executar projetos complexos

Projetos de melhoria estratégicos da empresa requerem um alto cuidado com análise e são os mais direcionados ao especialista em Six Sigma Black Belt.

Este profissional é quem possui as competências e aptidões necessárias para gerenciar com cautela, autonomia e dedicação exclusiva projetos deste porte.

Apesar de um Green Belt também ser apto a resolver problemas de forma muito refinada, saber interpretar quais decisões trarão melhores resultados é uma habilidade executada com excelência pelo Black Belt, afinal, ele conta com uma visão mais ampla e privilegiada dos objetivos estratégicos da empresa.

 

5. Monitoria e orientação de projetos de Green Belts da empresa

A diferença básica entre o Green Belt e Black Belt remete-se à sua amplitude de atuação. Enquanto o Green Belt desenvolve projetos de melhoria em seu setor, o Black Belt possui as aptidões necessárias para gerenciar e desenvolver projetos estratégicos em todas as áreas da companhia.

Ou seja, este último desafio do Black Belt é atrelado à monitoria de projetos de melhoria contínua de Green Belts na empresa.

Por ser considerado um perito no emprego de ferramentas para resolução de problemas, o especialista em Six Sigma Black Belt se torna um tira-dúvidas e orientador de outros projetos desenvolvidos na organização.
 

Lista Bônus 

 

O nosso blog possui diversos artigos que estão cheio de informações sobre potenciais dúvidas da metodologia Seis Sigma, além de artigos sobre outras metodologias que se relacionam com ela. 

Abaixo eu vou deixar para você 3 dicas de leitura, que poderão te ajudar na tomada de decisão sobre a especialização Sigma. É só clicar no link abaixo!

 

E aí, quer ter a oportunidade de conhecer na pele todos estes desafios do Black Belt?

 

Para iniciar uma jornada de crescimento e alcançar um patamar tão sonhado quanto o Six Sigma Black Belt, é preciso dedicação e empenho na metodologia Lean Six Sigma

A Voitto oferece o Pacote de Especialista Black Belt em Lean Seis Sigma. Para se envolver com os desafios deste profissional e conhecer na pele como é ocupar esta função, o melhor caminho é a capacitação!

Não perca a oportunidade de receber esse título, tão valorizado no mercado de trabalho.

Com certeza, você dará um upgrade na sua carreira e acumulará conhecimentos incríveis sobre melhoria de processos, que podem fazer toda a diferença para alcançar aquele emprego tão desejado! 

 

 

E aí, gostou do nosso artigo? Não esqueça de deixar seu comentário, pois a sua avaliação é muito importante para nós!

Ah, e não esquece de compartilhar com aquele seu amigo que precisa dar um upgrade na carreira profissional.