O que é Green Belt?
O que é o Lean Seis Sigma?
O que é o Curso de Green Belt?
O que você pode alcançar com o Curso Green Belt?
Benefícios da certificação Green Belt
Como descobrir se o Green Belt é certo para você?
Capacite-se com a Voitto!

Entenda como o Curso Green Belt em Lean Seis Sigma pode impulsionar a sua carreira!

Entenda como o Curso Green Belt em Lean Seis Sigma pode impactar sua carreira e fazer com que você alcance excelentes resultados em sua empresa!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Entenda como o Curso Green Belt em Lean Seis Sigma pode impulsionar a sua carreira!

O Green Belt em Lean Seis Sigma é o profissional responsável por liderar e gerenciar a implementação de projetos de melhoria contínua dentro da sua própria área de atuação. Normalmente, dedicam cerca de 50% de sua jornada de trabalho ao projeto pelo qual é responsável.

A procura por capacitação em Seis Sigma está em alta no mercado, não é verdade? Hoje, muito se ouve falar das habilidades e competências adquiridas com uma especialização dentro do programa, e a certificação Green Belt é uma delas!

Por comprovar de forma sólida e contínua a conquista de expressivos retornos financeiros com sua aplicação em várias companhias, hoje, a metodologia Lean Seis Sigma é vista como a principal ferramenta gerencial para alavancar o desempenho de um negócio, ainda quando há momentos de crise e retração econômica no país.

Contudo, para seguir com ela, antes de qualquer coisa, é preciso procurar por umtreinamento adequado que possa te oferecer uma excelente preparação, tanto teórica quanto prática, para compreender a ferramenta.

Pensando nisso, neste artigo, vou te explicar o que é e o que você tem a ganhar com a realização da certificação em Green Belt em Lean Seis Sigma. Então para entender melhor, neste artigo vou te explicar:

  • O que é Green Belt?
  • O que é o Lean Seis Sigma?
  • O que é o Curso de Green Belt?
  • O que você pode alcançar com o Curso Green Belt?
  • Benefícios da certificação Green Belt;
  • Como descobrir se o Green Belt é certo para você?

Acompanhe!

O que é Green Belt?

O Green Belt (ou “faixa verde”, em português) é o membro dentro do programa Seis Sigma responsável por liderar e executar projetos estratégicos de melhoria contínua na própria área da qual já faz parte.

As funções mais comuns ocupadas e exercidas por estes profissionais dentro das suas companhias são de analistas, engenheiros, supervisores e coordenadores.

De acordo com o planejamento estratégico da companhia, o desdobramento de metas para melhoria de desempenho é traçado e, por meio deste, um direcionamento intenso e consistente de projetos Seis Sigma é realizado nos setores considerados como os mais críticos para o desempenho geral da organização.

Em cada um destes setores-chave da companhia, encontra-se ao mínimo um profissional Green Belt.

É justamente deste especialista, a responsabilidade por alcançar a meta de melhoria proposta pela direção da empresa dentro de seu próprio campo de atuação.

Entretanto, este profissional não é empregado de modo integral no programa Seis Sigma.

Por liderar, gerenciar e desenvolver projetosde melhoria, na maioria das vezes, relacionados à respectiva função que já ocupa, os Green Belts são normalmente designados a trabalhar cerca de meio período de seu expediente com o projeto pelo qual está como responsável.

Diferente dos profissionais Black Belt e Master Black Beltque ocupam 100% do seu tempo no dia a dia da empresa em projetos de melhoria.

Para entender um pouco mais sobre o papel dos Belts no Lean Seis Sigma, separamos um vídeo para você:

E, como este profissional é treinado a seguir a metodologia Lean Seis Sigma, vamos falar mais sobre ela antes de entender como é o curso de Green Belt.

O que é o Lean Seis Sigma?

O Lean Seis Sigma (do inglês: Lean Six Sigma) é uma metodologia que une a filosofia Lean, que trabalha com foco em redução de desperdícios, e com o auxílio do método Seis Sigma, que busca diminuir a variabilidade dos processos.

Quando aplicados juntos temos o Lean Seis Sigma, que é beneficial tanto na velocidade dos processos quanto na redução dos erros de produção.

O método utilizado para aplicar o Lean Seis Sigma é o DMAIC, por meio das fases de Definir, Medir, Analisar, Melhorar (Improve) e Controlar, em que sua implementação ocorre por meio de um passo a passo.

Este método pode ser aplicado em situações variadas, o que possibilita uma maior flexibilidade independentemente do objetivo do projeto de melhoria contínua.

Para que você possa entender um pouco mais sobre Lean Seis Sigma, assista esse vídeo sobre a definição de um projeto Lean Seis Sigma que separamos para você:

O que são metodologias ágeis?

Metodologias ágeis são práticas que prezam o gerenciamento de projetos que seja mais adaptável a possíveis mudanças. Essas metodologias são estruturadas para que haja entregas rápidas e frenquentes sem perder a qualidade do projeto.


Agora que você já sabe o que é o Lean Seis Sigma, vamos entender como funciona o curso de Green Belt.

E falando em Seis Sigma

Como você pode perceber através dos tópicos anteriores deste artigo, entender sobre Seis Sigma é extremamente importante para se tornar um Green Belt.

