A procura por capacitação em Seis Sigma está em alta no mercado, não é verdade? Hoje, muito se ouve falar das habilidades e competências adquiridas com uma especialização dentro do programa - a certificação Green Belt é uma delas!

Por comprovar de forma sólida e contínua a conquista de expressivos retornos financeiros com sua aplicação em várias companhias, hoje, a metodologia Lean Seis Sigma é vista como a principal ferramenta gerencial para alavancar o desempenho de um negócio – ainda mais em tempos de crise e retração econômica em que vivenciamos no Brasil.

Só que, para seguir com ela, antes de qualquer coisa, é preciso procurar por um treinamento adequado que possa te oferecer uma excelente preparação - tanto teórica, quanto prática para compreender a ferramenta.

Pensando nisto, no artigo de hoje, vou te explicar o que é e o que você tem a ganhar com a realização do curso Green Belt em Lean Seis Sigma – um dos mais procurados dentro do programa.

O que você vai encontrar neste artigo:

 

  • O que é um Green Belt?
  • O que é o Lean Seis Sigma?
  • O que é o curso de Green Belt?
  • O que você pode alcançar com o curso Green Belt?
  • Confira mais sobre o treinamento Green Belt da Voitto!

 

O que é um Green Belt?

 

O Green Belt é o membro dentro do programa Seis Sigma responsável por liderar e executar projetos estratégicos de melhoria contínua na própria área da qual já faz parte.

As funções mais comuns ocupadas e exercidas por estes profissionais dentro das suas companhias são de analistas, engenheiros, supervisores e coordenadores.

De acordo com o planejamento estratégico da companhia, o desdobramento de metas para melhoria de desempenho é traçado e, através deste, um direcionamento intenso e consistente de projetos Seis Sigma é realizado nos setores considerados como os mais críticos para o desempenho geral da organização.

Em cada um destes setores chave da companhia, encontra-se ao mínimo um profissional Green Belt e é, justamente, deste especialista a responsabilidade por alcançar a meta de melhoria proposta pela direção da empresa dentro de seu próprio campo de atuação.

Entretanto, este profissional não é empregado de modo integral no programa Seis Sigma.

Por liderar, gerenciar e desenvolver projetos de melhoria, na maioria das vezes, relacionados à respectiva função que já ocupa, os Green Belts são normalmente designados a trabalhar cerca de meio período de seu expediente com o projeto pelo qual está como responsável. Ao contrário dos profissionais Black Belt e Master Black Belt que ocupam 100% do seu tempo no dia a dia da empresa em projetos de melhoria.

E, como este profissional é treinado a seguir a metodologia Lean Seis Sigma, vamos falar mais sobre ela antes de entender como é o curso de Green Belt.

 

O que é o Lean Seis Sigma?

 

O Lean Seis Sigma é uma metodologia que une a filosofia Lean, que trabalha em cima da redução de desperdícios com o método Seis Sigma que busca diminuir a variabilidade dos processos.

Quando aplicados juntos temos o Lean Six Sigma que traz benefícios tanto na velocidade dos processos quanto na redução dos erros de produção.

O método utilizado para aplicar o Lean Seis Sigma é o DMAIC, através das fases de definição, medição, análise, melhoria e controle, ele ajuda a implementar através de um passo a passo o Seis Sigma.

Quer saber mais sobre o Lean Seis Sigma? Para isso, você pode fazer o download do nosso Ebook Gratuito Guia Definitivo Lean Seis Sigma! Nele você vai encontrar como surgiu o Lean e o Seis Sigma e como essas duas metodologias juntas são implementadas nas empresas. É só clicar na imagem abaixo e fazer o download do Ebook!

 

 

Agora que você já sabe o que é o Lean Seis Sigma, vamos entender como funciona o curso de Green Belt.
 

O que é o curso de Green Belt?

 

O treinamento de Green Belt prepara profissionais para atuarem desenvolvendo projetos de melhoria dentro das organizações. E, não existem pré-requisitos para realizar este treinamento.

Para isso, um curso Green Belt deve obedecer a uma sequência estruturada de apresentação:

 

  • Começando pelos princípios do Lean Seis Sigma e os fundamentos do programa;

  • Permanecendo boa parte da programação do curso explanando sobre as 5 fases da metodologia DMAIC, além das principais ferramentas analíticas, estatísticas, enxutas e da qualidade utilizadas em cada etapa;

  • Finalizando com a revisão de exemplos de aplicação e com a orientação de como desenvolver seu primeiro projeto Seis Sigma na própria empresa em que trabalha.
     

Conhecendo os princípios e fundamentos do Lean Seis Sigma, você estará munido dos objetivos primordiais e vitais que envolvem o programa. Explanando cada etapa da metodologia DMAIC, você descobrirá durante o curso como usar uma infinita gama de ferramentas para a resolução de problemas.

Desenvolvendo seu próprio projeto Seis Sigma, você será, enfim, capacitado – e certificado – para aplicar todo o conhecimento adquirido em qualquer empresa que atue.

 

O que você pode alcançar com o curso Green Belt?

 

Como escrevi no início, os benefícios que você pode conquistar com a realização do curso Green Belt são inúmeros! Abaixo, listei algumas das principais vantagens adquiridas por quem segue o treinamento. Vamos conferir?

 

  • Conhecimento e domínio da metodologia empresarial mais difundida no mundo corporativo atualmente: o Lean Seis Sigma;

  • Capacidade para liderar projetos de melhoria contínua com o uso da metodologia DMAIC;

  • Desenvolvimento de competências de análise de dados e informações mais sofisticadas;

  • Aprimoramento de maior habilidade para usufruir de uma vasta gama de ferramentas de melhoria;

  • Aperfeiçoamento da aplicação de técnicas estruturadas para a resolução de problemas;

  • Obtenção de uma visão mais ampla e apurada da relação entre os processos que envolvem um problema;

  • Favorecimento e maiores chances de participar das decisões estratégicas da organização;

  • Estimular e aumentar seu network com o seu envolvimento em projetos fora da sua área de atuação;

  • Obtenção de maior reconhecimento como um profissional especialista para a resolução de problemas;

  • Conquista de uma maior empregabilidade no mercado de trabalho;

  • Aumento de chances de conquistar melhores benefícios contratuais – incluindo o salário;

  • Estimular sua versatilidade de atuação no mercado de trabalho;

  • E muito mais!

 

Confira mais sobre o treinamento Green Belt da Voitto!

 

E aí, depois de descobrir qual o papel do Green Belt dentro do programa Seis Sigma, como esta certificação funciona e quais os benefícios obtidos com esta formação, que tal conferir mais sobre o curso?

O nosso curso de Green Belt em Lean Seis Sigma é um treinamento com a carga horária equivalente a 80 horas no qual você vai aprender sobre o Lean Seis Sigma, a metodologia DMAIC e o passo a passo para a certificação Especialista Green Belt.

Todo o conteúdo do nosso curso é recomendado pela ASQ (American Society for Quality), alinhado com a ISO 10353 e somos acreditados nacionalmente pela Six Sigma Brasil e internacionalmente pela Council for Six Sigma Certification.

Com esta capacitação, você será treinado e capacitado para usufruir de todas as vantagens que eu listei ali acima e muito mais! É só clicar no botão abaixo e conferir o treinamento!

Se você gostou do artigo, não se esqueça de deixar seu comentário para fortalecer nossa relação. Seu feedback é muito importante para nós!