Por isso, nós desevolvemos o Kit “Guia para Certificação Especialista Seis Sigma em que você vai aprender o passo a passo para tirar sua certificação e alavancar sua carreira! E o melhor de tudo, 100% gratuito.

Comece hoje mesmo, clicando no banner abaixo.

Banner do kit para Certificação Especialista Seis Sigma.

O que é o Curso de Green Belt?

O treinamento de Green Belt prepara profissionais para atuarem desenvolvendo projetos de melhoria dentro das organizações. E não existem pré-requisitos para realizar este treinamento.

Para isso, um curso Green Belt deve obedecer a uma sequência estruturada de apresentação:

  • Começando pelos princípios do Lean Seis Sigma e os fundamentos do programa;
  • Permanecendo boa parte da programação do curso explicando sobre as 5 fases da metodologia DMAIC, além das principais ferramentas analíticas, estatísticas, enxutas e da qualidade utilizadas em cada etapa;
  • Finalizando com a revisão de exemplos de aplicação e com a orientação de como desenvolver seu primeiro projeto Seis Sigmana própria empresa em que trabalha.

Conhecendo os princípios e fundamentos do Lean Seis Sigma, você estará munido dos objetivos primordiais e vitais que envolvem o programa. Passando por cada etapa da metodologia DMAIC, você descobrirá durante o curso como usar uma infinita gama de ferramentas para a resolução de problemas.

Desenvolvendo seu próprio projeto Seis Sigma, você será, enfim, capacitado e certificado para aplicar todo o conhecimento adquirido em qualquer empresa que atue.

O que você pode alcançar com o Curso Green Belt?

Como escrevi no início, os benefícios que você pode conquistar com a realização do curso Green Belt são inúmeros! Abaixo, listei algumas das principais vantagens adquiridas por quem segue o treinamento. Vamos conferir?

  • Conhecimento e domínio da metodologia empresarial mais difundida no mundo corporativo atualmente: o Lean Seis Sigma;
  • Capacidade para liderar projetos de melhoria contínua com o uso da metodologia DMAIC;
  • Desenvolvimento de competências de análise de dados e informações mais sofisticadas;
  • Aprimoramento de maior habilidade para usufruir de uma vasta gama de ferramentas de melhoria;
  • Aperfeiçoamento da aplicação de técnicas estruturadas para a resolução de problemas;
  • Obtenção de uma visão mais ampla e apurada da relação entre os processos que envolvem um problema;
  • Favorecimento e maiores chances de participar das decisões estratégicas da organização;
  • Estimular e aumentar seu network com o seu envolvimento em projetos fora da sua área de atuação;
  • Obtenção de maior reconhecimento como um profissional especialista para a resolução de problemas;
  • Conquista de uma maior empregabilidade no mercado de trabalho;
  • Aumento de chances de conquistar melhores benefícios contratuais, incluindo o salário;
  • Estimular sua versatilidade de atuação no mercado de trabalho;
  • E muito mais!

Benefícios da certificação Green Belt

Existem diversos benefícios em se tornar um profissional Green Belt, aqui vamos citar alguns:

Financeiro

Tendo a certificação Green Belt, o profissional é capaz de diminuir os custos operacionais de produção e também é capaz de concluir os projetos no prazo estipulado.

Para o cliente (direta ou indiretamente)

Com os conhecimentos adquiridos com a certificação Green Belt, esse profissional tem competências para ajudar a empresa a oferecer os melhores serviços e produtos para o cliente, além de conseguir atrair novos clientes e além de melhorar a relação empresa-cliente.

Vantagem Competitiva

O profissional Green Belt tem a capacidade de conseguir manter o desempenho da empresa em que trabalho sempre superior aos seus concorrentes.

Estratégico

O Green Belt é capaz de eliminar os problemas pela raiz deles, além de conseguir fazer isto em um tempo bem menor do que um profissional não capacitado.

Desenvolvimento pessoal da equipe

Ao final da certificação, o Green Belt terá mais confiança em si mesmo para atuar nos processos da empresa, além de conseguir gerenciar as pessoas de forma eficaz.

Como descobrir se o Green Belt é certo para você?

A certificação em Green Belt será ideal para você caso tenha interesse em:

  • Redução de desperdícios;
  • Gerenciamento de processos;
  • Promover melhoria contínua;
  • Trabalhar com qualquer cadeia de suprimentos.

Capacite-se com a Voitto!

Já pensou em ter acesso a um Kit Completo sobre Lean Seis Sigma, a metodologia que revolucionou a indústria mundial?

Então adquira os conhecimentos necessários sobre a qualidade, as ferramentas Lean e a redução de desperdícios com 4 E-books totalmente gratuitos!

Incrível, né? Além disso, o kit também conta com 2 Webséries e 1 Workshop com 3 aulas sobre o método passo a passo!

Está esperando o que para começar a sua jornada de conquista dos melhores cargos no mercado de trabalho?

Clique na imagem e aproveite já!

Kit completo do Lean Seis Sigma

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Descubra o seu nível na metodologia Lean Six Sigma

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Teste] Descubra O Seu Nível Na Metodologia Lean Six Sigma

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.